João Persónio

João Persónio

Nome completo
João Persónio
Posição
guarda-redes
Data de nascimento
18 Outubro 1879
País
Portugal
Periodo na equipa principal

1907-1909


Equipa Principal Jogos Minutos Cartões (A./V.) Golos
  1907/1908 8 720 0 / 0 0  
Campeonato de Lisboa 8 720 0 / 0 0
Amigáveis 1 0
  1908/1909 7 630 0 / 0 0  
Campeonato de Lisboa 7 630 0 / 0 0
Amigáveis 0 0
Total Jogos Amigáveis 1 0
Total Jogos Oficiais 15 1350 0 / 0 0
Na equipa principal

Primeiro jogo

Último jogo


Por administrador a Segunda, 6 Novembro 2023

Shoky



Nome Completo: JOÃO PERSÓNIO
Posição: Guarda-Redes
Nacionalidade: Português
Data de Nascimento: 30-12-1989
Data de Falecimento: ??-??-????
Número da Camisola: 1
Pé Preferido: Direito



Épocas ao serviço do Benfica: 2
Total de Jogos pelo Benfica: 16
Total de Golos Sofridos pelo Benfica: 22
Títulos pelo Benfica: 0

1907/1908
Jogos: 8
Golos Sofridos: 16

1908/1909
Jogos: 8
Golos Sofridos: 6

RedVC

#1
Ótima iniciativa em abrir tópico para jogadores das primeiras equipas do nosso clube. É uma forma de lembrar e divulgar os seus nomes.
João Persónio, foi segundo sei o segundo guarda-redes da nossa equipa principal. No início a função de guarda redes não era assim tao específica quanto isso ou seja era frequente alguns jogadores fazerm vários lugares inclusivamente o de guarda redes. João Persónio pelo que li num documento da Casa Pia foi atambém vançado numa das equipas daquela instituição. Já por exemplo Silvestre da Silva foi guarda redes na Casa Pia e avançado no Sport Lisboa. Emílio de Carvalho foi defesa no Sport Lisboa e foi guarda redes no SCP. Outros tempos.

João Persónio seria depois substituído penso que após algumas críticas quanto às suas exibições. Tenho ideia de ter visto a menção de que era também considerado demasiado baixo para o lugar específico que ocupava. No entanto ao contrário de Paiva Simões nunca foi para o SCP.

Shoky

Vou abrindo tópicos consoante as fichas de jogos vão sendo feitas.
No caso do Persónio, as duas épocas em que actuou oficialmente pelo Benfica já estão concluidas e revistas:

http://serbenfiquista.com/team/19071908-seniores-futebol/sl-benfica
http://serbenfiquista.com/team/19081909-seniores-futebol/sl-benfica

Shoky

Citação de: RedVC em 12 de Outubro de 2013, 17:05
Ótima iniciativa em abrir tópico para jogadores das primeiras equipas do nosso clube. É uma forma de lembrar e divulgar os seus nomes.
João Persónio, foi segundo sei o segundo guarda-redes da nossa equipa principal. No início a função de guarda redes não era assim tao específica quanto isso ou seja era frequente alguns jogadores fazerm vários lugares inclusivamente o de guarda redes. João Persónio pelo que li num documento da Casa Pia foi atambém vançado numa das equipas daquela instituição. Já por exemplo Silvestre da Silva foi guarda redes na Casa Pia e avançado no Sport Lisboa. Emílio de Carvalho foi defesa no Sport Lisboa e foi guarda redes no SCP. Outros tempos.

João Persónio seria depois substituido penso que após algumas críticas quanto às suas exibições. Tenho ideia de ter visto a menção de que era também considerado algo baixo para esse lugar específico. No entanto ao contrário de Paiva Simões nunca foi para o SCP.

O seu substituto no Benfica foi o Alfredo Machado que já tinha jogado como jogador de campo. ;D

RedVC

É uma pena não have videos desse tempo. Acho que a ingenuidade, a falta de preparação física e a inaptidão para o jogo de alguns desses jogadores seria verdadeiramente hilariante para nós.
Mas para mim cada novo detalhes detes tempos pioneiros é precioso. Seria interessante que uma editora resolvesse re-editar a história do Sport Lisboa e Benfica editada na década de 50.

pcssousa

Citação de: RedVC em 12 de Outubro de 2013, 18:26
É uma pena não have videos desse tempo. Acho que a ingenuidade, a falta de preparação física e a inaptidão para o jogo de alguns desses jogadores seria verdadeiramente hilariante para nós.
Mas para mim cada novo detalhes detes tempos pioneiros é precioso. Seria interessante que uma editora resolvesse re-editar a história do Sport Lisboa e Benfica editada na década de 50.
Já vi um video da década de 10 do futebol português, 1913, creio, bem interessante. Mas não era do Benfica.

É questão de fazer uma busca nos arquivos online da cinemateca portuguesa.
pena é que as etiquetas da busca não funcionem bem, que de certeza encontrariamos coisas engraçadas.

RedVC

Citação de: pcssousa em 12 de Outubro de 2013, 18:30
Citação de: RedVC em 12 de Outubro de 2013, 18:26
É uma pena não have videos desse tempo. Acho que a ingenuidade, a falta de preparação física e a inaptidão para o jogo de alguns desses jogadores seria verdadeiramente hilariante para nós.
Mas para mim cada novo detalhes detes tempos pioneiros é precioso. Seria interessante que uma editora resolvesse re-editar a história do Sport Lisboa e Benfica editada na década de 50.
Já vi um video da década de 10 do futebol português, 1913, creio, bem interessante. Mas não era do Benfica.

É questão de fazer uma busca nos arquivos online da cinemateca portuguesa.
pena é que as etiquetas da busca não funcionem bem, que de certeza encontrariamos coisas engraçadas.

Não fazia a menor ideia da existência desse filme. Será pois de outros clubes.
Presumo que não deverá have nenhuma imagem animada de Cosme Damião. Essa seria uma fantástica descoberta caso existisse. Quem sabe...

pcssousa

Tenho um da Associação Naval 1º de Maio de 1913, começa por mostrar o Orfeon do Clube, depois dos desportos náuticos e por fim encerra com o futebol que na altura dava os 1ºs passos no clube. É bem interessante e mostra antepassados meus.
Tenho isso gravado mas penso que conseguirei encontrar link online e até poderei postar só pela curiosidade da coisa.

RedVC

Bem, espetacular...
Quem me dera ter esse tipo de material para antepassados meus dessa época.
Só tenho umas fotografias algumas salvas quase in extremis de irem para uma fogueira.
Penso que o pessoal vai gostar de ver essas imagens. Eu vou.

RedVC



Completam-se hoje 142 anos do nascimento de João Carvalho Persónio. Um dos nosso primeiros guarda-redes.

Deu uma contribuição inestimável ao nosso Clube quer durante os tempos que levaram à fundação, quer mais tarde nos tempos que levaram à junção do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica. Poderia ter sido um dos Fundadores.

Alberto Miguéns publicou um belo texto evocativo:

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2020/10/joao-personio-141.html


Obrigado, João Carvalho Persónio