Nené, o goleador que não sujava os calções

Avançado, 74 anos,
Portugal
Equipa Principal: 18 épocas (1968-1986), 590 jogos (46002 minutos), 365 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (7), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (8)

RedVC

#570
Da minha meninice guardei várias boas memórias sobre Nené.

Rápido, felino, com uma rara capacidade de marcar de primeira ou logo após uma excelente recepção. É certo que era muito bem servido por Chalana, Carlos Manuel, Alves, Sheu e outros , mas sabia estar posicionado e tinha uma capacidade fenomenal para se desmarcar. As novas gerações não sabem bem o jogador que ele foi e por isso aqueles que têm memória têm também a obrigação de transmitir o que viram.

A tudo isto aliou e alia uma personalidade à Benfica. Humildade, exigência, ambição, respeito profundo ao Clube, às suas figuras, tradições, Mística. Falar de Nené é falar de servir o Benfica. De prescindir de uma saída para o Real Madrid para poder ficar no seu Clube. Como ele sempre disse, só se sai do Clube quando ele nos manda embora.

Nunca vi Nené revoltar-se ou até ficar agastado para com a assistência, para com a exigência ou até mesmo à má língua dos sócios. Nunca o vi mandar calar as bancadas. Nunca lhe vi um gesto de agastamento para lá da sua própria frustração de não fazer melhor num ou noutro lance.

E nas bancadas criticava-se muito... Era e é uma forma de amar. É uma forma de exigir mais e melhor para o Clube. Ser exigente, caustico, por vezes até destrutivo mas sempre por uma causa maior: o Benfica.  Assim eram os sócios e adeptos do Benfica. Ouvi muita coisa nas bancadas nesses tempos. Nené era dos mais amados mas também dos mais criticados. Não era só os calções limpinhos que denunciavam menos empenhamento. Pura ilusão. Era por vezes os (raros) golos que falhava, o estar aparentemente alheado do jogo. Pura ilusão tanto dentro como fora do campo. Nené estava sempre ligado e esperava felino pela bola certa dos companheiros, pela distracção fatal dos adversários, e era letal. E quase sempre era golo do Benfica! E nas bancadas esquecia-se tudo de mal que se tinha dito e gritava-se GOLO! Essa exigência, esse mal-dizer é apenas a outra face da moeda de um grande Amor. Quem não percebe isso não percebe nada do Benfica.

Não é nostalgia falar de Nené. É gratidão. É justiça. É reconhecimento perante uma das figuras maiores do nosso Clube. Alguém que tem uma personalidade à Benfica. Que nunca se colocou em pontas dos pés. Que nunca se mostrou mais do que um servidor humilde mas talentoso, dedicado mas ambicioso do Clube.

É Nené. É Benfica. Somos todos nós.





GoloDeLetra

Setenta e uma primaveras... é da idade do meu pai.

Parabens campeao!

Alexandre1976


Miguel23xxx


Pancho Lopes 67

É ele o jogador com mais jogos pelo Benfica?

RedVC

#578
Inesquecível.

Uma das maiores figuras vivas do Benfiquismo.

Um dos maiores jogadores da nossa História.




Festa do golo



Títulos













Reconhecimento











LENDA










pcssousa

 Néné é uma lenda, jogador incrível, ser humano fabuloso, Benfiquista acérrimo, uma vida dedicada ao Clube. Podia ter feito fortuna, mas preferiu manter-se no Benfica.
Palavras não fazem juz ao que foi e é Tamagnini Néné.

Mikeslb1904

Citação de: RedVC em 21 de Novembro de 2020, 09:38
Inesquecível.

Uma das maiores figuras vivas do Benfiquismo.

Um dos maiores jogadores da nossa História.




Festa do golo



Títulos













Reconhecimento











LENDA









Não tem sido feita justiça nem tem tido o reconhecimento que merecia!



CERVEIRA

Parabéns. Um grande jogador que tivemos no nosso Benfica.

GoloDeLetra


Só tou a ver