Mário Gentil (Andebol)

pcssousa



Nome Completo: MÁRIO GENTIL Matos da Fonseca
Posição: Extremo-esquerdo
Data de Nascimento: 02-07-1961
Nacionalidade: Portuguesa (Lisboa)
Número da Camisola: 4
Altura: 1,70 m
Peso: 78 kg

Títulos pelo Benfica:
4 Campeonatos Nacionais (1981/82, 1982/83, 1988/89, 1989/90)
3 Taças de Portugal (1984/85, 1985/86, 1986/87)
2 Supertaças (1989/90, 1993/94)




Mário Gentil foi um fenómeno andebolistico nas décadas de 80 e 90. Iniciou-se na modalidade na Ferreira Borges, escola lisboeta que teve um importante núcleo de formação nos anos 70. "Explodiu" depois no Encarnação, onde foi campeão nacional juvenil e junior. Com 20 anos ingressou no Benfica onde se fez figura maior e, de águia ao peito fez todo o percurso desportivo como sénior. Jogava na ponta esquerda e a velocidade era a mais mortífera das suas armas, ainda que longe de ser a única.
Chegado ao Benfica em 1981 ganhou 4 campeonatos nacionais, 3 taças de Portugal e 2 supertaças, sendo que até ao seu ingresso no clube, o Benfica contabilizava apenas e só na variante de 7 da modalidade 2 titulos de campeão nacional e nenhuma Taça de Portugal ou Supertaça. Acabaria por se retirar em 1994 mas voltaria em 1998/99.
No início da época de 1997/98 João Vale e Azevedo decidiu acabar com a equipa sénior de andebol, mas na época seguinte esta ressurgiria nos escalões regionais e, Mário Gentil foi desafiado a, em conjunto com outros ex-colegas, apesar da idade já avanaçada, ajudar o andebol Benfiquista a voltar ao seu lugar natural.
Benfiquista confesso, lutou e logrou subidas e titulos em escalões inferiores, sem receber um tostão em troca. Acabaria por se retirar em definitivo em 2000.
Pelos diversos escalões da Selecção Nacional logrou mais de 90 internacionalizações.


Um exemplo de dedicação ao clube, um exemplo do que é ser do Benfica e sentir o Benfica. Um Imortal do clube, com letra grande!

Obrigado Mário Gentil!

fyure


RedVC

Se não estou em erro esteve no Encarnação juntamente com o guarda-redes Santa Bárbara. Tenho uma ideia vaga de ainda o ter visto jogar contra o Benfica para onde se transferiu na época seguinte. O que é certo é que Mário Gentil se tornou um s+imbolo do Andebol Benfiquista e Santa Bárbara se não estou em erro ainda jogou no FCP.
Sem dúvida, pelo que me lembro Mario Gentil foi um jogador de grande dedicação (e funcionário ?) também do Sport Lisboa e Benfica.

pcssousa

Sim, Mário Gentil foi funcionário do Benfica durante anos (não sei se ainda é pois são informações difíceis de conseguir).

Estava a pensar criar mais alguns tópicos sobre imortais de algumas modalidades, em relação ao andebol os nomes mais óbvios seriam Ângelo Pintado e Vasco Vasconcelos. Em relação ao Vasco Vasconcelos penso não restarem, quanto a mim, dúvidas acerca do seu estatuto de imortal, mas não sei o que os restantes pensam acerca disso e por dois motivos. O primeiro, pelo facto de ter jogado durante algum tempo num rival, embora tenha retornado ao clube do coração, onde acabaria a carreira aquando do acidente de viação, o segundo motivo seria o facto de, sendo o andebol uma secção com poucos titulos no clube e que jejuou durante anos, o seu curriculo a nivel de titulos pelo clube não ser muito impressionante.
Outro grande antigo atleta do nosso andebol, João Gonçalves (o tal que era também apresentador de programas desportivos na RTP) também motivará as mesmas dúvidas à maioria dos foristas.

fudim flan

Citação de: pcssousa em 30 de Junho de 2013, 00:07
Sim, Mário Gentil foi funcionário do Benfica durante anos (não sei se ainda é pois são informações difíceis de conseguir).

Estava a pensar criar mais alguns tópicos sobre imortais de algumas modalidades, em relação ao andebol os nomes mais óbvios seriam Ângelo Pintado e Vasco Vasconcelos. Em relação ao Vasco Vasconcelos penso não restarem, quanto a mim, dúvidas acerca do seu estatuto de imortal, mas não sei o que os restantes pensam acerca disso e por dois motivos. O primeiro, pelo facto de ter jogado durante algum tempo num rival, embora tenha retornado ao clube do coração, onde acabaria a carreira aquando do acidente de viação, o segundo motivo seria o facto de, sendo o andebol uma secção com poucos titulos no clube e que jejuou durante anos, o seu curriculo a nivel de titulos pelo clube não ser muito impressionante.
Outro grande antigo atleta do nosso andebol, João Gonçalves (o tal que era também apresentador de programas desportivos na RTP) também motivará as mesmas dúvidas à maioria dos foristas.
todos imortais.
imortalissimos.
mário gentil alem de andebolista fora de serie,rapidissimo e de técnica apurada era de uma raça fora do comum,e ainda era funcionário da secretaria do benfica.
paguei as cotas muitas vezes a este dinossauro do benfica.



vasco vasconcelos,era diferente,jogador cerebral,inteligentede grande categoria.
deixou de jogar após gravissimo acidente.
era irmao do dr. bernardo vasconcelos,antigo médico e tambem atleta do glorioso.



joao gonçalves era um predestinado,marcador de golos,pivot da rtp e um gentleman.



que saudades...

RedVC

Citação de: fudim flan em 30 de Junho de 2013, 00:52
Citação de: pcssousa em 30 de Junho de 2013, 00:07
Sim, Mário Gentil foi funcionário do Benfica durante anos (não sei se ainda é pois são informações difíceis de conseguir).

Estava a pensar criar mais alguns tópicos sobre imortais de algumas modalidades, em relação ao andebol os nomes mais óbvios seriam Ângelo Pintado e Vasco Vasconcelos. Em relação ao Vasco Vasconcelos penso não restarem, quanto a mim, dúvidas acerca do seu estatuto de imortal, mas não sei o que os restantes pensam acerca disso e por dois motivos. O primeiro, pelo facto de ter jogado durante algum tempo num rival, embora tenha retornado ao clube do coração, onde acabaria a carreira aquando do acidente de viação, o segundo motivo seria o facto de, sendo o andebol uma secção com poucos titulos no clube e que jejuou durante anos, o seu curriculo a nivel de titulos pelo clube não ser muito impressionante.
Outro grande antigo atleta do nosso andebol, João Gonçalves (o tal que era também apresentador de programas desportivos na RTP) também motivará as mesmas dúvidas à maioria dos foristas.
todos imortais.
imortalissimos.
mário gentil alem de andebolista fora de serie,rapidissimo e de técnica apurada era de uma raça fora do comum,e ainda era funcionário da secretaria do benfica.
paguei as cotas muitas vezes a este dinossauro do benfica.



vasco vasconcelos,era diferente,jogador cerebral,inteligentede grande categoria.
deixou de jogar após gravissimo acidente.
era irmao do dr. bernardo vasconcelos,antigo médico e tambem atleta do glorioso.



joao gonçalves era um predestinado,marcador de golos,pivot da rtp e um gentleman.



que saudades...

Completamente de acordo. Para mim todos grandes atletas e pelo que pude perceber personalidades de grande carácter. Para mim ter jogado num rival não quer dizer nada. Sou Benfiquista mas procuro usar a cabeça e perceber que para além do coração as circunstâncias, as pessoas, factores diversos determinam trajectos nem sempre correspondentes às preferências clubísticas. Penso que qualqer um destes homens mostraram uma óptima atitude e produtividade enquanto atletas do nosso clube.

Tiago1982

Citação de: RedVC em 29 de Junho de 2013, 22:21
Se não estou em erro esteve no Encarnação juntamente com o guarda-redes Santa Bárbara. Tenho uma ideia vaga de ainda o ter visto jogar contra o Benfica para onde se transferiu na época seguinte. O que é certo é que Mário Gentil se tornou um s+imbolo do Andebol Benfiquista e Santa Bárbara se não estou em erro ainda jogou no FCP.
Sem dúvida, pelo que me lembro Mario Gentil foi um jogador de grande dedicação (e funcionário ?) também do Sport Lisboa e Benfica.

Não vou teimar, mas o Santa Bárbara não foi do Encarnação, dessa mítica equipa campeã de júniores, provavelmente das melhores de sempre em Portugal.

Tiago1982

O Guarda-Redes do Encarnação, nessa equipa, era aquele "gordinho" que mais tarde foi garda-redes e ficou como adjunto no Sporting, o Carlos Silva.

Aliás, toda essa equipa do Encarnação foi "desmembrada" no 1º ano de séniores. Uns para o Belém, outros para o Benfica e outros para o Sporting.

Felizmente o GRANDE Mário Gentil veio para nós!

Tiago1982

Correcção... Efectivamente o 1º clube do Santa Bárbara na 1ª Divisão em Portugal foi o CARE (Encarnação).

A memória não dá para tudo e esses tempos de glória do Andebol cá do bairro eram, digamos, confusos ;)

joaoaria

Andei a fazer umas  pesquisas sobre o Mario Gentil e detectei que o zerozero diz que já faleceu

https://www.zerozero.pt/player.php?id=644832&epoca_id=118

Alguém consegue confirmar ?
Acho estranho não encontrar nenhuma noticia na net nem no SB.

Espero que seja mentira e que esteja vivo e de saúde.

Alexandre1976

Espero bem que seja um engano.

Pancho Lopes 67

Penso que isso seja engano, não recordo comunicarem tal acontecimento...