Silvino

Guarda-redes, 65 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1984-1985, 1986-1994), 262 jogos (20042 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

Pancho Lopes 67

Citação de: Covenant em 07 de Março de 2015, 02:06
É melhor treinador de GR do que foi jogador.

A milhas!!!! Todos os guarda-redes em que toca evoluem, Petr Cech e Júlio César foram os seus dois melhores trabalhos para mim.

faneca_slb4ever

Citação de: Covenant em 07 de Março de 2015, 02:06
É melhor treinador de GR do que foi jogador.

Sem dúvidas.

Elvis the Pelvis

O primeiro a dizê-lo foi o Mourinho. Talvez tenha razão, mas o Silvino não era propriamente um cepo com olhos, era bom GR.

Pancho Lopes 67

Citação de: Elvis the Pelvis em 07 de Março de 2015, 14:11
O primeiro a dizê-lo foi o Mourinho. Talvez tenha razão, mas o Silvino não era propriamente um cepo com olhos, era bom GR.

Mas também não acho que fosse um guarda-redes a Benfica, pelo menos para mim Enke, Oblak e Preud'Homme eram infinitamente superiores a ele.

Mr.10



Tiago1982

Peço desculpa pela insistência... mas bolas, o Silvino foi "só" o Capitão da Equipa do Benfica que disputou a última final da Taça dos Campeões.

Merecia "Saudade", especialmente quando vemos o Neno nesse patamar e o Silvino, titular em duas finais europeias no mesmo período, continua aqui...

Depois vemos a equipa que jogou essa final:

- Silvino - Ex-Funcionário
- José Carlos - Saudade
- Aldair - Saudade
- Ricardo - Imortal
- Samuel - Saudade
- Thern - Saudade
- Hernâni - Saudade
- Paneira - Imortal
- Valdo - Imortal
- Pacheco - Ex-Funcionário
- Magnussen - Imortal

Obviamente que o Pacheco, depois do Verão de 93 teria sempre de estar como está.

Mas o Silvino relembro que saiu para o Setúbal, recusando o Sporting.

Capitão.

Ex Funcionário?

É uma tremenda injustiça, para mim! Das grandes, das maiores do forúm.

Não percebo sinceramente como é que o Samuel e o Hernani merecem uma categoria e o Silvino não.

Relembro que até o Aldair só fez uma temporada no Benfica...

zappendrix

Aos amigos administradores desta grande página, uma pergunta sobre dois factos:
Como é possível Silvino estar nos Ex-Funcionários se foi campeão nacional, ganhou a Taça de Portugal e ainda por cima foi vice-campeão europeu duas vezes, numa das quais foi nem mais nem menos o Capitão do nosso Benfica?

A secção "Saudade" justifica-se na totalidade para ele.

pcssousa

Citação de: zappendrix em 13 de Dezembro de 2016, 16:32
Aos amigos administradores desta grande página, uma pergunta sobre dois factos:
Como é possível Silvino estar nos Ex-Funcionários se foi campeão nacional, ganhou a Taça de Portugal e ainda por cima foi vice-campeão europeu duas vezes, numa das quais foi nem mais nem menos o Capitão do nosso Benfica?

A secção "Saudade" justifica-se na totalidade para ele.

Resposta simples: Jogou no porto. Isso e uma parvoíce qualquer de que na final de 88 não sei quê e não sei que mais... Que eu saiba, do outro lado estava um dos melhores da Europa e que o primeiro penalty que defende é o sexto.
Quanto a esses penalties, o próprio Toni já confessou que se pudesse teria posto Bento a defendê-los.

Torgeir Bryn

Não é correcto estar nesta secção. Eu cresci durante os anos 80 e tenho memória do papel de Silvino Louro no Benfica desses tempos.

cristao69


Obviamente devia estar em "Saudade".

RodrigoVivo

Lembro-me perfeitamente dum amigável na Luz em Julho de 2005 (Benfica vs Chelsea) em que o Silvino passou literalmente o intervalo TODO a falar com os adeptos que se encontravam junto ao banco de suplentes do Chelsea. A conversa parecia ser simpática e recheada de histórias de Benfiquismo.

Vale o que vale, eu sei, mas só por esta tenho muito respeito por ele.

Elvis the Pelvis

Obviamente que é uma parvoíce estar nesta secção. Não que seja importante, porque o SB vale o que vale, mas o Silvino foi uma figura marcante do Benfica e do futebol português durante os anos 80 e início dos 90.

Foi um bom GR, não top mas bom, internacional português, campeão pelo Benfica, finalista vencido em duas finais da Taça dos Campeões Europeus, última das quais como capitão. Merece respeito.

Não é o facto de não ter defendido um único penalty na final de 88, que altera o seu legado no clube. Nem sequer a passagem pelo Porto, que relembro foi já uns anos depois de ter saído do nosso clube.

Holmesreis

Hoje contaram-me uma história muito engraçada que envolve o Silvino no tempo em que foi por nós emprestado ao Desp. das Aves.

Um dos colegas brasileiros tinha a fama de ser mulherengo e envolvia-se normalmente com meninas de 16 e 17 anos. Como morava em Guimarães e tinha ficado sem carta de condução por ter conduzido embriagado, o Silvino servia-lhe de condutor casa-treino, treino-casa.

Esse brasileiro começou a sair com uma miudita que estudava na Francisco de Holanda e volta e meia, pedia ao Silvino o carro emprestado para levar a miúda a ver as estrelas para as matas da Penha.

Um dia, após o treino, um grupo de ciganos irrompe pelo treino, perante a estupefacção do Prof. Neca, querendo acertar o passo ao Silvino. A miúda era ciganita e havia escondido o facto ao namorado. O Silvino tentou justificar-se, ao que o cigano mais velho disse: «sabemos que és tu, até mandas o cabrão do teu motorista preto ir buscar a miúda à escola para levá-la à mata.» Nisto tudo, o amigo sai em direção ao balneário e diz aos ciganos: «Conheço o Silvino e ele é um homem casado, se calhar é o motorista quem anda a desviar a miúda.».

Escusado será dizer que no fim do treino, estava o carro com os vidros estilhaçados e o brasileiro levou um processo disciplinar e esteve quase até ao final da época sem jogar. Isto há 31 anos, já na altura não havia respeito pelas etnias.


imightbewrong

Faz anos hoje. Li muitas coisas desagradaveis no feed do Benfica no facebook. Parabens ao Silvino e boa sorte. Muita saude.