Antiga Sede do Benfica Restauradores

Manel dos Anzois



Horário
De terça-feira a sábado, das 11h às 19h

Preço
2€

O valor reverte integralmente a favor da Fundação Benfica
Gratuito para crianças até aos 6 anos


Localização
Rua do Jardim do Regedor, n.º 9, Lisboa



Como chegar
Metro: Linha Azul, estação Restauradores
Comboio: Rossio
Coordenadas GPS: 38.7156444, -9.140247899999963


http://museubenfica.slbenfica.pt/pt-pt/home/museuhome/jardimregedor/informacoesuteis.aspx

ccm

Citação de: Manel dos Anzois em 19 de Março de 2008, 12:22
Caros Benfiquistas,

Alguém sabe dar alguma informação concreta sobre a situação actual da mitica sede do Sport Lisboa e Benfica da Rua Jardim Regedor aos Restauradores, em Lisboa?

As ultimas informações que recordo davam-na como inserida num projecto de uma "Fundação" do Sport Lisboa e Benfica que estaria pronta à partida em...2007.

Será que vai ser mais uma promessa ao estilo da Praça, local para os Benfiquistas conviverem, que nos disseram que iria existir junto ao novo Estádio a quando da construção do mesmo?

Es um malandro.
Bem sabes que ninguém te vai responder a isto  :tonge:

Manel dos Anzois

#2
Acho que é um assunto importante para quem se preocupa com o nosso Património e História.

Se não perguntar a Benfiquistas queres que pergunte a quem? Á Direcção?

ccm

Citação de: Manel dos Anzois em 19 de Março de 2008, 15:18
Acho que é um assunto importante para quem se preocupa com o nosso Património e História.

Se não perguntar a Benfiquistas queres que pergunte a quem? Ao Vieira?

Não disse que não podias perguntar. Só disse que ninguém te vai responder  :tonge:

Manel dos Anzois


inc0gnit


Manel dos Anzois

#6
Guardar esta questão para a próxima AG não era mal pensado...ou então passar pelo gabinete do nosso presidente que está como sabemos com a porta sempre aberta, e perguntar-lhe directamente.

NoDeviL

Não sei, não tenho informações de dentro do Benfica.

Alguns podem responder-te. Os que têm ou acham que têm fontes no clube. :whistle2:

Redady

Um dos grandes enigmas do Benfica! ... e o do valor da indemnização que o Arquitecto Taveira recebeu por fora!


Strata

Citação de: Manel dos Anzois em 19 de Março de 2008, 15:18
(...)

Se não perguntar a Benfiquistas queres que pergunte a quem? Á Direcção?

Eheh...essa foi forte.

Superga1949

#10
A sede mais importante do Nosso clube está completamente ao abandono segundo sei , não existe ainda nenhuma politica de reconstrução ou qualquer outro tipo de ideia para que a nossa sede possa existir. Penso que a sede pertence à fundação Benfica.

Estou a abrir este topico porque acho que depois do museu esta sede deve ser a proxima prioridade do nosso presidente e do nosso clube. Como todos sabem esta sede é a mair IMPORTANTE que temos e gostaria de saber noticias sobre a mesma .

Estou a pensar seriamente escrever uma carta ao nosso clube para relatar todas as preocupações que a muitos de nós temos .

Acho vital que eesta sede seja posta rapidamente a funcionar Seja como sede , de clube isto é  com zonas de jogos como tinha antigamente , ou como um 2º museu ou como outra coisa qualquer .

Qual é a vossa opinião sobre isto ? Para voces qual seria a vossa ideia para uma utilização desta sede e para que propósitos ? ideias por favor.

Não sei quantos pisos tem a casa , mas podia funcionar assim

Sala convivio , museu , fundação Benfica.... nao necessáriamente com 3 pisos , podem existir 5 e ter 2 pisos de sala convivio e de museu e um da fundação Benfica . Salas de Estudo .. não sei.



A sede na Av. Gomes Pereira, em Lisboa (1916 - 1925)

É num ambiente de grande instabilidade social, com a 1ª República a atravessar tempos difíceis, a Alemanha a declarar guerra a Portugal e o País a formar o CEP (Corpo Expedicionário Português), que o Benfica se instala na sua nova sede, situada na Avenida Gomes Pereira. São instalações de grande qualidade, que vão acompanhar o Clube numa fase de notável crescimento, em termos desportivos e associativos, muito por acção do Presidente da Direcção, Bento Mântua, eleito em 22/04/1917, e reeleito, consecutivamente, mais 7 anos, até 05/08/1926 - uma presidência que viria a marcar uma fase importante na vida do Glorioso. A sede tinha, nas suas traseiras, um rinque onde se patinava desde 1914. Foi aí que nasceu, em Portugal, o Hóquei em Patins.

Esta modalidade começou por ser praticada pelos sócios dos Desportos de Benfica. Em 1916, estendeu-se aos associados do SLB. Mais tarde, em Agosto de 1917, realizou-se o primeiro jogo com outro clube. Eram, então, diversas as modalidades em expansão: Atletismo, Patinagem, Pólo Aquático, Natação, Ciclismo e Ténis. Em 1919, o Clube vence os primeiros títulos em Luta Greco-Romana, obtidos pelo... futebolista (!) Cândido de Oliveira. As excelentes condições do edifício sede possibilitaram a realização de inúmeras actividades socio-culturais, como a formação dum grupo dramático em 1917, e a realização de actividades desportivas, casos dos concursos de Tiro, em 1921; Esgrima, em 1923; e a prática de Ginástica, Patinagem e Ténis (de Campo).

Nos terrenos existentes nas traseiras da sede, o Benfica inaugurou, em 11/11/1917, um campo de futebol, onde viria a realizar inúmeros jogos, quer de futebol, quer, mais tarde, de Hóquei em Campo e de Râguebi, quando se iniciou na prática destas modalidades (1923 e 1924, respectivamente). Neste campo, o Benfica venceu inúmeros troféus. Aí se estrearam grandes atletas que dignificaram o nome do Clube. Foi, também, neste recinto que se realizou, com iluminação artificial, o primeiro jogo nocturno no nosso País. Em 1919, A importância do Benfica era tal que o Clube inaugurava, com frequência, filiais em Portugal e nas colónias portuguesas de África.

Durante este período, destacam-se, nas várias modalidades, os atletas Luís Piedade, Santos Borges e Santos Almeida (ciclismo) - com o último a vencer, em 1925, a 1ª estafeta Coimbra-Lisboa -; Feliciano Gonçalves (atletismo); Carlos Sobral (natação e pólo-aquático); Rogério Futscher, Germano Magalhães, António Adão e Ilídio Nogueira (hóquei em patins e patinagem). Em 1923, o Benfica arrenda, no centro da cidade (Rua da Rosa), uma Secretaria, para desdobrar os Serviços Administrativos, e vence, em 11/03/1924, a 1ª Taça de Popularidade, com 1763 votos - uma diferença de 442 para o 2º lugar. O Benfica confirmava, assim, pela 1ª vez, em número, que era  o clube mais popular do País.

Em 1923, é feita, pela primeira vez, uma distinção com a "Águia de Ouro" - Carlos Alberto Faria, responsável pela expansão do Benfica em África, particularmente na Beira/Moçambique, é premiado pela dedicação ao Clube. Em 18/12/1921, por ocasião da estreia da Selecção Nacional de futebol, são seleccionados 4 jogadores do SL Benfica para o jogo com a congénere espanhola, a realizar em Madrid. Portugal perde por 1-3 e Alberto Augusto, extremo-esquerdo do Benfica, torna-se o primeiro jogador a assinar um golo pela selecção nacional (apontado a 15' do final da partida). Os restantes atletas benfiquistas requisitados para o jogo pioneiro da equipa lusa foram: Víctor Gonçalves (médio-centro), António Ribeiro dos Reis (avançado-centro) e Fernando de Jesus (defesa), tendo o último ficado a suplente.

Entre 1916 e 1925, estrearam-se, na 1ª categoria, grandes jogadores de futebol, alguns deles provenientes das categorias inferiores, autênticas escolas de futebol. Destacam-se, entre outros: João Moraes, Fernando de Jesus, Jesus Crespo, Víctor Gonçalves, Alberto Augusto, José Pimenta, António Pinho, José Simões, Mário de Carvalho, Víctor Hugo, Luís Costa, Jorge Tavares e Hugo Leitão. Entre 1906/07 e 1924/25, o Benfica disputou, nas 4 categorias, 66 campeonatos, vencendo 36 (54%), ficando em 2º por 17 vezes (26%), em 3º por 10 e em 4º por 3.

_kossak_


Superga1949

Segundo sei pertence à fundação Benfica

_kossak_

Parece-me que o mais lógico seria usar o espaço como se fosse uma casa do Benfica.

pauliter

Poderia ser a "mãe" das Casas do Benfica! Importante recuperar património que nos é tão querido.

Por acaso acho que nesse aspecto esta direcção tem estado bem por isso espero que se faça algo em relação a tão nobre espaço.