Manuel Bento

Guarda-redes, (1948-06-25 - Falecido),
Portugal
Equipa Principal: 19 épocas (1972-1990, 1991-1991), 478 jogos (41174 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (8), Taça de Portugal (5), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (6)

Mikaeil


Pancho Lopes 67

Quem viu o Bento e o Damas sabe-me dizer quem foi o melhor sem clubismos?

Dos highlights que vi o Bento parecia-me ter um excelente posicionamento mas o Damas parecia-me ter reflexos mais impressionantes.

ramalho1

Citação de: Pancho Lopes 67 em 19 de Fevereiro de 2019, 09:49
Quem viu o Bento e o Damas sabe-me dizer quem foi o melhor sem clubismos?

Dos highlights que vi o Bento parecia-me ter um excelente posicionamento mas o Damas parecia-me ter reflexos mais impressionantes.

Sem clubismos, o Bento era muito melhor. Era pequeno mas tinha uns reflexos impossíveis. Se tiveres dúvidas vê o jogo com a França em 84

Pancho Lopes 67

#333
OK...

Infelizmente o Damas também já faleceu 4 anos antes do Bento, e faz-me recordar uma história triste contada por um lagarto que lá esteve no estádio quando o Sporting fez o seu último jogo em Alvalade antiga, convidaram o Damas, Carlos Lopes e mais umas quantas ex-glórias do clube para fazerem uma homenagem qualquer a eles depois do último jogo no estádio velho, só que os lagartos perderam 4-3 com o Setúbal em que o Meyong ficou na história como último jogador a marcar golo no antigo estádio da lagartagem e a maioria das pessoas lá presentes abandonaram o estádio revoltados com a equipa, deixando pouca gente a ver a homenagem as velhas glórias que tanto mereciam respeito e carinho, esta parte da-me pena, o facto de terem perdido no jogo de despedida do estádio já faz-nos todos rir, tipicamente Sporting estas coisas.

Eu do que vi do Damas quando era vivo, simpatizei muito com ele parecia-me uma pessoa com fair play e que sabia estar no futebol, sei que tinha uma grande ligação ao Eusébio devido as batalhas míticas de Benfica-Sporting.

A curiosidade veio-me ao de cima depois de ver esta defesa do Damas...

https://www.youtube.com/watch?v=06244VvMSvM&fbclid=IwAR3ZajubpIIjmchKhmgj1poxVtNwtnJ10gweZ1m-CZWlAKj-qaoTM1oUFyk

Citação de: ramalho1 em 19 de Fevereiro de 2019, 09:53Sem clubismos, o Bento era muito melhor. Era pequeno mas tinha uns reflexos impossíveis. Se tiveres dúvidas vê o jogo com a França em 84

Sim eu já vi o resumo desse jogo e o Bento fez um exibição soberba...

Mas penso que seja inegável que quando se pensa no Bento pensa-se no Damas e quando pensa-se no Damas pensa-se no Bento, dificilmente haverá dois guarda-redes mais interligados na história do futebol português, é tipo em Inglaterra com Peter Shilton e Ray Clemence, curiosamente também são da geração do Bento e do Damas estes dois...

magoslb

Citação de: Pancho Lopes 67 em 19 de Fevereiro de 2019, 09:49
Quem viu o Bento e o Damas sabe-me dizer quem foi o melhor sem clubismos?

Dos highlights que vi o Bento parecia-me ter um excelente posicionamento mas o Damas parecia-me ter reflexos mais impressionantes.

O forte do Bento eram os reflexos e a forma destemida como se fazia a qualquer bola tivesse lá um pé ou cabeça. Damas talvez se colocasse melhor na baliza. No cômputo geral, Considero Bento ligeiramente superior ao  Damas.

Foram os GR portugueses que mais marcaram o panorama das balizas. Claro que alguém irá buscar o baía pq fez isto e aquilo, mas Damas e Bento foram topo por tudo o que significaram e fizeram. Especialmente pq hoje dificilmente sigravam naquele posição por causa da estatura, hoje o desporto está naquele ponto que pede gigantes em todas posições, sobretudo na baliza.

Mas o melhor que vi tinha 1.83m e foi nosso, Preud Homme.

Pancho Lopes 67

Citação de: magoslb em 19 de Fevereiro de 2019, 12:43Mas o melhor que vi tinha 1.83m e foi nosso, Preud Homme.

Tb eu, e o assustador é q defendia que se fartava e já veio para o Benfica velho, 35 anos...

Pancho Lopes 67

Citação de: magoslb em 19 de Fevereiro de 2019, 12:43
hoje o desporto está naquele ponto que pede gigantes em todas posições, sobretudo na baliza.

Mesmo o que é ridiculo, dá-se mais atenção a atributos físicos do que a qualidade, cresci a ver um gajo chamado Romário que era um anão, a deixar defesas para trás como se fossem pinos. E o próprio Maradona também não tinha um corpo de um atleta modelo.

E aquela mania de favorecer hoje guarda-redes que saibam jogar com pés também dá nojo, esses estão lá para defender, talvez seja por isso que um gajo como Casillas a carreira toda foi fraco a sair-se a cruzamentos, acho isso mto mais importante do que saber jogar com os pés, e hoje em dia são poucos os que fazem bem as coisas básicas de guarda-redes como sair-se, talvez por isso admire o Oblak, tem um estilo old school.

L1968

Citação de: Pancho Lopes 67 em 19 de Fevereiro de 2019, 09:49
Quem viu o Bento e o Damas sabe-me dizer quem foi o melhor sem clubismos?

Dos highlights que vi o Bento parecia-me ter um excelente posicionamento mas o Damas parecia-me ter reflexos mais impressionantes.

O Bento sem duvida.

magoslb

Citação de: Pancho Lopes 67 em 19 de Fevereiro de 2019, 13:05
Citação de: magoslb em 19 de Fevereiro de 2019, 12:43Mas o melhor que vi tinha 1.83m e foi nosso, Preud Homme.

Tb eu, e o assustador é q defendia que se fartava e já veio para o Benfica velho, 35 anos...

Não sei se ainda não tinha 34, era por aí. Veio como melhor aGR do mundial. Um portento das balizas.

Pancho Lopes 67

Citação de: magoslb em 19 de Fevereiro de 2019, 13:42
Citação de: Pancho Lopes 67 em 19 de Fevereiro de 2019, 13:05
Citação de: magoslb em 19 de Fevereiro de 2019, 12:43Mas o melhor que vi tinha 1.83m e foi nosso, Preud Homme.

Tb eu, e o assustador é q defendia que se fartava e já veio para o Benfica velho, 35 anos...

Não sei se ainda não tinha 34, era por aí. Veio como melhor aGR do mundial. Um portento das balizas.

35...ele nasceu em 24 janeiro de 1959, veio em Julho ou Agosto de 1994, logo é 35 anos...

Mikaeil

Faz hoje 12 anos que faleceu.













:cry2:

Alexandre1976

Saudades deste mito das balizas. O homem de borracha.

RedVC

Melhor guarda redes que vi jogar de Águia ao peito.
Que descanse em Paz.

zappendrix



José Henrique ( Zé Gato ), Bento e Fidalgo.

Um trio de guarda-redes do Benfica de excelência.

Mikaeil

'Roubada' da página do Facebook do Magnusson.



:smitten: