Guilherme Espírito Santo

Avançado, (1919-10-30 - 2012-11-25),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1936-1941, 1944-1949), 212 jogos (19080 minutos), 153 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (3), Campeonato de Lisboa (1)

jvpjonas

Citação de: Mikaeil em 30 de Outubro de 2018, 12:17
@ProfetaBenfica
Da estreia aos 16 anos, do recorde de golos num jogo (9), do recorde nacional em salto em altura, do caso de racismo que nos orgulha a todos, do prémio para o melhor espírito desportivo. Há 99 anos, nascia um dos maiores do Benfica: Guilherme Espírito Santo.


Qual caso de racismo? Eu só sei que foi o primeiro capitão negro da historia

Mikaeil

Citação de: jvpjonas em 30 de Outubro de 2018, 12:26
Citação de: Mikaeil em 30 de Outubro de 2018, 12:17
@ProfetaBenfica
Da estreia aos 16 anos, do recorde de golos num jogo (9), do recorde nacional em salto em altura, do caso de racismo que nos orgulha a todos, do prémio para o melhor espírito desportivo. Há 99 anos, nascia um dos maiores do Benfica: Guilherme Espírito Santo.


Qual caso de racismo? Eu só sei que foi o primeiro capitão negro da historia

Atleta eclético, jogador à Benfica, Guilherme Espírito Santo unia, não dividia. "Naquele tempo, existiam alguns preconceitos por causa dos jogadores de cor. Um dia, em 1947, num hotel da Madeira, queriam colocar-me num anexo por ser negro. Os jogadores do Benfica disseram que para onde eu fosse eles também iam. E acabamos todos no anexo". Nesse momento, num outro jogo, perdeu o repugnante racismo, venceu o multirracial Benfica. Assim foi sempre doravante.

https://serbenfiquista.com/node/58374

jvpjonas

Citação de: Mikaeil em 30 de Outubro de 2018, 16:13
Citação de: jvpjonas em 30 de Outubro de 2018, 12:26
Citação de: Mikaeil em 30 de Outubro de 2018, 12:17
@ProfetaBenfica
Da estreia aos 16 anos, do recorde de golos num jogo (9), do recorde nacional em salto em altura, do caso de racismo que nos orgulha a todos, do prémio para o melhor espírito desportivo. Há 99 anos, nascia um dos maiores do Benfica: Guilherme Espírito Santo.


Qual caso de racismo? Eu só sei que foi o primeiro capitão negro da historia

Atleta eclético, jogador à Benfica, Guilherme Espírito Santo unia, não dividia. "Naquele tempo, existiam alguns preconceitos por causa dos jogadores de cor. Um dia, em 1947, num hotel da Madeira, queriam colocar-me num anexo por ser negro. Os jogadores do Benfica disseram que para onde eu fosse eles também iam. E acabamos todos no anexo". Nesse momento, num outro jogo, perdeu o repugnante racismo, venceu o multirracial Benfica. Assim foi sempre doravante.

https://serbenfiquista.com/node/58374
Isto é o BENFICA
Orgulho de ser do glorioso

Holmesreis

Ontem estive presente no jantar comemorativo do nonagésimo aniversário de um "jovem" empresário da restauração luso-americano que escolheu regressar ao Norte para passar os últimos anos da sua vida. Depois dos digestivos, o filho mais novo, tão benfiquista como o pai, resolveu presenteá-lo com uma prenda que o deixou em lágrimas. Conseguiu restaurar um velho filme caseiro que o pai tinha filmado com uma câmara que tinha comprado em Nova Iorque a um assistente de realização do John Ford (foi delicioso ouvi-lo contar a história). Conseguiu fazê-la entrar de socapa no Campo Grande e filmar perto de 10 minutos de um Benfica-FCP para o campeonato, onde se inclui aquele que eu julgo ter sido o último golo do Espírito Santo com a nossa camisola.

E confesso que não deixei de sentir-me comovido ao ouvir o sr. Rodrigues relatar de memória aquele golo que resultou de uma perda de bola de um central portista, do Espírito Santo roubar-lhe a bola, sentar o Gr Barrigana com uma finta de corpo e mandar um chuto potente para a baliza deserta.

E eu ali, privilegiado por assistir a uma peça de História com 70 anos, símbolo inequívoco da nossa Mística que está quase moribunda atualmente.

O Benfica somos nós, gente.

PS- O filho prometeu ceder a filmagem ao Museu Benfica após a morte do pai, de forma totalmente gratuita se e apenas se, a estrutura diretiva se alterasse até lá. O Tony acha que não deve contribuir para ceder pérolas a porcos.

Alexandre1976

Grande figura do Glorioso nas decadas de 30 e 40.

Imortal10

Citação de: Mikaeil em 30 de Outubro de 2018, 16:13
Citação de: jvpjonas em 30 de Outubro de 2018, 12:26
Citação de: Mikaeil em 30 de Outubro de 2018, 12:17
@ProfetaBenfica
Da estreia aos 16 anos, do recorde de golos num jogo (9), do recorde nacional em salto em altura, do caso de racismo que nos orgulha a todos, do prémio para o melhor espírito desportivo. Há 99 anos, nascia um dos maiores do Benfica: Guilherme Espírito Santo.


Qual caso de racismo? Eu só sei que foi o primeiro capitão negro da historia

Atleta eclético, jogador à Benfica, Guilherme Espírito Santo unia, não dividia. "Naquele tempo, existiam alguns preconceitos por causa dos jogadores de cor. Um dia, em 1947, num hotel da Madeira, queriam colocar-me num anexo por ser negro. Os jogadores do Benfica disseram que para onde eu fosse eles também iam. E acabamos todos no anexo". Nesse momento, num outro jogo, perdeu o repugnante racismo, venceu o multirracial Benfica. Assim foi sempre doravante.

https://serbenfiquista.com/node/58374

Isto é o Benfica. Devia ser a mensagem com mais likes neste fórum

Rodolfo Dias


RedVC

#187
Ano terrível para o Benfiquismo. Mais uma perda para o nosso Clube



https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/10/24/clube-benfica-condolencias-falecimento-de-renato-espirito-santo






Renato Espírito Santo era irmão de Guilherme Espírito Santo, foi nosso atleta também no futebol, tendo evoluído mais nas categorias inferiores. Fez no entanto 1 jogo na primeira categoria na época de 1940/41.



Faleceu com 102 anos.

Que descanse em Paz.

Obrigado, Renato Espírito Santo.




BlankFile


RedVC


Alexandre1976

Porra que ano terrivel. Red VC ,o Senhor Guilherme Espirito Santo ainda é vivo?

Alexandre1976


RedVC

Citação de: Alexandre1976 em 24 de Outubro de 2020, 21:47
Porra que ano terrivel. Red VC ,o Senhor Guilherme Espirito Santo ainda é vivo?

Não. Infelizmente faleceu em 25 de Novembro de 2012. Um dos maiores jogadores da nossa História.

Seguramente que o poderão igualar em desportivismo mas nunca suplantar. Um campeão, um cavalheiro com comportamento irrepreensível. Presumo que o seu irmão Renato teria o mesmos valores e educação.

Alberto Miguéns dá-nos alguns elementos para melhor percebermos quem foi Renato Espírito Santo. Aqui:

http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2020/10/renato-no-quarto-anel.html



Alexandre1976

É verdade.Um ser humano e um atleta de excepção.Já não me lembrava que tinha falecido.Um dos Ases que nos honrou e muito no passado.

Alexandre1976

Foi um atleta excepcional tanto no futebol como no atletismo.Das ex colónias destacaram-se nos anos seguintes no nosso atletismo e pós Guilherme Espirito Santo,valores como Rui Mingas,Barceló de Carvalho e Cumura Imboá.Julgo que no inicio dos anos 40 o Sr.Guilherme Espirito Santo esteve impedido de praticar desporto devido a problemas de saude complicados.Li tambem que uma vez numa digressão do Benfica á Madeira o dono da pensão onde a nossa equipa ia ficar não quis albergar os nossos futebolistas por causa do Sr.Espirito Santo ser negro.Obrigado pelas informações Red VC.