Marco Barros (Hóquei em Patins)

Marco Barros

Nome completo
Marco Alexandre Rodrigues Barros
Posição
guarda-redes
Posição detalhada
Guarda-Redes
Número
10
Peso
80
Altura
1.77 m
Data de nascimento
1 Janeiro 1985 (39 anos)
País
Portugal
Naturalidade
Oeiras
Periodo na equipa principal

2008-2009

2018-2021

 

Marco Barros, conhecido no mundo do hóquei em patins por "Tuga", é um produto dos escalões de formação de um dos mais emblemáticos clubes nacionais, o Paço de Arcos. Pelo clube da linha, actuou até final de 2004/05 (último ano de júnior) chegando inclusive a estrear-se pela equipa principal no Campeonato Nacional. No seu primeiro ano enquanto sénior e de modo a ganhar ritmo competitivo, representou o FC Alverca que militava na 2ª Divisão, saindo no final da época para abraçar novamente um projecto de um clube da principal liga nacional. Jogou dois anos pelo Juventude Ouriense onde assumiu o papel de guarda-redes titular e despertou o interesse do SL Benfica, chegando ao Clube em 2008/09 para ser orientado por Carlos Dantas e lutar por um lugar na equipa inicial com o também português Carlos Silva. Na Luz, o Torneo Ciudad de Vigo CERH foi o único objectivo que o SL Benfica alcançou enquanto vestiu a vermelha e branca, deixando o Clube no final da época para jogar novamente numa equipa da 2ª Divisão, agora no Dramático de Cascais. Subida de escalão em 2009/10, mas na temporada seguinte devido a problemas financeiros e extinção da equipa sénior fez com que abandonasse o clube verde e branco. HC Turquel foi o seu destino em 2011/12 e logo na primeira época ajudou a alcançar o tão almejado regresso à ribalta do hóquei nacional passados dez longos anos. Ao todo foram sete épocas ao serviço da equipa designada como a "Aldeia do Hóquei" e sempre com Marco Barros na linha da frente para ocupar a baliza turquelense, exibindo-se a grande nível não só internamente como também nas recorrentes participações na Taça CERS, marcando uma era na baliza alvinegra ao longo das quase duas centenas e meia de jogos. Em 2018/19 e aos 33 anos de idade, dá-se o regresso ao SL Benfica para ocupar a vaga deixada em aberto após saída de Guillem Trabal discutindo com Pedro Henriques por um lugar nas redes encarnadas, voltando a ser orientado por Pedro Nunes, seu antigo treinador no Dramático de Cascais (2010/11).

Ao serviço da Selecção Nacional, "Tuga" totaliza 6 internacionalizações no escalão de juvenis sendo vice-campeão no Europeu de Sub-17 numa prova realizada em Alcobaça, em 2001. Esteve igualmente nos pré-convocados para o Europeu de Alcobendas em 2014, mas viria a ser preterido dos 10 seleccionáveis.

 




Por administrador a Sábado, 4 Novembro 2023

Ruud



Nome Completo: MARCO Alexandre Rodrigues BARROS
Posição: Guarda-Redes
Data de Nascimento: 01-01-1985
Nacionalidade: Portuguesa
Número da Camisola: 10 e 13
Altura: 1.77 m
Peso: 80 kg

Títulos pelo Benfica: 0

faneca_slb4ever

Redes Suplente e bom futuro. :slb2:

aguia_misteriosa

Tem futuro!
Paciente, sempre bem disposto.
Força Marco!

rapazote

Em Ourem deu cartas.Ser suplente do Carlos não é demérito.Força Marco.Pelo Benfica.

HoqueiAdict

Ser suplente do Carlos Siva não é facil, mas já deu para perceber nos momentos em que ocupas-te a baliza que es uma boa aposta. Sê paciente. Ter dois bons guarda redes é uma vantagem para os restantes jogadores.
Vai afinando a garganta para gritares SOMOS CAMPEÕES. :winner:

modalidades SLB


Diavolo Rosso


Messi87



Nome Completo: MARCO Alexandre Rodrigues BARROS
Posição: Guarda-Redes
Data de Nascimento: 01-01-1985
Nacionalidade: Portuguesa
Número da Camisola: 10
Altura: 1.77 m
Peso: 80 kg

Títulos pelo Benfica:

BlankFile

Bem-vindo de volta e boa sorte!

TeamRocket37

Bem vindo Tuga Barros!

Boa sorte!  :slb2: :slb2:

JM21


joao12soares

Bem vindo e boa sorte.

Chelas


TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/agora/noticias/2017_2018/06/22/hoquei-em-patins-marco-barros-reforca-sport-lisboa-e-benfica

Marco Barros regressa a uma casa pela qual já passou. Em 2008/09, o guardião de hóquei em patins teve uma curta passagem pelo Benfica, na altura com 24 anos.
Hoje, com 33 anos, e depois de passagens pelo Cascais, onde esteve dois anos, e por Turquel, onde cumpriu sete temporadas e se afirmou como um dos bons guarda-redes do panorama do hóquei nacional, volta a representar o clube do coração.

"Sou benfiquista e quando se junta o útil ao agradável tudo se torna mais fácil. O Benfica é um grande clube europeu, habituado a ganhar todos os jogos e espero continuar a ganhar. A última época não foi tão positiva, mas para na nova temporada espero ganhar todas as provas em que estivermos inseridos", disse Marco Barros à BTV.

O atleta natural de Oeiras chega para suprimir a vaga deixada por Guillem Trabal e competir com Pedro Henriques. Marco Barros teceu rasgados elogios a ambos. "O Guillem é uma referência. Para mim é um ídolo, quando era mais novo já o via a defender as balizas de Espanha e é uma honra vir substituí-lo. O Pedro Henriques já o conheço desde pequenino. Começámos os dois no Paço de Arcos e a sua evolução foi fantástica. Neste momento é dos melhores do mundo. É um privilégio dividir a cabina com ele", afirmou.

Marco Barros

Se no futebol a camisola 10 é geralmente entregue à estrela da companhia, no hóquei dá-se o caso de serem os guarda-redes a usá-la frequentemente. Será o número de Marco Barros, que deixou uma palavra aos adeptos. "São únicos, apoiam sempre o clube. Nos anos anteriores estive a jogar sempre contra o Benfica e quando o Benfica ia jogar a Turquel era uma loucura. Havia pessoas que ficavam fora do pavilhão, pois não havia mais lugares. Há uma diferença muito grande entre o Benfica e os outros", concluiu.

O vice-presidente das águias Domingos Almeida Lima também elogiou a contratação do guardião a quem deixou votos de uma boa adaptação na Luz. "É uma posição muito difícil, vem alternar com outro grande guarda-redes que nós já cá temos, que é o Pedro Henriques. Desejamos que ele se integre rapidamente no nosso clube, no grupo de trabalho do hóquei em patins e que nos ajude a retomar a senda de vitórias em todas as provas que temos por diante", afirmou.

hugo1904

Bem vindo de novo!

O próprio sabe que não terá muito espaço mas representar o nosso clube por si só é um motivo de orgulho. Tem experiência suficiente para ajudar o seu amigo PH a evoluir.