Rogério "Pipi"

Avançado, (1922-12-07 - 2019-12-08),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1942-1954), 311 jogos (27990 minutos), 205 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (6), Taça Latina (1)

Fake Blood



Enorme Sr. Rogério Carvalho  :cool2:


Dixi

A verdade é que este será o dérbi menos português de sempre. E isso deixa triste Rogério Lantres de Carvalho, mais conhecido por "Pipi". Aos 89 anos o mais antigo campeão português vivo (pelo Benfica em 1943) tem lugar na tribuna do Estádio da Luz, mas "com esta idade ir ao estádio, arrumar o carro, subir, mesmo de elevador, já custa, quero é conforto, vou ver na televisão". Para o antigo avançado os encontros entre leões e águias são sempre especiais e marcar ainda mais. Só para o campeonato "Pipi" marcou 13 golos ao rival da 2.ª circular. Mas o que lhe dá melhores recordações é uma final da Taça de Portugal na época 1951/52. "Vencemos por 5-4. Foi um jogo fantástico, ora marcava o Sporting ora marcava o Benfica, e depois eu fiz o 5-4, no último minuto. Já havia muita gente a abandonar o estádio quando nós festejámos", lembrou.
A história de "Pipi" cruza-se com a do Sporting e a de Peyroteo, ídolo e colega de trabalho. "Coleccionava o cromo dele dos rebuçados e, de repente, estava ali a trabalhar ao lado dele, no Grémio das Carnes ", contou ao DN, acrescentando que iam para o treino de eléctrico. Eram reconhecidos? Pediam-lhes autógrafos? "Não, nada disso! Conheciam-nos, mas pediam era entradas para os jogos, agora autógrafos...", respondeu o antigo avançado.
Ainda tem a equipa dos cinco violinos atravessada: "Só ganhei cinco campeonatos!" A nós chamavam-nos diabos vermelhos, mas o Salazar depois proibiu que nos chamassem diabos", recordou. Para ele a diferença entre os daibos vermelhos e os cinco violinos era só uma e dava pelo nome de Peyroteo (foi o jogador que mais golos marcou nos duelos entre leões e águias no campeonato (26). "Não havia um jogo em que ele não marcasse golos. Está a ver?"
Abandonou o clube quando o Benfica decidiu profissionalizar o futebol: "Um dia o presidente chegou lá e disse que iamos ser o primeiro clube profissional no País e que íamos ser pagos e treinar todos os dias. Eu perguntei quanto é que estavam a pensar pagar e quando ele disse dois contos e meio de reis disse que me ia embora, então eu ganhava 10 a 15 contos na carne e queriam que me despedisse para jogar futebol por menos? Obriguei o Benfica a fazer-me uma festa de despedida, mas depois venderam-me por uns 350 contos e fui para o Botafogo."
A rivalidade entre Sporting e Benfica sempre houve, diz Rogério Pipi, mas era "sã, pacifica e pura, agora não, é uma falta de respeito, mesmo em campo, nós éramos mais correctos, não se agredia muito, era um jogo mais facilitado..."

Fonte: DN

Fake Blood

Preferiu a carne ao Benfica  >:(

Sequel

Citação de: Dixi em 25 de Novembro de 2011, 23:19
A verdade é que este será o dérbi menos português de sempre. E isso deixa triste Rogério Lantres de Carvalho, mais conhecido por "Pipi". Aos 89 anos o mais antigo campeão português vivo (pelo Benfica em 1943) tem lugar na tribuna do Estádio da Luz, mas "com esta idade ir ao estádio, arrumar o carro, subir, mesmo de elevador, já custa, quero é conforto, vou ver na televisão".

Sei que o que vou dizer é muito lírico, mas será que não podiam criar para este tipo de jogos uma espécie de tratamento especial para jogadores deste tipo? Sei lá, contratavam um motorista por um dia, iam buscá-lo, etc.

Acho que era um gesto bonito e não ficava nada mal.

alfredo

este senhor só conheco por o que li. nem se encontram videos dele a jogar, mas todos os benfiquistas conhecem-no e isso diz muito sobre a clutura e o benfiquismo. um enorme nome sempre ligado ao benfica...
gostava de houvir as histórias que tem para contar. seria importante guardar essas histórias dos jogadores que provavelmente já nao têm muito tempo, para que nao sejam esquecidas...

diableimage


Dixi

Citação de: Pedro Marques em 07 de Dezembro de 2011, 00:16
Fail do jornal A Bola?

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=302668

Não é dia 17?

Segundo o site zerozero a data de nascimento do Rogério Carvalho é 17/12/1922.

Red skin

Que conte mais 89! Parabéns Rogério!

babicas69

Muitos Parabéns  grande Rogério Pipi pelos seus 89 anos!

Miguelito22


Shoky

Não é dia 17 que faz anos?

Shoky

É mesmo hoje que faz anos...muitos parabéns a um Monstro do Benfica...um Mito vivo.

Slb23


FR