Manuel José

Treinador, 77 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1997-1997), 29 jogos (13 vitórias, 5 empates, 11 derrotas)

Don Clark

Um biclubista....LOL benfiquista e sportinguista  ::)

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: saivet em 19 de Abril de 2016, 00:02
E este "menino" a treinar a nossa equipa B?  :huh:

Ele nunca aceitaria. Mas, gostava muito. Aliás, mesmo a equipa principal vejo-o como capaz. Teve muito azar no tempo em que esteve no Benfica...era Damásio, tudo muito mau. Não ajudou perder a final da Taça para um Boavista com melhores individualidades que o próprio Benfica. É lembrar Timofte, Nuno Gomes, Sanchez (no pico da sua forma)...

ClaudioCaniggia

É melhor comentador do que foi como treinador...

https://www.youtube.com/watch?v=xfuetu-EGDg

:disgust:

Blitzer

Deu uma entrevista ao jornal ABola, onde anunciou o final da sua carreira como treinador.  :bow2:

http://www.zerozero.pt/news.php?id=193257


Um percurso notável, principalmente ao serviço do Al-Ahly !

É o treinador com mais títulos na história da Liga dos Campeões Africana (4), record esse que dificilmente será batido.

A nível nacional conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Continua a ser o treinador com mais jogos no campeonato português.




Goldberg

Citação de: ClaudioCaniggia em 26 de Abril de 2016, 18:03
É melhor comentador do que foi como treinador...

https://www.youtube.com/watch?v=xfuetu-EGDg

:disgust:
pyro  :smitten:

bernadino barros a comentar o benfica  :disgust:


Blitzer

Citação de: Goldberg em 26 de Março de 2017, 16:44
Citação de: L@udrup em 26 de Março de 2017, 16:43
Citação de: tjbc em 05 de Novembro de 2015, 20:43
Citação de: StarWars em 05 de Novembro de 2015, 19:33
http://www.miragens.abola.pt/media.aspx?id=23336

:rir:
Ki crl :2funny:
Já pode ir para Bollywood  :rir:
wtf?que cena foi esta?

Em 2015 os adeptos do Al-Ahly pediram o seu regresso, o presidente na altura disse que o Manuel José estava demasiado velho para voltar ao clube.

O português brincou com a situação e apareceu disfarçado, com bengala e barbas brancas, num programa local.

:rir:

Chelas


Geovanni95


Mário Furtado


Manuel José representou (como jogador) o Benfica em 1962/63 e 1963/64 (júniores),1964/65 (reservas),e depois de ser emprestado a vários clubes,regressa na época de 1968/69,ainda participa em um jogo e sagra-se Campeão nacional.
Manuel José é natural de Vila Real de Santo António e o seu pé preferencial era o esquerdo (esquerdino).

Alexandre1976

Teve o condao de nos lixar 3 vezes em 91-92 ao serviço de um dos melhores Boavista da história.Vitórias na Luz no campeonato e taça e no Bessa no campeonato.Foi o primeiro treinador que me lembro a ter sucesso com a tactica dos 3 centrais,que nesse ano eram Barny-Samuel e Nogueira,Pudar na Baliza,P.Sousa e foleiro mendes como laterais ofensivos,o morde canelas Bóbó e Tavares no miolo e um tridente atacante de luxo com Marlon,J.V.P. e Ricky.E ainda tinham Alfredo,Garrido,Casaca,C.Manuel,Nelo e Coelho.Nesse ano foderam o porco na final da Taça.Grande equipa essa do Boavista.

VitorPaneira7

#252
Citação de: Alexandre1976 em 19 de Dezembro de 2017, 18:37
Teve o condao de nos lixar 3 vezes em 91-92 ao serviço de um dos melhores Boavista da história.Vitórias na Luz no campeonato e taça e no Bessa no campeonato.Foi o primeiro treinador que me lembro a ter sucesso com a tactica dos 3 centrais,que nesse ano eram Barny-Samuel e Nogueira,Pudar na Baliza,P.Sousa e foleiro mendes como laterais ofensivos,o morde canelas Bóbó e Tavares no miolo e um tridente atacante de luxo com Marlon,J.V.P. e Ricky.E ainda tinham Alfredo,Garrido,Casaca,C.Manuel,Nelo e Coelho.Nesse ano foderam o porco na final da Taça.Grande equipa essa do Boavista.
Eliminaram o Inter de Mathaus e Brehme. Lixaram-se contra um Torino que foi à final desse ano e tinha Casagrande, Scifo, Martin Vasquez e julgo que o GR era o Marchegianni ou Bucci e tinham o Lentini que estava a surgir como um dos grande craques de Itália, foi vendido por 3 milhões de contos ao Milão mas dias ou semanas depois teve um acidente grave que lhe lixou a carreira..

O João pinto lembro que fez um jogão contra o sporting onde bisou e julgo que marcou de bicicleta.
Ainda foram roubar uma taça e uma supertaça ao Porto  do CAS.

Alexandre1976

Exatamente.Esse Torino era uma grande equipa com os jogadores que já mencionaram(o keeper era o Marchegiani,o Bucci era do Parma),perderam a final da taça uefa com o Ajax do Van Gaal que tinha Menzo,Silloy,Blind,F.deBoer,R.deBoer,Jonk,Winter,Davids,Bregkamp,Petersson e Vant Ship.

Ramiro Lopes

Entrevista de leitura obrigatória:
Parte 1 - http://tribunaexpresso.pt/a-casa-as-costas/2018-07-21-Manuel-Jose-parte-ICom-o-primeiro-dinheiro-que-ganhei-fui-direito-ao-Intendente.-Tinha-16-aninhos.-Perdi-a-virgindade-com-uma-prostituta

Parte 2 - http://tribunaexpresso.pt/a-casa-as-costas/2018-07-22-Manuel-Jose-parte-II-Nos-anos-90-compravam-se-arbitros-como-se-compram-tremocos.-Trios-de-arbitragem-nao-era-so-o-arbitro


Só reparei que haviam duas partes quando acabei de ler a 2ª ;D
Ainda só li a primeira parte por alto.

Fala de como era Sportinguista foi chamado para treinar no Benfica aos 16 anos e «nem morto queria vir» mas lá veio. E de que mais tarde voltou como treinador como agradecimento por ter sido o Benfica dar-lhe esta vida no futebol.

Algumas passagens interessantes:

Quando sai do Boavista vai para o Marítimo, mas pouco por tempo.
São aquelas coisas malucas que fazia de vez em quando. Vou para o Marítimo, com o Marítimo nos últimos lugares, para levar o Marítimo à Europa. Estive lá dois meses e meio e quando saí estávamos a dois pontos dos lugares europeus. Saí para ir para o Benfica. Porque tinha uma cláusula no contrato que me permitia sair para o Benfica, só pus para o Benfica.

Porquê? Era uma meta treinar o Benfica?
Era. Já tinha treinado o Sporting duas vezes e o FC Porto com aquele presidente, nem pouco mais ou menos.


(...)

Não hesitou, foi logo?
Não, hesitei sim.

Porquê?
Porque o Benfica era um bocado um circo, tirando o Toni, o resto era tudo muito complicado, depois a equipa que tinha não oferecia garantias nenhumas e por aí fora. Tinha naquela época dois ou três amigos, gente com bom senso, melhor senso do que eu, que me disseram: "Não vás, não vás, não vás. Eles querem-te para salvares o Damásio. Vais-te entalar, isso vai correr mal". Já havia uma contestação tremenda. Mas tudo começou na minha vida com o Benfica e sei ser agradecido. Era graças ao Benfica que tinha a vida que tinha e tenho a vida que tenho, porque foi com o Benfica que tudo começou quando era uma criança, com 16 anos. Foi a minha forma de dizer "obrigado" ao Benfica, num momento muito difícil para o clube. Não resultou e depois portaram-se pessimamente comigo, esse Damásio.

Foi despedido pela rádio não foi?
Fui. Estava em casa quando ouvi. Perdemos em Vila do Conde e fui despedido pela rádio, veja a coragem daquele indivíduo. Adjetivar o comportamento dele comigo, estaria aqui uma tarde inteira a dizer nomes muito feios.

Ele acusou-o de incompetência. Sabe porquê?
Era tudo para não pagarem. Por isso é que nem perco tempo com isso. O calibre dessa gente que estava à frente do Benfica naquela altura, fizeram o que fizeram do clube, depois ainda por cima chegou o Vale e Azevedo e o Benfica estava entregue a esse tipo de gente que não tinha nada a ver com o Benfica. O Benfica foi sempre conhecido pelo clube do povo e levaram para lá Estoril e Cascais com a mania da elite. Não eram brasonados mas tinham a mania que eram, que estavam acima de toda a gente e comportavam-se pessimamente. O Benfica para eles era uma forma de ostentação, mais nada. No fundo eram uma cambada de medíocres que não serviram para nada, os piores anos do Benfica foram com eles e depois fizeram o que fizeram comigo. Mas o tempo é o melhor mestre como se costuma dizer e estive quatro anos à espera que a justiça funcionasse. Mas a justiça aqui não funciona, leva muito tempo e quando funciona, funciona mal e então resolvi ir trabalhar.

(...)

É verdade que a seguir ao U. Leiria o FC Porto tentou contratá-lo?
Comigo ninguém falou. Com os meus adjuntos é que falaram. E nunca na pessoa do presidente. Mas alguém deu a ordem. O que é facto é que falaram e fazendo fé naquilo que os meus adjuntos me disseram, o FC Porto queria que eu desmentisse a entrevista que tinha dado em que disse que nunca treinaria o FC Porto.

Porquê?
Por causa do presidente que tem.

O que é que tem contra o presidente se nunca lidou com ele?
Mas sei as coisas que ele fez. Não posso provar, portanto não me vou meter aqui num sarilho de estar a contar coisas que depois não posso provar. O meu entendimento, e é bom que fique claro isto, era que com aquele presidente nunca treinaria o FC Porto. Mas as mensagens foram chegando. Havia interesse. Se eram verdadeiras ou não, isso já não sei, porque comigo ninguém falou, mas era o que os meus adjuntos me diziam. Eu disse sempre a mesma coisa, digam-lhe que eu nunca trabalharei com ele. Depois as coisas que aconteceram na seleção eu já as contei em verso e prosa tantas vezes, que é chover no molhado.

Conte mais uma.
Tive durante três meses e meio um acordo com o presidente da FPF, Gilberto Madaíl, que depois ele desfez, e contratou o Scolari.

Desfez porquê?
Porque alguém mandava nele. Era uma marioneta nas mãos de uma série deles.

(...)
Eu conhecia os jogadores, nunca contratei jogadores sem os conhecer. Só contratei três jogadores naqueles tempos, por cassete.

Onde?
O primeiro jogador que contratei por cassete estava no Boavista: o Artur, que depois jogou no FCP e por aí fora. O segundo é quando vou para o Benfica. Eu, o Toni e o Pietra estivemos quase quatro horas a ver cassetes. O Toni tinha na ideia um jogador chamado Caju, que era pequenino e depois jogou no FCP. Eu a meio daquilo pergunto: "Quem é aquele pequenino com o número 8? Como é que se chama?". E eles: "É o Deco". E eu: "Ele pode vir?". E eles: "Pode". O Deco tinha uns 18 ou 19 anos. Fui eu que o trouxe. Já houve versões e mais versões, mas o que é verdade é verdade. O Deco vem para Portugal, mas nunca cheguei a ser treinador dele, porque ele e o Caju foram para o Alverca, do Luís Filipe Vieira, que era clube satélite do Benfica. Foram campeões da 2ª Divisão e subiram. Mas no final de setembro fui despedido do Benfica e portanto não o cheguei a treinar. E o terceiro foi o Aboutrika, que até aparecer o Mohamed Salah era considerado o melhor jogador de sempre do Egipto.






Os testemunhos sobre o que viveu no estrangeiro são incríveis, principalmente o de Port Said.