Jorge Jesus

Treinador, 69 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

mragomz

Citação de: Alyrio Gonzalez em 15 de Julho de 2019, 05:39
Em 2010, o Palmeiras insistiu junto a CBF para que esta reconhecesse alguns torneios pré-1971 como se fossem Taças do Campeonato, e com isso, eles ''passaram'' a ter 10 títulos, mas a maioria das torcidas faz piada com essa unificação e isso é papo para outra hora.
Só podiam ser verdes.

E não tem Mundial.

FAGL_BEN

Como é? Se não fosse Jonas, o pobre Benfica teria sido esmagado pelo grande Mestre, o suprassumo dos treinadores, o invencível Jorge Jesus? Mas o Benfica de 2015/2016 e 2016/2017 resumia-se a Jonas?

Sinceramente, retirar qualquer mérito à nossa equipa, reduzindo o nosso sucesso a um jogador, por excecional que seja e por determinante que possa ter sido, não é aceitável.Aqueles dois campeonatos foram ganhos, e muito bem ganhos, pelo Benfica. Ponto final!

(Engraçado como só se lembram dos nossos momentos decisivos, num tom que às vezes parece de lamento: "se não fosse o golo do Jonas ao Boavista"; "se o Bryan Ruiz não tem falhado...."

Então já se esqueceram dos tempos de compensação prolongados, dos golos nos últimos minutos/segundos do Sporting, para não falar da poupança de jogadores, na segunda volta, feita por equipas que defrontavam os nossos concorrentes diretos?

A memória é curta e seletiva. Infelizmente, parece que o SLB é relegado para segundo plano para que essa figura idolatrada e sebastianizada possa brilhar acima da nação benfiquista e do próprio clube.

Eu, que já passei os cinquenta anos, não me consigo habituar a esta nova forma de ser benfiquista, ou melhor, ser jesuíta. "No meu tempo", o clube é que ficava sempre e os treinadores que o serviam vinham e iam, normalmente de dois em dois anos, sem grandes dramas.


rdr10

Citação de: Espártaco em 16 de Julho de 2019, 00:50
Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 00:42
Citação de: Espártaco em 16 de Julho de 2019, 00:23
Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 00:11
Citação de: Montez em 15 de Julho de 2019, 16:41
Existe um culpado no sucesso da fraude no Benfica: Jonas, ponto final.

JJ reinventou completamente o clube e mentalidade, só faltava saber por quantos é que ganhávamos. Sou grato por isso.

E desejo-lhe toda a sorte no Brasil.



Acrescenta que nessa época o Jonas marcou no 3-3 frente ao Estoril em casa e que permitiu irmos à final da TdP e que também bisou em casa frente em Estoril  (2-1), outro passo gigante rumou ao tetra. E isto sem contar com os 18 golos que marcou ao longo da época. Mas claro que é bom é apresentar esses quadros sem contexto algum.  :coolsmiley:

O Jonas falhou 25 jogos e fomos campeões na mesma, o sucesso desportivo do Benfica tem muito o dedo do Jonas, tanto com Rui Bombo como com o Cavalo Branco, mas tentar justificar o sucesso do Bombo apenas com Jonas é patético, mas sim, aqui no SB não estou à espera de discutir futebol mas sim ódios de estimação.


Mas foi decisivo ou não foi? Apesar de ter falhado esses jogos todos foi uma das pedras fundamentais na época.

Também não vou por aí mas foi sempre um dos jogadores decisivos em todas as épocas que teve no Benfica. E é mesmo verdade que ele safou o Roy Win muitas vezes e foi por isso que se tornou a lenda que se tornou.

No entanto, como disse, não vou por aí. Respondi porque quem vê esse gráfico sem ver o que foi Jonas nessa época pode relativizar o quão decisivo ele também foi nessa temporada.

Mas tudo bem. Esclarecido.  O0

Repara, Guedes é vendido em Janeiro quando estava a ser dos melhores (já levava uns 30 jogos em Janeiro), o melhor marcador do Benfica no campeonato se não estou em erro é o Mitro com uns 15 golos (lol).. o Bas Dost deve ter feito uns 30 golos ou mais.
Ao longo do ano tivemos muitas lesões, mesmo assim acabamos o campeonato com 2 derrotas em 34 jogos.

Tentar justificar o sucesso do Bombo com um "Jonas" é estúpido, um jogador que falhou metade dos jogos do campeonato lol

De referir também que o Vieira deu estes jogadores ao Bombo:

- Celis
- Benitez
- Danilo
- Diego Lopes
- Hermes
- Arango
- Pedro Nuno
- Luis Felipe

Contratações a sério:
- Rafa
- Zivko
- Cervi

Ficámos sem:

- Renato
- Gaitan
- Talisca
- Carcela (nunca percebi a venda)

Julio Cesar passa o ano lesionado
Jonas passa metade do ano lesionado
Grimaldo falha 33!!! jogos.
Jardel falha 22 jogos.
Eliseu falha 12 jogos.
Fejsa falha 15 jogos.
André Horta que começou muito bem falha 15 jogos.
Rafa quando começa a ser aposta lesiona-se e falha 11 jogos.
Até o Raul falha 20 jogos lol

Apesar de não ter sido de todo uma época brilhante em termos exibicionais, ganhas a supertaça categoricamente (3-0 ao Braga), ganhas a taça de Portugal ao Guimarães na final (puta de chuvada que apanhei nesse dia) 2-1, ganhas o campeonato com "folga" pontual perdes 2 jogos e empatas 6 (3 deles contra Porto e Sporting, 2 contra o Boavista lol).. Na Champions fizeste os mínimos que foi chegar aos oitavos.

Tendo em conta o plantel e tudo o que aconteceu acho que foi uma época muito boa.

rdr10

Citação de: FAGL_BEN em 16 de Julho de 2019, 01:14
Como é? Se não fosse Jonas, o pobre Benfica teria sido esmagado pelo grande Mestre, o suprassumo dos treinadores, o invencível Jorge Jesus? Mas o Benfica de 2015/2016 e 2016/2017 resumia-se a Jonas?

Sinceramente, retirar qualquer mérito à nossa equipa, reduzindo o nosso sucesso a um jogador, por excecional que seja e por determinante que possa ter sido, não é aceitável.Aqueles dois campeonatos foram ganhos, e muito bem ganhos, pelo Benfica. Ponto final!

(Engraçado como só se lembram dos nossos momentos decisivos, num tom que às vezes parece de lamento: "se não fosse o golo do Jonas ao Boavista"; "se o Bryan Ruiz não tem falhado...."

Então já se esqueceram dos tempos de compensação prolongados, dos golos nos últimos minutos/segundos do Sporting, para não falar da poupança de jogadores, na segunda volta, feita por equipas que defrontavam os nossos concorrentes diretos?

A memória é curta e seletiva. Infelizmente, parece que o SLB é relegado para segundo plano para que essa figura idolatrada e sebastianizada possa brilhar acima da nação benfiquista e do próprio clube.

Eu, que já passei os cinquenta anos, não me consigo habituar a esta nova forma de ser benfiquista, ou melhor, ser jesuíta. "No meu tempo", o clube é que ficava sempre e os treinadores que o serviam vinham e iam, normalmente de dois em dois anos, sem grandes dramas.



O nojo que eu tenho é esse mesmo, adoram falar do golo do Jonas no Bessa ou o falhanço do Bryan Ruiz.. curiosamente não falam do Pinto da Costa falar em "jogo de preparação" contra o Sporting, o Arouca rodar a equipa toda contra o Sporting, o Maritimo idém, as enormes ofertas que o Sporting teve, os jogadores adversários do Benfica a chorarem por falharem golos mesmo que a equipa já tivesse os objectivos realizados..

Odeiam mais o Rui Vitória do que gostam do Benfica, o resto são tretas.

Sprint

Citação de: Alyrio Gonzalez em 12 de Julho de 2019, 05:33
Saudações rubro-negras, queridos encarnados. Aqui quem vos fala é um Flamenguista roxo de coração e admirador do Benfica. Venho acompanhando este tópico há algumas semanas, por curiosidade sobre Jorge Jesus. Certamente parece ser um personagem que monopoliza as atenções e de personalidade ímpar. Vejo que JJ fez história por aqui, tirando o Benfica de uma fase de ócio, similar a que o Flamengo se encontra hoje. O Flamengo não vence um grande título desde 2013 (os títulos grandes no Brasil considerados são Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil) batemos algumas vezes na trave mas acreditamos que JJ seja o homem pra domar esse elenco estrelado. Nosso último Mister não gostava de treinar o time, contentava-se com o medíocre e isso irritou muito a torcida, que vê o Mister JJ como o homem capaz de fazer esse time entrar na história.

Sobre o adversário de ontem, o Atlético Paranaense em seus domínios é considerado o Mandante mais difícil do país, pelo fato de ser o único clube que joga em grama sintética, o que torna os adversários presas fáceis, além do fato de o treinador deles estar com um grupo já formado e adaptado ao seu esquema, logo o resultado de ontem foi incrível para as pretensões do Flamengo, que tem tudo para vencer o jogo da volta no Maracanã. Tão forte é o Atlético na grama sintética, que ele derrotou neste ano o Boca Juniors por 3x0 pela Libertadores e o River Plate por 1x0 pela Recopa.
Enfim, tendo feito estas considerações iniciais, desejo a vocês sorte nos torneios que disputem, e que JJ faça história no Flamengo, história esta que continua no sábado contra o Goiás, no Maracanã absolutamente lotado, pela 10 jornada do campeonato brasileiro.


Desejo, com forte vontade súbita e infundada, que o fanfarrão, do mula branca, afunde esse clube que tu chamas de flamengo.

Saudações.

zappendrix

Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 01:16
Citação de: Espártaco em 16 de Julho de 2019, 00:50
Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 00:42
Citação de: Espártaco em 16 de Julho de 2019, 00:23
Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 00:11
Citação de: Montez em 15 de Julho de 2019, 16:41
Existe um culpado no sucesso da fraude no Benfica: Jonas, ponto final.

JJ reinventou completamente o clube e mentalidade, só faltava saber por quantos é que ganhávamos. Sou grato por isso.

E desejo-lhe toda a sorte no Brasil.



Acrescenta que nessa época o Jonas marcou no 3-3 frente ao Estoril em casa e que permitiu irmos à final da TdP e que também bisou em casa frente em Estoril  (2-1), outro passo gigante rumou ao tetra. E isto sem contar com os 18 golos que marcou ao longo da época. Mas claro que é bom é apresentar esses quadros sem contexto algum.  :coolsmiley:

O Jonas falhou 25 jogos e fomos campeões na mesma, o sucesso desportivo do Benfica tem muito o dedo do Jonas, tanto com Rui Bombo como com o Cavalo Branco, mas tentar justificar o sucesso do Bombo apenas com Jonas é patético, mas sim, aqui no SB não estou à espera de discutir futebol mas sim ódios de estimação.


Mas foi decisivo ou não foi? Apesar de ter falhado esses jogos todos foi uma das pedras fundamentais na época.

Também não vou por aí mas foi sempre um dos jogadores decisivos em todas as épocas que teve no Benfica. E é mesmo verdade que ele safou o Roy Win muitas vezes e foi por isso que se tornou a lenda que se tornou.

No entanto, como disse, não vou por aí. Respondi porque quem vê esse gráfico sem ver o que foi Jonas nessa época pode relativizar o quão decisivo ele também foi nessa temporada.

Mas tudo bem. Esclarecido.  O0

Repara, Guedes é vendido em Janeiro quando estava a ser dos melhores (já levava uns 30 jogos em Janeiro), o melhor marcador do Benfica no campeonato se não estou em erro é o Mitro com uns 15 golos (lol).. o Bas Dost deve ter feito uns 30 golos ou mais.
Ao longo do ano tivemos muitas lesões, mesmo assim acabamos o campeonato com 2 derrotas em 34 jogos.

Tentar justificar o sucesso do Bombo com um "Jonas" é estúpido, um jogador que falhou metade dos jogos do campeonato lol

De referir também que o Vieira deu estes jogadores ao Bombo:

- Celis
- Benitez
- Danilo
- Diego Lopes
- Hermes
- Arango
- Pedro Nuno
- Luis Felipe

Contratações a sério:
- Rafa
- Zivko
- Cervi

Ficámos sem:

- Renato
- Gaitan
- Talisca
- Carcela (nunca percebi a venda)

Julio Cesar passa o ano lesionado
Jonas passa metade do ano lesionado
Grimaldo falha 33!!! jogos.
Jardel falha 22 jogos.
Eliseu falha 12 jogos.
Fejsa falha 15 jogos.
André Horta que começou muito bem falha 15 jogos.
Rafa quando começa a ser aposta lesiona-se e falha 11 jogos.
Até o Raul falha 20 jogos lol

Apesar de não ter sido de todo uma época brilhante em termos exibicionais, ganhas a supertaça categoricamente (3-0 ao Braga), ganhas a taça de Portugal ao Guimarães na final (puta de chuvada que apanhei nesse dia) 2-1, ganhas o campeonato com "folga" pontual perdes 2 jogos e empatas 6 (3 deles contra Porto e Sporting, 2 contra o Boavista lol).. Na Champions fizeste os mínimos que foi chegar aos oitavos.

Tendo em conta o plantel e tudo o que aconteceu acho que foi uma época muito boa.
Excelente comentário!

pguerreiro

Não sei se importa dizer, há muito pessoal como eu que não guarda rancor do JJ, deseja-lhe tudo de bom e continua a divertir-se com o seu futebol e forma de estar, mas isso não impede de considerarmos o Lage muito mais treinador do que ele. Pelo menos para o Benfica e no contexto actual, onde escolhemos o trilho da aposta na formação, onde é preciso um treinador que para além de pôr a equipa a jogar à bola, tenha de ter um certo trato e forma de estar. Não percebo bem por que razão há pessoal que se pica com isto.

Espártaco

Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 01:16
Citação de: Espártaco em 16 de Julho de 2019, 00:50
Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 00:42
Citação de: Espártaco em 16 de Julho de 2019, 00:23
Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 00:11
Citação de: Montez em 15 de Julho de 2019, 16:41
Existe um culpado no sucesso da fraude no Benfica: Jonas, ponto final.

JJ reinventou completamente o clube e mentalidade, só faltava saber por quantos é que ganhávamos. Sou grato por isso.

E desejo-lhe toda a sorte no Brasil.



Acrescenta que nessa época o Jonas marcou no 3-3 frente ao Estoril em casa e que permitiu irmos à final da TdP e que também bisou em casa frente em Estoril  (2-1), outro passo gigante rumou ao tetra. E isto sem contar com os 18 golos que marcou ao longo da época. Mas claro que é bom é apresentar esses quadros sem contexto algum.  :coolsmiley:

O Jonas falhou 25 jogos e fomos campeões na mesma, o sucesso desportivo do Benfica tem muito o dedo do Jonas, tanto com Rui Bombo como com o Cavalo Branco, mas tentar justificar o sucesso do Bombo apenas com Jonas é patético, mas sim, aqui no SB não estou à espera de discutir futebol mas sim ódios de estimação.


Mas foi decisivo ou não foi? Apesar de ter falhado esses jogos todos foi uma das pedras fundamentais na época.

Também não vou por aí mas foi sempre um dos jogadores decisivos em todas as épocas que teve no Benfica. E é mesmo verdade que ele safou o Roy Win muitas vezes e foi por isso que se tornou a lenda que se tornou.

No entanto, como disse, não vou por aí. Respondi porque quem vê esse gráfico sem ver o que foi Jonas nessa época pode relativizar o quão decisivo ele também foi nessa temporada.

Mas tudo bem. Esclarecido.  O0

Repara, Guedes é vendido em Janeiro quando estava a ser dos melhores (já levava uns 30 jogos em Janeiro), o melhor marcador do Benfica no campeonato se não estou em erro é o Mitro com uns 15 golos (lol).. o Bas Dost deve ter feito uns 30 golos ou mais.
Ao longo do ano tivemos muitas lesões, mesmo assim acabamos o campeonato com 2 derrotas em 34 jogos.

Tentar justificar o sucesso do Bombo com um "Jonas" é estúpido, um jogador que falhou metade dos jogos do campeonato lol

De referir também que o Vieira deu estes jogadores ao Bombo:

- Celis
- Benitez
- Danilo
- Diego Lopes
- Hermes
- Arango
- Pedro Nuno
- Luis Felipe

Contratações a sério:
- Rafa
- Zivko
- Cervi

Ficámos sem:

- Renato
- Gaitan
- Talisca
- Carcela (nunca percebi a venda)

Julio Cesar passa o ano lesionado
Jonas passa metade do ano lesionado
Grimaldo falha 33!!! jogos.
Jardel falha 22 jogos.
Eliseu falha 12 jogos.
Fejsa falha 15 jogos.
André Horta que começou muito bem falha 15 jogos.
Rafa quando começa a ser aposta lesiona-se e falha 11 jogos.
Até o Raul falha 20 jogos lol

Apesar de não ter sido de todo uma época brilhante em termos exibicionais, ganhas a supertaça categoricamente (3-0 ao Braga), ganhas a taça de Portugal ao Guimarães na final (puta de chuvada que apanhei nesse dia) 2-1, ganhas o campeonato com "folga" pontual perdes 2 jogos e empatas 6 (3 deles contra Porto e Sporting, 2 contra o Boavista lol).. Na Champions fizeste os mínimos que foi chegar aos oitavos.

Tendo em conta o plantel e tudo o que aconteceu acho que foi uma época muito boa.

Eu não discordo de nada disso. Cada época tem a sua história e essa até acabou por ser boa.
Ninguém pode justificar uma época apenas com 1 jogador, mas a percepção do Jonas ao longo das épocas a entrar e salvar o coiro ao Roy (e a nós principalmente) ficou na retina dos adeptos. O Jonas ainda foi decisivo em muitos jogos nessa época. Ele e o Ederson. O Mitrogolo, etc. Faz parte.

Nem vou repetir o que acho do Roy Win e do futebol paupérrimo que se jogava. O Roy, aliás, poderia ter saído em beleza nessa época. Mas preferiu continuar a confiar na sua "capacidade" (sic) como treinador.

O que me bato aqui é relembrar os contextos em que ambos os treinadores discutidos entraram. E o contexto do Roy foi bem melhor que o JJ, de longe. Não tem nenhum mal gostar de um e desgostar do outro. Cada pessoa tem as suas vivências e memórias acerca do assunto.Discordar de premissas básicas é que é diferente.

Eu gosto de treinadores do género do JJ: que percebem e amam futebol. Treinador que subiu a pulso e que voltou a pôr o Benfica no seu devido lugar. Já o Roy nunca foi um treinador que nunca me entusiasmou. Vê-se que é treinador a prazo e o Benfica com ele nunca jogou regularmente um futebol à campeão.

No entanto o JJ já lá vai e o que tenho apelado é para que se honre o treinador dentro da bonita história que ele construiu no Benfica com os jogadores, corpo técnico, adeptos e direcção.

Puyol

Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 00:42
Citação de: Espártaco em 16 de Julho de 2019, 00:23
Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 00:11
Citação de: Montez em 15 de Julho de 2019, 16:41
Existe um culpado no sucesso da fraude no Benfica: Jonas, ponto final.

JJ reinventou completamente o clube e mentalidade, só faltava saber por quantos é que ganhávamos. Sou grato por isso.

E desejo-lhe toda a sorte no Brasil.



Acrescenta que nessa época o Jonas marcou no 3-3 frente ao Estoril em casa e que permitiu irmos à final da TdP e que também bisou em casa frente em Estoril  (2-1), outro passo gigante rumou ao tetra. E isto sem contar com os 18 golos que marcou ao longo da época. Mas claro que é bom é apresentar esses quadros sem contexto algum.  :coolsmiley:

O Jonas falhou 25 jogos e fomos campeões na mesma, o sucesso desportivo do Benfica tem muito o dedo do Jonas, tanto com Rui Bombo como com o Cavalo Branco, mas tentar justificar o sucesso do Bombo apenas com Jonas é patético, mas sim, aqui no SB não estou à espera de discutir futebol mas sim ódios de estimação.
Cuidado com esses dados, usa-os de forma correcta e honesta.

Falas em 25 jogos de ausência e depois em ser campeão. Quem lê isso pensa que o Jonas jogou 9 jogos do campeonato...

Godescalco

Citação de: Bailey em 15 de Julho de 2019, 13:51
E preciso chegar a 5a pagina do historico de msgs do zappendrix para ver posts que nao sejam no topico do jorge jesus excluindo duas em que postou no topico "piores treinadores do Benfica".

Pah.... Lol....

É o Rui Gomes da Silva.

Ou pior, o seu Doppelgänger.

GoloDeLetra

Até o robinacio foi campeao no smerding. Tem vergonha pavao do mengao.

rdr10

Citação de: Puyol em 16 de Julho de 2019, 04:35
Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 00:42
Citação de: Espártaco em 16 de Julho de 2019, 00:23
Citação de: rdr10 em 16 de Julho de 2019, 00:11
Citação de: Montez em 15 de Julho de 2019, 16:41
Existe um culpado no sucesso da fraude no Benfica: Jonas, ponto final.

JJ reinventou completamente o clube e mentalidade, só faltava saber por quantos é que ganhávamos. Sou grato por isso.

E desejo-lhe toda a sorte no Brasil.



Acrescenta que nessa época o Jonas marcou no 3-3 frente ao Estoril em casa e que permitiu irmos à final da TdP e que também bisou em casa frente em Estoril  (2-1), outro passo gigante rumou ao tetra. E isto sem contar com os 18 golos que marcou ao longo da época. Mas claro que é bom é apresentar esses quadros sem contexto algum.  :coolsmiley:

O Jonas falhou 25 jogos e fomos campeões na mesma, o sucesso desportivo do Benfica tem muito o dedo do Jonas, tanto com Rui Bombo como com o Cavalo Branco, mas tentar justificar o sucesso do Bombo apenas com Jonas é patético, mas sim, aqui no SB não estou à espera de discutir futebol mas sim ódios de estimação.
Cuidado com esses dados, usa-os de forma correcta e honesta.

Falas em 25 jogos de ausência e depois em ser campeão. Quem lê isso pensa que o Jonas jogou 9 jogos do campeonato...

Onde é que eu disse que era campeonato ?

Falhou metade do campeonato, e estou a ser simpático já que houve jogos que veio do banco.

A única pessoa incorrecta e desonesta foi quem disse que fomos campeões por causa do jonas lol

elon musk



Igualdade numérica naquela fase do terreno de jogo.

Isto é Brasileirão. O Jorge Jesus está dez anos à frente. Só ele próprio se conseguirá sabotar.

ruibenfica80

#963883
Citação de: Velazquez em 14 de Julho de 2019, 12:55
Onde é que eu comparei alguem?A comparar alguem comparava o Katso com o Javi e tenho a certeza que o Katso teria rendido muito com com o JJ

O Suazo tambem tinha qualidade e tambem estou em crer que tambem podia ter subido de produção e ser melhor aproveitado

O Saviola tambem só rendeu uma época e depois já mal aguentava o ritmo.Nunca foi titular no Barcelona

Reafirmo o que tinha dito, sairam 3 jogadores de qualidade(Katso, Reyes e Suazo) e entraram outros 3(Javi, Ramires e Saviola).Não estou a ver aqui nenhuma coisa que não seja verdade

Entrou tambem o Coentrão, que antes não contava apesar de pertencer ao Benfica

O Saviola tem dezenas de golos pelo Barcelona. Não sei....deves achar coisa para meninos. Nunca foi titular? Como é que conseguiu esses números?

Eu estiquei-me foi com o Monaco.
Aí é que estava errado. A memória prega partidas. Tenho ideia que no início de época ele marcou uns quantos. Se calhar estou errado. Aliás, ele chega ao Benfica do Real Madrid. Onde foi parar depois de 2 anos emprestado ao Monaco e Sevilha. Estava numa fase de carreira muito mais descendente do que tenho memória.

Agora ele no início no Barça foi bastante bom. E não foi só 1 ano.

Não deixa de ser um jogador que foi um talento top mundial.

Dos que sairam, só o Reyes pode sequer chegar perto. E como disse, repara que o Reyes até saiu para dar espaço a um jogador ainda melhor. Porque o Di Maria efetivamente tinha mais potencial. Então não podes sequer dizer que a equipa ficou mais fraca na posição em que saiu o Reyes. Claro, como também disse, mérito ao JJ em confiar no talento do Di Maria. Agora que o talento lá estava, isso estava.

Em termos práticos:
Saviola foi upgrade ao Suazo
Ramires foi upgrade ao Katso
Reyes foi substituido por um Di Maria que tinha mais potencial
E se quiseres, o Javi Garcia foi upgrade ao Yebda

Assim saídas por entradas.....

Depois há a questão do defesa esquerdo Coentrão. Isso como eu disse acho que foi sorte. Mas efetivamente ficaste também com um defesa esquerdo top. O Quique tinha a panca de adaptar o David Luiz a lateral.

Em termos de 11 titular é mesmo bastante superior ao da época anterior.
Não há volta a dar.

Também há a volta do que aconteceu nesse ano ao Porto e Sporting....que ficaram atrás do Braga. Acasos do destino mas aconteceu. Se tinha acontecido isso no ano anterior, até o Quique se calhar tinha sido campeão.





Velazquez

O Saviola esteve no Barcelona 5 anos antes de chegar ao Benfica.Esteve emprestado ao Sevilha e Monaco não sei se pelo Barça ou Real onde ainda jogou muitas vezes

Depois esteve no Real onde esteve sempre no banco 2 épocas.Chegou ao Benfica onde só rendeu uma época.Foi muito importante no inicio da época.No final da época já mal se aguentava das pernas

O Quique ainda tinha o Leo

Compara o Katso com o Javi e se foi upgrade tão grande assim

Upgrade foi o Ramires