Manuel Gourlade

Treinador, (1872-10-25 - 1944-01-01),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1906-1908), 16 jogos (8 vitórias, 0 empates, 8 derrotas)

RedVC

#30
Citação de: Rodolfo Dias em 30 de Dezembro de 2015, 14:36
Nasceu há 136 anos. Um "obrigado" parece manifestamente insuficiente para agradecer a este Homem.

Nasceu na Rua da Paz, Ajuda


E ontem fez 72 anos que Gourlade morreu.
Morreu ao que sei no asilo D'Espie Miranda. Na Quinta da Mineira para onde mãos amigas o levaram.



Como outras grande figuras que morreram esquecidas também Gourlade está condenado a ser Grande.

O nosso clube muito lhe deve. Em 1904 ajudou a funda-lo. Em 1907 ajudou a salva-lo.

Para sempre Obrigado.

Paz à sua Alma.


RedVC

Herói silencioso, herói trágico. Salvou o Benfica mas não se salvou a si próprio.

Por este homem o Sport Lisboa e Benfica tem uma dívida de gratidão perene.

Bonita e significativa lembrança do nosso Museu.

Porque os maiores entre os maiores nunca devem ser esquecidos.


Manuel Gourlade, o empregado da farmácia onde se fundara o Sport Lisboa, escreveu a Londres em 28 de setembro de 1904. Pedia três bolas, um apito e um livro de regras do futebol, num inglês impróprio para um Portugal então ainda analfabeto. Treinador, tesoureiro, financiador, Manuel Gourlade seria, no Clube, um nome maior durante os primeiros anos. Esta peça pode ser vista na área 18 - "E Pluribus Unum". #MuseuBenfica #SLBenfica

RedVC

#32









Dandy


RedVC

Um artigo fabuloso de Alberto Miguéns pondo Daniel Santos Brito, um dos nossos fundadores, a falar sobre Manuel Gourlade, outro fundador.

Comovente e rigoroso. A Gourlade e a um núcleo reduzido de homens devemos... o Sport Lisboa e Benfica.

Aqui:

http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/11/15-minutos-benfica.html#comment-form


 

RedVC

#35
Passam hoje 73 anos que faleceu Manuel Gourlade, um dos nossos 24 fundadores.



Paz à sua Alma. Honra e gratidão à sua memória.


SLB-Marco


Flavius

Citação de: RedVC em 01 de Janeiro de 2017, 21:44

Passam hoje 72 anos que faleceu Manuel Gourlade, um dos nossos 24 fundadores.



Paz à sua Alma. Honra e gratidão à sua memória.
Não será setenta e três anos ?

RedVC

Citação de: Flavius1996 em 02 de Janeiro de 2017, 14:51
Citação de: RedVC em 01 de Janeiro de 2017, 21:44

Passam hoje 72 anos que faleceu Manuel Gourlade, um dos nossos 24 fundadores.



Paz à sua Alma. Honra e gratidão à sua memória.
Não será setenta e três anos ?

Com certeza.  O0 Matemáticas de ano novo... Fica (e muito bem) corrigido! Obrigado.

Fez 73 anos que o Imortal Gourlade nos deixou. Deixou-nos anónimo e quase esquecido. Felizmente alguns dos seus pares deixaram o testemunho que nos permite hoje fazer-lhe a justa memória. Que nunca seja esquecido. Levou-me algum tempo mas consegui localizar informação que permite hoje saber mais sobre ele. Uma vida de contrastes mas sempre com alguns traço dominantes: a generosidade, o voluntarismo, a partilha, a ambição, a garra, o fazer bem-feito. Vencer! Tão cedo se definiu o nosso Clube.

Temos um passado cheio de figuras Maiores, cheio de homens de excepção. Mas para mim e à medida que vou conhecendo e dando a conhecer detalhes desses tempos iniciais fica claro o carácter excepcional de três homens em particular: Manuel Gourlade, Cosme Damião e Félix Bermudes. Se algum destes três em particular tivesse tido um desfalecimento de vontade, uma hesitação, uma desistência, não teríamos hoje o nosso querido Clube. A muitos homens mas a estes três em particular devemos o nosso Clube.


zefo


tiagoCOSTA

Não o conhecia, incrível a sua importância.


(nasceu num dia 25 de outubro, como eu.. grande coincidência)

diob121

Muito obrigado por tudo.

Criou um colosso.

Gambino

Uma vénia e muito obrigado.

RedVC

#43

Daniel Santos Brito.


Daniel Santos Brito. Balconista da Farmácia Franco. Primeiro secretário do nosso Clube.
Foi ele o homem das mãos amigas que salvaram a vida de Manuel Gourlade. Aquelas mãos amigas foram o instrumento da Amizade e da compaixão.
Num momento de fraqueza de Gourlade a presença de Daniel Santos Brito, tal Anjo da guarda, salvou e levou a primeira Águia ao seu último ninho.


A minha homenagem a Daniel Santos Brito. Foi um dos primeiros. Imortal.





Semper Fidelis

Citação de: RedVC em 02 de Janeiro de 2016, 00:27
Citação de: Rodolfo Dias em 30 de Dezembro de 2015, 14:36
Nasceu há 136 anos. Um "obrigado" parece manifestamente insuficiente para agradecer a este Homem.

Nasceu na Rua da Paz, Ajuda


E ontem fez 72 anos que Gourlade morreu.
Morreu ao que sei no asilo D'Espie Miranda. Na Quinta da Mineira para onde mãos amigas o levaram.



Como outras grande figuras que morreram esquecidas também Gourlade está condenado a ser Grande.

O nosso clube muito lhe deve. Em 1904 ajudou a funda-lo. Em 1907 ajudou a salva-lo.

Para sempre Obrigado.

Paz à sua Alma.



acho que fazes muito bem em relembrar Manuel Gourlade pois a grande maioria dos benfiquistas só conhece Cosme Damião e alguns mesmo assim mal
Gourlade foi uma figura muito importante
Eu próprio também só tomei conhecimento da sua importância nos últimos anos