Costa Pereira

Guarda-redes, (1929-12-22 - 1990-10-25),
Portugal
Equipa Principal: 13 épocas (1954-1967), 366 jogos (32335 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (7), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Partizan

Sim, havia um cartoon famoso na época em que aparecia o Costa Pereira a defender uma bola com o Maracanã por trás. Não consigo encontrar essa imagem na net, mas está na fotobiografia do Benfica (uma de 1987 ou 88). Se conseguir digitalizá-la coloco-a aqui.

rambo

Citação de: dmc em 20 de Outubro de 2009, 18:18
Só tenho 26 anos e obviamente nunca o vi jogar, mas tenho ideia que não acompanhava a equipa em termos de categoria. Quem o viu jogar que se acuse.  O0

Eu vi! E "acuso": O melhor GR do Benfica de todos os tempos  :metal:

Bola7

Citação de: rambo em 28 de Outubro de 2009, 13:22
Citação de: dmc em 20 de Outubro de 2009, 18:18
Só tenho 26 anos e obviamente nunca o vi jogar, mas tenho ideia que não acompanhava a equipa em termos de categoria. Quem o viu jogar que se acuse.  O0

Eu vi! E "acuso": O melhor GR do Benfica de todos os tempos  :metal:
não concordo mas...

ela é benfiquista

Citação de: Bola7 em 26 de Outubro de 2009, 17:40
Citação de: ela é benfiquista em 21 de Outubro de 2009, 12:45
Alguém se lembra da alcunha dele ???







O goleiro do Maracana !
os brasileiros adoravam-no...

sempre tinha razao o meu pai !!!........ :bow2:
Isto de ser benfiquista da velha guarda  :whistle2:

rambo

Citação de: Bola7 em 28 de Outubro de 2009, 14:12
Citação de: rambo em 28 de Outubro de 2009, 13:22
Citação de: dmc em 20 de Outubro de 2009, 18:18
Só tenho 26 anos e obviamente nunca o vi jogar, mas tenho ideia que não acompanhava a equipa em termos de categoria. Quem o viu jogar que se acuse.  O0

Eu vi! E "acuso": O melhor GR do Benfica de todos os tempos  :metal:
não concordo mas...

Bola ... falando a serio e para elucidar os muitos que só conheceram os "Imortais" pelos Pais ou Avós.

Se não o CP quem? (para ti ...)

Digo mais, Bento, Ze Gato, e mais recentemente o Preud'Homme foram bons GRS mas nunca chegaram aos calcanhares do Costa.

Roy Kent

Nunca vi o Costa Pereira jogar, apenas em videos, mas parece-me que o Michel era melhor.

Bola7

Citação de: rambo em 28 de Outubro de 2009, 15:02
Citação de: Bola7 em 28 de Outubro de 2009, 14:12
Citação de: rambo em 28 de Outubro de 2009, 13:22
Citação de: dmc em 20 de Outubro de 2009, 18:18
Só tenho 26 anos e obviamente nunca o vi jogar, mas tenho ideia que não acompanhava a equipa em termos de categoria. Quem o viu jogar que se acuse.  O0

Eu vi! E "acuso": O melhor GR do Benfica de todos os tempos  :metal:
não concordo mas...

Bola ... falando a serio e para elucidar os muitos que só conheceram os "Imortais" pelos Pais ou Avós.

Se não o CP quem? (para ti ...)

Digo mais, Bento, Ze Gato, e mais recentemente o Preud'Homme foram bons GRS mas nunca chegaram aos calcanhares do Costa.
penso precisamente ao contrario...

Partizan

Citação de: G-Man em 28 de Outubro de 2009, 15:38
Nunca vi o Costa Pereira jogar, apenas em videos, mas parece-me que o Michel era melhor.
É incomparável. O Michel apanhou um Benfica completamente ao contrário daquele em que o Costa Pereira jogou, por uma razão muito simples: tinha que defender mais vezes...  :disgust:

rambo

 Bravo! "Connaisseures" do SerBenfiquista  10 - 0   :coolsmiley:

José Henriques

Eu - embora já não vá para novo - não tenho memórias de ver o Costa Pereira jogar, embora tenha visto, só que era demasiado novo para perceber se um jogador era melhor ou pior. O guarda-redes que marcou os meus primeiros tempos de apreciador de futebol, foi o meu homónimo Zé Gato e mais tarde o Bento.
daquilo que sei do Costa Pereira, quer daquilo que li, quer do que me foi contado (andei no Liceu com um sobrinho dele e cheguei a conhecer o Costa Pereira), tenho a iamgem de um guarda-redes de nível médio, mas de grande irregularidade; em 2 jogos seguidos podia fazer uma péssima e uma excelente exibição. Até nas finais Europeias isso veio a acontecer, já que fez uma exibição portentosa contra o Barcelona em 1961, e deu «peru» de todo o tamanho contra o Inter na final de 1965.
Foi um guarda redes que destoou daquilo que é tradição no Benfica, onde é costume surgirem guarda redes arrojados, aquilo a que vulgramente designamos por guarda redes «malucos». e talvez seja por não ser esse o seu estilo, mas sim mais clássico, que faz com que até hoje não seja dos guarda redes mais acarinhados da história do Benfica.

Jonasantos

Citação de: José Henriques em 29 de Novembro de 2009, 12:06
Eu - embora já não vá para novo - não tenho memórias de ver o Costa Pereira jogar, embora tenha visto, só que era demasiado novo para perceber se um jogador era melhor ou pior. O guarda-redes que marcou os meus primeiros tempos de apreciador de futebol, foi o meu homónimo Zé Gato e mais tarde o Bento.
daquilo que sei do Costa Pereira, quer daquilo que li, quer do que me foi contado (andei no Liceu com um sobrinho dele e cheguei a conhecer o Costa Pereira), tenho a iamgem de um guarda-redes de nível médio, mas de grande irregularidade; em 2 jogos seguidos podia fazer uma péssima e uma excelente exibição. Até nas finais Europeias isso veio a acontecer, já que fez uma exibição portentosa contra o Barcelona em 1961, e deu «peru» de todo o tamanho contra o Inter na final de 1965.
Foi um guarda redes que destoou daquilo que é tradição no Benfica, onde é costume surgirem guarda redes arrojados, aquilo a que vulgramente designamos por guarda redes «malucos». e talvez seja por não ser esse o seu estilo, mas sim mais clássico, que faz com que até hoje não seja dos guarda redes mais acarinhados da história do Benfica.

embora seja novo e nao tenha visto nenhum jogar, a ideia k tenho, daquilo k leio, é que foi ele k começou a fantastica linhagem C.Pereira-Ze henriques- Bento, por ordem crescente de qualidade e td. mas mesmo assim tenho ideia k tenha sido um grande gr (vi as 2 finais das TCE que ganhamos em vhs, e fez uma exibiçao portentosa :o  contra o barça, num jogo em k tivemos mt leita mas la ganhamos... penso ter lido em kualker lado k ate o treinador do barça disse que se nao tivesse la o c.pereira pa defender os remates, aparecia um passaro k desviaria a trajectoria da bola ou coisa parecida)

lcferreira

jonassantos, foi 1 jogo, o mesmo dissemos nos este ano do GR do marítimo.

Já dei a minha opinião sobre o Sr Alberto e é aquela que terei sempre, umas vezes o maior outras o elo mais fraco, "engates" era o melhor adjectivo para o denominar, so que tinha uma equipa muito "gorda" que fazia a diferença.

Sinan


Eagle Fly Free

Citação de: Jonasantos em 29 de Novembro de 2009, 18:16
Citação de: José Henriques em 29 de Novembro de 2009, 12:06
Eu - embora já não vá para novo - não tenho memórias de ver o Costa Pereira jogar, embora tenha visto, só que era demasiado novo para perceber se um jogador era melhor ou pior. O guarda-redes que marcou os meus primeiros tempos de apreciador de futebol, foi o meu homónimo Zé Gato e mais tarde o Bento.
daquilo que sei do Costa Pereira, quer daquilo que li, quer do que me foi contado (andei no Liceu com um sobrinho dele e cheguei a conhecer o Costa Pereira), tenho a iamgem de um guarda-redes de nível médio, mas de grande irregularidade; em 2 jogos seguidos podia fazer uma péssima e uma excelente exibição. Até nas finais Europeias isso veio a acontecer, já que fez uma exibição portentosa contra o Barcelona em 1961, e deu «peru» de todo o tamanho contra o Inter na final de 1965.
Foi um guarda redes que destoou daquilo que é tradição no Benfica, onde é costume surgirem guarda redes arrojados, aquilo a que vulgramente designamos por guarda redes «malucos». e talvez seja por não ser esse o seu estilo, mas sim mais clássico, que faz com que até hoje não seja dos guarda redes mais acarinhados da história do Benfica.

embora seja novo e nao tenha visto nenhum jogar, a ideia k tenho, daquilo k leio, é que foi ele k começou a fantastica linhagem C.Pereira-Ze henriques- Bento, por ordem crescente de qualidade e td. mas mesmo assim tenho ideia k tenha sido um grande gr (vi as 2 finais das TCE que ganhamos em vhs, e fez uma exibiçao portentosa :o  contra o barça, num jogo em k tivemos mt leita mas la ganhamos... penso ter lido em kualker lado k ate o treinador do barça disse que se nao tivesse la o c.pereira pa defender os remates, aparecia um passaro k desviaria a trajectoria da bola ou coisa parecida)

Deixa estar... aqueles que o viram jogar apelidam-no de "génio"... o Medeiros Ferreira, por exemplo. Não é por acaso que A Bola o coloca como um dos 100 melhores nos idos de 1990.

a fantástica linhagem dos guarda-redes do Benfica começou em Bastos, o guarda-redes anterior a Costa Pereira. E quanto à ordem crescente de qualidade é claro que não deixa de ser opinativo.

Sr. Alberto... enfim. É preciso não ter noção alguma de quem foi Costa Pereira, o que deu ao Benfica e ao futebol português. De resto, isto mais me parece ódio por causa da final de 1965.

Dixi