Defesa, 1922-02-14 - 1998-08-02)
Portugal
Stats: 10 épocas, 1 jogo (90 minutos), 0 golos
Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (4)

39727 - Tópico: Félix Antunes, o Pantufas  (Lida 10722 vezes)

pcssousa

• Colaborador
  • Até sempre!
  • 05 de Maio de 2010, 18:42
Ainda hoje muitos dizem que foi o melhor central da história do Benfica, isso é verdade! mas que saiu mal daquele episódio infeliz isso também é verdade, porém os Benfiquistas são pessoas tolerantes...

lcferreira

• Iniciado
  • *
  • Lisboa
  • Benfica - Inflamavel, reagente e explosivo
  • Sócio: 6184
  • 05 de Maio de 2010, 19:54
Tive a ler um pouco da história do senhor e era um grande central... um pouco intempestivo, daí essa reacção irreflectida após um jogo pouco conseguido contra o Setúbal, numa altura em q o Futebol era um desporto de cavalheiros!
Independentemente da qualidade, um jogador do Benfica, penso até que capitão despir a camisola e pisá-la de forma repetida é um pouquito para o agressivo... O avô da minha mulher é que se deu com ele até porque o Félix treinou o Lusitano de VRSA, delegação nº1 do nosso Benfica, e já me contou mais ou menos o que o próprio lhe disse que se tinha passado. O nosso presidente esteve muito bem.

Aceito e respeito o teu ponto de vista, mas não podes omitir o porquê da atitude... foi inqualificável para mim, mas a forma como descreves parece ter sido uma situação saída do nada e não é verdade.

Se souberes o que se passou, escreve tudo, se não souberes eu escrevo.
Ao que sei foi acusado de falta de empenho, ou de ter "facilitado" numa derrota em Setúbal penso que por 5-3, isto após o Joaquim Bogalho, à altura presidente do Benfica, o ter multado devido à acusação de mau comportamento no estágio da selecção que culminou com a derrota contra a Austria (penso que por 9-1). Félix negou que tenha efectivamente sido responsável por esse mau comportamento ou sequer tenha facilitado contra o Setúbal, mas é indiscutível que estava com a "cabeça quente". Pelo menos foi o que me foi contado pelo avô da minha mulher que o conheceu bem, pelos motivos acima referidos por mim... Mas se connheceres outros factos acrescenta aí por favor.
Para mim quem despe e pisa o manto sagrado não pode ser visto com os mesmos olhos que outros jogadores por muito que tenha dado ao clube dentro do campo.
Como é do conhecimento geral, o Benfica não mais o deixou jogar com a sua camisola e como os clubes à época era "donos" dos passes dos futebolistas este jamais voltou a jogar.

É mais ou menos isso mas a história não está bem contada.

O meu pai conviveu com o Félix, tal como com o Rogério e o Julinho, o Rogério vendeu o 1º carro ao meu tio e os meus primos têm como nomes Rogério e Júlio por causa dos jogadores do Benfica.

O Félix foi acusado de mau comportamento no estágio da selecção, perdeu-se 9-1, se ele tinha de ser castigado era não sendo convocado na hora.

Mas não, multou-o em 120$ e o Sr Bugalho sem sequer ouvir a versão do Félix e demais jogadores do Benfica que fizeram parte da convocatória multou-o em 1000$, ele revoltou-se, perdeu a cabeça e durante umas semanas as coisa (dentro de campo) não lhe andavam a sair bem, como dizes no jogo com o Setúbal é que estalou o verniz porque já o acusavam de andar na molenga e naquele dia acusaram-no de facilitar, se ele já não andava bem sentiu-se ainda pior e teve uma atitude em tudo condenável.

Não estou a por em causa a atitude do Presidente do Benfica, mas se calhar se o acusassem sem razão também iria ter uma atitude muito irreflectida.

O meu pai tem uma mágoa muito grande, porque diz que a atitude dos responsáveis da FPF não aconteceu por acaso... só quem lá esteve é que pode dizer.

lcferreira

• Iniciado
  • *
  • Lisboa
  • Benfica - Inflamavel, reagente e explosivo
  • Sócio: 6184
  • 05 de Maio de 2010, 19:54
Qual é a diferença para o Vítor Baptista ??

Eu sei qual é. Nenhum de vocês viu o Félix jogar. Se o tivessem visto jogar, nem sequer punham em causa que o Félix é um dos melhores jogadores de sempre do clube e é imortal(íssimo). 

Pena, é essa a diferença.

Shoky

• Colaborador
  • 03 de Novembro de 2010, 23:34
Dados actualizados do grande Félix.

pcssousa

• Colaborador
  • Até sempre!
  • 04 de Fevereiro de 2011, 11:45
Vejo que já está nos imortais... muito bem, apesar da tal atitude condenável, mas afinal de contas os Benfiquistas são pessoas ponderadas, muito bem!

Saïd Old Roof

• Sénior
  • O Rodolfo Dias do SerBenfiquista.
  • Abutre #1.253
  • Sócio: concentradíssimo!
  • 18 de Setembro de 2011, 15:01
No Portugal - Espanha de 9 de Abril de 1950.

Fonte: "Equipamentos com História" - Volume II, colecção editada pelo jornal "A Bola".

Pedro Marques

• Eusébio
  • A razão da experiência é menos importante que a própria experiência.
  • 25 de Agosto de 2012, 17:16

RedVC

• Eusébio
  • Todos por um!
  • 30 de Agosto de 2012, 00:42
Não vi Félix jogar mas as descrições são unanimes em referir um jogador de grande craveira.

Fico feliz por perceber que a tolerância dos Benfiquistas deste fórum permitiu este pequeno reconhecimento.

O tempo dilui o que é acessório. Mais do que tudo ficam os 8 anos de dedicação ao clube e talento acima de um par de semanas em que tudo lhe correu mal e em que talvez não tenha tido a compreensão necessária e ajuda para lidar com a pressão.

Vitor84

• Eusébio
  • 23 de Agosto de 2013, 01:29
Cardozo multado. Por menos, Félix é despedido

Antigamente é que era: em 1953, um símbolo do Benfica sai do clube na semana em que se rebela no balneário
Mito urbano ou...? Programa da Amiga Olga, pergunta final para ganhar o prémio gordo.

"Qual o primeiro nome de Hitler?"

(Calma, muita calma, inspira, respira, inspira, respira.)

"Heil."

Dá para acreditar?

Mito urbano ou...? Final da Taça de Portugal, o Benfica acaba de perder no Jamor para o Vitória de Guimarães. No meio-campo, Oscar Cardozo sacode Jorge Jesus e estica o dedo indicador na direcção de André Almeida, o lateral-esquerdo desse jogo no lugar do paraguaio Melgarejo. Passam-se os meses de Junho e Julho e nada de nada. Cardozo não é multado nem chamado à razão.

Dá para acreditar?

Agosto, 87 dias depois da final da Taça de Portugal. O Benfica já está com a cabeça feita em água com a derrota nos Barreiros (Marítimo, 2-1) para o arranque do campeonato nacional e só agora decide arrumar a casa com a multa de 65 mil euros a Cardozo. Um empurrão vale isso. Dá para acreditar?

Lembra-se de Félix Antunes? Com um físico imponente e uma técnica de assinaláveis recursos, torna tudo mais fácil do que parece. Tem o dom dos predestinados e é o primeiro defesa- -central com categoria e classe como até então não era dado a ver-se. Estamos no pós-guerra (1945/46) e Félix Antunes impõe--se naturalmente no Benfica, após passar a infância e a adolescência a jogar nos Unidos Futebol Clube, sucursal da CUF, onde trabalha como operário.

Durante oito temporadas, Félix é uma referência na equipa do Benfica. Campeão nacional em 1949/50 e vencedor de quatro Taças de Portugal, é também um dos que levantam a Taça Latina no Jamor em 1950. A este vasto currículo, Félix junta 15 internacionalizações, a última das quais de má memória. Adenda à história: é o tempo dos cavalheiros, mesmo que o futebol seja visto como um desporto praticado por feios, porcos e maus.

No dia 27 de Setembro de 1953, a selecção portuguesa apanha 9-1 com a Áustria, em Viena, na qualificação para o Mundial-54. É a terceira derrota mais pesada de sempre de Portugal, após o 9-0 da Espanha (1934) e o 10-0 da Inglaterra (1947) - como prémio de consolação, a temível Áustria de Ocwirk e Probst acaba em terceiro lugar nesse Mundial.

Essa goleada traz águ(i)a no bico. Félix é titular, juntamente com os benfiquistas Rogério Pipi e José Águas, e é repreendido pela federação portuguesa por "comportamento inadequado". Acto contínuo, o Benfica multa-o com um conto de réis, uma fortuna para a época.

Menos de um mês depois, o mesmo Félix, então com 30 anos de idade (como Cardozo agora), volta a dar que falar pelos piores motivos. Na 3.a jornada, o Benfica perde em Setúbal, no Campo dos Arcos. Ao intervalo, 3-1. No final dos 90', 5-3.

No balneário, Félix excede-se: despe a camisola, atira-a ao chão, pisa-a e lança as botas ao ar em sinal de desagrado com o que quer que seja. Joaquim Ferreira Bogalho, presidente do Benfica, assiste a tudo isto, como o treinador Ribeiro dos Reis. Juntos, chegam a uma solução prática. Na semana seguinte, Félix já não está no Benfica, é despedido por desrespeito pelo clube e pelos companheiros de equipa. Dá para acreditar? Claro que sim, isto (ainda) não é nenhum concurso nem um espectáculo de variedades.

http://www.ionline.pt/artigos/desporto/cardozo-multado-menos-felix-despedido

cwally

• Eusébio
  • O Benfica aos benfiquistas.
  • 23 de Agosto de 2013, 12:39
A meu ver, o que fez Félix foi 50 vezes pior.

pcssousa

• Colaborador
  • Até sempre!
  • 23 de Agosto de 2013, 15:58
O que Félix fez foi, não 50, mas talvez mil vezes pior.
Resta acrescentar outra coisa, a partir do momento que o Benfica castigou Felix, este nunca mais jogou futebol federado. Isto porque na época os clubes eram donos e senhores dos passes dos jogadores. O Benfica castigou-o, nunca libertou o seu passe para que jogasse por outra equipa e acabou-se para o futebol.

RedVC

• Eusébio
  • Todos por um!
  • 03 de Novembro de 2013, 09:06
Surpreendente o testemunho do Senhor Rogério no Vitórias e Património "Arquivos secretos do Benfica".
Segundo o mesmo Félix nada fez que justificasse a atitude da direção do clube.
Inacreditavelmente percebi que era prática comum usarem as camisolas como toalhas no chão quando tomavam banho... Uma prática comum e nada maldosa que associada à fúria de Félix acabou por redundar neste triste episódio. Talvez seja apenas uma interpretação de um colega que confessou gostar muito de Félix mas o que é facto é que agora de nada serve.
Félix pagou um preço duro e quiçá injusto. O que é certo é que de facto a disciplina é algo de indispensável na condução de um grupo de homens.
Ainda assim fico muito feliz por ver Félix nesta secção de imortais.

RedVC

• Eusébio
  • Todos por um!
  • 24 de Setembro de 2015, 16:14
Conforme de pode ler, Rogério Pipi confirmou a prática comum de se usarem as camisolas como toalhas para os pés.

Qual é a verdadeira história de Félix? Ele pisou mesmo a camisola? Alguma vez mostrou arrependimento?

Todos faziam isso. Não havia tapetes nem grades de madeira no balneário e para não pisarmos o chão frio e húmido, podendo adoecer colocávamos as camisolas suadas no chão à entrada dos duches.
Nesse jogo, em Setúbal, ao intervalo, um dos jogadores pediu mais empenho a todos. Félix retorquiu: Corre tu que eu sou mais esforçado pelo Clube do que tu! Félix era muito orgulhoso. Nunca o vi arrependido.

ver mais em http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/09/rogerio-responde-e-bem.html

Alberto Miguéns irá publicar nova informação. Há ainda algo para perceber na história final de Félix no Benfica. Será talvez um caso em que diferentes opiniões existam a propósito dos mesmos factos.

groingsid

• Velha Glória
  • 24 de Setembro de 2015, 16:27
Conforme de pode ler, Rogério Pipi confirmou a prática comum de se usarem as camisolas como toalhas para os pés.

Qual é a verdadeira história de Félix? Ele pisou mesmo a camisola? Alguma vez mostrou arrependimento?

Todos faziam isso. Não havia tapetes nem grades de madeira no balneário e para não pisarmos o chão frio e húmido, podendo adoecer colocávamos as camisolas suadas no chão à entrada dos duches.
Nesse jogo, em Setúbal, ao intervalo, um dos jogadores pediu mais empenho a todos. Félix retorquiu: Corre tu que eu sou mais esforçado pelo Clube do que tu! Félix era muito orgulhoso. Nunca o vi arrependido.

ver mais em http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/09/rogerio-responde-e-bem.html

Alberto Miguéns irá publicar nova informação. Há ainda algo para perceber na história final de Félix no Benfica. Será talvez um caso em que diferentes opiniões existam a propósito dos mesmos factos.

A ser essa a prática normal no balneário não faria sentido um ser punido e os outros não, nas mesmíssimas condições. Parece-me portanto ter havido um "lapso momentâneo de razão" por parte do Félix.

E também não me choca que haja uma protecção à memória de um antigo companheiro/amigo/ídolo por parte do Rogério, tendo havido esse excesso. Ou mesmo solidariedade e comunhão de um sentimento de injustiça, até porque aparentemente todos os Benfiquistas no tal jogo da selecção foram multados, inclusive o próprio Rogério.

Para mim parece-me que deve ter sido algo mais, e aguardo ansiosamente o post do Em Defesa do Benfica.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2015, 16:55 por groingsid »

Universo Benfica

• Colaborador
  • 25 de Setembro de 2015, 00:09