Fernando Martins (Presidente)



Por administrador a Sábado, 4 Novembro 2023

JNF

Nome Completo: FERNANDO MARTINS
Nacionalidade: Português
Data de Nascimento: 25-01-1917
Data de Falecimento: 28-07-2013
Cargo: Presidente
Eleito: 1º Mandato - 29-05-1981 / 26-03-1983
           2º Mandato - 26-03-1983 / 29-03-1985
           3º Mandato - 29-03-1985 / 03-04-1987

JNF

Nascido a 25 de Janeiro de 1917, em Paúl, Alenquer, foi proposto pelo sócio Alberto Cardoso, sendo actualmente um dos sócios mais antigos do clube. A sua Direcção procedeu ao fecho do terceiro anel e ao acabamento do pavilhão polidesportivo Dr. Borges Coutinho. Durante as suas gerências também a iluminação do estádio de futebol foi bastante melhorada, passando a ser considerada como uma das melhores do mundo. Coube-lhe desencadear variadas deligências junto da Câmara Municipal de Lisboa, com vista a equipar o clube com melhores estruturas e maiores espaços.

Ás suas gerências se fica a dever o relançamento da Cidade Desportiva do clube. Em 1965 ocupava as funções de suplente no Conselho Fiscal e em 1967-1968 aparece a presidir à Comissão de Obras do Novo Parque de Jogos, função que desempenhou com grande zelo. Foi eleito presidente da Direcção, sucessivamente, desde 29 de Maio de 1981 até ao biénio de 1985-1986. Antes de terminar este último mandato, a Assembleia Geral de 16 de Março de 1984 elegeu-o como "Águia de Ouro". É considerado um dos grandes presidentes, pela obra e resultados desportivos deixados, tal como o equilíbrio financeiro na gestão do clube.

in slbenfica.pt

JNF


Bailey

Na minha opnião devia estar em Imortal

Joaquim Ferreira Bogalho

Este Presidente é imortal..estamos perante alguém que serviu sempre, de forma verdadeira e honesta, o Clube do seu coração...e a maior parte das vezes serviu muito bem..grande parte das infra-estruturas que conheci enquanto criança foram obra dele...

AG

Citação de: JNF em 21 de Fevereiro de 2011, 02:03
Foram só dois mandatos?
Três. Até 1989, os mandatos eram de 2 anos apenas.

JPSilva

O eterno "homem do 3º anel"!

JNF

Coloquei-o inicialmente em Saudade porque foi o "pai" do défice do Benfica. Foi um grande presidente, mas com a conclusão do 3º anel criou o monstro financeiro.

trainmaniac

Talvez o mais controverso dos presidentes imortais da nossa história?

nightcrowler

para o meu pai, este foi "o" presidente.
aliás, foi na altura deste que o meu pai se tornou sócio.


Queimaxo

Nos tempos em que o Benfica ainda conseguia manter-se em todas as frentes...

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: trainmaniac em 21 de Fevereiro de 2011, 14:05
Talvez o mais controverso dos presidentes imortais da nossa história?

Sim, mas não tenho dúvidas da sua qualidade de imortal..mas sempre com um grande benfiquismo e nunca mal-intencionado..o polémico fecho do terceiro anel e uma mal gestão da equipa de futebol no fim do geração do Nené, Humberto Coelho, Bastos Lopes, Bento, Pietra...são os temas mais controversos.

piratas15

sim senhor bom PRESIDENTE,e merece-me todo o respeito ,deixou obra no Benfica ,mas nao esquecer que foi com FERNANDO MARTINS que pinto da costa passou a dominar o futebol portugues...ainda hoje o pintinho é grato ao SR. fernando Martins!p.s. tenho muito respeito pela sua proveta idade ,nao sei mas muito perto dos 100!

Chefe

O grande amigo de PdC. O homem que permitiu que este ganhasse o poder que hoje tem. Ainda hoje PdC o gosta de mostrar como troféu de caça nas suas vindas a Lisboa.

_Benfiquista_

Citação de: Chefe em 10 de Março de 2011, 15:43
O grande amigo de PdC. O homem que permitiu que este ganhasse o poder que hoje tem. Ainda hoje PdC o gosta de mostrar como troféu de caça nas suas vindas a Lisboa.
Concordo contigo.Foi um Grande Presidente,mas esta relação estreita com o corrupto-mor doi...