Paulo Madeira

Defesa, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1989-1993, 1994-1995, 1997-2001), 224 jogos (19039 minutos), 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

KKK24

Citação de: Shoky em 10 de Julho de 2013, 16:30
Que classe.



Só perdemos 3-0 este jogo em Barcelos.
Estava a ver esse jogo mas quando eles fazem o 2-0 comecei a chorar tanto, mas mesmo tanto, que os meus pais não me deixaram ver o jogo até ao fim. Tristes tempos :estrelas:

Romario1990

Citação de: elpayaso10 em 24 de Dezembro de 2014, 13:14
Tem representado oficialmente o benfica em eventos mas tem estado muito mal acompanhado.
Bruno basto aceita-se, dimas tolera-se Andrade escapa agora Paulo santos ex braguilha que é isto?
Andei a ver a dias ver o vídeo e pensar o mesmo. O Paulo Santos que sempre era nojento contra nós. Não percebo, ou melhor,  na reforma o € aperta

Preacher

Depois de ter dito que o Jardel podia ser o novo patrão da defesa desceu mais uns pontos na minha consideração. Cepo dentro e fora das relvados.

DEVILLICA

é um dos piores central que me lembro do Benfica.

L@udrup

o nome devia ser "Pau Madeira" só dava lenha  :estrelas:

Nuno_SLB

O Paulo Madeira e o Ronaldo era uma dupla de meter medo, associados à época mais negra da história do Benfica, no curriculum levam Vigo entre outros.

pcssousa

Citação de: L@udrup em 04 de Janeiro de 2015, 12:12
o nome devia ser "Pau Madeira" só dava lenha  :estrelas:

Por acaso até não. Até era "macio" demais.

Nuno_SLB

Citação de: pcssousa em 04 de Janeiro de 2015, 14:02
Citação de: L@udrup em 04 de Janeiro de 2015, 12:12
o nome devia ser "Pau Madeira" só dava lenha  :estrelas:

Por acaso até não. Até era "macio" demais.

Concordo e o Ronaldo era outro macio, só o Tahar é que distribuia "fruta".

TJSF

Os jogadores do Benfica nesses anos se dessem um encontro eram expulsos. Os Aloisos e Jorge Costas podiam dar ir praticar MMA para o campo que ninguém ligava.
Era impensável ver os centrais do Benfica fazer o mesmo que eles.

Guizinho

Paulo Madeira: «Guarda-redes brilhavam à custa dos meus livres»
BENFIQUISTA MARCA PRIMEIRO GOLO DE LIVRE DIRECTO, EM JOGOS DO CAMPEONATO
Segunda-Feira, 1 novembro de 1999 | 00:30

PAULO Madeira marcou segunda-feira, no desafio frente ao Campomaiorense, o seu primeiro golo de livre directo, em jogos do campeonato. O defesa-central do Benfica abriu caminho à vitória (2-0) dos encarnados e logo de uma forma que nunca o tinha feito, em nove anos no escalão principal do futebol português. Segunda-feira à noite obteve o primeiro tento de livre directo, em 12 já obtidos.

Desde há alguns meses que Paulo Madeira se converteu num dos marcadores de livres da formação encarnada. No entanto, só segunda-feira o futebolista conseguiu introduzir a bola no fundo das redes. Depois de muita insistência e tentativas falhadas, quebrou finalmente o enguiço. No culminar de uma semana de grande tensão, consequência da goleada sofrida em Vigo.

"Até que enfim, consegui marcar de livre directo! Há muito tempo que estava a tentar", suspira o defesa-central, em declarações a Record. E, não escondendo um certo alívio, graceja: "Há muito tempo que os guarda-redes brilhavam à custa dos livres que marcava. Chegou a hora de concretizar um golo. Nunca desmoralizei."

Sem querer comentar a agitação que se seguiu à goleada sofrida diante do Celta, o futebolista reconhece, contudo, a importância do golo que marcou, aos 8 minutos de jogo. "Consegui manter a calma. Tenho 29 anos e sei como é o futebol. Este foi um golo importante e que surgiu em boa altura. Abriu caminho à vitória, deixando os jogadores mais tranquilos. Depois foi só controlar o adversário e gerir a vantagem."

APERFEIÇOAMENTO

Paulo Madeira frisa que o golo apontado segunda-feira à noite resulta de um trabalho de aperfeiçoamento. "Nos treinos, temos treinado com mais insistência a marcação de livres". E exemplifica com o tento apontado aos raianos -- Kandaurov simulou o remate e o defesa-central introduziu a bola no fundo da bola de Paulo Sérgio. "Eu, o Kandaurov e o Calado temos treinado estes lances de entendimento." E formula um desejo: "O primeiro golo é o mais difícil. Agora, espero que apareçam mais e os livres resultem da melhor maneira."

A verdade é que desde há muito que Paulo Madeira vem demonstrando qualidades para a marcação de livres directos, a fazer fé nas palavras de antigos treinadores seus. Toni, no Benfica, e Quinito e Vítor Manuel, no Belenenses -- adversário dos encarnados sábado à noite --, são unânimes em destacar o "forte pontapé" do atleta.

Quinito, contudo, explica que o facto de Paulo Madeira só agora marcar um golo de livre directo se deve à existência de poucos jogadores "exímios" nestes lances. "Nem todas as equipas podem ter futebolistas do nível de Timofte". Mais superficial, Vítor Manuel acentua que, muitas vezes, os tentos nestas situações resultam de "momentos de inspiração".

O actual treinador do Salgueiros prefere chamar a atenção para os 12 golos apontados por Paulo Madeira, "número engraçado para um defesa-central", assim como o facto de muitos deles surgirem de lances de bola parada, situações que "podem decidir jogos". Na verdade, 83 por centos dos tentos (dez) do atleta resultam de lances de bola parada, sendo que cinco (42 do cento) foram marcados na sequência de pontapés de canto.

O QUE DIZEM OS TREINADORES

Toni: "Do ponto de vista técnico, o Paulo Madeira tem um forte pontapé. Na época 92/93, quando fui seu treinador no Benfica, havia outros especialistas que o tornavam menos notado -- Rui Costa, Mozer, Isaías e João Pinto. Além disso, não era um titular indiscutível, apesar do seu valor. No actual universo do Benfica, ele é um dos jogadores que se perfila para marcar livres, assim como Kandaurov, Chano e Calado."

Quinito: "No Belenenses, comigo, o Paulo Madeira tinha ordens para marcar os livres directos em determinadas zonas do campo, sobretudo quando eram frontais à baliza, um dado que se trata de um atleta possuidor de um pontapé forte e violento. Agora, não se pode exigir que ele transforme cada livre em golo. Nem todas as equipas podem ter um Timofte, um jogador que apresente um índice de concretização interessante nestes lances."

Vítor Manuel: "Não me surpreende que o Paulo Madeira apareça agora a marcar livres: no Belenenses, há três anos, já revelava apetência para este tipo de lances. É um jogador que possui um pontapé forte e colocado. E estas características têm de ser exploradas pelos treinadores. Segunda-feira, conseguiu marcar um golo de livre directo, não obstante a barreira ter aberto -- teve medo e encolheu-se."

NUNO MARTINS



Texto retirado de: http://www.record.xl.pt/arquivo/detalhe/paulo-madeira-guarda-redes-brilhavam-a-custa-dos-meus-livres-19802.html  :metal:

faneca_slb4ever


Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Far(away) em 08 de Outubro de 2014, 21:46
Sempre que me lembro do Paulo Madeira lembro-me do antigo estádio da Luz quase vazio, só com umas pessoas no primeiro anel, não me lembro quantos eram, mas garanto, eram muito poucos. A monstruosidade daquele estádio raramente me pareceu maior. Um jogo num fim de tarde, depois  do desastre de Vigo a meio da semana, contra o Campomaiorense, jogo esse que ganhamos e onde Paulo Madeira marcou um golo de livre. Senti-me na obrigação de estar na Luz nesse dia, de prestar apoio ao clube que amava. E tu Paulo, fazias parte dessa equipa. Não me trazes boas recordações Paulo.

Também estive nesse jogo.

O Paulo Madeira era, a par de Fernando Couto e Rui Bento, uma das grandes promessas nacionais para a posição de defesa central...foi campeão do mundo em 89, em Riade, e com Eriksson foi entrando paulatinamente no plantel e depois na equipa até à titularidade com a saída do Ricardo no final da época 90-91...91-92 foi uma época mediana do Paulo, mas com promessa de melhorar...com a chegada de Mozer e Hélder na época seguinte o ressurgimento de William Paulo perdeu espaço e se ficou em 92-93 saiu e bem emprestado em 93-94 para ganhar minutos e experiência. Regressou um ano depois no pior momento possível com Artur Jorge que chegou a po-lo a lateral direito...como muitos foi mais um mandado embora...em Belém teve o seu momento mais alto e o regresso ao Benfica foi natural e muito saudado. O problema é que o Paulo encontrou um Clube de rastos e a sua falta de qualidade quando se exigia que fosse o patrão só piorou...o jogo com o Boavista marcou muito o resto da sua carreira e a insistência dele como marcador de livres serviu para humilhar mais a sua presença. Em resumo, num Benfica normal não teria ficado com o epíteto de pior central da nossa História..e pior não é ou não tivéssemos tido jogadores como King Jorge Soares e o próprio Ronaldo...até 96-97 se se falasse no Paulo era num valor seguro não como titular mas um central de plantel...depois disso, enfim..hoje também eu o vejo como um dos rostos da mediocridade da época e a dupla que fez com Ronaldo será a pior da nossa História.

Pancho Lopes 67

O rosto da defesa nos tempos negros do Benfica, no entanto com o clube a cair aos bocados como estava em certa maneira também fez com que ele não evoluísse como central, não digo que podia ter sido um super central, mas acho que podia ter sido melhor do que foi se a sua evolução tivesse tido horizontes mais estáveis...

BC

Foram tempos terríveis com o Paulo Madeira.

Nos dias de hoje joga pelas velhas glórias do Benfica.  ;D

arfm14

Vens falar a voz do dono? Tem vergonha pah!

Defende a permanência dos melhores em vez de preparar os adeptos para as saídas.

Não vês que as saídas precoces são lesivas para o clube e para o jogador?