Vitor Baptista, o Maior

Avançado, (1948-10-18 - 1999-01-01),
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1971-1978), 150 jogos (11957 minutos), 64 golos

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (1)

Eska

 tive a fazer um research para meter na história da vida dele ... e é uma comédia! O vitor baptista levava uma vida mais marada k uma estrela de rock.... o Maradona ao lado dele era "um menino" . parti-me a rir com algumas cenas ! (tipo organizou uma tourada nos tempos do setubal e depois esqueceu-se de arranjar os toiros) ..

Granda Craque!  :slb2: :slb2: :slb2:

Corrosivo

Citação de: nightcrowler em 28 de Novembro de 2008, 15:00
o vitor baptista foi o maior.

meu jogador preferido, por via das historias que ouvia em almoçaradas em familia.
o unico que podia ter sido melhor que o eusébio.

era um fora de série, pé direito, pé esquerdo, cabeça, força, velocidade... enfim...

o liverpool veio ver um jogo do benfica para analizar os pontos fortes da equipa e isso tudo, porque iam jogar para a taça dos campeões e só falavam no "Maior".

um tio meu jogou com ele no fim da carreira, pelo tomar, mas o meu tio era um miudo de 17 anos, e mais tarde jogou contra ele ao servço do benfica e castelo branco e ele era o maior. o meu tio, envergonhado "boa tarde sr. Batista". ele responde "vai pro caralho. tás fodido comigo hoje". o meu tio, central à la mozer, durinho, fica fodido e resolve dar-lhe uma cacetada. na jogada seguinte, bola pelo ar, vitor batista mata no peito, o meu tio vai impetuoso para lhe dar uma carneirada, o Maior passa a bola por cima dele com a direita e com a esquerda manda o gk à merda. o meu tio ficou com um grande par de cornos.

outra história dele no tomar. ele era só gajas, andava com uns cachecois de cor fluorescente, era um caso à parte. o treinador descia para dar indicações e ele expulsava-o do balneário.

quando jogava na faculdade, nos meus tempos de matador, chamavam-me vitor baptista. mas foi mais pela inclinação para o alcool do que pelos golos!!

:drunk: :drunk:

Cabeça mas não para pensar, infelizmente

gabbana

O Cristiano Ronaldo ao pé de Vitor Baptista é um Bynia(com todo respeito pelo Bynia)!!Quem o viu jogar diz que era um génio!!E como todos os génios tinha o seu lado maluco!

Subsultans Papaver

Acabou na miséria e no degredo. É trágico, de facto.

Golden

Segundo o meu pai os tres melhores jogadores de sempre do Benfica foram eusebio, coluna e vitor baptista..


Lordlothar

Citação de: GoldenBoy em 16 de Dezembro de 2008, 04:01
Segundo o meu pai os tres melhores jogadores de sempre do Benfica foram eusebio, coluna e vitor baptista..


:bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

unum

Peço desculpa por "remar contra a maré", mas acho que o declínio da mística do Benfica (e a qual tivemos que pagar com juros na última década e meia) muito teve a ver com jogadores com o perfil do Vítor Baptista.

No meu entender, para jogar no Benfica não basta ser bom jogador (nem excepcional como no caso do Vítor)...

Eagle Fly Free

É um dos imortais, mas tenho alguma dificuldade em considerá-lo como um dos 3 melhores...

Forçabenfica

Pois eu ja por varias vezes, me foi relatado por varias pessoas, que foi o melhor avançado portugues de todos os tempos depois do Eusebio. Nao sei se é verdade ou mentira, mas ja varias pessoas me disseram isso, inclusive o meu pai.

Eu para mim, o melhor jogador portugues que vi com os meus olhos, foi sem duvida o chalana. O Chalana antes das lesoes era um fora-de-serie, melhor que o CR7, teve foi o azar de jogar quando ainda nao havia futebol na TV, tivesse ele nascido 20 anos mais tarde e a historia e o reconhecimento do valor dele seria totalmente diferentes. Eu ia ao estadio da luz pela mao do meu pai so para ver o Chalana, eu pedia equipamentos ao meu pai, daquele que depois a minha maezinha tinha que cozer os numeros e o emblema, e queria á força por o nome do chalana nos equipamentos, mas na altura nao havia letras...  :cry2: :cry2: :cry2: :cry2:

Era um predestinado, um craque, um jogador capaz de pegar na bola e sozinho resolver jogos...

O meu jogador portugues favorito, sempre foi e sempre será O PEQUENO GENIO  :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

nietzsche

Este gajo segundo me contam era um deus, um jogador de outro mundo. Só tenho pena de nunca o ter visto jogar.
Ficam uns dados que encontrei na net.


Nº139 - Vítor Manuel Ferreira Baptista

Nome Completo: Vítor Manuel Ferreira Baptista
Alcunha: O Maior / O Rapaz do Brinco / O Gargantas / O Rapaz dos Pés de Ouro / Meu Deus
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: São Julião / Setúbal - Portugal
Data de Nascimento: 18 de Outubro de 1948 (Faleceu a 1 de Janeiro de 1999)
Posição: Avançado
Altura: 1,78m
Peso: 76Kg
.Clubes:
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
1985/86 - Estrelas Faralhão - ? Jogos / ? Golos
1984/85 - Estrelas Faralhão - ? Jogos / ? Golos
1983/84 - Monte da Caparica - ? Jogos / ? Golos
1982/83 - U. Tomar - ? Jogos / ? Golos
1981/82 - Montijo (Jogador-Treinador) - ? Jogos / ? Golos
1980/81 - Amora - 4 Jogos / 0 Golos
1980 - San Jose Earthquakes - 2 Jogos / ? Golos
1979/80 - Boavista - 15 Jogos / 8 Golos
1978/79 - Vit. Setúbal - 19 Jogos / 7 Golos
1977/78 - S.L.Benfica - 15 Jogos / 8 Golos
1976/77 - S.L.Benfica - 6 Jogos / 6 Golos
1975/76 - S.L.Benfica - 16 Jogos / 9 Golos
1974/75 - S.L.Benfica - 23 Jogos / 3 Golos
1973/74 - S.L.Benfica - 21 Jogos / 9 Golos
1972/73 - S.L.Benfica - 14 Jogos / 6 Golos
1971/72 - S.L.Benfica - 17 Jogos / 9 Golos
1970/71 - Vit. Setúbal - 26 Jogos / 22 Golos
1969/70 - Vit. Setúbal - 22 Jogos / 11 Golos
1968/69 - Vit. Setúbal - 17 Jogos / 0 Golos
1967/68 - Vit. Setúbal - 15 Jogos / 0 Golos
1966/67 - Vit. Setúbal - 0 Jogos / 0 Golos
"Formação"
Vit. Setúbal (1963/64 a 1965/66)
.Totais no S.L.Benfica: 150 Jogos / 62 Golos
(Campeonato 112/50, Taça de Portugal 17/10 e Eurotaças 21/2)
.
Estreia: 26 de Setembro de 1971, no Bonfim
(Vit. Setúbal 0 - S.L.Benfica 3) - Com Jimmy Hagan
.Último jogo: 25 de Fevereiro de 1978, na Luz
(S.L.Benfica 2 - Guimarães 0) - Com John Mortimore
.
Primeiro golo: 26 de Setembro de 1971, no Bonfim
(Vit. Setúbal 0 - S.L.Benfica 3) - Marcou o 0-1 aos 29'
.
Último golo: 12 de Fevereiro de 1978, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Sporting 0) - Marcou o 1-0 aos 54'
.Competições Europeias: 21 Jogos / 2 Golos
.
Estreia: 29 de Setembro de 1971, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Wacker Innsbruck 1) - Com Jimmy Hagan
.
Último jogo: 2 de Novembro de 1977, no Idrotspark em Copenhaga
(B 1903 Copenhaga 0 - S.L.Benfica 1) - Com John Mortimore
.
Primeiro golo: 22 de Outubro de 1975, na Luz
(S.L.Benfica 5 - Ujpest 2) - Marcou o 2-1 aos 31'
.
Último golo: 22 de Outubro de 1975, na Luz
(S.L.Benfica 5 - Ujpest 2) - Marcou o 5-2 aos 89'
.Selecção: 11 Jogos / 2 Golos
.
Estreia: 17 de Fevereiro de 1971, no Parc Astrid em Bruxelas
(Bélgica 3 - Portugal 0) - Com José Gomes da Silva
.
Último jogo: 17 de Novembro de 1976, na Luz
(Portugal 1 - Dinamarca 0) - Com José Maria Pedroto
.
Primeiro golo: 12 de Maio de 1971, nas Antas
(Portugal 5 - Dinamarca 0) - Marcou o 3-0 aos 48'
.
Último golo: 12 de Maior de 1971, nas Antas
(Portugal 5 - Dinamarca 0) - Marcou o 4-0 aos 52'
.
Participações em Campeonatos do Mundo(0):
.
Participações em Campeonatos da Europa(0):
.Palmarés:
5 Campeonatos Nacionais; 1971/72, 1972/73, 1974/75, 1975/76 e 1976/77 (S.L.Benfica)
2 Taças de Portugal - 1966/67 (Vit. Setúbal) e 1971/72 (S.L.Benfica)
1 Campeonato Distrital 2ª Divisão A.F.Setúbal - 1984/85 (Estrelas Faralhão)
.Curiosidades:
- Despontou nas margens do seu Sado, em torneios de futebol de salão. Aos 16 anos logo o Vitória de Setúbal tratou de o assegurar: 500 escudos por mês e pensão, eram a vida nova do aprendiz de electricista.
- Em Setúbal brilha, estreando-se nas primeiras categorias com apenas 17 anos. O Sport Lisboa e Benfica levaria a melhor sobre o Sporting na disputa pela maior promessa do futebol português da altura.
- Pela libertação da sua carta o Vitória de Setúbal arrecadou 3.000 contos e ainda recebeu, a título definitivo, José Torres, Praia e Matine. Era a maior transferência de sempre do futebol português.
- Na Luz alternou momentos de rara qualidade com outros que haveriam de o levar à decadência: Múltiplos foram os episódios envolvendo Dinheiro, Carros, Álcool, Mulheres e Drogas, enfim um cocktail verdadeiramente explosivo e pouco condizente com a vida de um profissional de futebol.
- Em 1978 queria um Porsche Carrera e 650 contos mensais para permanecer na Luz. O clube encarnado anuiu em relação à viatura mas não satisfez as pretensões salariais, limitadas a 550 contos. Não aceitou e regressou a Setúbal. Iria ganhar 100 contos por mês...
- Rumaria de seguida ao Bessa, onde também arranjaria desentendimentos salariais com Valentim Loureiro e dava sequência a alguns episódios absolutamente inesquecíveis: Certo dia, O Maior abandona o campo porque... não jogava em pelados!
- Em 1980, a convite de António Simões, jogou com George Best, o seu "irmão-gémeo" do futebol, no San Jose Earthquakes. Nessa mesma equipa alinhavam também Guus Hiddink, Milan Mandaric, Bill Foulkes, entre outros. Apesar do contrato de 2,5 milhões de dólares e do raro Corvette descapotável exigido, não o conseguiram manter nos States por muito tempo: 2 jogos e regresso a Lisboa.
- Regressa a Portugal e jogaria ainda no Amora, no Montijo, no União de Tomar, no Monte da Caparica e acabaria nos regionais, em representação do Estrelas do Faralhão.
- Foi sempre um rebelde, um "Génio Louco", incompatibilizando-se facilmente com os seus treinadores. Alguns exemplos: Mário Wilson em 1975, John Mortimore e José Maria Pedroto em 1976 e Juca em 1977 (Com Juca, via mesmo chegar ao fim a sua participação na equipa das quinas: Chegou atrasado ao treino, insultou Juca e chamou "malucos" aos colegas).

nietzsche

na wikipedia tem a historia dele em ingles mas em portugues não.

nietzsche

tava aqui a pensar, que grande grande filme dava a vida deste gajo.

nightcrowler

Citação de: GoldenBoy em 16 de Dezembro de 2008, 04:01
Segundo o meu pai os tres melhores jogadores de sempre do Benfica foram eusebio, coluna e vitor baptista..



um comentário de respeito para o teu pai

Bekambol

UMA GRANDE GLÓRIA, LENDÁRIA, DO NOSSO GLORIOSO, S.L.BENFICA.

mar_vivo

Citação de: nietzsche em 27 de Janeiro de 2009, 14:54
tava aqui a pensar, que grande grande filme dava a vida deste gajo.

É... A vida de VB é daquelas em que a realidade parece superar a ficção... Infelizmente é mais comum do que se pensa.

Pessoalmente, acho quer VB por genialidade, loucura ou, simplesmente, irresponsabilidade, não fez o suficiente para ficar na galeria ao lado de Eusébio ou Coluna...