Sport Lisboa e Benfica - Equipa B

Grande

não sei se já colocaram mas aqui ficam os artigos mais importantes no que toca ao regulamento das equipas B:

CitaçãoArtigo 11.º
Relativamente ao apuramento das subidas e descidas de divisão das equipas "B", tomar-se-á
em conta que:
a) A situação desportiva da equipa "B" estará sempre subordinada à da equipa principal, não podendo ambas as equipas coincidir na mesma divisão;
b) No caso de uma equipa "B", obter classificação que desportivamente lhe confira o direito de acesso à I Liga, apurar-se-á, para efeitos de subida, o clube classificado imediatamente abaixo;
c) As equipas "B" descerão de divisão quando a sua classificação desportiva assim o determine;
d) No caso da equipa principal descer à II Liga, a equipa "B" descerá de forma automática à divisão imediatamente inferior, independentemente da classificação obtida na época desportiva em causa, sendo a sua vaga preenchida pelo Clube da II Liga melhor classificado nos lugares de descida.

CitaçãoArtigo 12.º
1. Dentro dos limites fixados nos números seguintes, os jogadores inscritos pelo Clube podem ser utilizados na equipa "B".
2. Os Clubes podem inscrever na ficha técnica dos jogos a disputar pelas equipas "B":
a) Jogadores, aptos a competir na categoria sénior, com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos,
b) Até um máximo de três jogadores sem limite etário.
3. A equipa "B" deve obrigatoriamente fazer constar na ficha técnica de cada jogo um mínimo de dez jogadores formados localmente.
4. Para efeitos do número anterior, considera-se jogador formado localmente aquele que tenha sido inscrito na Federação Portuguesa de Futebol, pelo período correspondente a três épocas desportivas, entre os 15 e os 21 anos de idade, inclusive.
5. As idades referidas na alínea a) do número 2 do presente artigo, referem-se ao dia 1 de Janeiro da época em causa.

CitaçãoArtigo 13.º
1. Qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa "B", decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo.
2. O disposto no número anterior, abrange igualmente os jogadores que tenham participado nas competições oficiais de Juniores.
3. Para efeitos do presente artigo, considera-se representação a utilização efectiva de um jogador em jogo de qualquer uma das equipas, quer enquanto titular, quer enquanto suplente.
4. A mera inscrição na ficha de jogo de um jogador que não tenha nele efectivamente participado, não impede a sua utilização em jogo da outra equipa, independentemente de não estar decorrido o intervalo de 72 horas referido no anterior número 1.


CitaçãoArtigo 14.º
1. Para efeitos disciplinares, as infracções relativas às equipas "B" serão consideradas como praticadas pelos Clubes no seio dos quais foram criadas, aplicando-se, com as necessárias adaptações, todas as normas previstas para as infracções específicas dos Clubes, reguladas na Secção I do Capítulo IV do Regulamento Disciplinar das competições organizadas pela Liga PFP, com a excepção do disposto nos números seguintes.
2. Os Clubes que, posteriormente à comunicação prevista no número 4 do artigo 3.º, comuniquem a intenção de não fazer participar a equipa "B" na II Liga, ou desistam da participação dessa equipa "B" no decurso dessa competição, em qualquer uma das épocas de cada ciclo, são punidos com a sanção de subtracção de 12 pontos e acessoriamente com a sanção de multa de montante a fixar entre as 2000 e as 5000 UC.
3. A sanção disciplinar prevista no número anterior é aplicável no início da época desportiva seguinte àquela em que transitar em julgado na ordem disciplinar desportiva.

CitaçãoArtigo 15.º
1. O Regulamento Disciplinar das Competições Organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional é aplicável às infracções disciplinares cometidas pelos dirigentes, jogadores, treinadores e demais agentes desportivos no âmbito das equipas "B".
2. Consideram-se infracções disciplinares as previstas no Regulamento Disciplinar.
3. As sanções disciplinares aplicadas por referência a infracções cometidas no âmbito da I Liga, da Taça da Liga, e ainda em todas as outras competições em que o Clube participe são cumpridas exclusivamente (com excepção, portanto, dos jogos da equipa B) no âmbito daquelas competições, não podendo os jogadores participar nos jogos realizados pelas equipas "B" até efectivo cumprimento.
4. As sanções disciplinares aplicadas no âmbito da competição disputada pela equipa "B" são cumpridas em todas as outras competições em que o clube participe.
5. Exceptua-se do disposto nos anteriores n.os 3 e 4 o seguinte regime:
a) Os cartões amarelos exibidos em cada jogo da competição disputada pela equipa "B" só produzem efeitos no âmbito desta Competição;
b) Os cartões amarelos exibidos nas outras competições em que os Clubes participem não produzem efeitos na competição disputada pela equipa "B";
c) O jogador que em representação da equipa "B" seja sancionado com a acumulação de cartões amarelos prevista no número 5 do artigo 164.º do Regulamento Disciplinar das competições organizadas pela Liga PFP, poderá constar da ficha técnica do jogo seguinte do Clube principal, sem prejuízo da sanção disciplinar dever ser cumprida na jornada seguinte da competição em que se verificou a infracção;
d) O jogador que em representação da equipa "B" acumular alguma das séries de cartões amarelos previstas nos números 7 e 8 do artigo 164.º do Regulamento Disciplinar das competições organizadas pela Liga PFP, poderá constar da ficha técnica do jogo seguinte do Clube principal, sem prejuízo da sanção disciplinar dever ser cumprida na jornada seguinte da competição em que se verificou a infracção.
e) O jogador que em representação da equipa "B" seja expulso através da exibição de cartão vermelho, poderá participar nas outras competições disputadas pelo Clube principal, sem prejuízo da sanção disciplinar dever ser cumprida no jogo ou jogos seguintes da competição em que se verificou a infracção.

http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/%C3%89poca%202012-2013/Regulamento%20de%20Competi%C3%A7%C3%B5es%20-%20%C3%89poca%202012-2013.pdf

rcoelho

há quanto tempo defendo esta ideia.......

já postei essa opinião em 30 blogs e tópicos deste forum..... lol

Claro que faz falta uma equipa B, é o elo que falta na ligação dos juniores ao clube, acho que este projecto é bastante sustentável, e teriamos os direitos televisivos na mão, muito importante....

ou alguém duvida que teriam mais audiencias que jogos do felgueiras e do fátima?

Mercurio_10

A minha opinião sobre a Liga Vitalis é que as mudanças tinham de ser muito mais profundas.

Portugal não tem capacidade para ter dois campeonatos 100% profissionais.

Deviam dividir a 2ª Liga em duas séries (Norte e Sul), com mais clubes (16 ou 18 em cada série) e subia o 1º de cada uma ou até os dois primeiros de cada uma. E claro que poderiam aí aparecer as equipas B dos grandes.

Agora, como está a 2ª Liga é incomportável, não gera receitas e cada vez vão aparecer mais clubes falidos.

redpeanut

Parece-me uma boa ideia e que sempre dava para ir pondo a jogar os tais ex-juniores e os não convocados para o jogo do fim de semana.


Vavá_SLB

só faz sentido se promover o jogador formado nos clubes, e n jogadores contratados pa rodar na equipa b

só podiam ser ex-juniores(com + de 2 anos na formação) e jogadores do plantel principal

TacuaraCardoso

A liga intercalar não serve um pouco para as tuas intenções? Atenção que não te estou a criticar!

Grande

Citação de: TacuaraCardoso em 27 de Maio de 2010, 01:09
A liga intercalar não serve um pouco para as tuas intenções? Atenção que não te estou a criticar!

Na liga intercalar jogam os juniores.

TacuaraCardoso

Citação de: Grande em 27 de Maio de 2010, 01:11
Citação de: TacuaraCardoso em 27 de Maio de 2010, 01:09
A liga intercalar não serve um pouco para as tuas intenções? Atenção que não te estou a criticar!

Na liga intercalar jogam os juniores.
Mas acho que este ano tb vi o Jorge Ribeiro e companhia por lá.

belphegor

Citação de: TacuaraCardoso em 27 de Maio de 2010, 01:09
A liga intercalar não serve um pouco para as tuas intenções? Atenção que não te estou a criticar!

E qual é o problema em criticar? Que eu saiba só criticando e debatendo é que as coisas andam para a frente.

Theroux

Um "sonho" meu tornado realidade. Espero que se venha a concretizar.

De outra forma a nossa formação está condenada. Isto só tem vantagens. Todos os jogadores dentro do mesmo plano de jogo. Imbuídos no espírito do Benfica, a jogar numa liga competitiva.

É o Benfica a escolher o treinador, o que significa que pode de lá sair um Pep mais ano menos ano...

Para mim é claro que a escola do sporting só tem vantagem sobre a nossa porque usa a equipa A como se fosse a B. Não tenho dúvidas que se isto for para a frente significa uma revolução na formação do Benfica.

A partir dos 17 anos vamos ter os miúdos a jogar quase ao nível do plantel principal. Só assim se pode criar condições para integrarem o plantel a curto prazo.

Manso28

Seria uma ideia interessante mas que não resolve os problemas da equipas pequenas.

A ideia que eu defendo à algum tempo é a 1ª liga ter apenas 12 equipas. Ficando as 6 primeiras apuradas para disputar mais 10 jornadas para disputar o 1º lugar. Os pontos alcançados numa primeira mantinham-se ou eram divididos.
Nesta lógica, Benfica, Lagartixas e porcos apurando-se para esta fase, as outras 3 equipas "pequenas" iriam ter mais 3 jogos com os chamados grandes o que iria ser mto rentavel a nivel financeiro e desportivo e essas equipas pequenas lutavam de igual para igual na primeira fase do campeonato para conseguir ir a esta fase.

As restantes 6 equipas lutavam para a descida de divisão. Conseguiam à mesma levar os 3 grandes ao seu estadio na primeira fase e na segunda fase iriam jogar com equipas do nivel delas o que tb em termos de receitas e emoção seriam benéfico.

Na 2ª liga acho que se poderia optar por dividir como já ai ouvi entre zona sul e zona norte, havendo depois uma fase final entre os melhores classificados dessas mesmas divisões para decidir quem desce e quem sobe. Cada série poderia ter entre 12 a 16 equipas...

Não sei se compreenderam mas de certeza que assim o campeonato tinha mto mais emoção e a qualidade do campeonato aumentava consideravelmente visto que na segunda fase iriam haver grandes jogos durante todas as jornadas.

Grande

Citação de: Manso28 em 27 de Maio de 2010, 01:52
Seria uma ideia interessante mas que não resolve os problemas da equipas pequenas.

A ideia que eu defendo à algum tempo é a 1ª liga ter apenas 12 equipas. Ficando as 6 primeiras apuradas para disputar mais 10 jornadas para disputar o 1º lugar. Os pontos alcançados numa primeira mantinham-se ou eram divididos.
Nesta lógica, Benfica, Lagartixas e porcos apurando-se para esta fase, as outras 3 equipas "pequenas" iriam ter mais 3 jogos com os chamados grandes o que iria ser mto rentavel a nivel financeiro e desportivo e essas equipas pequenas lutavam de igual para igual na primeira fase do campeonato para conseguir ir a esta fase.

As restantes 6 equipas lutavam para a descida de divisão. Conseguiam à mesma levar os 3 grandes ao seu estadio na primeira fase e na segunda fase iriam jogar com equipas do nivel delas o que tb em termos de receitas e emoção seriam benéfico.

Na 2ª liga acho que se poderia optar por dividir como já ai ouvi entre zona sul e zona norte, havendo depois uma fase final entre os melhores classificados dessas mesmas divisões para decidir quem desce e quem sobe. Cada série poderia ter entre 12 a 16 equipas...

Não sei se compreenderam mas de certeza que assim o campeonato tinha mto mais emoção e a qualidade do campeonato aumentava consideravelmente visto que na segunda fase iriam haver grandes jogos durante todas as jornadas.
Um liga com 10 só ia ser pior para as equipas pequenas e só ia aumentar o posso entre grandes e pequenos.
Para alem de que os pequenos nunca iam aceitar visto que muitos dos que estão na sagres se descerem para a vitais vão a falência.

Quanto a liga vitalis dividida em 2. É difícil porque há muitos mais clubes do norte.

Manso28

Citação de: Grande em 27 de Maio de 2010, 02:03
Citação de: Manso28 em 27 de Maio de 2010, 01:52
Seria uma ideia interessante mas que não resolve os problemas da equipas pequenas.

A ideia que eu defendo à algum tempo é a 1ª liga ter apenas 12 equipas. Ficando as 6 primeiras apuradas para disputar mais 10 jornadas para disputar o 1º lugar. Os pontos alcançados numa primeira mantinham-se ou eram divididos.
Nesta lógica, Benfica, Lagartixas e porcos apurando-se para esta fase, as outras 3 equipas "pequenas" iriam ter mais 3 jogos com os chamados grandes o que iria ser mto rentavel a nivel financeiro e desportivo e essas equipas pequenas lutavam de igual para igual na primeira fase do campeonato para conseguir ir a esta fase.

As restantes 6 equipas lutavam para a descida de divisão. Conseguiam à mesma levar os 3 grandes ao seu estadio na primeira fase e na segunda fase iriam jogar com equipas do nivel delas o que tb em termos de receitas e emoção seriam benéfico.

Na 2ª liga acho que se poderia optar por dividir como já ai ouvi entre zona sul e zona norte, havendo depois uma fase final entre os melhores classificados dessas mesmas divisões para decidir quem desce e quem sobe. Cada série poderia ter entre 12 a 16 equipas...

Não sei se compreenderam mas de certeza que assim o campeonato tinha mto mais emoção e a qualidade do campeonato aumentava consideravelmente visto que na segunda fase iriam haver grandes jogos durante todas as jornadas.
Um liga com 10 só ia ser pior para as equipas pequenas e só ia aumentar o posso entre grandes e pequenos.
Para alem de que os pequenos nunca iam aceitar visto que muitos dos que estão na sagres se descerem para a vitais vão a falência.

Quanto a liga vitalis dividida em 2. É difícil porque há muitos mais clubes do norte.

É com 12 equipas... Não acho que ia aumentar o poço porque para um grande fazer mais 2 jogos em casa com os outros 2 grandes não é muito relevante, é muito mais para uma equipa pequena poder durante uma época fazer 6 jogos em casa com os grandes se ficar nos 6 primeiros...

Em relação às equipas se descerem irem à falencia... acho que não era não de grave para o futebol portugues porque a meu ver, isto tem de haver uma mudança de cultura desportiva e os clubes tem de procurar receitas de formas inovadoras e não se limitarem aos patrocinios, socios, publico e direitos desportivos... É preciso inovar e acho que esse medo que tens de muitas equipas chamadas pequenas fecharem as portas poderia ser visto de algo positivo para o futuro do futebol portugues porque para mim não tem interesse nenhum uma equipa tar na 1ª liga todos os anos à rasca, sabendo que se descer fecha as portas...

Em relação à 2 liga tens razão mas isso gradualmente é facil de resolver, dando mais subidas às equipas da zona sul... Eu chamo zona sul de coimbra para baixo... mais ou menos...

TacuaraCardoso

Citação de: belphegor em 27 de Maio de 2010, 01:41
Citação de: TacuaraCardoso em 27 de Maio de 2010, 01:09
A liga intercalar não serve um pouco para as tuas intenções? Atenção que não te estou a criticar!

E qual é o problema em criticar? Que eu saiba só criticando e debatendo é que as coisas andam para a frente.
Correcto. Apenas não queria que ele levasse o meu ponto como uma ofensa ao dele. Às vezes com a escrita as pessoas entendem várias coisas.

Pika^^

Por um lado, jogavam sempre num campeonato competitivo e iam-se adaptando ao futebol sénior.
Por outro podia 'parecer' que continuavam nos juniores e não se adaptarem tão bem como nas outras equipas e os melhores não 'teriam' de lutar por um lugar na equipa, o que também não faz bem.
Prefiro empréstimos, é mais barato e obriga-os a trabalhar.