Andreas Samaris

Médio, 34 anos,
Grécia
Equipa Principal: 7 épocas (2014-2021), 196 jogos (11219 minutos), 6 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

BossMil

#26625
Citação de: CFC em 19 de Fevereiro de 2019, 13:05
Citação de: BossMil em 19 de Fevereiro de 2019, 12:01
Citação de: CFC em 19 de Fevereiro de 2019, 11:53
Citação de: BossMil em 19 de Fevereiro de 2019, 11:43
Citação de: CFC em 19 de Fevereiro de 2019, 11:16
Não admito outro cenário que não a renovação com o Samaris. É o típico médio defensivo de equipa grande. Não acho que lhe falte sentido táctico, falta-lhe sim alguma técnica defensiva. Porém, no Benfica de Lage, o seu papel é muito importante, e embora eu veja características no Florentino para assumir a titularidade a médio prazo, acho que o tempo do Samaris ainda não acabou, pelo contrário.

Já agora, uma inconfidência: por muito respeito que tenho pelo Fejsa, que continua a ser indiscutivelmente o nosso melhor médio defensivo, acho que, dos 3, é o mais dispensável neste momento. Para treinadorzecos como Rui Vitória, um homem como Fejsa era indispensável, mas para treinadores que gostam de tratar bem a bola, um jogador como o Fejsa não é tão fulcral. Provavelmente cair-me-ão em cima por dizer isto, mas eu renovaria com o Samaris e tentava arranjar colocação para o Fejsa no Verão.

Creio que neste momento muitos pensam algo semelhante.
E o Fejsa até é o meu jogador favorito do Benfica.
Mas realmente, neste sistema sem um "GR" à frente dos centrais e com maior exigência na saída de bola a quem ocupa aquelas posições, o Fejsa pode vir a perder a enorme preponderância que tinha no Benfica. Um pouco como o Jonas, por fisicamente não poder fazer o que faz o Seferovic, em termos de movimentações (a cair nas alas e explorar a profundidade) e em termos de trabalho defensivo (pressionar alto, pressionar em largura, disputar bolas com os centrais, lutar pela segunda bola, etc).

Em ambos os casos, por razões distintas, duas das nossas maiores referências dos últimos anos, parecem agora algo desadequados à nova forma de jogar.
O caso do Jonas não concordo nada. Primeiro porque creio que o Jonas é mais adequado na outra posição do ataque. Aí, apesar do menino ser muito bom, não há pai para o Jonas. Em segundo lugar, se há coisa que o Jonas fazia com o bombo era andar de um lado para o outro a pressionar e a construir, não se limitando à zona de finalização. Os problemas do Jonas são físicos, a idade não perdoa, mas fora isso, não acho nada que o Jonas esteja fora do contexto.

Tens duas coisas:
1- Não tens outra alternativa ao SeFera. Logo, apesar de não ser o ideal, terá de ser o Jonas a alternativa. Óbvio que o ideal seria jogar onde brilha agora o JFX.
2- É justamente pela questão física (pela PDI, em jeito de brincadeira), que não se pode exigir ao Jonas que faça o trabalho de sapa do SeFera. Se for por tempo reduzido, ok. Se for para estar 90min. a fazer o que faz o SeFera, seria para rebentar um piston!
De qualquer maneira, Jonas fisicamente a 50% ainda é melhor que tanto JF como Seferovic, a meu ver.

Não estou a colocar em causa o talento, qualidade e até rendimento do Pistolas.
O mesmo serve para o Fejsa, que foi o caso que deu origem a esta argumentação.

O que eu digo é que, devido às limitações físicas, não fará o "trabalho de sapa" do SeFera.
Claro que dará sempre qualidade às jogadas ofensivas e fará golinhos, porque tem qualidade técnica e capacidade de finalização muito acima da média.

Terá a sua utilidade no plantel (tal como o Fejsa), mas, na minha opinião, com o actual sistema de jogo e com os papéis definidos pelo Lage, quer um quer outro, irão alterar as características do jogo colectivo, pelas razões que foram sendo apontadas anteriormente.


Nota: Não concordo com a parte em que dizes que o Jonas a 50% é melhor que o JFX e o SeFera. Pode até ser somente uma "hipérbole" da tua parte, mas a 50% nem no banco.

Illuminatus

A subir de forma de jogo para jogo. Vai ser importante para o que resta da época.

onda vermelha

Ele anda feliz e se calhar ja assinou...

CFC

Citação de: BossMil em 19 de Fevereiro de 2019, 17:02
Citação de: CFC em 19 de Fevereiro de 2019, 13:05
Citação de: BossMil em 19 de Fevereiro de 2019, 12:01
Citação de: CFC em 19 de Fevereiro de 2019, 11:53
Citação de: BossMil em 19 de Fevereiro de 2019, 11:43
Citação de: CFC em 19 de Fevereiro de 2019, 11:16
Não admito outro cenário que não a renovação com o Samaris. É o típico médio defensivo de equipa grande. Não acho que lhe falte sentido táctico, falta-lhe sim alguma técnica defensiva. Porém, no Benfica de Lage, o seu papel é muito importante, e embora eu veja características no Florentino para assumir a titularidade a médio prazo, acho que o tempo do Samaris ainda não acabou, pelo contrário.

Já agora, uma inconfidência: por muito respeito que tenho pelo Fejsa, que continua a ser indiscutivelmente o nosso melhor médio defensivo, acho que, dos 3, é o mais dispensável neste momento. Para treinadorzecos como Rui Vitória, um homem como Fejsa era indispensável, mas para treinadores que gostam de tratar bem a bola, um jogador como o Fejsa não é tão fulcral. Provavelmente cair-me-ão em cima por dizer isto, mas eu renovaria com o Samaris e tentava arranjar colocação para o Fejsa no Verão.

Creio que neste momento muitos pensam algo semelhante.
E o Fejsa até é o meu jogador favorito do Benfica.
Mas realmente, neste sistema sem um "GR" à frente dos centrais e com maior exigência na saída de bola a quem ocupa aquelas posições, o Fejsa pode vir a perder a enorme preponderância que tinha no Benfica. Um pouco como o Jonas, por fisicamente não poder fazer o que faz o Seferovic, em termos de movimentações (a cair nas alas e explorar a profundidade) e em termos de trabalho defensivo (pressionar alto, pressionar em largura, disputar bolas com os centrais, lutar pela segunda bola, etc).

Em ambos os casos, por razões distintas, duas das nossas maiores referências dos últimos anos, parecem agora algo desadequados à nova forma de jogar.
O caso do Jonas não concordo nada. Primeiro porque creio que o Jonas é mais adequado na outra posição do ataque. Aí, apesar do menino ser muito bom, não há pai para o Jonas. Em segundo lugar, se há coisa que o Jonas fazia com o bombo era andar de um lado para o outro a pressionar e a construir, não se limitando à zona de finalização. Os problemas do Jonas são físicos, a idade não perdoa, mas fora isso, não acho nada que o Jonas esteja fora do contexto.

Tens duas coisas:
1- Não tens outra alternativa ao SeFera. Logo, apesar de não ser o ideal, terá de ser o Jonas a alternativa. Óbvio que o ideal seria jogar onde brilha agora o JFX.
2- É justamente pela questão física (pela PDI, em jeito de brincadeira), que não se pode exigir ao Jonas que faça o trabalho de sapa do SeFera. Se for por tempo reduzido, ok. Se for para estar 90min. a fazer o que faz o SeFera, seria para rebentar um piston!
De qualquer maneira, Jonas fisicamente a 50% ainda é melhor que tanto JF como Seferovic, a meu ver.

Não estou a colocar em causa o talento, qualidade e até rendimento do Pistolas.
O mesmo serve para o Fejsa, que foi o caso que deu origem a esta argumentação.

O que eu digo é que, devido às limitações físicas, não fará o "trabalho de sapa" do SeFera.
Claro que dará sempre qualidade às jogadas ofensivas e fará golinhos, porque tem qualidade técnica e capacidade de finalização muito acima da média.

Terá a sua utilidade no plantel (tal como o Fejsa), mas, na minha opinião, com o actual sistema de jogo e com os papéis definidos pelo Lage, quer um quer outro, irão alterar as características do jogo colectivo, pelas razões que foram sendo apontadas anteriormente.


Nota: Não concordo com a parte em que dizes que o Jonas a 50% é melhor que o JFX e o SeFera. Pode até ser somente uma "hipérbole" da tua parte, mas a 50% nem no banco.
É óbvio que estou a hiperbolizar. Estou é a tentar transmitir que o caso do Jonas e do Fejsa são diferentes, porque embora sejam ambos muito bons, um não se enquadra no estilo do Lage e o outro enquadra-se em duas posições porque é super inteligente e tecnicamente muito dotado.

BC

Há que reconhecer o valor quando se o tem. Tem jogado muito e tem dado bastante a equipa. Um espetáculo.

adeptoBancada

Samaris serve para o tugao. Para um nivel Europeu de Champions é curto.

oscarense

um jogador à Benfica, nota-se que está com confiança e anda pouco burrinho, a continuar assim!

PabloElMago10

Odeio quando nestas fases boas, se acha que é tudo uma maravilha. É preciso racionalidade nestas alturas, e não cometer os mesmos erros que cometemos nas últimas épocas (casos como Luisão, Salvio, Eliseu, etc.).

Que sentido é que faz renovar com o Samaris, quando se tem para a mesma posição Florentino, Fejsa, Pedro Rodrigues e Alfa? Nenhum.

O Samaris é um jogador com problemas quer ofensivos, quer como defensivos. Tem jogado melhor, devido à mudança de treinador, e ao estado animico da equipa, mas continua sem servir para jogar no Benfica.

Com bola é capaz de fazer boas assistências, como a seguir entregar uma bola fácil ao adversário, e sem bola perde-se facilmente e recorre muitas vezes à cacetada.

Não tem qualidade para este nível, e isso percebe-se nos jogos mais complicados, como por exemplo contra o Sporting, em que só fez merda.

Deixá-lo sair no final da época é o melhor para as 2 partes.

alsohugo

Tem melhorado mas acho que podemos ter melhor que ele.

Hooijdonk

Citação de: PabloElMago10 em 20 de Fevereiro de 2019, 06:30
Odeio quando nestas fases boas, se acha que é tudo uma maravilha. É preciso racionalidade nestas alturas, e não cometer os mesmos erros que cometemos nas últimas épocas (casos como Luisão, Salvio, Eliseu, etc.).

Que sentido é que faz renovar com o Samaris, quando se tem para a mesma posição Florentino, Fejsa, Pedro Rodrigues e Alfa? Nenhum.

O Samaris é um jogador com problemas quer ofensivos, quer como defensivos. Tem jogado melhor, devido à mudança de treinador, e ao estado animico da equipa, mas continua sem servir para jogar no Benfica.

Com bola é capaz de fazer boas assistências, como a seguir entregar uma bola fácil ao adversário, e sem bola perde-se facilmente e recorre muitas vezes à cacetada.

Não tem qualidade para este nível, e isso percebe-se nos jogos mais complicados, como por exemplo contra o Sporting, em que só fez merda.

Deixá-lo sair no final da época é o melhor para as 2 partes.

Mencionas Fejsa que está actualmente em baixa forma, e é necessário luvas e pinças, por causa das lesões.

Acredito em Florentino e em Pêpê, mas são jovens, e Pêpê não tem lugar, para já, na equipa do Benfica.

Alfa não me parece jogador do Benfica.

Ou seja: é melhor então deixar o Samaris ir, deixá-lo assinar com quiser já, perder a confiança anímica dele (apesar de o achar profissional o suficiente para dar o seu melhor, sempre), e enfrentar o resto da época com o Florentino e com o Fejsa, quando este voltar?

Sou sincero: não acredito que seja o caminho.

Deveríamos renovar com ele, por valores justos, claro. A não ser que haja um plano definido para o próximo ano, com um claro substituto a altura, e outro plano de como gerir o fim da carreira benfiquista dele ainda este ano.

isaias

Citação de: tfouto em 19 de Fevereiro de 2019, 23:20
Samaris serve para o tugao. Para um nivel Europeu de Champions é curto.

É evidente que é jogador de tugão, mas quantos jogadores temos no plantel de nível "europeu de champions"??
Tirando os putos, que provavelmente, mais cedo ou mais tarde, rumarão a outros clubes "mais de champions" que o Benfica?

adeptoBancada

Citação de: isaias em 20 de Fevereiro de 2019, 11:57
Citação de: tfouto em 19 de Fevereiro de 2019, 23:20
Samaris serve para o tugao. Para um nivel Europeu de Champions é curto.

É evidente que é jogador de tugão, mas quantos jogadores temos no plantel de nível "europeu de champions"??
Tirando os putos, que provavelmente, mais cedo ou mais tarde, rumarão a outros clubes "mais de champions" que o Benfica?
nivel champions?

grimaldo
florentino
jonas
felix
gedson
rafa

pizzi não, pelo fisico.

isaias

Citação de: tfouto em 20 de Fevereiro de 2019, 12:04
Citação de: isaias em 20 de Fevereiro de 2019, 11:57
Citação de: tfouto em 19 de Fevereiro de 2019, 23:20
Samaris serve para o tugao. Para um nivel Europeu de Champions é curto.

É evidente que é jogador de tugão, mas quantos jogadores temos no plantel de nível "europeu de champions"??
Tirando os putos, que provavelmente, mais cedo ou mais tarde, rumarão a outros clubes "mais de champions" que o Benfica?
nivel champions?

grimaldo
florentino
jonas
felix
gedson
rafa

pizzi não, pelo fisico.

Jonas??
Não, claramente! Jonas já não apresenta condições físicas para tal.

Vejamos: das equipas presentes nesta fase da champions, onde caberia Jonas?
Talvez só no Porto, pois aí até cabe um espanhol autor de um golo fortuito que os mantém na eliminatória. De resto, creio que nem nos alemães do Schalke.

O Grimaldo, sim. Tem um senão, o mesmo que apontas ao Pizzi. No entanto é bem mais competitivo que o transmontano. Acabará transferido, inevitavelmente. Mas não se lhe abrirão assim tantas portas, precisamente pela questão física.

Depois referes os putos que acabaram de chegar ao plantel principal, ainda em processo evolutivo.

Ainda o Rafa, que está, finalmente,a ter uma época consistente. Necessita é de manter essa consistência por mais que uns meses.

Sinceramente, na atualidade, e do meu ponto de vista, só o Rúben Dias estaria em condições de lutar por um lugar num plantel de topo.   

DB4700

se o Fejsa recuperasse, neste momento ia para o banco. Samaris encaixa-se muito melhor nesta táctica que o Fejsa.

Toalhete

Citação de: PabloElMago10 em 20 de Fevereiro de 2019, 06:30

Que sentido é que faz renovar com o Samaris, quando se tem para a mesma posição Florentino, Fejsa, Pedro Rodrigues e Alfa? Nenhum.


Tal como outro user disse, o Fejsa nem sabemos se vai voltar a ter condições de jogar pelo Benfica, quanto mais contar com ele para ser uma peça fulcral do plantel.
O Florentino ainda nem meia dúzia de presenças na equipa A tem e já tem de ser o Makelele. O Pedro Rodrigues então nem se fala.
O Alfa não tem qualidade para o Benfica.