Vitor Martins, o Garoupa

Médio, 74 anos,
Portugal
Equipa Principal: 10 épocas (1968-1977), 202 jogos (14528 minutos), 28 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (4)

Bola7

Citação de: VitorPaneira7 em 13 de Outubro de 2009, 11:48
Já algum tempo que não venho comentar, ocupado com a conclusão da licenciatura, mas ao ver este tópico tinha que vir aqui.O meu pai ,o meu falecido avô e mesmo alguns dos meus tios sportinguistas falam da qualidade de Vitor Martins. Já foi há algum tempo que falaram dele mas o que ficou na minha cabeça foi que era um médio tecnicista que fazia o que queria com a Bola e que tinha tudo para ser um dos melhores de sempre naquela poisção, a nivel mundial.
nem mais...

diabo maiato

Vi-o algumas vezes em jogos ao vivo e várias vezes na TV (resumos, directos embora poucos.....) belo jogador.....assim como Bento, Toni, Nené, Eurico, Chalana, Artur, Nélinho, Bento, (época 1976/1977) no tempo de Mortimore que depois de estarmos a 6 pontos do Sporting ganhamos o campeonato com 9 pontos de avanço!!!!!belos e velhos tempos!!!

Freire

Citação de: diabo maiato em 13 de Outubro de 2009, 12:26
Vi-o algumas vezes em jogos ao vivo e várias vezes na TV (resumos, directos embora poucos.....) belo jogador.....assim como Bento, Toni, Nené, Eurico, Chalana, Artur, Nélinho, Bento, (época 1976/1977) no tempo de Mortimore que depois de estarmos a 6 pontos do Sporting ganhamos o campeonato com 9 pontos de avanço!!!!!belos e velhos tempos!!!

Lembro bem esse campeonato. Sublinhar que as vitórias só valiam 2 pontos.

diabo maiato

Desculpem coloquei 2 vezes o lendário g.r. Bento...mas de facto muitas vezes ele valia por 2.......

Bola7

Citação de: Freire em 13 de Outubro de 2009, 12:27
Citação de: diabo maiato em 13 de Outubro de 2009, 12:26
Vi-o algumas vezes em jogos ao vivo e várias vezes na TV (resumos, directos embora poucos.....) belo jogador.....assim como Bento, Toni, Nené, Eurico, Chalana, Artur, Nélinho, Bento, (época 1976/1977) no tempo de Mortimore que depois de estarmos a 6 pontos do Sporting ganhamos o campeonato com 9 pontos de avanço!!!!!belos e velhos tempos!!!

Lembro bem esse campeonato. Sublinhar que as vitórias só valiam 2 pontos.
nelinho...foi-se embora para o Braga não sei pq...uma vez marcou um golo extraordinário de cabeça junto ao poste meio sentado...

José Henriques

#20
À medida que vou aqui encontrando nomes que fazem parte do meu imaginário da infância e juventude, vou comentando com as memórias que tenho de cada um desses jogadores. o Vítor Martins é mais um que eu não posso deixar de recordar.
Era um centrocampista de grande classe: boa técnica, enorme sentido posicional, grande recuperador de bolas, bom remate de meia-distância e enorme espirito de sacrificio. No decorrer da época de 1976/77, teve um Acidente Vascular Cerebral e ficou com lesões gravissimas das quais foi recuperando lentamente ao longo dos anos, mas com marcas evidentes até hoje.
Recordo aquele que foi talvez o seu ultimo jogo com um grande (não estou absolutamente certo que tenha sido o ultimo), contra o Sporting na Luz, em que vencemos por 2-1, com o 1º golo marcado por ele num pontapé de fora da área. Depois o Da Costa (salvo erro) do Sporting empatou e a uns 20 minutos do fim, o golo da vitória do Benfica veio dos pés do Chalana num portentoso remate sobre a esquerda. Tinha o Chalana 17 anos nessa época!
Foi um grande jogo do Vítor Martins, que liderou o meio campo do inicio ao fim do jogo e o Sporting só não levou 5 ou 6 graças a uma exibição espantosa do Conhé  :D , que era o guarda-redes da lagartagem na altura. Tinham-nos ganho 3-0 na 1ª volta e tinhamos umas continhas a acertar com eles. ::bater:: No final da época fomos Cameões nas calmas!  :clap1:

Bola7

Citação de: José Henriques em 22 de Novembro de 2009, 17:56
À medida que vou aqui encontrando nomes que fazem parte do meu imaginário da infância e juventude, vou comentando com as memórias que tenho de cada um desses jogadores. o Vítor Martins é mais um que eu não posso deixar de recordar.
Era um centrocampista de grande classe: boa técnica, enorme sentido posicional, grande recuperador de bolas, bom remate de meia-distância e enorme espirito de sacrificio. No decorrer da época de 1976/77, teve um Acidente Vascular Cerebral e ficou com lesões gravissimas das quais foi recuperando lentamente ao longo dos anos, mas com marcas evidentes até hoje.
Recordo aquele que foi talvez o seu ultimo jogo com um grande (não estou absolutamente certo que tenha sido o ultimo), contra o Sporting na Luz, em que vencemos por 2-1, com o 1º golo marcado por ele num pontapé de fora da área. Depois o Da Costa (salvo erro) do Sporting empatou e a uns 20 minutos do fim, o golo da vitória do Benfica veio dos pés do Chalana num portentoso remate sobre a esquerda. Tinha o Chalana 17 anos nessa época!
Foi um grande jogo do Vítor Martins, que liderou o meio campo do inicio ao fim do jogo e o Sporting só não levou 5 ou 6 graças a uma exibição espantosa do Conhé  :D , que era o guarda-redes da lagartagem na altura. Tinham-nos ganho 3-0 na 1ª volta e tinhamos umas continhas a acertar com eles. ::bater:: No final da época fomos Cameões nas calmas!  :clap1:
meu caro...convido-te a visitar o meu blo no qual fiz a eleicção dos 23 mais após decada de ouro...diz de tua justiça... ;)


Rodolfo Dias

Com o público em cima do campo.


Fonte: "Almanaque do Benfica - Edição Centenário", ed. Almanaxi

fudim flan

Citação de: Rodolfo Dias em 05 de Março de 2011, 21:24
Com o público em cima do campo.


Fonte: "Almanaque do Benfica - Edição Centenário", ed. Almanaxi
grande foto de um jogador espectacular.

Joaquim Ferreira Bogalho

Não vi jogar...contudo, a imagem que descrevem aqui é exactamente aquela que tinha do jogador, pois corresponde ao que me foi contado sobre o Vitor Martins...muita pena aquele acidente vascular.

DEVILLICA

Citação de: Joga Bonito em 05 de Setembro de 2009, 17:51
Teve um AVC Dudek.

Conheci-o pessoalmente, salvo erro, há 3 anos, num almoço com Mario Wilson, Veloso e Toni. Penso que não estava mais nenhuma gloria do clube...
Fiquei a saber que nessa época havia sido barrado na porta do Estádio da Luz, sendo que passado alguns minutos, foram acolher Drulovic à porta. Triste demais para ser verdade.

Muito triste mesmo.

Red skin

Boa foto Rodolfo... obrigado por ires partilhando o material q tens dos nossos IMORTAIS!

Rodolfo Dias


Fonte: jornal "Equipa" de 2 de Agosto de 1978.

Shoky

Citação de: DEVILLICA em 14 de Março de 2011, 18:54
Citação de: Joga Bonito em 05 de Setembro de 2009, 17:51
Teve um AVC Dudek.

Conheci-o pessoalmente, salvo erro, há 3 anos, num almoço com Mario Wilson, Veloso e Toni. Penso que não estava mais nenhuma gloria do clube...
Fiquei a saber que nessa época havia sido barrado na porta do Estádio da Luz, sendo que passado alguns minutos, foram acolher Drulovic à porta. Triste demais para ser verdade.

Muito triste mesmo.

Eu conheço esse Benfica...:buck2: