Béla Guttmann, o Feiticeiro Húngaro

Treinador, (1910-03-12 - 1981-08-28),
Hungria
Equipa Principal: 4 épocas (1959-1962, 1965-1966), 165 jogos (115 vitórias, 26 empates, 24 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça dos Campeões Europeus (2)

pcssousa

Citação de: Redbrain82 em 25 de Outubro de 2008, 16:57
Citação de: pcssousa em 25 de Outubro de 2008, 16:21
Citação de: Redbrain82 em 25 de Outubro de 2008, 15:06
Mas afinal a maldição de Gutmann era, que o Benfica nem daqui a 100 anos voltava a ser campeão Europeu, ou que uma equipa Portuguesa nem daqui a 100 anos voltava a ser 2  vezes seguidas cameão Europeia?
Ambas!

mas uma vez eu vi um documentário sobre o Eusébio e um dirigente da altura falava em 20 anos, não em 100.

Mas não acredito em maldições.
Pois, mas ele falou em 100 anos, não em 20...

Elvis the Pelvis

Essa maldição vai ser um dia quebrada porra, o Benfica merece voltar a ser Campeão Europeu.

Roy Kent

Citação de: pcssousa em 27 de Outubro de 2008, 18:46
Citação de: Redbrain82 em 25 de Outubro de 2008, 16:57
Citação de: pcssousa em 25 de Outubro de 2008, 16:21
Citação de: Redbrain82 em 25 de Outubro de 2008, 15:06
Mas afinal a maldição de Gutmann era, que o Benfica nem daqui a 100 anos voltava a ser campeão Europeu, ou que uma equipa Portuguesa nem daqui a 100 anos voltava a ser 2  vezes seguidas cameão Europeia?
Ambas!

mas uma vez eu vi um documentário sobre o Eusébio e um dirigente da altura falava em 20 anos, não em 100.

Mas não acredito em maldições.
Pois, mas ele falou em 100 anos, não em 20...

Não sei porque raio se lembo de dizer isso, há coisas que não se devem dizer.

Covenant

Citação de: uezor em 10 de Julho de 2008, 22:36
Citação de: iker_slb em 10 de Julho de 2008, 00:05
alguem m sabe dizer porque ele "lançou" essa tal de maldiçao?!?

no calor da emoção disse qualquer coisa do género: "nem daqui a cem anos um clube portugues volta a ganhar duas vezes seguidas a liga dos campeões".

O q ele queria exprimir era a euforia por ter alcançado um feito único, nunca lhe deve ter passado pela cabeça q aquela frase seria uma maldição no futuro.

depois começou-se a dizer q ele tinha dito q o benfica nunca mais ganharia a Liga dos Campeões.

o q é facto, é q o Benfica depois disso alcançou imensas finais, perdendo sempre = \
A verdadeira razão é que ele queria uma estátua dele a beira do estádio, mas nunca foi feita. Pelo menos li isso algures.

No20__

Ainda se vai a tempo de fazer a estátua. Este gajo não me deixa saudade nenhuma. Estamos amaldiçoados!!

Roy Kent

Citação de: No20__ em 28 de Outubro de 2008, 07:31
Ainda se vai a tempo de fazer a estátua. Este gajo não me deixa saudade nenhuma. Estamos amaldiçoados!!

Foda-se se é por causa de uma estátua façam duas ou 3, estão á espera do que?

A mim também só me lembra é maldição.

Eagle Fly Free

Acho que quanto mais importância se dar a uma simples frase, maior a sua relevância. Na certa o próprio terá dito isso a quente. Creio que tem a sua "piada", num certo sentido, que essa suposta "maldição" tenha realmente tido sucesso.

À parte disso, até parece que Béla Gutmann realmente não foi um dos melhores treinadores de sempre do Benfica... caro, muito caro, mas competente e sério, super-profissional.

Isso da maldição não passa de folclore.


pcssousa

Citação de: Covenant em 28 de Outubro de 2008, 00:49
Citação de: uezor em 10 de Julho de 2008, 22:36
Citação de: iker_slb em 10 de Julho de 2008, 00:05
alguem m sabe dizer porque ele "lançou" essa tal de maldiçao?!?

no calor da emoção disse qualquer coisa do género: "nem daqui a cem anos um clube portugues volta a ganhar duas vezes seguidas a liga dos campeões".

O q ele queria exprimir era a euforia por ter alcançado um feito único, nunca lhe deve ter passado pela cabeça q aquela frase seria uma maldição no futuro.

depois começou-se a dizer q ele tinha dito q o benfica nunca mais ganharia a Liga dos Campeões.

o q é facto, é q o Benfica depois disso alcançou imensas finais, perdendo sempre = \
A verdadeira razão é que ele queria uma estátua dele a beira do estádio, mas nunca foi feita. Pelo menos li isso algures.
Ele queria era um cargo de manager à inglesa e ter um aumento muito substancial, a razão é essa e só essa, embora tenha vindo com afirmações como: "eu não consigo treinar 11 comendores" quando os jogadores do Benfica foram agraciados com essa distinção.
Uma coisa é verdade, era um "mago" e um mago permanecerá e um dia lá do cantinho do céu onde está sorrirá de felicidade quando o Benfica voltar a ser Campeão Europeu!

Mercurio_10

Eu não acredito nestas coisas. Mas com ele o Benfica ganhou com a sorte toda do mundo aquela final ao Barcelona. Depois de Bela Gutmann, perdemos finais quase inexplicavelmente.

Mas eu não acredito nestas coisas ocultas, mas que as há!...


che10

100 anos?
não faz mal eu espero, não tenho pressa de morrer



Elvis the Pelvis

Citação de: Savimar em 03 de Outubro de 2009, 18:52
Citação de: Paris91 em 04 de Junho de 2009, 15:46

:pray: :pray: :pray:

Este senhor construiu o Benfica Europeu

Como o Eagle Fly Free disse e bem, isso é uma meia verdade. Quem construiu essa grande equipa do Benfica foi o Otto Glória, o Bella Gutmann "limitou-se" a retirar os dividendos do trabalho dos seus antecessores.

VirtualKing

Citação de: No20__ em 28 de Outubro de 2008, 07:31
Ainda se vai a tempo de fazer a estátua. Este gajo não me deixa saudade nenhuma. Estamos amaldiçoados!!

A parte menos racional de mim acredita mesmo nessa maldição, tantas foram as finais europeias perdidas e algumas delas por questões de sorte/azar como "moeda ao ar" e penalties...