Rui Lopes (Hóquei em Patins)

Shoky



Nome Completo: RUI Paulo Martins LOPES
Posição: Avançado
Data de Nascimento: 21-08-1970
Nacionalidade: Portuguesa
Número da Camisola: 7
Altura: 1.76 m
Peso: 76 kg

Títulos pelo Benfica:
1 Taça CERS (1990/91)
3 Campeonatos Nacionais (1991/92, 1993/94, 1994/95)
3 Taças de Portugal (1990/91, 1993/94, 1994/95)
1 Supertaça (1992/93)

Darkboy

Não vi jogar, mas aprovo a abertura do tópico, pelo que leio já era tempo. ;D

Shoky

Eu peço ao pessoal informado que abram...eles não o fazem.
Só me dão trabalho. ;D

KKK24

Dizem que acabou para o hoquei demasiado cedo...

Chelas


pcssousa

Citação de: KKK24 em 17 de Junho de 2013, 15:56
Dizem que acabou para o hoquei demasiado cedo...
Foi a lesão em 93/94... mas acabou por jogar hóquei até por volta dos 40. Depois de se retirar ainda reingressou no Paço de Arcos.

Se não estou em erro saiu do Benfica em 96, esteve por cá 10 anos. Quando saiu de cá foi para o Liceo e ainda ganhou a Copa do Rey em 96/97.

KKK24

Citação de: pcssousa em 17 de Junho de 2013, 16:56
Citação de: KKK24 em 17 de Junho de 2013, 15:56
Dizem que acabou para o hoquei demasiado cedo...
Foi a lesão em 93/94... mas acabou por jogar hóquei até por volta dos 40. Depois de se retirar ainda reingressou no Paço de Arcos.

Se não estou em erro saiu do Benfica em 96, esteve por cá 10 anos. Quando saiu de cá foi para o Liceo e ainda ganhou a Copa do Rey em 96/97.
Então foi uma espécie de gaidão... mas sem as merdas que o  gaydão fez

fred_cardozo7

Grande avançado! Um dos obreiros do nosso primeiro troféu europeu!

Agora costuma comentar alguns jogos de hóquei na Benfica tv!

pcssousa

Que me desculpem os fãs do Gaidão, mas o Rui Lopes foi melhor que ele. E também fez parte da melhor equipa do Benfica dos últimos 30 anos.
Se não estou em erro, dessa equipa, o que entrou primeiro no Benfica foi o Rui Lopes, seguido do Luis Ferreira que entrou em 88 ou 89 e só depois vieram o Almeida e o Fortunato.
Com estes 4 jogadores de campo a titulares Portugal venceu o titulo Mundial em 1993 em Itália, o primeiro Mundial ganho fora de território nacional desde 1962 (!), 31 anos depois... e o Rui Lopes foi o melhor marcador da prova. Se não estou em erro, ganhámos à Itália nos penalties, com conversões do Rui e do Filipe Santos. Com estes 4, e depois até com o gr também, a titulares, vencemos 3 campeonatos europeus consecutivos. Depois ainda fariamos o tetra mas já sem o Rui.

Infelizmente faltou a glória europeia, mas houve uma final com o Igualada em que estivemos bem perto, bem perto... Vencemos ainda o primeiro troféu europeu do nosso historial, sendo que na altura, a Taça Cers, a exemplo do que acontecia com a Taça UEFA no futebol, era uma competição bem mais difícil pois não existindo Liga Europeia mas apenas TCCE, naturalmente a CERS teria equipas mais fortes que aquilo que tem agora.
Mesmo assim deverá ter tido trezentas e tal internacionalizações, contando com as dos escalões de formação e creio que mais de 190 nos séniores.
Foi ainda melhor marcador do campeonato por duas vezes.

Tinha um lance típico, ia para trás da baliza, de um lado para o outro e marcava goloao primeiro poste.




Ah, à atenção do Shoky: usava habitualmente o nº 7 e penso que terá entrado no Benfica em 86/87 (ainda bem jovem - em 88/89 tenho a certeza que já estava nos séniores) e saiu em 96. Penso ser isto.

VitorPaneira7

Ramalho viria aparecer e mais tarde Ricardo Pereira como avançados, o ultimo acho que ja teve no ultimo bi de 96-98.
Que Valter Neves seja o lider de uma nova e já conquistadora geração com Miguel Rocha, Rafael e Rodrigues, a ver se aparece um tecnicista ao estilo Lopes ou Panchito para completar o conjunto.
A equipa de 91-98 foi a primeira equipa de hoquei que vi jogar e ganhamos 5 titulos e lembro-me de uma taça , em 98 ou 99 contra Barcelos, acho contra estes pois não eramos campeões, que viramos um 4-1 ou 5-1.
Apesar do show gaidão e irmãos Velasquez......a equipa de 91-98 jogava bem melhor hoquei, chegamos a ser campeões invenciveis e demos 10-2 ao porto no pavilhão destes, ainda claro o celebre jogo dos 8-1.Rui Lopes era quase sempre o melhor marcador.Já agora ele não teve um regresso pouco depois de ter tado no Liceo.

DAva prazer ver esse hoquei e o da selecção também, em 95 levamos 5-1 da argentina , mas não vacilamos pois fomos campeões europeus em 96 e 98.Em 97 não fomos a final por uma unha negra, acho que foi nessa que perdemos por um misero golo com a ESpanha.
Como já disse grande geração de hoquei a que apareceu na decada de 90.

KKK24

Citação de: pcssousa em 17 de Junho de 2013, 17:51
Que me desculpem os fãs do Gaidão, mas o Rui Lopes foi melhor que ele. E também fez parte da melhor equipa do Benfica dos últimos 30 anos.
Se não estou em erro, dessa equipa, o que entrou primeiro no Benfica foi o Rui Lopes, seguido do Luis Ferreira que entrou em 88 ou 89 e só depois vieram o Almeida e o Fortunato.
Com estes 4 jogadores de campo a titulares Portugal venceu o titulo Mundial em 1993 em Itália, o primeiro Mundial ganho fora de território nacional desde 1962 (!), 31 anos depois... e o Rui Lopes foi o melhor marcador da prova. Se não estou em erro, ganhámos à Itália nos penalties, com conversões do Rui e do Filipe Santos. Com estes 4, e depois até com o gr também, a titulares, vencemos 3 campeonatos europeus consecutivos. Depois ainda fariamos o tetra mas já sem o Rui.

Infelizmente faltou a glória europeia, mas houve uma final com o Igualada em que estivemos bem perto, bem perto... Vencemos ainda o primeiro troféu europeu do nosso historial, sendo que na altura, a Taça Cers, a exemplo do que acontecia com a Taça UEFA no futebol, era uma competição bem mais difícil pois não existindo Liga Europeia mas apenas TCCE, naturalmente a CERS teria equipas mais fortes que aquilo que tem agora.
Mesmo assim deverá ter tido trezentas e tal internacionalizações, contando com as dos escalões de formação e creio que mais de 190 nos séniores.
Foi ainda melhor marcador do campeonato por duas vezes.

Tinha um lance típico, ia para trás da baliza, de um lado para o outro e marcava goloao primeiro poste.




Ah, à atenção do Shoky: usava habitualmente o nº 7 e penso que terá entrado no Benfica em 86/87 (ainda bem jovem - em 88/89 tenho a certeza que já estava nos séniores) e saiu em 96. Penso ser isto.
Qual foi a lesão que o Rui Lopes teve? E não há nada para pedir desculpa. Nunca o vi jogar mas pelo que dizem aqui estamos a falar de, talvez, do melhor jogador português depois do Livramento

pcssousa

O melhor português depois do Livramento? não, não me parece... Cosnta que na geração do Livramento houveram grandes talentos, a nossa equipa dizem que era maravilhosa, sendo que Portugal ganhou uns quantos Mundiais e Europeus na altura com o nosso 5 inicial, Ramalhete, Garrancho, Jorge Vicente, Casimiro e Livramento.
Outros grandes talentos foram o Leste e o Fanã, que faziam coisas do arco da velha... O Vitor Hugo (já sei que a malta não gosta dele, mas eu digo já aqui que é uma excelente pessoa) que dizem ter sido o melhor do Mundo no seu tempo. O Crsitiano Pereira (que jogou no porto mas também por nós).

Daquela nossa equipa dos anos 90 terá sido o Rui Lopes aquele que eu mais gostava de ver jogar, mas entre aqueles 4 é difícil dizer quem era o melhor... se calhar o melhor deles até foi o eng. Luis Ferreira.

Não consigo precisar qual a lesão mas parece-me que foi um problema num joelho.

MrJohnny


KKK24

Citação de: pcssousa em 17 de Junho de 2013, 20:26
O melhor português depois do Livramento? não, não me parece... Cosnta que na geração do Livramento houveram grandes talentos, a nossa equipa dizem que era maravilhosa, sendo que Portugal ganhou uns quantos Mundiais e Europeus na altura com o nosso 5 inicial, Ramalhete, Garrancho, Jorge Vicente, Casimiro e Livramento.
Outros grandes talentos foram o Leste e o Fanã, que faziam coisas do arco da velha... O Vitor Hugo (já sei que a malta não gosta dele, mas eu digo já aqui que é uma excelente pessoa) que dizem ter sido o melhor do Mundo no seu tempo. O Crsitiano Pereira (que jogou no porto mas também por nós).

Daquela nossa equipa dos anos 90 terá sido o Rui Lopes aquele que eu mais gostava de ver jogar, mas entre aqueles 4 é difícil dizer quem era o melhor... se calhar o melhor deles até foi o eng. Luis Ferreira.

Não consigo precisar qual a lesão mas parece-me que foi um problema num joelho.
Se calhar senão tivesse tido aquela lesão a história seria diferente...