Guarda-redes, 1929-12-22 - 1990-10-25)
Portugal
Stats: 14 épocas, 358 jogos (31975 minutos), 0 golos
Títulos: Campeonato Nacional (7), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (2)

37770 - Tópico: Costa Pereira  (Lida 29776 vezes)

Partizan

• Iniciado
  • *
  • Gloriosa tradição
  • 27 de Outubro de 2009, 19:56
Sim, havia um cartoon famoso na época em que aparecia o Costa Pereira a defender uma bola com o Maracanã por trás. Não consigo encontrar essa imagem na net, mas está na fotobiografia do Benfica (uma de 1987 ou 88). Se conseguir digitalizá-la coloco-a aqui.

rambo

• Iniciado
  • *
  • Um amigo é uma só alma morando em dois corpos.
  • 28 de Outubro de 2009, 13:22
Só tenho 26 anos e obviamente nunca o vi jogar, mas tenho ideia que não acompanhava a equipa em termos de categoria. Quem o viu jogar que se acuse.  O0

Eu vi! E "acuso": O melhor GR do Benfica de todos os tempos  :metal:

Bola7

• Eusébio
  • San Sebastian
  • Perdido no limbo do serbenf
  • 28 de Outubro de 2009, 14:12
Só tenho 26 anos e obviamente nunca o vi jogar, mas tenho ideia que não acompanhava a equipa em termos de categoria. Quem o viu jogar que se acuse.  O0

não concordo mas...

ela é benfiquista

• Eusébio
  • raça, querer e ambiçao
  • benfiquista em terras de França
  • 28 de Outubro de 2009, 14:22
Alguém se lembra da alcunha dele ???

O goleiro do Maracana !
os brasileiros adoravam-no...

sempre tinha razao o meu pai !!!........ :bow2:
Isto de ser benfiquista da velha guarda  :whistle2:

rambo

• Iniciado
  • *
  • 28 de Outubro de 2009, 15:02

não concordo mas...

Bola ... falando a serio e para elucidar os muitos que só conheceram os "Imortais" pelos Pais ou Avós.

Se não o CP quem? (para ti ...)

Digo mais, Bento, Ze Gato, e mais recentemente o Preud'Homme foram bons GRS mas nunca chegaram aos calcanhares do Costa.

G-Man

• Eusébio
  • Pantera Negra, "True Legend"
  • 28 de Outubro de 2009, 15:38
Nunca vi o Costa Pereira jogar, apenas em videos, mas parece-me que o Michel era melhor.

Bola7

• Eusébio
  • San Sebastian
  • Perdido no limbo do serbenf
  • 28 de Outubro de 2009, 15:52

não concordo mas...

Bola ... falando a serio e para elucidar os muitos que só conheceram os "Imortais" pelos Pais ou Avós.

Se não o CP quem? (para ti ...)

Digo mais, Bento, Ze Gato, e mais recentemente o Preud'Homme foram bons GRS mas nunca chegaram aos calcanhares do Costa.
penso precisamente ao contrario...

Partizan

• Iniciado
  • *
  • Gloriosa tradição
  • 28 de Outubro de 2009, 19:33
Nunca vi o Costa Pereira jogar, apenas em videos, mas parece-me que o Michel era melhor.
É incomparável. O Michel apanhou um Benfica completamente ao contrário daquele em que o Costa Pereira jogou, por uma razão muito simples: tinha que defender mais vezes...  :disgust:

rambo

• Iniciado
  • *
  • 29 de Outubro de 2009, 03:01
 Bravo! "Connaisseures" do SerBenfiquista  10 - 0   :coolsmiley:

José Henriques

• Iniciado
  • *
  • 29 de Novembro de 2009, 12:06
Eu - embora já não vá para novo - não tenho memórias de ver o Costa Pereira jogar, embora tenha visto, só que era demasiado novo para perceber se um jogador era melhor ou pior. O guarda-redes que marcou os meus primeiros tempos de apreciador de futebol, foi o meu homónimo Zé Gato e mais tarde o Bento.
daquilo que sei do Costa Pereira, quer daquilo que li, quer do que me foi contado (andei no Liceu com um sobrinho dele e cheguei a conhecer o Costa Pereira), tenho a iamgem de um guarda-redes de nível médio, mas de grande irregularidade; em 2 jogos seguidos podia fazer uma péssima e uma excelente exibição. Até nas finais Europeias isso veio a acontecer, já que fez uma exibição portentosa contra o Barcelona em 1961, e deu «peru» de todo o tamanho contra o Inter na final de 1965.
Foi um guarda redes que destoou daquilo que é tradição no Benfica, onde é costume surgirem guarda redes arrojados, aquilo a que vulgramente designamos por guarda redes «malucos». e talvez seja por não ser esse o seu estilo, mas sim mais clássico, que faz com que até hoje não seja dos guarda redes mais acarinhados da história do Benfica.

Jonasantos

• Sénior
  • Lisboa
  • 29 de Novembro de 2009, 18:16
Eu - embora já não vá para novo - não tenho memórias de ver o Costa Pereira jogar, embora tenha visto, só que era demasiado novo para perceber se um jogador era melhor ou pior. O guarda-redes que marcou os meus primeiros tempos de apreciador de futebol, foi o meu homónimo Zé Gato e mais tarde o Bento.
daquilo que sei do Costa Pereira, quer daquilo que li, quer do que me foi contado (andei no Liceu com um sobrinho dele e cheguei a conhecer o Costa Pereira), tenho a iamgem de um guarda-redes de nível médio, mas de grande irregularidade; em 2 jogos seguidos podia fazer uma péssima e uma excelente exibição. Até nas finais Europeias isso veio a acontecer, já que fez uma exibição portentosa contra o Barcelona em 1961, e deu «peru» de todo o tamanho contra o Inter na final de 1965.
Foi um guarda redes que destoou daquilo que é tradição no Benfica, onde é costume surgirem guarda redes arrojados, aquilo a que vulgramente designamos por guarda redes «malucos». e talvez seja por não ser esse o seu estilo, mas sim mais clássico, que faz com que até hoje não seja dos guarda redes mais acarinhados da história do Benfica.

embora seja novo e nao tenha visto nenhum jogar, a ideia k tenho, daquilo k leio, é que foi ele k começou a fantastica linhagem C.Pereira-Ze henriques- Bento, por ordem crescente de qualidade e td. mas mesmo assim tenho ideia k tenha sido um grande gr (vi as 2 finais das TCE que ganhamos em vhs, e fez uma exibiçao portentosa :o  contra o barça, num jogo em k tivemos mt leita mas la ganhamos... penso ter lido em kualker lado k ate o treinador do barça disse que se nao tivesse la o c.pereira pa defender os remates, aparecia um passaro k desviaria a trajectoria da bola ou coisa parecida)

lcferreira

• Iniciado
  • *
  • Lisboa
  • Benfica - Inflamavel, reagente e explosivo
  • Sócio: 6184
  • 29 de Novembro de 2009, 20:50
jonassantos, foi 1 jogo, o mesmo dissemos nos este ano do GR do marítimo.

Já dei a minha opinião sobre o Sr Alberto e é aquela que terei sempre, umas vezes o maior outras o elo mais fraco, "engates" era o melhor adjectivo para o denominar, so que tinha uma equipa muito "gorda" que fazia a diferença.

Sinan

• Iniciado
  • *
  • 30 de Novembro de 2009, 03:12
Um símbolo do clube.

Eagle Fly Free

• Iniciado
  • *
  • 15 de Dezembro de 2009, 19:08

embora seja novo e nao tenha visto nenhum jogar, a ideia k tenho, daquilo k leio, é que foi ele k começou a fantastica linhagem C.Pereira-Ze henriques- Bento, por ordem crescente de qualidade e td. mas mesmo assim tenho ideia k tenha sido um grande gr (vi as 2 finais das TCE que ganhamos em vhs, e fez uma exibiçao portentosa :o  contra o barça, num jogo em k tivemos mt leita mas la ganhamos... penso ter lido em kualker lado k ate o treinador do barça disse que se nao tivesse la o c.pereira pa defender os remates, aparecia um passaro k desviaria a trajectoria da bola ou coisa parecida)

Deixa estar... aqueles que o viram jogar apelidam-no de "génio"... o Medeiros Ferreira, por exemplo. Não é por acaso que A Bola o coloca como um dos 100 melhores nos idos de 1990.

a fantástica linhagem dos guarda-redes do Benfica começou em Bastos, o guarda-redes anterior a Costa Pereira. E quanto à ordem crescente de qualidade é claro que não deixa de ser opinativo.

Sr. Alberto... enfim. É preciso não ter noção alguma de quem foi Costa Pereira, o que deu ao Benfica e ao futebol português. De resto, isto mais me parece ódio por causa da final de 1965.

Dixi

• Eusébio
  • 30 de Abril de 2010, 00:33