Alexandre Yokochi (Natação)

pcssousa




Nome: ALEXANDRE Felske Tadayuki YOKOSHI
Data de Nascimento: 13 de Fevereiro de 1965
Naturalidade: Lisboa
Modalidade: Natação
Periodo em que representou o Benfica: 1973 a 1992 (Toda a carreira)
Palmarés: Colectivo:
                 1 Taça dos Clubes campeões da C.E.E.

                 Individual:
                 27 vezes campeão nacional sénior ( 100 e 200 bruços e estafetas)
                 Campeão Mundial Universitário (200 m bruços - 1987 - Zagreb)
                 Vice campeão Universitário (200 m bruços - 1985 - Kobe)
                 Campeão Latino ( 81, 82, 83 - 200 m bruços)
                 Vice-campeão europeu absoluto - 200m bruços piscina longa - Roma
                 Finalista Olimpico - 7º lugar - JO L.A. 84 - 200 m bruços
                 Vencedor da Final B  - 200 m bruços - J.O. Seoul 88
                 5º Lugar nos Campeonato Mundial 1985 em Sófia - 200m bruços
                 Vice-campeão europeu junior - 200 m bruços - 1980
                 Medalha de Ouro no Meeting gold Cup de Estrasburgo, 1987 - 100 e 200m bruços
                 Medalha de Honra do Sport Lisboa e Benfica - 1985

Nadador português de ascendência japonesa (pelo lado do pai) e alemã (pelo lado da mãe), representou sempre o Benfica e é detentor do mais espectacular palmarés da natação portuguesa, foi campeão mundial universitário, vice-campeão europeu junior e sénior, tricampeão Latino, finalista olímpico, recordista ibérico e ajudou o Sport Lisboa e Benfica a vencer a maior competição internacional colectiva que alguma equipa portuguesa de natação já ganhou: A Taça dos Clubes Campeões da C.E.E.
Alexandre entrou no Benfica por influência do pai, que era treinador de natação do clube, tendo posteriormente com apenas 12 anos, começado a competir pelo clube. Fez parte de uma sensacional geração de nadadores do Benfica com nomes como João Santos, Henrique Villaret, Sandra Neves, Paulo Frischknecht, Carlos 'Cazé' Rodrigues e Cristina Entrudo.
A irmã de Alexandre, Ana Cristina, fora a primeira atleta desse apelido a brilhar no Benfica, conquistando titulos nacionais e internacionais na primeira metade da década. Fazia equipa com Luísa Cavaleiro Madeira e com Liliana Santos, entre outras.
O primeiro grande triunfo internacional de Alexandre deu-se em 1980 quando com 15 anos estabeleceria um novo máximo nacional absoluto dos 200 m bruços e ganhava duas medalhas de ouro no torneio de Darmstadt, sendo considerado o melhor juvenil ali presente.
Perdem-se conta aos records naicionais batidos por este fantástico nadador, que é ainda hoje o único nadador português madalhado num europeu sénior absoluto (em piscina de 50 metros) e também o único nadador português presente numa final A Olímpica ( L.A. 1984). Em 1985 acabou por ser agraciado com a Medalha de Honra do Sport Lisboa e Benfica.
Nos seus tempos de nadador, inclusivé em tempos que o Benfica não tinha sequer piscina própria, foi um dos mais conceituados brucistas do Mundo e hoje, muitos anos passados sobre a sua retirada o seu nome funciona como referência, o expoente máximo de uma modalidade que em Portugal tem ainda largas braçadas para dar. A dada altura, os estudos entraram em conflito com a vida desportiva e aceitou um convite de uma Universidade Americana onde juntava ambas as coisas, mas ainda assim permaneceu ligado ao Benfica, competia pelo clube nos Verões e no resto do ano, sempre que necessário viajava para Portugal para representar o clube, não tendo falhado um único campeonato nacional de Clubes até à sua retirada em 1992. É hoje um renomado professor universitário nos Estados Unidos, na Universidade de Oregon e apesar da distância diz: "continuo a considerar-me do Clube. Agora não como atleta, mas para sempre como sócio".
É verdade campeão, farás para sempre parte do nosso clube, és um verdadeiro património da história do Sport Lisboa e Benfica!
                                     

Eagle Fly Free

Eu diria mesmo mais, é um património eterno do desporto português.  O0

Joga Bonito

Quando se fala de Natação no Benfica, tem de se falar de Alexandre Yokochi.

Mítico.

Joga Bonito

Quando é que fomos campeões europeus de natação, paulo ? Deste título europeu colectivo não sabia, só sabia de futebol, de estrada e de futsal :)

joaonunes

Por acaso à umas semanas atrás era para ter criado um tópico sobre ele, mas a falta de tempo não me permitiu. É que merece um tópico...

É o expoente máximo da natação portuguesa  O0

Miguel Gouveia

Sou do Benfica porque: Em 1963, o meu pai, Shintaro, juntou-se ao clube como treinador principal de natação. E a partir daí o Benfica ficou para sempre o meu clube.

A minha primeira memória do Benfica: Recordo os meus colegas de equipa e o espírito de camaradagem que reinava entre nós. Lembro-me que o clube não tinha piscinas e juntávamo-nos no Estádio da Luz para fazer exercícios "a seco". Depois íamos a correr para as piscinas; no Verão, a do Ateneu e no Inverno a do Areeiro.

in "O Século do Benfica".

pcssousa

Citação de: Joga Bonito em 15 de Maio de 2010, 18:24
Quando é que fomos campeões europeus de natação, paulo ? Deste título europeu colectivo não sabia, só sabia de futebol, de estrada e de futsal :)
Não fomos campeões europeus, ganhámos a Taça dos Clubes campeões europeus da C.E.E. ou seja entraram os clubes do 12 países da comunidade europeia (na altura tinha 12 membros) em 1990. A moir conquista colectiva de sempre da natação Portuguesa.
O Benfica não é só Futebol, é muito mais do que isso! nos próximos tempos e com calma irei colocando cá outros gigantes do Benfica, desde o Leitão ao Vasco Vasconcelos, passando pelo José Maria Nicolau e Tomás Paquete!

RRocha

Até me vieram as lágrimas ao olhos :cry2: ... anos treinei eu na pista ao lado da dele.

Ele na pista 3 e eu com os meus colegas nas pistas 1 e 2.

Dia após dia, kilómetros de piscina (25m) dum lado para o outro e o pai dele, UM SENHOR, sempre em cima do bloco, de cócoras, a puxar pelo filho!!! EXTENUANTE só de ver!!

Aproveito para mandar um abraço ao meu amigo Simão Morgado, companheiro desses tempos, que ainda hoje consegue sobressair na modalidade mais exigente do mundo!

UM ABRAÇO A TODOS OS BENFIQUISTAS!!

BOA IDEIA pcssousa

fudim flan

grande atleta.a familia tem um restaurante no bairro alto

North

Alexandre Yokochi foi uma das bandeiras do Benfica dos anos 80. Imortal, com todo o mérito!

Torgeir Bryn

Finalmente Yokochi nos Imortais.

Mais justo não há.

Viva Yokochi, viva o Benfica! :flagglorioso:

pasa

Citação de: Joga Bonito em 15 de Maio de 2010, 18:23
Quando se fala de Natação no Benfica, tem de se falar de Alexandre Yokochi.

Mítico.

eu diria mais. Para mim, quando se fala na natação portuguesa, tem de se falar do Alexandre...

zerocool

De muito longe o melhor nadador português de todos os tempos.

flip69

Lenda viva da natação portuguesa e do pluralismo do Sport Lisboa e Benfica

acns

Obrigado a quem abriu este tópico, não conhecia, de todo, mas de facto pelo palmarés que apresenta foi sem dúvida um grande nome da natação do Benfica, e de Portugal.

Obrigado Alexandre, por ajudar tornar o nosso clube no símbolo de ecletismo e glória que é hoje.