Borges Coutinho (Presidente)

Presidente, (1921-11-18 - 1981-05-19),
Portugal

RedVC

Citação de: slbenfica_croft em 22 de Maio de 2016, 14:35
Citação de: elmago em 22 de Maio de 2016, 13:40
Nem de perto sou do seu tempo, mas segundo familiares meus foi o melhor presidente da história do nosso clube.

Venho por esta altura a este tópico pelo facto de, passados quase 40 anos, finalmente termos voltado a conquistar um tricampeonato. Feito que, até há uma semana atrás,permanecia sobre a alçada deste senhor, que em oito anos de mandato não só se limitou a conquistar um, mas sim dois tricampeonatos!

Obrigado por tudo  :slb2:
Foi o melhor dirigente da historia do desporto nacional.

O meu Pai dizia isso mesmo. Tinha orgulho de ver esse Senhor no lugar de presidente.
Mas gostaria de salientar que existe outro homem que terá que emparelhar com o Dr. Borges Coutinho. Falo obviamente de Joaquim Ferreira Bogalho.

Theroux


andrenet

Podiam adicionar no 1ºpost os títulos conquistados pelo Borges Coutinho

http://www.benfica1904.pt/2018/03/26-presidente-borges-coutinho.html


Campeonato Nacional: 68/69, 70/71, 72/73, 74/75, 75/76, 76/77
Taça Portugal: 68/69, 69/70, 71/72

Alexandre1976

A classe personificada num dirigente do Benfica.Quando se fala de figuras cimeiras e miticas do Benfica,este senhor tem que lá estar sem qualquer reserva.

Zezito10

Para a malta mais velha, alguém pode explicar o contexto do namoro de Borges Coutinho á figura de Pedroto e que contornos isso tomou a nivel nacional?

Dandy







   Um nome incontornável da nossa História.

   Quando se tenta determinar qual terá sido o melhor presidente do Benfica ... este Senhor irá sempre ser mencionado (no mínimo, como um dos mais fortes candidatos).

   Aponto-lhe uma falha que reputo de grave:

   Ter despedido Hagan.

   Os mais sensíveis irão dizer que Borges Coutinho nunca despediu o inglês ... de facto, tal nunca se verificou.

   Mas quem desautoriza um treinador diante de todo um plantel (ainda para mais, sendo profundo conhecedor da personalidade do técnico com quem já trabalhava há mais de três vitoriosos anos) ... estava à espera de quê, exactamente?

   Obviamente, só restava ao treinador bater com a porta.





RedVC

#96
Citação de: Dandy em 09 de Dezembro de 2019, 18:51






   Um nome incontornável da nossa História.

   Quando se tenta determinar qual terá sido o melhor presidente do Benfica ... este Senhor irá sempre ser mencionado (no mínimo, como um dos mais fortes candidatos).

   Aponto-lhe uma falha que reputo de grave:

   Ter despedido Hagan.

   Os mais sensíveis irão dizer que Borges Coutinho nunca despediu o inglês ... de facto, tal nunca se verificou.

   Mas quem desautoriza um treinador diante de todo um plantel (ainda para mais, sendo profundo conhecedor da personalidade do técnico com quem já trabalhava há mais de três vitoriosos anos) ... estava à espera de quê, exactamente?

   Obviamente, só restava ao treinador bater com a porta.

Um homem com a dimensão do Dr. Borges Coutinho não fazia nada por acaso.
Para mim o presidente soube compreender os sinais. Humberto Coelho e Toni eram dois pesos pesados e havia uma acumulação de sinais de exaustão dos jogadores para com o treinador. Decorriam os anos 70 e  atitude dos jogadores e da sociedade estava em rápida mutação. Provavelmente a partir daí iriam aprofundar-se os sinais de rebelião. E claro, não sabemos como as coisas estavam entre o próprio Presidente e a sua Direcção relativamente ao treinador.

Poderíamos ter ganho o tetra nesse ano? Talvez, nunca poderemos saber. No entanto Hagan era inflexível em detalhes que não lembrava o diabo. Anos antes - e falamos dos anos 60 e em Inglaterra onde os padrões de aceitação de autoridade eram ainda mais rigorosos - tinha treinado o West Bromwich Albion onde enfrentou uma greve dos jogadores por ter querido treinar em condições atmosféricas duríssimas. Casmurro, foi ele próprio treinar para o campo, sozinho, à frente de quem quis ver.






Para mim o eventual erro do Dr. Borges Coutinho foi não ter querido optar por um treinador com nome feito e com experiência para pegar numa equipa de campeões. Fernando Cabrita era um excelente homem e dedicado profissional mas como se viu nessa e em outras ocasiões, era apenas um competente adjunto.

Mas são apenas as minhas opiniões e saudavelmente as debato com aqueles a quem reconheço inteligência e conhecimento acerca da Gloriosa História.

RedVC

Citação de: Zezito10 em 22 de Julho de 2019, 20:44
Para a malta mais velha, alguém pode explicar o contexto do namoro de Borges Coutinho á figura de Pedroto e que contornos isso tomou a nivel nacional?


Não sei detalhes nem sequer se é verdade mas é preciso ver que nessa altura Pedroto era um antigo jogador do CF os Belenenses e do FC Porto e um treinador de sucesso no Vitória Futebol Clube. Estavam ainda para chegar os anos da sua associação mafiosa com o Sr. lá de cima.

Alexandre1976

Felizmente que a vinda desse esterco do zé do boné nunca se concretizou.


Dandy

Citação de: RedVC em 11 de Dezembro de 2019, 14:10
Citação de: Dandy em 09 de Dezembro de 2019, 18:51






   Um nome incontornável da nossa História.

   Quando se tenta determinar qual terá sido o melhor presidente do Benfica ... este Senhor irá sempre ser mencionado (no mínimo, como um dos mais fortes candidatos).

   Aponto-lhe uma falha que reputo de grave:

   Ter despedido Hagan.

   Os mais sensíveis irão dizer que Borges Coutinho nunca despediu o inglês ... de facto, tal nunca se verificou.

   Mas quem desautoriza um treinador diante de todo um plantel (ainda para mais, sendo profundo conhecedor da personalidade do técnico com quem já trabalhava há mais de três vitoriosos anos) ... estava à espera de quê, exactamente?

   Obviamente, só restava ao treinador bater com a porta.

Um homem com a dimensão do Dr. Borges Coutinho não fazia nada por acaso.
Para mim o presidente soube compreender os sinais. Humberto Coelho e Toni eram dois pesos pesados e havia uma acumulação de sinais de exaustão dos jogadores para com o treinador. Decorriam os anos 70 e  atitude dos jogadores e da sociedade estava em rápida mutação. Provavelmente a partir daí iriam aprofundar-se os sinais de rebelião. E claro, não sabemos como as coisas estavam entre o próprio Presidente e a sua Direcção relativamente ao treinador.

Poderíamos ter ganho o tetra nesse ano? Talvez, nunca poderemos saber. No entanto Hagan era inflexível em detalhes que não lembrava o diabo. Anos antes - e falamos dos anos 60 e em Inglaterra onde os padrões de aceitação de autoridade eram ainda mais rigorosos - tinha treinado o West Bromwich Albion onde enfrentou uma greve dos jogadores por ter querido treinar em condições atmosféricas duríssimas. Casmurro, foi ele próprio treinar para o campo, sozinho, à frente de quem quis ver.






Para mim o eventual erro do Dr. Borges Coutinho foi não ter querido optar por um treinador com nome feito e com experiência para pegar numa equipa de campeões. Fernando Cabrita era um excelente homem e dedicado profissional mas como se viu nessa e em outras ocasiões, era apenas um competente adjunto.

Mas são apenas as minhas opiniões e saudavelmente as debato com aqueles a quem reconheço inteligência e conhecimento acerca da Gloriosa História.





   Precisamente, Victor ... por isso é que eu afirmo que Borges Coutinho, de facto, demitiu Jimmy Hagan. Pois toda a sua acção, neste processo, caminhou na direcção desse desfecho (e precipitou-o).
   Esta será, talvez, a primeira fase da análise deste episódio: discussão sobre a paternidade da saída de Hagan.

   Numa segunda fase, poderemos apreciar se essa saída foi um equívoco ou se foi um acerto para o nosso Benfica ... mas nessa apreciação, obviamente, terá de ser incluída a (infeliz, quanto a mim) escolha para o substituto do inglês.

   Se eu decidir corrigir algo que me pareça estar mal, na minha vida, eliminando esse elemento da minha vida mas substituindo-o por um outro ... será prudente considerar, previamente, se ficarei melhor ou pior após a substituição.
   Não digo que Borges Coutinho não o tenha ponderado ... obviamente, fê-lo. Mas, ao contrário do habitual, equivocou-se (na minha opinião, claro).

   Por isso é que, globalmente, lhe aponto aquilo que (para mim) foi um erro. O seu único grande erro, provavelmente, em 8 (oito) anos de comando.

   Claro que falar, passados todas estas décadas, é bem mais fácil do que agir (na hora) quando todos os holofotes estão sobre nós. :)





Pancho Lopes 67

Citação de: RedVC em 11 de Dezembro de 2019, 14:13
Citação de: Zezito10 em 22 de Julho de 2019, 20:44
Para a malta mais velha, alguém pode explicar o contexto do namoro de Borges Coutinho á figura de Pedroto e que contornos isso tomou a nivel nacional?


Não sei detalhes nem sequer se é verdade mas é preciso ver que nessa altura Pedroto era um antigo jogador do CF os Belenenses e do FC Porto e um treinador de sucesso no Vitória Futebol Clube. Estavam ainda para chegar os anos da sua associação mafiosa com o Sr. lá de cima.

Citação de: Alexandre1976 em 11 de Dezembro de 2019, 14:19
Felizmente que a vinda desse esterco do zé do boné nunca se concretizou.

O Pedroto como pessoa também mostrava-se todo anti-Benfica no seu discurso?

Ele é antes do meu tempo, sei que na altura que morreu era considerado o melhor treinador português de sempre.


RedVC

Era um homem superior e um Benfiquista indefetível!

Covenant

Provavelmente o nosso segundo melhor Presidente depois de Vieira.