John Mortimore

Treinador, (1934-10-17 - 2021-01-26),
Reino Unido
Equipa Principal: 5 épocas (1976-1979, 1985-1987), 208 jogos (146 vitórias, 40 empates, 22 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (2), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

Alexandre1976

Chegou ao Benfica no inicio da época de 76-77 numa altura de mudança no clube e na correlação de forças do futebol português com o aparecimento da dupla canalha Pedroto-Bufas.Mal chegou viu sair Jordão para Espanha e teve que lidar com os enésimos problemas de Vitor Baptista.Depois de uma pré temporada complicada com idas a Espanha,Brasil,Camarões e Angola a equipa estreia-se com uma derrota por 3-0 no Alvalixo.Semanas depois dá sangue novo á equipa com aposta efectiva em Alberto,José Luis e sobretudo Chalana.Bastos Lopes e Eurico tambem passam a ser importantes e Bento torna-se definitivamente o numero 1.Ganha esse campeonato com 9 pontos de avanço com um score de 22 vitorias e 3 empates após a derrota em Setubal.Para a época de 77-78 a politica unha de fome de Romão Martins no Dep.de futebol leva a que Artur,Alhinho,Nelinho e Moinhos abandonem o clube.E assiste tambem ao vetar por parte dos dirigentes do regresso de Jordão.V.Baptista torna-se num caso perdido e V.Martins acaba a carreira devido a uma trombose depois de ser operado a um joelho.Luta pelo Campeonato até á ultima jornada não perdendo qualquer jogo e sendo fortemente roubado a 3 jornadas do fim no curral das Antas.É tambem a época do regresso de Humberto Coelho.Em 78-79 já com Alves,Alhinho e Reinaldo como aquisições perde o titulo por 1 ponto depois de mais uma roubalheira na Luz contra os andrades.Regressa em 85-86 para o lugar do mal educado Csernai.Com um plantel de recurso em 2 anos vence um Campeonato,2 Taças e uma Supertaça.O destino na minha opinião ficou traçado depois da debacle no Alvalixo.As suas equipas jogavam um futebol pragmático e resultadista.Apanhou o Benfica em 2 periodos conturbados e soube sempre montar equipas competitivas e com forte disponibilidade fisica.Até sempre SR.JOHN HENRY MORTIMORE. Desculpem o testamento.

Alexandre1976

Jogou no Chelsea e foi treinador do Southampton,Etnikos de Pireu,Benfica,Belenenses e Betis de Sevilha.


diabo maiato

#258
Adeus John Mortimore, muita saudade foste o 1º treinador do Benfica que eu vi ao vivo!!  Esta foto mostra  um Benfica que já não existe!! Infelizmente com Damásio, Azevedo e Bieira esse Benfica acabou.....


bzouk


diabo maiato


Espártaco


Alexandre1976

Diabo Maiato,nessa foto reconheço Pietra,Pereirinha,Toni,Sheu,Alhinho,Spencer,Alberto e Mortimore.Só o jogador que está á frente do Sr.Toni é que não estou a reconhecer.

Baron_Davis


BossMil

O "meu" primeiro treinador!

RIP

BossMil

Talvez não seja o melhor momento para o comentário que vou fazer em seguida, e peço desculpa por isso mas...


...é também um sinal dos tempos institucionais que vivemos, quando olhamos para a diferença do fomos e do que somos, enquanto representação no banco de suplentes: Mortimore era um senhor, um gentleman. O que temos agora é a sua antítese, apenas possível porque o actual presidente não tem qualquer noção dos valores do Benfica, da Mística que era uma herança cultural do clube.

Festivus


pcssousa

Citação de: Baron_Davis em 27 de Janeiro de 2021, 18:33



Daí já só resta o Toni.

Mortimore, com um pouco mais de sorte teria conquistado 4 campeonatos, cumprindo ainda a "façanha" de perder um campeonato invicto.


Que descanse em paz!

Mestre30

Paz à sua alma.

Obrigado por tudo!!

Festivus

Na história do Benfica houve muitos bons treinadores. Pensamos logo no Otto Glória, no Bella Guttmann, no Jimmy Hagan e no Sven-Goran Ericsson devido ao que onquistaram e aos legados que deixaram no clube. Mas também houve outros como John Mortimore que também tinham qualidade e venceram títulos. Não os podemos esquecer.

Como devem saber, não tenho idade para me lembrar do John Mortimore o Benfica. Nem era nascido quando nos treinou. Apenas sei o li sobre ele. Parece-me ter sido ume gentleman que conseguiu ser campeã no Benfica mesmo contra adversários mais fortes. Isso e não ter ganho aquele campeonato apesar de a equipa não ter tido uma única derrota. Nem imagino a frustração que foi na altura tanto para a equipa como para os adeptos. Ainda por cima nesses tempos o FCP não era nada do que era hoje ainda. Vinha de uma seca de quase 20 anos sem ganhar o campeonato.

Talvez não seja momento para este tipo de conversas, mas os treinadores lendários do Benfica todos aparentavam ter classe. Jorge Jesus, apesar de ter vencido 3 campeonatos mais outros troféus e nos ter levado a duas finais consecutivas da Liga Europa, nunca será tão bem acarinhado, nem mesmo quando nos lembrarmos dele daqui a umas 3 décadas.