A serviço da FPF, Paulo Sousa diz que já não há Benfica

monte_slb

Ao esfolhear as páginas virtuais do jornal "A Bola", chegado à parte de opinião, hoje (5/Fev) da autoria do Paulo Sousa, técnico da selecção sub-16 de Portugal, chamou-me a atenção o título "Saudades do mister Nené". Normalmente não tenho muita paciência para ler coisas deste senhor que um dia aproveitou um momento de crise do Benfica para rasgar o seu contrato e ir ganhar mais uns trocados no Sporting, mas o assunto era Nené e, como todos os benfiquistas, tenho muitas saudades dele, um gentleman dentro e fora das quatro linhas. Mas, a dada altura, vejam só o que escreveu o Paulo Sousa:

"... conheço muito bem o mister Nené, meu treinador nas camadas jovens do Benfica, coordenador da formação do Benfica quando o Benfica era Benfica e ganhava tudo o que havia para ganhar no futebol jovem, exercendo grande domínio sobre as outras equipas portuguesas. É uma pena pessoas como o mister Nené estarem subaproveitadas no futebol de hoje. Principalmente quando analisamos o estado da formação de alguns clubes em Portugal."

Olhem, eu já estava com a pulga atrás da orelha devido às estranhas convocatórias da selecção sub-16, sempre deixando de fora jogadores do Benfica que todos reconhecem grande potencial. Mas agora, lendo o que disse o técnico a serviço da Federação Portuguesa de Futebol, que deveria ser imparcial, já não tenho dúvidas que o homem está a servir-se do seu posto para tentar diminuir o grande trabalho que hoje se faz nas nossas camadas jovens. Ao dizer que o Nené está a ser subaproveitado para depois desconfiar do estado da formação de alguns clubes em Portugal, não precisamos pensar muito para deduzir que está a referir-se ao Benfica, o que é lamentavel. Se ele fosse um simples jornalista, naturalmente poderia dizer o que quisesse, mas como técnico de todos os portugueses não tem que comentar nada sobre políticas desportivas de qualquer clube. Eu também gostaria muito de ver o Nené a contribuir com a sua experiência na formação do Benfica, mas pode ser que o clube tenha uma política diferente, mais voltada para os jovens. Aliás, talvez seja também essa a política da FPF que se dá ao luxo de colocar o Agostinho Oliveira na prateleira para que um jovem como o Paulo Sousa possa ter a sua oportunidade.
Eu como adepto, posso criticar à vontade a política desportiva do clube, mas ele não! Devia simplesmente preocupar-se em servir a FPF com honestidade, tratando todos os clubes da mesma forma. Ainda por cima, falando do passado, teve a ousadia de dizer "quando o Benfica era Benfica"! Isso é grave e uma autentica provocação ao clube! Há tempos, quando desempenhava um cargo na FPF, o Artur Jorge foi obrigado a retratar-se, pedindo desculpa ao Benfica, por não ter medido bem as suas palavras. Acho que o mesmo deveria ser exigido ao Paulo Sousa.
Mas eu vos digo uma coisa. Realmente não temos como provar se os nossos jovens valores, ignorados em sucessivas convocatórias, estão ou não a ser discriminados pela FPF, talvez para desvalorizar o grande investimento feito pelo clube na formação. Mas para mim tanto faz! Preocupa-me sim que os nossos dirigentes e técnicos acarinhem esses jovens e lhes dêem a oportunidade de servir o clube com raça e talento. É que isso de ir às selecções jovens conta muito pouco quando é chegado o momento de corresponder às duras exigências do futebol profissional. Até aos 17 anos, o Ronaldo agora no Milan não teve qualquer passagem pelas selecções jovens do Brasil e isso pouco significado teve na sua brilhante carreia. Portanto, se pudesse dar um conselho aos jovens do meu Benfica que naturalmente sonham um dia jogar ao mais alto nível na Catedral, dizia-lhes apenas para não desanimarem porque o importante mesmo é a avaliação de técnicos e dirigentes do nosso glorioso.

VALEBEM

 Afirmações infelizes, de quem não tem nenhuma moral para dar lições de Benfiquismo...

Pedro Neto

Obviamente que o Benfica já não é o Benfica de antigamente, talvez possa voltar a sê-lo um dia... mas que não é, parece-me óbvio.

Em relação ao Paulo Sousa, deixo-o lá no cantinho dele...

johncleese

Eu tambem tenho saudades dos tempos em que tinhamos pessoas competentes na federacao, e nao "tachos" com contratos vitalicios

Nuno Lino

ate parece que ele é a pessoa infdicada para falar nisso :crazy2: :crazy2:

Hocuspocus

Não tem moral para dar lições de Benfiquismo e quer parecer-me que não tem moral para dar lições de treino. Pelo que tenho lido, naquele escalão, a nossa selecção tem tido maus resultados.

skiD

Paulo Sousa da lições de Benfiquismo a quem ?
Nem ao Miguel quanto mais..

alex_diabólico

Esse gajo é um FDP... já há muito que suspeita disso, aliás, já foi dito (acho que pelo nosso Presidente) que a "(...) corrupção no futebol já chegou às camadas jovens (...)".

luis___alex

para o paulo sousa so tenho uma coisa a dizer

PUTA QUE O PARIU. VAI MORRER LONGE ANIMAL

Rendufas

Não deixa de ter alguma razão, pois o benfica da actualidade não tem nada a ver com o de há 15 atrás, e isto para não falar de outras épocas.

Hoje em dia, alguns adeptos ficam euforicos com 3º lugares, com empates a zero, e com  algumas vitorias caídas do céu aos trambolhões. A mistica benfiquista foi á viola, a hegemonia no panorama interno também. A nivel externo também tem sido a miséria que se sabe, a ultima época foi uma pequena excepção, mas convém recordar, que com com LFV no benfica, tivemos 2 épocas sem participar nas competições europeias, e que este ano fomos afastado da champions league por uma equipa de trazer por casa.  :buck2:

josantiago

Este gajo percebe tanto de benfiquismo como Bimbo da Bosta de honestidade.

VanBasten

Vitórias aos trambolhões era no tempo do Vata...com golo do angolano às 3 tabelas, ou do Ricardo Gomes de cabeça, já nos descontos...não foi uma, nem duas vezes. Já lá vão 19 anos...

VALEBEM

 Com LFV no Benfica estivemos 1 época sem participar nas competições europeias, porque ficámos em 4º lugar...
Vejo na RTP Memória muitos jogos do Benfica de hà 15/20 anos, e nenhum se aproximou sequer de alguns que tenho visto nos últimos 2 anos...
Esta mania de meter os antigos num pedestal, não cola comigo...
O Benfica tem um onze com Quim, Nélson, Luisao, Anderson, Léo, Petit, Katsouranis, Karagounis, Rui Costa, Simão e Nuno Gomes, com uma qualidade ímpar na última décda e meia... Tenho dito!!!

Ettelbreck


aguiapenetradora