Diamantino, o Diamante

Médio, 64 anos,
Portugal
Equipa Principal: 10 épocas (1979-1980, 1982-1990), 312 jogos (18150 minutos), 86 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (5), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

pcssousa


Gonçalo_SLB


Mikaeil

Muitos parabéns, Diamantino!!!!!  :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

:tocha: :slb2:

MadMax 1904


HugoBenfica30

Ao longo da minha carreira tive vários episódios marcantes e o mais negativo foi na época de 87/88, talvez a minha melhor em termos de rendimento, quando a quatro dias da final da Taça dos Campeões Europeus sofri uma lesão grave no joelho, uma rotura de ligamentos cruzados, e fiquei afastado desse jogo em Estugarda, com o PSV. Já tinha participado numa final da Taça UEFA, o Benfica estava arredado de finais da Taça dos Campeões há muito tempo, há 20 anos, era o regresso às grandes finais e, ver-me afastado quatro dias antes, como devem calcular, foi muito triste.
A lesão foi num jogo contra o Vitória de Guimarães. O Toni, que era o nosso treinador, tinha feito uma gestão da equipa principal durante dois jogos, não tínhamos participado nos últimos dois jogos anteriores a esse, e resolveu nesse jogo, que foi num sábado, fazer aquilo que se denominava um treino de conjunto. A equipa que iria jogar a final na quarta-feira faria esse jogo com o Guimarães, aproveitava a competição mas para fazer um resumo daquilo que queria que a equipa fizesse depois com o PSV e colocou a equipa que seria a titular. E calhou-me a mim a fava, logo na minha melhor época em termos desportivos. É irónico.
Felizmente tenho muitas histórias positivas. Tenho uma que é muito pouco conhecida mas que contenta-me muito quando estou a falar com alguém. Nem sei se alguma vez disse isto publicamente. Tive a sorte de pertencer à geração que jogou no primeiro Mundial de juniores, por exemplo. Foi quando o Maradona começou a aparecer, no Japão, em 1979. Também tive a felicidade de pertencer a um plantel que, pela primeira vez, levou Portugal a um Europeu, em França, em 1984. Participei num Europeu de juniores, num Europeu de seniores e num Mundial, fiz o pleno.
Se calhar pouca gente sabe, mas tive a felicidade de fazer parte da grande transição no futebol português, do futebol amador para o futebol profissional, em termos de selecções. Estive em todas e orgulho-me muito disso, com todos os espinhos que houve pelo caminho, o certo é que o futebol português, desde aí, melhorou muito em termos de organização e profissionalismo, o que o levou a dar um enorme salto na Europa. Realmente o que faltava era organização administrativa e foi o que passou a haver. A partir daí, as reais faculdades dos jogadores portugueses começaram a ser demonstradas por essa Europa fora e hoje é o que se vê.

Dez épocas no Benfica fizeram dele uma referência do futebol nacional nos anos 80. Terminou em 1993, no V. Setúbal, e tornou-se treinador. Hoje é comentador da TVI.

Holmesreis

Se não tivesse entrado em choque frontal com LFV devido à sua irascibilidade, acredito que estaria aqui uma ótima solução para a substituição do Hélder.

Deu-me prazer ver a sua análise ao Benfica-Sporting, sabe mais de futebol a dormir que muitos pseudo-comentadores quando estão acordados.

Alexandre1976

Que soberbo jogador foi o nosso Diamante.Tenho profundo respeito por esta Lenda do Benfica pois é dos poucos que para álem de saber de futebol,tem opiniao própria.

Blitzer

DIAMANTINO MIRANDA VAI TREINAR A LIGA DESPORTIVA DE MAPUTO

Aos 59 anos, Diamantino Miranda vai regressar aos bancos. O treinador português vai orientar o Liga Desportiva de Maputo, terceiro classificado da última edição do campeonato moçambicano.

Trata-se de um regresso de Diamantino a Moçambique, ele que orientou o Costa do Sul entre 2012 e 2013. Antes disso conta com passagens pelos bancos do Vitória de Setúbal, Campomaiorense, Desportivo de Beja, Felgueiras, Gil Vicente, Portimonense, Varzim, Olhanense, Fátima e equipa júnior do Benfica.

No palmarés conta uma segunda divisão portuguesa e uma liga intercalar.

https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/770723

220373

este é wue podia ser avençado, dos melhores gajos a defender o Benfica

Uma pena que o clube não o ajude, trocava na hora por aquela espécie de dir comunicação que temos

Deus Jonas

Já fez as pazes com o Vieira?

Alexandre1976

Parabéns SR.Diamantino Miranda.

pguerreiro

Parabéns ao grande Diamantino.


RedVC

#613
Citação de: EdgeHead em 29 de Março de 2020, 21:40
https://www.youtube.com/watch?v=JKWA3zyU_is

EM DIRECTO

Bela entrevista. Com a sua bem conhecida personalidade, Diamantino fala-nos dos tempos em que encantou o Estádio da Luz.

Um dos jogos míticos foi o Benfica 2 Sampdoria 0

Para os que não sabem o jogo completo está disponível no youtube


https://www.youtube.com/watch?v=s233z6VIw-w



Assim como o jogo da 2ª mão


https://www.youtube.com/watch?v=L2MNzulGq6E



Eram só pedras da calçada espalhadas pela Europa.



Alexandre1976

Esse Benfica nunca existiu segundo a doutrina acéfala e mesquinha dos seguidores do agiota do presidente.