Pedro Miguel (Basquetebol)

CPA

Citação de: pcssousa em 09 de Julho de 2013, 16:14
Durante a década de 90, alguns "golias" do basquetebol europeu sentiram a força do "david" Benfica. Aos pés da nossa equipa de basquetebol cairam campeões europeus em titulo, como o Joventut de Badalona no seu próprio recinto, equipas que acabariam por se sagrar campeãs da europa nessa época, como o Olimpiakos, ou eliminadas equipas do campeonato da Europa de clubes e repescadas para a Taça da Europa acabando por vencer essa competição como o Olimpija ljubljana... sem esquecer históricos ex-campeões da Europa, como Adecco Milano.
A certa altura faltava a glória suprema, ganhar ao mais histórico de entre os históricos do basquetebol europeu, o Real Madrid.
Já sem Carlos Lisboa, acabado de se retirar, o Benfica desloca-se a Madrid. Na comitiva ia também Manuel Damásio, presidente do clube naquela altura. O adversário era  treinado pelo lendário Obradovidc e contava nas suas fileiras com o mehor posição 4 de toda a europa à época, Joe Arlaukas, além de Alberto Angulo ou o fantástico Dejan Bodiroga, tinham sido campeões europeus menos de ano e meio antes.
A equipa entra em campo, em Madrid, com a máxima de Mário Palma na cabeça "se nós quisermos podemos ganhar". O jogo acaba por correr de forma emotiva de inesperadamente equilibrada.
Quando faltam 17 segundo para o fim, Palma pede 1 minuto de desconto. O Real Madrid vencia por um ponto de diferença e tudo podia acontecer... vira-se para Pedro Miguel e diz-lhe "Pedro, vais ter a responsabilidade de ganhar ou perder. Mas como nunca lhes ganhámos, acabas por ter apenas a responsabilidade de ganhar".
Reentram em campo, bola nas mãos de Pedro Miguel... 3 segundos para o fim, penetra para o cesto e, já todo curvado, lança... o Benfica ganha o jogo e derrota o mito... foi um jogo para a história. Aquela noite de 8 de Outubro de 1996 será para sempre inesquecível.


Em Dezembro o Real Madrid acabaria por se deslocar a Lisboa e vencer por 3 pontos. Em Abril, os espanhois conquistariam a Taça da Europa.

Obrigado pelo relato desta história. Muito bom.

slbenfica_croft

Enorme base para a realidade portuguesa.

Fazia jogar a equipa muitissimo bem. Lia bem o jogo, executava com calma e muita cabeça.

Excelente base para a realidade portuguesa, muito muito muito acima da média...


Tiago1982

Citação de: Fever em 06 de Dezembro de 2013, 02:50
Vejam daqui para a frente: http://www.youtube.com/watch?v=6GvicX7U9jk&feature=youtu.be&t=7m44s

:)

Eu lembro-me como se fosse hoje deste jogo.

Estava na terra do meu pai, a ver o jogo na televisão e delirei com o cesto do Pedro Miguel.

Aliás, já tinha comentado isso! Mas tinha ideia que tinha sido contra o Illiabum, mas foi mesmo contra o Beira-Mar...

Aqui está o meu post de 2010
Citação de: Tiago1982 em 23 de Dezembro de 2010, 12:05
Grande grande grande grande jogador.

Nunca vi em Portugal um base como o Pedro Miguel. O "Coluna do Basket" como eu gosto de o chamar. Punha toda a equipa a jogar e parecia sempre saber qual era o melhor caminho.

Lembro-me de uma meia-final da taça contra o Iliabum... a 4 segundos do fim o Benfica perdia por 1 ponto e a bola seguia da linha defensiva do benfica. O Pedro Miguel recebe a bola e em corrida passa por toda a equipa e fecha o jogo com o lançamento na passada para ganhar o jogo... em menos de 4 segundos.

O Pedro Miguel era isto mesmo, era um jogador que assumia o jogo e fazia uma grande equipa ser ainda maior.

Hoje em dia, comparo-o ao Steve Nash... os jogadores quando jogam com ele jogam melhor... com o Pedro Miguel era igual.

Tenho imensa pena que tenha acabado da forma que acabou.

Tenho uma GIGANTE admiração por este pequeno-grande jogador e tudo o que representou e fez pelo Benfica.

Dandy

Citação de: Çula em 22 de Outubro de 2010, 20:39
Citação de: Red skin em 21 de Outubro de 2010, 23:01

Em cima: Artur Cruz; Mike Plowden; ...; ...; Jean Jacques
Em baixo: ...; Henrique Vieira; PEDRO MIGUEL; ...; Carlos Lisboa

Os que não sabes são os seguintes:
Depois do M. Plowden estão o Hudson e o Artur Leiria, e em baixo o primeiro é o Fernando Carlos e depois do P. Miguel está o Marco.



   Eldridge Hudson, de sua graça.

   Considerado, na época, um dos melhores jogadores liceais nos Estados Unidos.

   Uma lesão grave terá coarctado um potencial ao nível da NBA.




Dandy

Citação de: pcssousa em 08 de Julho de 2013, 23:02
Lembro-me bem de passar pelo Pedro Miguel e de o cumprimentar quando tinha a seu lado o Mark Acres (que jogou uma série de anos na NBA e até nos Celtics de Larry Bird), e parecia a sorte grande e a aproximação, isto porque o Pedro teria à volta de 1,80 e o Acres uns 2,11m... terá isto sido portanto em 97/98...

Ah, e tenho uma grande recordação de quando ele e o mágico Lisboa me passaram para a mão a Supertaça acabadinha de ganhar ao fcp... qualquer dia posto um pequeno video disso (isto porque passou em directo na tv).

Quanto à altura correcta do Pedro Miguel, amanhã já a poderei dar.



   Posso estar a cometer um erro, uma vez que estou a falar sem consultar o que quer que seja, mas creio que o Mark Acres terá sido o jogador com melhor currículo (prévio) a jogar em Portugal.



Dandy






   O Pedro Miguel era, ao mesmo tempo, dínamo e maestro.

   Prolongamento, em campo, do Mário Palma.




Darkboy

Benfica 77-76 Beira-Mar | Taça de Portugal 1994/95 - Meia Final



Shoky


alenker

Citação de: faneca_slb4ever em 24 de Março de 2009, 19:24
Beira-Mar 76-77 Benfica | Taça de Portugal 1994/95 - Meia Final

Por isto é  que este é o meu Desporto de eleição! Reparem no banco dos Aveirenses no ultimo Gif após o desespero vem um aplauso mais que merecido para o que se passou!
Citação de: faneca_slb4ever em 24 de Março de 2009, 19:24
Beira-Mar 76-77 Benfica | Taça de Portugal 1994/95 - Meia Final



alenker

Não sei porque nao apareceu mas o que queria dizer era para repararem no ultimo gif no banco dos Aveirenses, saíram palmas! este é o meu Desporto de eleição também por isto!

Pancho Lopes 67

#41
Grande jogador, grande base, um talento, muito inteligente a jogar, a seguir ao Jean-Jacques e ao Carlos Lisboa, era o meu preferido desta equipa, recheada de enorme talento! Muitos deles teriam carreiras sólidas na NBA se tivessem tentado.

L@udrup

Um dos melhores que vi a jogar na altura do Lisboa e do mitico JJ.

Bekambol

Imortal, grande jogador da grande modalidade.

Costasul

acho que o filho dele joga nos sub 18 do benfica

o nº10