Manuel Gourlade

Manuel Gourlade

Nome completo
Manuel Gourlade
Posição
treinador
Data de nascimento
25 Outubro 1872
Data de morte
1 Janeiro 1944 (71 anos)
País
Portugal
Naturalidade
Lisboa - Portugal
Periodo na equipa principal

1906-1908


Equipa Principal Jogos Vitórias Empates Derrotas
  1906/1907 6 3 (50%) 0 (0%) 3 (50%)  
Campeonato de Lisboa 6 3 (50%) 0 (0%) 3 (50%)
  1907/1908 10 5 (50%) 0 (0%) 5 (50%)  
Campeonato de Lisboa 10 5 (50%) 0 (0%) 5 (50%)
Total 16 8 0 8
Na equipa principal

Primeiro jogo

Último jogo


Por Diavolo Rosso a Sexta, 5 Janeiro 2024

RedVC

Nome completo: Manuel Gourlade
Naturalidade: Ajuda, Lisboa, Portugal
Data de nascimento:  Sexta-feira, Outubro 25, 1872
Data de óbito: Domingo, Janeiro 9, 1944

Manuel Gourlade, a primeira águia


Fonte: AML

Sem qualquer dúvida uma das nossas figuras mais "imortais".

Funcionário da Farmácia Franco foi a pessoa que teve a ideia de... fundar o Sport Lisboa.

Germinada em finais 1903 e concretizada em 28 de Fevereiro de 1904, juntaram-se forças entre o Belém Foot-ball Club (grupo dos irmãos Rosa Rodrigues, também conhecidos por Catataus) e a Associação do Bem (formada em 1903, por antigos casapianos).

Tanto quanto sei, os dois grupos treinavam nos terrenos das Salésias e nas terras do desenbargador. Da convivência e da vontade de derrotar o grupo dos irmãos Pinto Basto surgiu a ideia de juntar forças.

Surgiu? De quem? De Manuel Gourlade!

Foi ele quem mandou vir as regras e catálogos de equipamentos de futebol de Inglaterra.
Foi ele quem organizou os primeiros jogos.
Foi ele quem registou cuidadosamente os frequentadores dos primeiros treinos do recém-formado clube.
Foi ele quem exerceu as funções de treinador nos primeiros 4 anos.
Foi ele quem definiu pela primeira vez os famosos, embora agora esquecidos, 15 minutos à Benfica.
Foi ele quem dispendeu boa parte das suas economias para ajudar a que o clube sobrevivesse.

E este homem, jogador mediano, treinador empenhado e conhecedor, tesoureiro das primeira e segunda direções, alma generosa, empenhada em fazer florescer um projeto tão carenciado das mais básicas condições para a actividade desportiva e organizativa próprias de um clube de futebol... este homem é necessariamente um imortal!

Gourlade foi o precursor de Cosme Damião. O primeiro que sonhou. Rodeado dos seus companheiros definiu um clube, vestido de encarnado berrante, para competir e ganhar. A ele e aos seus companheiros (mas principalmente a ele) devemos o mais importante: o início do Sport Lisboa, mais tarde Sport Lisboa e Benfica.

E o que dizia Cosme Damião de Gourlade:

«- Tu não calculas o que era a figura desse rapaz. Estou-o vendo: aparecia sempre equipado, por completo - da cabeça aos pés... Kepi preto, camisa branca, calção preto, meias de futebol e botas também de futebol. Mas o que dava mais nas vistas era uma grande faixa sobre a camisa, a tiracolo, com as três cores da bandeira francesa. Não soubemos a princípio o seu nome. Começou a aparecer talvez no terceiro treino. Não jogava. Dava apenas uns pontapés...
Era o Manuel Goularde, o empregado da Farmácia Franco.
Manuel Goularde conhecia muito bem as leis do jogo. Tomou para nós, o papel de técnico - do futebol. Passou a acamaradar francamente com os jogadores da Associação do Bem. E falavamos dele com simpatia, nos locais onde nos reuiniamos, geralmente numa farmácia do Conde Barão, também frequentada por sócios do Clube Naval, de Lisboa.
Mas continuavam a gostar do futebol.
Manuel Goularde foi, mais tarde, quando nos faltavam jogadores, o ponto de ligação do grupo dos «Catataus»...

... O Manuel Goularde pensou que nós podíamos defrontar aquele grupo se incluíssemos no «team» jogadores do grupo dos «Catataus», ao tempo designado por grupo de Futebol Lisbonense, ou título semelhante. Fizemos assim, um misto entre a Associação do Bem e o Lisbonense. Julgo que perdemos o primeiro desafio, por 0-1. Mas ganhámos o segundo por 1-0. Os dois desafios foram disputados nas Salésias, talvez em Dezembro de 1903.
Houve festa rija numa cervejaria em frente da Farmácia Franco, para celebrar a vitória. E partiu da referida festa a ideia de nos reunirmos em clube.
Esta ideia discutimo-la depois. Hesitámos no título. Sport Lisbonense de Lisboa. Sport Lisboa. E optámos, no fim, pela última designação. Ficaram especialmente connosco o Goularde, o Daniel de Brito e os quatro irmãos Rosa Rodrigues.
Nasceu, assim, o Sport Lisboa.



Depois de 1908, afastou-se do clube e da Farmácia Franco. Envelheceu prematuramente e já em situação de degradação física e económica em que Daniel dos Santos Brito o encontrou, foi depois levado para o asilo d'Espie Miranda em Campolide (edifício grande da fotografia em baixo).

O último retiro da primeira águia:

Fonte: AML



Paz e honra à sua memória.

Dandy







   Paz e Honra à sua Memória.





Rodolfo Dias

Pena saber-se tão pouco sobre este IMORTAL... :(
Não se sabe quando e onde morreu, certo?

WRT21

Não conhecia este Senhor...As palavras de Cosme Damião dizem bem da sua importância.

RedVC

Citação de: Rodolfo Dias em 09 de Maio de 2014, 11:20
Pena saber-se tão pouco sobre este IMORTAL... :(
Não se sabe quando e onde morreu, certo?

Não. Terá ocorrido provavelmente no asilo d'Éspie Miranda na Quinta da Mineira, algures pela década de 20 ou eventualmente de 30.

JPG

RedVC, de onde tiraste esse texto?

RedVC

Citação de: JPG em 09 de Maio de 2014, 22:34
RedVC, de onde tiraste esse texto?

O texto a preto é meu.

A citação da entrevista a Cosme Damião foi tirada a partir de uma transcrição que pode ser consultada aqui:

http://tudoportibenfica.blogspot.pt/2013/02/entrevista-cosme-damiao-i.html

http://tudoportibenfica.blogspot.pt/2013/02/entrevista-cosme-damiao-ii.html

Créditos ao autor do blog tudoportibenfica.blogspot.pt. Ficam aqui os devidos créditos que deveria ter colocado logo de início.

JPG

é uma pena que neste que é o maior site de benfiquismo ainda não se tenha implementado uma wiki com estas informações. Daqui a umas semanas está este tópico nos confins da 3ª página :(



RedVC

#8
É verdade.

Aqui está um exemplo disso e que também adiciona mais um episódio revelador do papel de Manuel Gourlade:

http://serbenfiquista.com/forum/memorias/resultados-de-sempre-do-s-l-benfica/


Dados os problemas com a obtenção de um campo para jogar e constantes limitações financeiras, no início da época de 1906/1907 vários jogadores do Sport Lisboa "emigraram" para outro clube que estava a nascer no Campo Grande e oferecia muito melhores condições – o Sporting Clube de Portugal. Com o apoio financeiro do Visconde de Alvalade, o Sporting tinha um campo de futebol vedado, uma vivenda que servia como sede, um pavilhão de apoio aos desportistas e muitas outras regalias. Esta situação foi uma das primeiras causas das grandes rivalidades entre os dois clubes.

Perante este difícil cenário, Manuel Gourlade, moveu uma activa campanha de angariação de fundos, o que lhe permitiu juntar 27 000 Reis e assim assegurar as necessidades financeiras imediatas do Sport Lisboa. Esta operação permitiu ao clube participar no Campeonato de Lisboa 1907/08.

Livro: 100 Gloriosos Anos
Site: www.cbenfica.com


Mais um episódio crítico, mais uma intervençao decisiva para salvar o Sport Lisboa. Depois da sangria provocada pela deserção de oito jogadores para o clube das mouras, atraídos pelos chás dançantes e as luzes da alta sociedade, Gourlade não esmoreceu. Com intervenções a diversos níveis de Manuel Gourlade, Cosme Damião, Félix Bermudes, Marcolino Bragança e de um punhado de outros "soldados", o clube reorganiza-se e resiste. Aquele glorioso clube, das camisolas vermelhas, vencedor dos ingleses do Carcavellos, sem campo de jogo, sem balneários, sem dinheiro, agora sem equipa de 1ª categoria, estava à beira da extinção. Outros desistiriam, mas homens daquela cepa não. Gourlade e Cosme eram os fundadores mais motivados. Homens de crença, de rija tempera. O clube tinha três anos mas já tinha acumulado vivências, vitórias, adeptos e desenvolvido uma mística que não podia morrer. Ainda assim o Sport Lisboa esteve por um fio. Marcolino perdeu o ano do liceu, para juntamente com Cosme se empenhar em trazer de volta jogadores das categorias inferiores que tinham partido para outros clubes por estarem descrentes na sobrevivência do Sport Lisboa. Félix faz uma generosa contribuição financeira e oferece a sua inteligência e capacidade organizativa. Também Gourlade contribuíu com as suas poupanças e energia.  O seu patrão, conde do Restelo, dono da Farmácia Franco assim como o Dr. António de Azevedo Meireles, beneméritos na génese do clube, também não abandonam o clube. E assim se reune a verba necessária e se criam as condições. E surpreendentemente, na hora decisiva, Silvestre da Silva apresenta-se como delegado do Sport Lisboa para fazer a inscrição no campeonato de 1907/1908. O Sport Lisboa estava salvo. Seguia-se o Benfica. E a obra continuou. Até hoje.



_Benfiquista_

Estou a ler um Livro sobre o nosso Cosme Damião e lá está que este Senhor foi um dos que aguentou o Sport Lisboa naquela altura.

Honra e Paz à sua Alma Benfiquista!

Rodolfo Dias

Homem infelizmente demasiado esquecido da história do Benfica e dos benfiquistas.

RedVC


RedVC

#12
O dia 1 de Janeiro foi um dia marcante para Gourlade.

Apesar do atraso de um dia fica ainda assim evocada e com inteira justiça a saudosa memória deste imortal.

Um minuto de respeito e de agradecimento.

Partiu há muitos anos mas será lembrado. Agora e nos próximos tempos.


Fonte: AML

diob121