Manuel Bento

Guarda-redes, (1948-06-25 - Falecido),
Portugal
Equipa Principal: 19 épocas (1972-1990, 1991-1991), 478 jogos (41174 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (8), Taça de Portugal (5), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (6)

diabo maiato

Grande grande Guarda-Redes!!!!! :pray: :pray: . Que me desculpem os fãs de Damas, Preud'homme, José Henrique, Bítor Baía, mas o Bento foi, é e será para sempre para mim o mais extraordinário g.r. que actuou em Portugal!!!!!!!!!Era era baixo para o lugar:1,74m, mas compensava com a raça, o destemido, o corajoso e o felino que era entre os postes!!!!!!!Relembro extraordinárias defesas contra Porto, Sporting em que os adeptos desses clubezecos de pacotilha comentavam uns com os outros "este velho defende tudo!!!!! fod....-s.."!!!!Só dois senãos na carreira dele:
- Em Alvalade penso que em 1982.... com o jogo 1-1 empurra o Manuel Fernandes ostensivamente e com as bola nas mãos (depois atirou-a para fora!!!), penalty, expulsão (entrou o Jorge Martins g.r.célebre anos e anos do Belenenses). Perdemos 3-1 e esfumou-se hipótese de titulo!!!Mas tem que se dizer que o Manuel Fernandes foi um bom cabrãozito porque no lance que precede a agressão, quando o Bento se lança para o chão para agarrar a bola, o Manuel Fernandes deixou ficar o pé deliberadamente roçando-lhe ao de leve na cabeça e aí o Bento "perdeu" a cabeça......... :ashamed:
- Nas Antas em 1983 o Benfica joga cartada importante para o título (fui ver o jogo de cachecol rubro/branco...outros tempos...), Bento a meio da 1ª parte-ou 2ª????- faz uma defesa fácil e depois passa uma rasteira a Mickey Walsh (avançado de qualidade do Porto), penalty inevitável e Bento vira-se para o árbitro e diz "Não é penalty mas não faz mal eu defendo-o!!" E defendeu mesmo!!!!Empatamos 0-0!!Fomos campeões (Eriksson 1º ano) Que saudades!!Grande Bento!!!Muitas alegrias nos deste e muita tristeza e azia deste aos nossos adversários!!! :slb2: :slb2: :slb2: :flagglorioso: :flagglorioso: :flagglorioso:
R.I.P.!!!!!!!!!!! :cry2: :cry2:

diabo maiato

desculpem escrevi Vítor  (Baía)com B ...mas também é para o lado que durmo melhor.......mais um que nasceu com o cú virado para a lua!!!!!!

Bola7

Citação de: diabo maiato em 13 de Outubro de 2009, 21:36
Grande grande Guarda-Redes!!!!! :pray: :pray: . Que me desculpem os fãs de Damas, Preud'homme, José Henrique, Bítor Baía, mas o Bento foi, é e será para sempre para mim o mais extraordinário g.r. que actuou em Portugal!!!!!!!!!Era era baixo para o lugar:1,74m, mas compensava com a raça, o destemido, o corajoso e o felino que era entre os postes!!!!!!!Relembro extraordinárias defesas contra Porto, Sporting em que os adeptos desses clubezecos de pacotilha comentavam uns com os outros "este velho defende tudo!!!!! fod....-s.."!!!!Só dois senãos na carreira dele:
- Em Alvalade penso que em 1982.... com o jogo 1-1 empurra o Manuel Fernandes ostensivamente e com as bola nas mãos (depois atirou-a para fora!!!), penalty, expulsão (entrou o Jorge Martins g.r.célebre anos e anos do Belenenses). Perdemos 3-1 e esfumou-se hipótese de titulo!!!Mas tem que se dizer que o Manuel Fernandes foi um bom cabrãozito porque no lance que precede a agressão, quando o Bento se lança para o chão para agarrar a bola, o Manuel Fernandes deixou ficar o pé deliberadamente roçando-lhe ao de leve na cabeça e aí o Bento "perdeu" a cabeça......... :ashamed:
- Nas Antas em 1983 o Benfica joga cartada importante para o título (fui ver o jogo de cachecol rubro/branco...outros tempos...), Bento a meio da 1ª parte-ou 2ª????- faz uma defesa fácil e depois passa uma rasteira a Mickey Walsh (avançado de qualidade do Porto), penalty inevitável e Bento vira-se para o árbitro e diz "Não é penalty mas não faz mal eu defendo-o!!" E defendeu mesmo!!!!Empatamos 0-0!!Fomos campeões (Eriksson 1º ano) Que saudades!!Grande Bento!!!Muitas alegrias nos deste e muita tristeza e azia deste aos nossos adversários!!! :slb2: :slb2: :slb2: :flagglorioso: :flagglorioso: :flagglorioso:
R.I.P.!!!!!!!!!!! :cry2: :cry2:
:metal:

diabo maiato

Sr. Bola 7 não percebi esse simbolo. Quem não concorda com o meu post ou acha que é mentira só tem que me explicar e criticar...assim fiquei a saber o mesmo....ou melhor fiquei triste porque essse simbolo é geralmente usado para os inimigos do Benfica....e eu sou sócio doente do Benfica!!!!!

Bola7

Citação de: diabo maiato em 16 de Outubro de 2009, 12:56
Sr. Bola 7 não percebi esse simbolo. Quem não concorda com o meu post ou acha que é mentira só tem que me explicar e criticar...assim fiquei a saber o mesmo....ou melhor fiquei triste porque essse simbolo é geralmente usado para os inimigos do Benfica....e eu sou sócio doente do Benfica!!!!!
qual simbolo?..eu concordo em absoluto com o que dizes... :huh:

diabo maiato

OK..fico mais descansado mas este símbolo :metal: ....causou-me dúvidas...Ok benfiquista VIVA O BENFICA!!!!!!! :slb2: :slb2: :flagglorioso: :flagglorioso:

Bola7

Citação de: diabo maiato em 16 de Outubro de 2009, 16:16
OK..fico mais descansado mas este símbolo :metal: ....causou-me dúvidas...Ok benfiquista VIVA O BENFICA!!!!!!! :slb2: :slb2: :flagglorioso: :flagglorioso:
pelos vistos é um simbolo de modernidade meu caro...nem eu sei o que significa mas como o colocam... :)

Eagle Fly Free

 ;D

Quer dizer "Porreiro, pá !"

Vitor84

Bento vai ser homenageado

Bento será homenageado a título póstumo no próximo dia 14 com um jogo no estádio municipal a que deu o nome, na Golegã. A partida em honra do antigo guardião será disputada entre o Goleganense e uma equipa do Benfica com jogadores que estiveram presentes na final da Taça UEFA em 1983, e outras antigas glórias encarnadas. Alguns jogadores do actual plantel principal também marcarão presença, tal como individualidades de FC Porto, Sporting e Belenenses.

http://www.ojogo.pt/26-40/artigo847039.asp

FR

CitaçãoGoleganense baptiza estádio com nome de Manuel Bento  //               document.observe('dom:loaded',function(){ new Fabtabs('tabs-content'); },false);                TabAdd('tabs-content');                   Por Sapo Desporto c/ Lusa
   O Goleganense festeja domingo o 45.º aniversário, com um jogo entre as velhas glórias do clube ribatejano e do Benfica, e baptiza, oficialmente, o estádio local com o nome de Manuel Galrinho Bento.   Agora com relvado e pista de atletismo desde Setembro de 2009, o antigo estádio Municipal das Ademas vai homenagear o "filho pródigo" da Golegã, o ex-guarda-redes do Benfica e da selecção portuguesa, que morreu a 1 de março de 2007, com 58 anos.
"Já tínhamos decidido dar o nome de Manuel Galrinho Bento ao estádio, assim que tivesse o relvado, e surgiu agora a oportunidade de atribuir o nome oficialmente. Vai ser colocada uma placa, com três imagens dele em várias posições", disse à Agência Lusa o presidente do Goleganense, António Camilo.
Além de "patrono" do estádio, Bento será reconhecido como o único sócio de mérito do Goleganense, sendo-lhe também atribuída a título póstumo a medalha de ouro do clube, numa cerimónia em que será descerrada uma placa evocativa do novo nome do recinto.
No jogo entre as "velhas guardas", o Benfica estará representado sobretudo por ex-jogadores que, tal como Bento, estiveram na final da Taça UEFA em 1983, explicou António Camilo, acrescentando que estão também convidados jogadores do actual plantel dos "encarnados".
Bento, que se notabilizou ao serviço de Barreirense, Benfica e da selecção portuguesa, ensaiou os primeiros "voos" num campo pelado na Golegã, após os dias de trabalho como ajudante de pedreiro, mas acabou por estrear-se a defender as balizas do "vizinho" Riachense, por não existir no Goleganense o escalão de formação correspondente à sua idade, embora tenha regressado ao clube da terra natal quando chegou a júnior.
Manuel Galrinho, como era conhecido na Golegã nos tempos do "pontapé na trapeira", assumia a preferência por posições mais avançadas no campo, em detrimento da baliza.
Do Goleganense, Bento, que esteve uma semana à experiência no Sporting sem conseguir convencer os "leões", transferiu-se para o Barreirense por 10 contos (50 euros em valores atuais), apesar de o clube ribatejano pedir o dobro, ficando acordado um encontro entre os dois emblemas, para compensar esta discrepância de verbas.
Antes de morrer, o antigo guarda-redes apadrinhou o regresso do Goleganense à competição sénior em 2006/07, depois de 11 anos de inactividade.
Bento somou 63 internacionalizações "AA", tendo representado a selecção portuguesa no Europeu de 1984, quando conquistou o terceiro lugar, e no Mundial de 1986, no México, onde realizou apenas o primeiro jogo, antes de fracturar uma perna num treino.
Considerado um dos melhores guarda-redes de sempre do futebol português, o goleganense notabilizou-se ao serviço do Benfica, defendendo a baliza "encarnada" entre 1972 e 1992, conquistando dez títulos de campeão nacional, seis Taças de Portugal e três Supertaças, tendo ainda sido finalista da Taça UEFA em 1983.
Também em Março de 2007, a Associação de Futebol de Santarém nomeou o ex-guarda-redes com o título de sócio de mérito.
Domingo, a direcção do Goleganense vai também distinguir os fundadores do clube.

Menino do Côro


gyn

Citação de: Bola7 em 16 de Outubro de 2009, 18:02
Citação de: diabo maiato em 16 de Outubro de 2009, 16:16
OK..fico mais descansado mas este símbolo :metal: ....causou-me dúvidas...Ok benfiquista VIVA O BENFICA!!!!!!! :slb2: :slb2: :flagglorioso: :flagglorioso:
pelos vistos é um simbolo de modernidade meu caro...nem eu sei o que significa mas como o colocam... :)

''Rock on''  :metal: eheheheh

fudim flan

se o bento soubesse que a sua homenagem fosse arbitrada pelo descolhoado nao a queria.ou entao dava lhe um murro nos cornos!

VitorPaneira7

Foi por esta altura que faleceu, não me recordo em que dia.
Há que recordar Bento para mim o melhor de sempre fruto da sua altura , fruto da lenda do homem borracha de glasgow, fruto de ter adivinhado todos os penalties do psv e ter avisado silvino, fruto de uma actuação fenomenal no Velodrome e de nos cruzamentos compensar a sua altura com uma incrivel impulsão, resultante de muito trabalho, e uma coragem de fazer muita inveja aos actuais gr a ponto de já ter suturado a cabeça com vários pontos.


rambo

Citação de: VitorPaneira7 em 03 de Março de 2010, 17:47
Foi por esta altura que faleceu, não me recordo em que dia.
Há que recordar Bento para mim o melhor de sempre fruto da sua altura , fruto da lenda do homem borracha de glasgow, fruto de ter adivinhado todos os penalties do psv e ter avisado silvino, fruto de uma actuação fenomenal no Velodrome e de nos cruzamentos compensar a sua altura com uma incrivel impulsão, resultante de muito trabalho, e uma coragem de fazer muita inveja aos actuais gr a ponto de já ter suturado a cabeça com vários pontos.



1 de Março de 2007

R.I.P.