André Lima 1º português a atingir a 100ª internacionalizaçao


RedCristal

É o nosso capitão e está tudo dito.Melhor jogador português e excelente profissional.



FaithNoMore

"VALEU A PENA"


André Lima é o capitão da Selecção Nacional e conta aos 35 anos com 104 internacionalizações. Hoje vai completar 105. O jogador do Benfica falou ontem em dia de descanso ao site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.

fpf.pt: Calculo que tenha vivido de forma intensa estes últimos dias...
André Lima: Esta tem sido uma fase muito especial da minha carreira, principalmente pelo carinho que tenho sentido por parte de todos quantos me rodeiam nesta família que é a Selecção Nacional, desde os meus companheiros, aos técnicos e restante staff, passando pela própria Direcção da Federação Portuguesa de Futebol.

A homenagem de ontem deixou-me muito sensibilizado, emocionado e com o sentimento de que valeu a pena todo o esforço dispendido ao longo dos últimos nove anos. É um orgulho fazer parte desta Selecção e entrar para a história do Futsal Português.

fpf.pt: Entre tantas emoções, chega a ter noção da grandeza do feito que alcançou?
André Lima: Tenho, naturalmente, noção da importância da marca que atingi e que não foi nada fácil chegar até aos cem jogos, tanto mais que quando cumpri a primeira internacionalização já tinha 26 anos. Na altura, poucos jogos realizávamos e, como tal, a evolução e progressão era muito mais lenta, ao contrário do que acontece actualmente. Os jogadores disputam, agora, muito mais jogos, pelo que têm uma maior margem de progressão.

fpf.pt: Que lembranças guarda dos primeiros tempos de Selecção?
André Lima: Dos primeiros tempos, guardo ainda a memória de uma Selecção que vivia 'sozinha', com poucos apoios e que reflectia a pouca atenção que o Futsal, em geral, então merecia.

Hoje, a realidade é completamente distinta. A FPF tem sido espectacular na forma como tem promovido o crescimento da modalidade e, em particular, da própria Selecção Nacional.

fpf.pt: Depois da justa homenagem, o André resolveu ontem retribuir o tributo da FPF apontando o centésimo golo com a Camisola das Quinas...
André Lima: O facto de ter chegado aos cem golos é também um motivo de orgulho e um marco que, penso, será difícil de ser repetido. No momento em que apontei o golo contra o Japão fiquei naturalmente feliz, mas estava igualmente concentrado na partida e o tento serviu para consolidar a nossa vantagem.

No entanto, todos estes passos importantes na minha carreira têm de ser partilhados com os meus companheiros dos últimos nove anos, com o treinador que me tem acompanhado desde a chegada à Selecção, Orlando Duarte, com o Miramar e o Benfica – os clubes que me ajudaram a crescer como atleta –, mas tenho também de manifestar a minha gratidão para com Deus, pelo facto de não ter tido muitos problemas físicos ao longo deste percurso. Entre as grandes competições nas quais a Selecção já participou, apenas falhei por lesão o apuramento para o Campeonato da Europa na Rússia, que foi, curiosamente, a única prova na qual não marcámos presença nos últimos anos.

fpf.pt: Qual é o segredo para manter essa longevidade, mostrando a mesma qualidade de sempre?
André Lima: Por um lado, tive a felicidade de não ter tido muitas lesões e sinto uma enorme paixão pela modalidade e por aquilo que faço. Depois, tenho sabido respeitar os momentos de descanso, tenho tido especiais cuidados com a alimentação e tenho treinado bem.

Eu acredito que o segredo passa, em grande medida, pelo treino, que é uma coisa que gosto bastante de fazer. Tenho 35 anos e continuo a aprender todos os dias, o que é algo que me motiva.

fpf.ptQue novas metas tem no horizonte?
André Lima: Tenho como ambição vencer o Campeonato da Europa. Penso que nunca no nosso historial tivemos uma Selecção tão bem preparada para ganhar uma grande competição. E nós próprios [jogadores] sentimos que este é o momento indicado para o conseguir e temos de o assumir sem receios.

Possuímos uma equipa recheada de jogadores de grande qualidade e ambiciosos, que jogam em grandes clubes portugueses e espanhóis.

fpf.ptComo perspectiva a sua vida após o final da carreira como jogador?
André Lima: Antes de mais quero cumprir os três anos de contrato que ainda tenho com o Benfica. Depois, acredito que me vou manter ligado ao Futsal, talvez como treinador. Têm-me dito que tenho uma das qualidades inerentes a um bom técnico, que é capacidade de liderança, e a experiência que levo como capitão da Selecção pode representar uma mais-valia. Mas atenção que nem sempre um bom jogador é, obrigatoriamente, um treinador de sucesso.

Tenho a noção das dificuldades, até porque o Futsal não é uma modalidade fácil. Os erros cometidos são muito penalizantes e existe muita pressão para não errar.

fpf.ptQuer deixar alguma mensagem especial aos adeptos do Desporto, em geral, e do Futsal, em particular?
André Lima: Sim. Gostava de partilhar três sentimentos que me acompanham sempre na vida: amor, fé e coragem.

http://www.futsal.com.pt/v2/seleccao/?id=2003

Pedro Neto

Enorme André, um feito notável de um grandissímo jogador.

Freire

Parabens capitão.

Recordo particularmente aqueles 5 golos aos sapos no jogo decisivo.