Nelinho

Avançado, 75 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (1972-1974, 1975-1977), 58 jogos (3400 minutos), 12 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3)

Van Hooijdonk

#15
,,,,

Manpaz1904

Mãe de Nélio exalta-se e força a interrupção de julgamento

As alegações finais do julgamento de Gonçalo Cardoso, que é acusado de ter morto a tiro Nélio Marques (filho do ex-jogador do Benfica Nélinho), ficaram marcadas, esta quinta-feira, por um estado de exaltação da mãe da vítima, Vanda Marques.

A sessão, que decorria na 2ª Vara Criminal do Campus da Justiça, em Lisboa, teve de ser interrompida porque no momento em que João Nabais, o advogado do arguido, estava a fazer as alegações finais, Vanda Marques teve um ataque de pânico e gritou em direcção a Gonçalo: "Este homem matou o meu filho! Sofri muito para criar o meu filho", disse.

A sessão teve de ser interrompida para que Vanda pudesse ser levada da sala de audiências. Acabou por sofrer uma quebra de tensão e foi levada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Nélio Marques levou três tiros pelas costas numa discussão de trânsito num posto de combustível em Sete Rios, Lisboa, em Março de 2005.

Carlos_Manuel

Era difícil entrar no 11 do Benfica naquela altura.
Sempre ouvi dizer que foi óptimo profissional e aquela última época foi... boa.
Talvez mereça ser "Saudade".  :metal:

misteryeyes

Finalmente um pouco de justiça! Força Nelinho  :drunk:

Homicida do filho do ex-futebolista "Nelinho" condenado a 12 anos de prisão

O Tribunal Criminal de Lisboa condenou hoje, após repetição do julgamento, Gonçalo Cardoso a 12 anos de prisão efetiva pelo homicídio a tiro de Nélio Marques, filho do ex-futebolista do Benfica "Nelinho", ocorrido em Março de 2005.


O coletivo de juízes decidiu manter na íntegra o acórdão condenatório (12 anos de prisão) do primeiro julgamento, depois de ouvir os peritos médicos que assistiram a vítima que foi baleada com vários tiros na zona do tórax.

O julgamento foi mandado repetir pelo Tribunal da Relação de Lisboa após um recurso da defesa do arguido, a cargo do advogado João Nabais, que considerou fundamental determinar se a morte se ficou a dever aos disparos ou a um incidente no bloco operatório.

Segundo o acórdão hoje lido em tribunal, os peritos médicos foram unânimes em afirmar que a morte de Nélio Marques, por paragem cardíaca, resultou da impossibilidade de estancar as hemorragias causadas pelos diversos ferimentos de bala, que lhe perfuraram os pulmões e outras partes do corpo.

Ponderada toda a prova, o tribunal condenou Gonçalo Cardoso a 12 anos de prisão efetiva por homicídio simples.

Gonçalo Cardoso foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 251.400 euros aos pais de Nelio Marques, que, apesar de satisfeitos com a manutenção da pena de prisão, se mostraram revoltados com a demora da justiça em julgar este caso (sete anos) e com o facto de o autor do homicídio nunca ter estado em prisão preventiva ao longo destes anos todos.

O arguido chegou a estar em prisão domiciliária, com pulseira electrónica, mas a morosidade do processo permitiu que se mantivesse em liberdade provisória, situação que se manterá caso recorra novamente para o Tribunal da Relação de Lisboa, como deverá suceder segundo fontes ligadas ao caso.

A mãe de Nélio Marques chorou no final da audiência e considerou que "12 anos é pouco" para quem matou a tiro o seu filho.

Também "Nelinho", pai da vítima, evocou a brutalidade do acto que tirou a vida a um jovem que "tinha um futuro pela frente" e que se preparava para ir jogar futebol para a China.

Volvidos sete anos, Nelinho lamentou que o caso ainda esteja em primeira instância, podendo o agressor recorrer e adiar o cumprimento da pela a que foi hoje condenado.

Nélio Marques foi assassinado com três tiros à queima-roupa, numa estação de serviço em Benfica, tendo ficado provado que Gonçalo Cardoso foi o autor dos disparos, depois de uma manobra perigosa em que se envolveram as viaturas da vítima e do agressor.

O caso ocorreu a 28 de Março de 2005, após uma desavença de trânsito iniciada em Sete Rios, Lisboa, entre o agressor e a vítima.

À data dos factos, Gonçalo era vendedor de ouro e adquirira a arma, devidamente legalizada, alegademente para se proteger dos roubos. Não tinha antecedentes criminais.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=563635&tm=8&layout=121&visual=49

H

Óptima notícia! Vi uma vez uma reportagem na RTP sobre o Nelinho, que parece ser uma pessoa extremamente humilde e de bom coração, para além de ser Benfiquista com B grande! Muito triste ouvi-lo falar do filho, ao menos agora teve finalmente alguma justiça. Um grande abraço.

SonicYouth

12 anos é pouco, mas é melhor que nada...
Um bem haja Nelinho!!

tjbc

12 anos é ridículo por acto tão cobarde e nojento...

sardao

Incrível matar alguém a tiro por causa do trânsito. A pena devia ser exemplar e não o foi. Não percebo as atenuantes que possa ter tido.

Espero que mesmo assim o Nelinho e a família possam agora encontrar um pouco de paz.

RedVC

Pelo que fez merecia claramente ser Saudade.
Foi muito importante em alguns campeonatos da década de 70.

zappendrix

#24
Pelo que fez merecia claramente ser Saudade.
Foi muito importante em alguns campeonatos da década de 70.
Esperemos que a administração desta página considere e saiba quem de facto foi este grande jogador e a importância decisiva que ele teve em muitos dos sucessos do Glorioso.


zappendrix

#25














zappendrix


zappendrix


RedVC

Completamente de acordo que está na secção errada. É gritante. Imagine-se que um jogador deste está na secção onde também estão jogadores que deveriam estar numa secção "nojo" ou "sanitário".

Para que conste: no campeonato de 1975-1976 o Benfica ganha a competição depois de um célebre jogo no Bessa em que Mário Wilson coloca Nelinhos, um atacante a fazer marcação homem a homem no jogador mais decisisov e talentoso do Boavista: João Alves... O que é certo é que Alves não jogou nada e o Benfica saiu de lá com uma goleada por 4-1.
Mas Nelinho foi muito mais. Era talentoso e abnegado. Merece mais reconhecimento.

Memória curta = grande injustiça.

zappendrix