Pedro Miguel (Basquetebol)

Bekambol

grande em tudo, grande jogador da modalidade, desta nossa grande modalidade do nosso grande e glorioso S.L.Benfica....

nightcrowler

sempre me pareceu uma pessoa fantástica, muito correcta.

portuense e benfiquista

_Benfiquista_


Çula

Citação de: Red skin em 21 de Outubro de 2010, 23:01

Em cima: Artur Cruz; Mike Plowden; ...; ...; Jean Jacques
Em baixo: ...; Henrique Vieira; PEDRO MIGUEL; ...; Carlos Lisboa

Os que não sabes são os seguintes:
Depois do M. Plowden estão o Hudson e o Artur Leiria, e em baixo o primeiro é o Fernando Carlos e depois do P. Miguel está o Marco.

Red skin


Tiago1982

Grande grande grande grande jogador.

Nunca vi em Portugal um base como o Pedro Miguel. O "Coluna do Basket" como eu gosto de o chamar. Punha toda a equipa a jogar e parecia sempre saber qual era o melhor caminho.

Lembro-me de uma meia-final da taça contra o Iliabum... a 4 segundos do fim o Benfica perdia por 1 ponto e a bola seguia da linha defensiva do benfica. O Pedro Miguel recebe a bola e em corrida passa por toda a equipa e fecha o jogo com o lançamento na passada para ganhar o jogo... em menos de 4 segundos.

O Pedro Miguel era isto mesmo, era um jogador que assumia o jogo e fazia uma grande equipa ser ainda maior.

Hoje em dia, comparo-o ao Steve Nash... os jogadores quando jogam com ele jogam melhor... com o Pedro Miguel era igual.

Tenho imensa pena que tenha acabado da forma que acabou.

Tenho uma GIGANTE admiração por este pequeno-grande jogador e tudo o que representou e fez pelo Benfica.

Shoky

Citação de: Red skin em 24 de Março de 2009, 19:22


Nome Completo: PEDRO MIGUEL Neves
Posição: Base
Data de Nascimento: ??-??-1968
Nacionalidade: Portuguesa
Número da Camisola: 10
Altura: n/d
Peso: n/d

Títulos pelo Benfica:
5 Campeonatos Nacionais (1990/91, 1991/92, 1992/93, 1993/94, 1994/95)
5 Taças de Portugal (1991/92, 1992/93, 1993/94, 1994/95, 1995/96)
5 Taças da Liga (1990/91, 1992/93, 1993/94, 1994/95, 1995/96)
5 Supertaças (1991/92, 1994/95, 1995/96, 1996/97, 1998/99)


Quem tiver as informações que faltam...

Miguel Gouveia

Nasceu a 10 de agosto de 1968. Nome completo é Pedro Miguel Rodrigues Neves. No site da FIBA não há mais nada em relação ao peso/altura.


Elvis the Pelvis

Era um PG inteligente, que fazia a equipa jogar, mas pouco atlético.

pcssousa

Era (e é) um tripeiro Benfiquista. Creio que o fcp o foi buscar ao Vasco da Gama e no balneário porquista a sua alcunha era "mouro" por ser conhecido de todos o seu Benfiquismo. Entre ele e o Henrique Vieira tenho dificuldade em dizer qual foi o melhor 1 que vi jogar com a nossa camisola.

Elvis the Pelvis

Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2013, 22:50
Era (e é) um tripeiro Benfiquista. Creio que o fcp o foi buscar ao Vasco da Gama e no balneário porquista a sua alcunha era "mouro" por ser conhecido de todos o seu Benfiquismo. Entre ele e o Henrique Vieira tenho dificuldade em dizer qual foi o melhor 1 que vi jogar com a nossa camisola.

Um tripeiro com bom gosto, portanto.  :)

pcssousa

Lembro-me bem de passar pelo Pedro Miguel e de o cumprimentar quando tinha a seu lado o Mark Acres (que jogou uma série de anos na NBA e até nos Celtics de Larry Bird), e parecia a sorte grande e a aproximação, isto porque o Pedro teria à volta de 1,80 e o Acres uns 2,11m... terá isto sido portanto em 97/98...

Ah, e tenho uma grande recordação de quando ele e o mágico Lisboa me passaram para a mão a Supertaça acabadinha de ganhar ao fcp... qualquer dia posto um pequeno video disso (isto porque passou em directo na tv).

Quanto à altura correcta do Pedro Miguel, amanhã já a poderei dar.

pcssousa

Durante a década de 90, alguns "golias" do basquetebol europeu sentiram a força do "david" Benfica. Aos pés da nossa equipa de basquetebol cairam campeões europeus em titulo, como o Joventut de Badalona no seu próprio recinto, equipas que acabariam por se sagrar campeãs da europa nessa época, como o Olimpiakos, ou eliminadas equipas do campeonato da Europa de clubes e repescadas para a Taça da Europa acabando por vencer essa competição como o Olimpija ljubljana... sem esquecer históricos ex-campeões da Europa, como Adecco Milano.
A certa altura faltava a glória suprema, ganhar ao mais histórico de entre os históricos do basquetebol europeu, o Real Madrid.
Já sem Carlos Lisboa, acabado de se retirar, o Benfica desloca-se a Madrid. Na comitiva ia também Manuel Damásio, presidente do clube naquela altura. O adversário era  treinado pelo lendário Obradovidc e contava nas suas fileiras com o mehor posição 4 de toda a europa à época, Joe Arlaukas, além de Alberto Angulo ou o fantástico Dejan Bodiroga, tinham sido campeões europeus menos de ano e meio antes.
A equipa entra em campo, em Madrid, com a máxima de Mário Palma na cabeça "se nós quisermos podemos ganhar". O jogo acaba por correr de forma emotiva de inesperadamente equilibrada.
Quando faltam 17 segundo para o fim, Palma pede 1 minuto de desconto. O Real Madrid vencia por um ponto de diferença e tudo podia acontecer... vira-se para Pedro Miguel e diz-lhe "Pedro, vais ter a responsabilidade de ganhar ou perder. Mas como nunca lhes ganhámos, acabas por ter apenas a responsabilidade de ganhar".
Reentram em campo, bola nas mãos de Pedro Miguel... 3 segundos para o fim, penetra para o cesto e, já todo curvado, lança... o Benfica ganha o jogo e derrota o mito... foi um jogo para a história. Aquela noite de 8 de Outubro de 1996 será para sempre inesquecível.


Em Dezembro o Real Madrid acabaria por se deslocar a Lisboa e vencer por 3 pontos. Em Abril, os espanhois conquistariam a Taça da Europa.

pcssousa

Segundo o suplemento do jornal "A Bola" de 1993, dedicado a apresentar as equipas que disputariam o Campeonato Nacional de Basquetebol 1993/94, Pedro Miguel media/mede 1,85 m.