Diamantino, o Diamante

Médio, 64 anos,
Portugal
Equipa Principal: 10 épocas (1979-1980, 1982-1990), 312 jogos (18150 minutos), 86 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (5), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Red2802

Citação de: dwid em 18 de Fevereiro de 2016, 17:06
Citação de: Theroux em 23 de Janeiro de 2016, 09:12

13/04/1986
Nesse jogo o Sporting ganhou na Luz, se não estou em erro. Nessa foto os dois senhores do Benfica (Diamantino e Carlos Manuel) ganharam o dobro dos títulos do senhor que está no chão (Damas). O Manniche que está lá atrás em 4 anos de Benfica ganhou o que o nº 6 do Sporting (Oceano) em 11 anos nunca se quer pôde ter sonhado em ganhar, 2 Campeonatos e 3 Taças. O Oceano ganhou uma taça de Portugal nos 11 anos de Sporting. Sintomático das diferenças entre os dois clubes, principalmente pós 25 de Abril. E ainda dizem eles que o Benfica é que era o clube do regime. Se a estupidez matasse... Não estou a contar com aquele troféu de pré-época que é a Supertaça, por muito respeito que tenha ao grandioso Cândido de Oliveira que também ele foi jogador do Glorioso.

Uma das duas derrotas mais duras do meu benfiquismo.

Chorei neste dia. Tinha 14 anos.

Perdemos o campeonato para Porto neste jogo, na penúltima jornada.

Na época seguinte, graças a este título, o Porto seria campeão europeu em Viena.

Diamantino foi o meu ídolo de adolescência.

Era um jogador extraordinário.

Adrian


Red skin


Çula


P311

Deu agora o Vitórias e Património sobre ele. Enorme!

Red2802

Citação de: P311 em 16 de Junho de 2017, 01:16
Deu agora o Vitórias e Património sobre ele. Enorme!

O meu ídolo de adolescente!

P311

Citação de: Red2802 em 16 de Junho de 2017, 01:19
Citação de: P311 em 16 de Junho de 2017, 01:16
Deu agora o Vitórias e Património sobre ele. Enorme!

O meu ídolo de adolescente!

Já sabia a importância dele (pelo meu pai), mas honestamente não tinha a noção que era praicamente ele+10.

Red2802

Citação de: P311 em 16 de Junho de 2017, 01:32
Citação de: Red2802 em 16 de Junho de 2017, 01:19
Citação de: P311 em 16 de Junho de 2017, 01:16
Deu agora o Vitórias e Património sobre ele. Enorme!

O meu ídolo de adolescente!

Já sabia a importância dele (pelo meu pai), mas honestamente não tinha a noção que era praicamente ele+10.

Partiu a perna a três dias da final de Estugarda. Nunca saberemos, mas estou convencido que tínhamos ganho ao PSV com ele em campo.

Estava no melhor momento da carreira, numa forma esplendorosa.

Em 1988, era um dos melhores médios da Europa.


RedVC

Em termos técnicos foi do melhor que vi. Extraordinário mesmo.

Coincidiu no tempo com outros jogadores que tinham para lá de qualidade técnica igualmente personalidades fortes tais como Bento, Humberto Coelho, Pietra, Veloso, Carlos Manuel, Alves, Shéu, Néné, etc. Coincidiu não é bem assim pois o seu pico de forma e de preponderância na equipa veio ligeiramente depois da maior parte dos que atrás nomeie terminarem a carreira.

Para sempre ficam aquela primeiras duas épocas de Eriksson em Portugal em que Diamantino ora médio à esquerda ora avançado a fazer dupla com Néné, andou a esbanjar talento e golos por esse país fora.

Jogava-se um futebol magnífico. Como eu não vi as equipas de Eusébio e Coluna, posso dizer com propriedade para qualquer Benfiquista mais novo que as melhores equipas que vi jogar ao SLB foram essas do princípio da década de 80.

Foi talvez o segundo período dourado do nosso futebol em termos de qualidade. Não tanto de títulos. Aquela final da Taça UEFA devia ter sido nossa. Foi uma infelicidade (e quem sabe talvez algo mais) que nos roubou aquele troféu Europeu.

pcssousa

Citação de: RedVC em 16 de Junho de 2017, 08:31
Em termos técnicos foi do melhor que vi. Extraordinário mesmo.

Coincidiu no tempo com outros jogadores que tinham para lá de qualidade técnica igualmente personalidades fortes tais como Bento, Humberto Coelho, Pietra, Veloso, Carlos Manuel, Alves, Shéu, Néné, etc. Coincidiu não é bem assim pois o seu pico de forma e de preponderância na equipa veio ligeiramente depois da maior parte dos que atrás nomeie terminarem a carreira.

Para sempre ficam aquela primeiras duas épocas de Eriksson em Portugal em que Diamantino ora médio à esquerda ora avançado a fazer dupla com Néné, andou a esbanjar talento e golos por esse país fora.

Jogava-se um futebol magnífico. Como eu não vi as equipas de Eusébio e Coluna, posso dizer com propriedade para qualquer Benfiquista mais novo que as melhores equipas que vi jogar ao SLB foram essas do princípio da década de 80.

Foi talvez o segundo período dourado do nosso futebol em termos de qualidade. Não tanto de títulos. Aquela final da Taça UEFA devia ter sido nossa. Foi uma infelicidade (e quem sabe talvez algo mais) que nos roubou aquele troféu Europeu.

O próprio Diamantino falhou um golo "cantado" em Bruxelas.
Só há poucos anos vi o jogo da primeira mão e numa gravação mazita. As arbitragens foram, de facto, um pouco estranhas, principalmente lá.
Há, pelo menos, um penalty claríssimo por assinalar.
Recordo que por esses anos o Anderlecht tinha uma relação promíscua com os árbitros, tanto que mais tarde foram suspensos um ano por corrupção confessa.

costapequeno



Elvis the Pelvis

Era um fantástico jogador.

De tantos golos fabulosos, destaco o segundo ao Sporting, na final da Taça de 1987. Esse golo demonstra toda a qualidade do Diamantino.

mMateus