Michael Manniche

Avançado, 66 anos,
Dinamarca
Equipa Principal: 4 épocas (1983-1987), 135 jogos (10630 minutos), 76 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (3), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

lcferreira

É um pouco triste ver e perceber os comentários de miúdos que nunca viram certos e determinados jogadores do Benfica virem fazer comparações com o que se passa hoje em dia.

Deixem-me dizer-vos apenas umas pequenas coisas.

Antes dos 90's, um jogador que actuasse mesmo só por um ano no Benfica, dava o litro e percebia exactamente o que era o Benfica, o Manniche jogou 4 anos no Benfica onde os plantéis eram de uma qualidade extrema em que 22 jogadores tinham qualidade suficiente para serem titulares, Manniche impôs-se numa equipa onde jogavam verdadeiras estrelas dentro de campo.

Foi um jogador fundamental para os êxitos do Benfica e faz parte das maiores glórias do nosso clube.

Quando não se viu ou não se tem o mínimo conhecimento, não se deve dar opiniões despropositadas, se não sabemos e nada temos a dizer de útil, a preferência é não abrir a boca.

75 golos e inúmeras alegrias em 4 anos acho que são reveladoras da qualidade que Manniche deixou no Benfica.

És grande (em altura) e foste histórico no nosso Benfica.

XHITA


Bola7

Citação de: lcferreira em 13 de Agosto de 2009, 15:28
É um pouco triste ver e perceber os comentários de miúdos que nunca viram certos e determinados jogadores do Benfica virem fazer comparações com o que se passa hoje em dia.

Deixem-me dizer-vos apenas umas pequenas coisas.

Antes dos 90's, um jogador que actuasse mesmo só por um ano no Benfica, dava o litro e percebia exactamente o que era o Benfica, o Manniche jogou 4 anos no Benfica onde os plantéis eram de uma qualidade extrema em que 22 jogadores tinham qualidade suficiente para serem titulares, Manniche impôs-se numa equipa onde jogavam verdadeiras estrelas dentro de campo.

Foi um jogador fundamental para os êxitos do Benfica e faz parte das maiores glórias do nosso clube.

Quando não se viu ou não se tem o mínimo conhecimento, não se deve dar opiniões despropositadas, se não sabemos e nada temos a dizer de útil, a preferência é não abrir a boca.

75 golos e inúmeras alegrias em 4 anos acho que são reveladoras da qualidade que Manniche deixou no Benfica.

És grande (em altura) e foste histórico no nosso Benfica.
:metal:

diabo maiato

Não diria imortal....mas foi um bom avançado!!!!!!!"Alto, tosco e louro" apelidou-o o porquito do Pedroto mas era um avançado muito difícil (Venâncio , central do Sporting considerou-o o adversário mais difícil de marcar) e em termos de força e poder de choque, meu Deus!!!!!!Se o mais tecnicista Magnusson tivesse essas características era um jogador fenomenal!!!mas não tinha...era muito bom técnicamente....era isso o que falatava a Maniche!!!!!

José Henriques

#34
Fui um admirador incondicional do Michael! na altura em que ele apareceu no Benfica, tinha eu uns 20 anos e muito Benfica no currículo. Veio a calhar um jogador com aquele estilo, que era diferente de tudo o que tínhamos visto no Glorioso até então. Estávamos habituados ao melhor do melhor no que dizia respeito às qualidades técnicas dos nossos jogadores, e mesmo os estrangeiros, que já tínhamos recrutado até ali, eram tecnicamente acima da média (César, Filipovic, Stromberg, etc.), e este não tinha nada a ver com nenhum jogador da história do Benfica até aí. Não conseguia dar mais de 3 «toques» na bola, o que dá uma ideia daquilo que era a sua técnica, mas do ponto de vista físico nunca passou ninguém como ele pelo Benfica. Lembro-me de um jogo em Alvalade em que puseram o Oceano a marcá-lo tipo perseguição pelo campo todo! Resultado: a meio da 2ª parte sai o Oceano esgotado, que mal se tinha de pé e o Michael ficou em campo, a sangrar do rosto e a combater até aos 90 m. Salvo erro empatámos 1-1. Para os que se lembram do Oceano a jogar, sabem bem que esse gajo era um poço força, mas com o Manniche ia morrendo de esgotamento, o que é inédito na carreira do Oceano.Lembro-me da estreia dele num jogo em Liverpool, da então Taça dos Campeões Europeus, em que fez um jogo esforçado e deu uma trabalheira aos centrais do Liverpool, apesar de estar meio tocado numa coxa (jogou de coxa elástica).Foi uma «pedrada no charco» no futebol Português de então, não só pelas características que possuía enquanto jogador, mas também por ter uma postura invulgar: tinha um carro normalissimo, passeava de chinelos em Lisboa e dizia que estava espantado por ser futebolista profissional e ter chegado a um Clube da dimensão do grande Benfica, que para ele era um mito.Na Dinamarca jogava futebol mas tinha a profissão de decorador e quando saiu do Benfica, voltou a exercer a profissão de que tanto gostava. Ainda hoje costuma dizer, que não sabe bem se jogou mesmo no Glorioso...ou foi um sonho porreiro que teve!
Para mim é uma honra ter tido na galeria de grandes HOMENS que passaram pelo meu Clube, este enorme guerreiro Viking!  :clap1:

Corrosivo


Fundador

#36
Eu devo estar a ficar velho e rabugento mas acho que o pessoal confunde um bocado os termos «técnica» e «táctica».
Se «técnica» é fazer rodriguinhos e habilidades com a bola vão buscar os «mens» que vão aos concursos de brinca-na-areia transmitidos na Eurosport. O velho aqui entende «técnica» como recepção de bola, domínio da mesma em velocidade, técnica de remate, técnica de cabeceamento, etc... e aí meus amigos o Maniche era claramente acima de tudo o que havia em Portugal na época.
Quanto a «táctica» ao contrário do que se diz, ele não era apenas um poste, segurava bem os defesas, descaía para as alas para os médios entrarem nas costas da defesa, nos cantos contra e a favor era uma ajuda e pêras, não era lento, era o primeiro a defender, enfim um luxo!

Para quem não sabe, o Maniche evoluiu muito nos quatro anos que passou no Benfica, ele veio de um futebol amador, hoje na Dinamarca isso já não existe, era decorador de montras e adaptou-se claramente a um futebol diferente e de alto nível.

Sem dúvida um dos melhores pontas-de-lança que já vi jogar!

Bola7

é bom abr que o site já atrai gente conhecedora.. :metal:

pcssousa


Bola7



Far(away)

Mais um nórdico que passou pelo Benfica e ficou com o clube no coração.

Elvis the Pelvis

Espetacular foto t-rex!  :metal:

joao_manike


Manel dos Anzois

#44
Apesar da minha tenra idade na altura lembro-me bem do que era este portento dinamarquês...

Conquistou o seu lugar na galeria de imortais do Sport Lisboa e Benfica por direito próprio!