Futebol Formação Feminino 2019/2020


anarcos

#526
Citação de: anarcos em 03 de Abril de 2020, 15:32
Portanto, (para já) a situação é esta:


a FPF deu por concluídas as competições

- Liga Nacional de Juniores Feminino Sub19 2019/2020

- Campeonato Nacional de Juniores Feminino Sub19 Fut.9 2019/2020


enquanto a AFL (contrariando o ponto 8 do Comunicado Oficial 433 de 27Março da FPF) apenas suspendeu as competições

- Campeonato Distrital AFL Feminino Sub15 Fut.7 2019/2020

- Campeonato Distrital AFL III Divisão Sub15 2019/2020

- Campeonato Distrital AFL "D2" Sub13 Fut.7 2019/2020

Conclusão: estão definitivamente canceladas todas as competições em que as equipas dos vários escalões do futebol de formação feminino do Sport Lisboa e Benfica participaram na época 2019/2020, quer a nível nacional (FPF) quer a nível distrital (AFL).

anarcos

Citação de: anarcos em 24 de Abril de 2020, 21:37
[Video no link.]

Daniela Santos: "Quando voltarmos, vai ser com muita garra"

Uma das capitãs da equipa feminina de futebol Sub-19 do Benfica esteve à conversa com a BTV, onde falou do seu dia a dia nesta fase de confinamento.



A cumprir o isolamento social obrigatório devido à COVID-19, Daniela Santos, uma das capitãs da equipa feminina de futebol Sub-19 do Benfica, contou à BTV como tem sido a sua rotina diária, projetando um futuro com "garra e vontade de vencer".

Como está a ser a sua quarentena?

Tem sido um pouco monótona, porque a rotina às vezes acaba por ser a mesma. De manhã e à tarde tenho aulas, e no final do dia faço os treinos que o nosso fisiologista, que tem estado sempre em contacto connosco, nos manda. Seguimos os planos todos.

Como é a rotina de treinos?

O suposto é fazemos três dias de treinos e depois dois ou três dias de descanso, se der jeito, fazer intervalado. Mas o fisiologista dá-nos a liberdade para controlarmos isso desde que cumpramos o plano.



Qual tem sido o maior desafio desses treinos?

Penso que por vezes é mesmo a vontade. Uma pessoa tem dias que tem aulas desde as 8h00 até às 19h00, no meu caso, e depois de uma carga horária muito grande, arranjar vontade para treinar às vezes não é fácil, mas somos jogadoras do Benfica e sabemos que é uma exigência que temos de seguir e não há desculpas, tem de se fazer o trabalho. Neste momento, temos os treinos dados pelo fisiologista, que basicamente são treinos de ginásio, temos também os treinos que o fisioterapeuta nos dá, de forma a prevenirmos as nossas lesões, e depois o treinador adjunto ainda nos deu mais exercícios para trabalharmos o equilíbrio e a coordenação motora. Basicamente para que as rotinas que tínhamos antes de isto acontecer se mantenham ao máximo.

Tem havido conexão com as restantes colegas de equipa?

Sim, claro. Lembro-me que, logo no dia seguinte ao Benfica ter cancelado os treinos, o míster ligou-me para dizer que já tinham muitas atividades e planos para fazermos durante a quarentena, de modo a não perdermos o contacto com os treinadores nem entre nós, jogadoras. Desde o início da quarentena até então temos falado praticamente todos os dias pelo grupo que temos no WhatsApp. Mas todas as quintas-feiras, às 19h00, fazemos uma videochamada com a equipa toda e é muito engraçado.



Como perspetivam o futuro?

Não sabemos quando vamos voltar, estamos a ver como é que isto corre. Ficámos tristes por não termos acabado este Campeonato, mas de certeza que, quando voltarmos, vamos voltar com muita garra e muita vontade.

Que balanço fazem da época, tendo em conta o período que jogaram?

Foi uma época bastante positiva. A época acabou e nós não tínhamos nenhuma derrota. Acabámos a primeira fase em 1.º lugar e sinceramente estávamos todas muito ansiosas para poder continuar, porque ganhar o Campeonato era um dos nossos objetivos. Obviamente que ficámos tristes com a decisão, mas primeiro vem a saúde e a segurança.

https://www.slbenfica.pt/agora/noticias/2020/04/24/futebol-feminino-equipa-sub-19-entrevista-daniela-santos-btv

anarcos

[Internacional Sub15 por Portugal: https://www.fpf.pt/Jogadores/Jogador/playerId/1939847]



FC Fleury 91 : Tatiana Dos Santos a rejoint le Benfica Lisbonne

18/03/2020

La jeune joueuse francilienne s'est envolée pour la Péninsule Ibérique.

Tatiana Dos Santos évoluait cette saison sous les couleurs des U16F du FC Fleury 91. À l'été 2019, la joueuse formée au club essonnien depuis 2016 avait été convoquée en sélection U15F du Portugal. Au Benfica Lisbonne, Tatiana (15 ans) évoluera avec les U19F Nationaux. Félicitations à elle et à l'ensemble de ses éducateurs !

http://www.actufoot.com/75/fleury-tatiana-dos-santos-benfica-lisbonne/

anarcos

[Video no link.]

João Videira: "Temos de estar muito agradecidos ao Benfica"

O treinador da equipa feminina de Sub-19 de futebol do Benfica revelou à BTV como tem vivido esta fase de quarentena devido à pandemia.

Apesar de o campeonato ter sido cancelado devido à pandemia que se vive, a equipa feminina de Sub-19 de futebol do Benfica continua a treinar em casa. O treinador João Videira, em entrevista à BTV, contou como o conjunto encarnado tem reagido a esta nova realidade.

Cancelamento do Campeonato

"A notícia foi recebida com muita desilusão, porque se olharmos para trás ficam muitos meses de trabalho, dedicação, empenho, e tudo isso acaba por ir um pouco por água abaixo, porque não podemos dar continuidade a esse trabalho. Estávamos bem, confiantes, ainda não tínhamos perdido, a equipa queria muito dar essa alegria aos adeptos de conquistar o título, mas há coisas mais importantes na vida e temos que estar em casa e proteger-nos. Elas sabem que mais tarde ou mais cedo iremos voltar, têm feito os seus trabalhos diários."



A atuação célere do Benfica

"Felizmente o governo antecipou-se e isso foi muito importante para a não propagação do vírus, mas o Benfica nisto também teve um papel muito importante. Posso dizer que as escolas fecharam na sexta-feira e nessa semana, na segunda-feira, foi o último treino que fizemos. O Benfica estava por dentro do assunto, ia-nos passando informação até que chegou a altura e tivemos de parar. Temos de estar muito agradecidos ao Benfica pela maneira como tratou de toda a situação e pela maneira como nos trata. Nessa semana recebemos a indicação que se houvesse algum problema com qualquer pessoa do staff ou com as atletas, poderíamos para passarmos a informação para o Clube. Nós, por exemplo, temos um grupo onde as atletas são obrigadas diariamente a colocar o seu estado de saúde. Numa primeira fase, o nosso relatório foi feito diariamente para dar informação ao Clube e neste momento é feito semanalmente. Mas qualquer coisa que aconteça são acionados todos os meios por parte do Benfica para tratar dessa situação."

Balanço da temporada

"Um dos nossos grandes objetivos é promover talento e colocar atletas nas seniores e acho que nesse aspeto o objetivo é alcançável, pois já temos atletas a fazerem ligações com os seniores. Penso que o trabalho do Benfica, nas equipas multidisciplinares que temos, está a ser bom. Em termos de campeonato é uma sensação agridoce. Por um lado terminámos o ano sem derrotas e apenas com um empate, conseguimos terminar a primeira fase com seis pontos de avanço do segundo lugar, mas fica aquela sensação de que nada ganhámos. Basicamente isto fica nas nossas recordações, mas não conseguimos oficializar a época que queríamos."



Contacto entre treinadores e jogadoras

"Elas são orientadas por todo o nosso staff, ou seja, são acompanhadas pelos fisiologistas, fisioterapeutas, onde fazem um trabalho mais físico, de agilidade, flexibilidade, são acompanhadas também semanalmente pela nutricionista, para percebermos aqui os índices em que elas estão e o que podemos fazer, e são também acompanhadas por nós, treinadores, onde temos dinâmicas semanais, jogos de fortalecimento e de conhecimento de grupo. Tentamos também ter aulas um pouco mais teóricas, uma vez que não temos a prática. Infelizmente não podemos crescer no terreno, mas estamos a crescer ao nível de conhecimento e isso também é muito importante para as atletas."

A vida após pandemia

"Independentemente de ter acontecido isto ou não,  acho que as pessoas crescem muito na adversidade e nas dificuldades da vida e é assim que nós também crescemos, é uma grande lição de vida. Isto mostra-nos que a vida pode mudar de um dia para o outro. Sentimos falta das coisas simples e certamente vai ser uma grande lição para o futuro."

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/04/25/futebol-feminino-sub-19-entrevista-btv-treinador-joao-videira

anarcos


anarcos

[Video no link.]

Filipa Patão: "Conseguimos atingir um excelente patamar"

O balanço e os objetivos traçados pela coordenadora da formação feminina de futebol e treinadora das Sub-19 B do Benfica.

Coordenadora da Formação de futebol feminino e treinadora das Sub-19 B do Benfica, Filipa Patão fez um balanço da época, terminada devido à COVID-19, e explicou os principais objetivos na sua área.

Em declarações à BTV, Filipa Patão começou por lembrar as posições em que se encontravam as equipas de formação do Benfica. "As Sub-19 estavam no 1.º lugar da 1.ª fase e as Sub-15 estavam no segundo posto, mas a competição estava numa fase mais adiantada", enquadrou.

Apesar da importância dos resultados e das classificações, o foco principal é outro, segundo Filipa Patão. "O nosso objetivo na formação passa pelo desenvolvimento das nossas jogadoras, e isso fomos conseguindo ao longo do curto tempo que tivemos de campeonato. Conseguimos atingir um excelente patamar, expectável e previsto por nós, tanto no escalão de Sub-15 como no escalão Sub-19", salientou.



A coordenadora recordou a responsabilidade que é representar um clube como o Sport Lisboa e Benfica e explicou que é difícil motivar diariamente uma equipa, tendo em conta a menor competitividade nestes escalões.

"Todas as jogadoras têm a noção de que, sendo uma atleta do Benfica, têm de dar o melhor delas. Elas sabem que há um compromisso, regras a seguir e objetivos traçados que têm de ser alcançados. Individualmente há que potenciar a jogadora ao máximo e coletivamente há o objetivo de sermos campeãs. Infelizmente nestes escalões há o problema da competitividade. O facto de vencermos os jogos por 10, 15 ou 20 golos de diferença torna complicada a tarefa de manter as jogadoras motivadas", realçou.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/05/07/futebol-feminino-formacao-benfica-declaracoes-filipa-patao

anarcos

#532
Citação de: anarcos em 18 de Maio de 2020, 00:30


https://www.facebook.com/EscolaGeracaoBenficaMatosinhos/

Equipa da Benfica Escolas de Futebol - Matosinhos, criada esta época, e que competiu na Série C do Campeonato Nacional de Juniores Feminino Sub19 Fut.9 .



https://www.youtube.com/watch?v=QtazxTBVSGg



anarcos

Breve balanço da época 2019/2020 da Formação.

Pese embora o fim prematuro e o não alcançar títulos cuja conquista era expectável, óptima performance de todas as equipas. O principal objectivo, o crescimento competitivo das atletas, terá sido alcançado.
Portanto, muitos parabéns a todas as jogadoras, técnicos, seccionistas e dirigentes. O futuro é brilhante.


1. Equipa Sub19



Participou na Liga Nacional de Juniores Feminino Sub19 da FPF (Fut.11).

Na soma das 2 fases, 14 vitórias e apenas 1 empate. 87 golos a favor e 10 contra.

Venceu a 1ª Fase (grupo único com todas as equipas jogando entre si) com 6 pontos de vantagem sobre o Braga e 8 sobre o Sporting.

Liderava a 2ª Fase (Apuramento de Campeão) quando esta foi interrompida.

Kika Nazareth (18 golos) e Maria Malta (15) foram as 2 melhores marcadoras da Liga. 


2. Equipa Sub19 B



Participou no Campeonato Nacional de Juniores Feminino Sub19 da FPF (Fut.9).

Faltando 1 jornada para o fim da 1ª Fase, lideravam a Série E apenas com vitórias (13). 153 golos marcados contra 6 sofridos.

Melhores marcadoras da equipa: Bibocas Nogueira (24) e Matilde Silva (21).


3. Equipa Sub15



Participou no Campeonato Distrital Feminino Sub15 (Fut.7) da AFL.

1ª Fase com 8 vitórias e 2 derrotas. 76 golos marcados e 10 sofridos.

Quando foi interrompida a 2ª Fase (Apuramento de Campeão), tinham 4 vitórias e 1 derrota (43/8 em golos). A única derrota foi na deslocação ao Sporting, por 4-3, faltando ainda receber este.

Participou também no Campeonato Distrital III Divisão Sub15 (Fut.11) (Masculinos) da AFL, com o intuito de dar mais capacidade competitiva às atletas, tendo 2 vitórias e 1 empate em 14 jogos.


4. Equipa Sub15 B



Participou no Campeonato Distrital Feminino Sub15 (Fut.7) da AFL.

12 vitórias em 12 jogos, na soma das 2 fases. 148 golos marcados e 12 sofridos.

Quando foi interrompida a 2ª Fase (Apuramento) liderava o seu grupo com 5 pontos de vantagem.


5. Equipa Sub13



Competiu no Campeonato Distrital "D2" Sub13 (Fut.7) (Masculino) da AFL.

Excelente prestação contra equipas de rapazes.
Em 12 jogos, alcançou 3 vitórias e 2 empates. 39 golos marcados contra 48 sofridos.     

Montano89

Joana Silva ex Castelo da Maia será reforço.


anarcos



Equipa das Quinas regressa em setembro

Futebol Fem. - Sub-17

Europeu feminino sub-17 foi cancelado, mas há uma "final a 8" de apuramento para o Mundial da categoria.

A Seleção Nacional feminina sub-17 vai voltar à competição na Ronda de Elite da categoria, que se vai realizar entre os dias 12 e 20 de setembro.

O primeiro lugar do grupo onde Portugal está incluído – o 6, juntamente com Espanha, Eslovénia e Turquia - dá acesso uma "final a 8", a um só jogo, que se realizará na Suécia entre os dias 4 e 10 de outubro.

Este torneio serve de qualificação para o Campeonato do Mundo feminino sub-17.

https://www.fpf.pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/26978

anarcos

Associação de Futebol vai criar competições de futebol e futsal feminino



Portalegre aposta no feminino

No âmbito do projecto #SouJogadora, e a pensar no crescimento do número de atletas do sexo feminino, a Associação de Futebol de Portalegre vai criar duas novas competições para a próxima época desportiva.
Depois de nesta época ter alcançado o maior número de sempre no que respeita às atletas do sexo feminino no Alto Alentejo, a Associação de Futebol de Portalegre confirma assim a sua aposta no crescimento do número de jogadoras, quer no futebol quer no futsal, com a criação de duas competições, nos escalões de sub-11 e sub-17.
Os bons resultados e exibições das Selecções Sub-17 nas competições realizadas este ano, bem como o potencial demonstrado pela recém-criada Selecção Sub-11 criam boas expectativas no que respeita ao sucesso desta aposta, que nasce de um projecto articulado entre a Directora Técnica Regional, Inês Rasquilha, e a Direcção da Associação de Futebol de Portalegre.
"Acreditamos que temos qualidade para ter duas excelentes competições de futebol e futsal feminino e sentimos que a sua criação vai atrair ainda mais crianças e jovens para as nossas modalidades. Para além disso, vamos continuar a ir às escolas e apresentar o nosso projecto, conquistando cada vez mais jogadoras", refere a Directora Técnica Regional da Associação de Futebol de Portalegre, Inês Rasquilha.
Entusiasmado com o projecto, o presidente da Direcção, Daniel Pina, acrescentou ainda que, no âmbito das medidas de combate aos efeitos da pandemia do Covid-19, a Associação de Futebol de Portalegre vai criar apoios extraordinários para os clubes que apostem igualmente na criação destas equipas, e que contribuam assim para o sucesso desta iniciativa e para o crescimento do futebol e do futsal feminino no Alto Alentejo.

https://www.portalalentejano.com/associacao-de-futebol-vai-criar-competicoes-de-futebol-e-futsal-feminino/