Nélson Veríssimo, Treinador Equipa B

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2020-2020, 2021-2022), 31 jogos (17 vitórias, 7 empates, 7 derrotas)

Equipa B: 5 épocas, 107 jogos, 0 golos

20Nico Gaitan20

Ainda o vou ver no mundial de clubes...

BlankFile

Continuação de bom trabalho para a próxima época.

Serdeira23

Citação de: Kurt Cobain 10 em 17 de Maio de 2025, 14:17Obviamente que é para continuar. Esta equipa B está longe de ser das melhores a nível de qualidade e mesmo assim ficou á porta do pódio.

Não fosse umas certas arbitragens vergonhosas , poderia mesmo ter entrado no top 3.

Que o pessoal não se esqueça, a equipa B este ano sofreu algumas arbitragens vergonhosas. Espero que haja dois ou três jogadores que possam acompanhar a equipa ao mundial

.:VMPT:.

Excelente trabalho.... Agora é colher os frutos, desse trabalho, para a equipa principal....

André Gomes, Leandro,  Wynder, J. Veloso, J. Rego e G. Varela, são claramente atletas para o plantel da equipa principal....

fdpdc666

Nélson Veríssimo assume renovação da equipa B do Benfica.
Técnico faz um balanço positivo da época que valeu um 4.º lugar na 2.ª Liga e admite mudança profunda no plantel.



Foto: Ricardo Nascimento/Record

Spoiler
O Benfica B terminou a 2.ª Liga no quarto lugar sob o comando técnico de Nélson Veríssimo, que em entrevista à BTV fez um balanço da temporada e lançou já um olhar para o futuro. "Foi uma época bastante positiva, num campeonato difícil e muito competitivo, em que, jornada após jornada, percebemos qual era o nível em que as equipas estavam", refere, acrescentando: "Acaba por se olhar muito para a classificação, para os pontos somados, mas também temos de fazer outro tipo de análise, que é perceber que tipo de combate demos relativamente às equipas. Ao fazermos a análise da competitividade desta Liga, também temos de reconhecer, de certa forma, o mérito do trabalho da equipa B do Benfica e o contributo que deu para essa mesma competitividade."

O técnico da formação secundária dos encarnados deu ênfase à expressão "banco de titulares". "Acreditamos que os jogadores que começam o jogo no banco também têm capacidade para dar resposta começando no onze inicial. A preponderância que tiveram ao nível dos golos marcados traduz bem aquilo que foi a mentalidade e o espírito que cultivaram enquanto equipa, e que depois se refletiu nesses números. Tivemos o 3.º ataque mais concretizador da prova e, acima de tudo, isso reflete um trabalho que foi desenvolvido ao longo da época, com continuidade também da época passada. A maior alegria que um treinador e a sua equipa técnica podem ter é olhar para os jogadores e sentir que eles cresceram. E esse crescimento vê-se na resposta que dão hoje em comparação com há dois meses, ou com o início da época", explica Nélson Veríssimo.

Apesar de colocar o ênfase no coletivo, o treinador da equipa B destacou alguns nomes com quem trabalhou. "Nesta época, tal como na anterior, mas agora com lideranças diferentes, tivemos três ou quatro jogadores com uma liderança muito preponderante. Falo, nomeadamente, e de forma mais vincada, do Kiko [Francisco Domingues] e do Diogo Prioste, pela forma de liderança mais interventiva que tinham junto dos colegas; e do Filipe Cruz e do Gustavo Marques, com outras formas de liderança, mas também muito agregadora. Eu fui jogador e sinto isso: muitas vezes, a intervenção não tem de vir apenas do treinador", sublinha Nélson Veríssimo, acrescentando: "Uma palavra de mérito para o papel do Kiko. A forma inflamada, emocional, com que ele transmitia as mensagens e contagiava os colegas teve grande impacto na ativação emocional dos jogadores em campo."

Alargando o espectro de análise, o técnico da equipa B do Benfica resumiu a performance de outros escalões. "Nós aqui temos um bom problema, que é termos qualidade. Enquanto estrutura, enquanto equipas, olhamos para os sub-23, que fizeram, na minha perspetiva, um campeonato muito bom, regular na Liga Revelação, e que estão agora a discutir a possibilidade de conquistar a Taça Revelação. Olhamos também para o escalão abaixo, os sub-19, que foram campeões nacionais, e sentimos que existe ali qualidade", afirmou, apontando que "o desafio é perceber qual o momento certo para colocar os jogadores num contexto competitivo que sabemos ser mais exigente e difícil".

Olhando para os jogadores mais utilizados ao longo da época, sete fizeram 50 ou mais jogos, a fasquia habitualmente encarada como o limite na progressão dos atletas. "Bom, os 50 jogos são ali o limiar em que nós consideramos, ou a linha em que nós consideramos que os jogadores, atingidos os 50 jogos num contexto de 2.ª Liga, num contexto de equipa B, e em função daquilo que é a capacidade de resposta que eles têm, já começam a estar, de alguma forma, preparados para dar o passo a seguir", explica Nélson Veríssimo, abrindo assim a porta a uma renovação do plantel.

"Em condições normais, digamos que é um fim de ciclo naquilo que são as dinâmicas de renovação dos plantéis da equipa B. Vai abrir a possibilidade, primeiro, de eles seguirem a sua carreira num contexto competitivo de maior exigência. E, por outro lado, também abre espaço para que aqueles jogadores que já estão na equipa B, mas que não tiveram tanto volume competitivo, possam ter um espaço para competir com mais volume, da mesma forma que abre espaço para os jogadores que estão nos sub-23 e que têm capacidade, têm potencial e qualidade para darem um passo acima", refere.

Antevendo a terceira época à frente da equipa B dos encarnados, após ano e meio de interregno (em que treinou o plantel principal e também o Estoril), Nélson Veríssimo mostra-se otimista. "Vai ser uma época com jogadores novos, mas, acima de tudo, estou muito esperançoso na resposta que eles vão dar enquanto jogadores, que nós vamos dar enquanto equipa, e sabendo que será um processo naturalmente difícil, como foi no início desta época e como foi no início da época anterior", revela.
[fechar]

in Record

mitro11

Fez um trabalho fantástico, pena que o destreinador da A não tenha aproveitado

eduq


nqsbenfica

está no lugar certo a fazer as coisas certas, no entanto, podia ter dado mais tempo ao João Veloso e ao Francisco Neto por exemplo

Serdeira23

Citação de: mitro11 em 29 de Maio de 2025, 21:12Fez um trabalho fantástico, pena que o destreinador da A não tenha aproveitado

Fora os minutos que o Renato teve e que podiam ser de alguém que estivesse em forma da equipa B, quem mais podia ter sido lançado ou era melhor do que os que tavam na equipa A?
Talvez Varela ou Melro não fizessem pior que o Cabral.

JM21

No Benfica poucos são os casos em que posso dizer que temos o "homem certo no lugar certo". Esta é uma rara exceção.

Grande época.

Roy Bean

Vai ficar para a próxima época?
As pessoas estão a avaliar pela classificação acho isso um erro

.:VMPT:.

Citação de: Roy Bean em 29 de Junho de 2025, 17:17Vai ficar para a próxima época?
As pessoas estão a avaliar pela classificação acho isso um erro

Nada mais errado....