As Finanças do Benfica

jonas_pistolas

Mais um rombo de 3M€ graças ao super treinador

MALU15

Citação de: Dr.Lecter em 20 de Setembro de 2018, 17:12
Citação de: vieirah1904 em 20 de Setembro de 2018, 17:01
Com as yields como estão atualmente na Europa, não faz qualquer sentido liquidar EO sem recurso a nova dívida. O ideal até era emitirem tudo o que puderem de mais dívida agora a 4% e até a prazos mais longos em vez de terem de pagar 7 ou 8% daqui a uns anos quando precisarem. Aliás, é o que o Estado Português está a fazer também.

Tenderia a concordar, mas apenas se, em alternativa, 1) a Benfica SAD estivesse muito longe de um nível de dívida remunerado aceitável para a estrutura de custos da sociedade e que, nesse cenário, continuasse a justificar a "troca" de dívida, tendo a devida compensação na redução do custo do serviço da dívida (como é o caso do estado português) ou 2) a Benfica SAD estivesse já dentro de um nível de dívida aceitável para a sua estrutura de custos e, como tal, manter o endividamento a esse nível significaria, apenas e só, garantir o cash flow necessário para o cumprimento das suas obrigações e não obrigasse à realização de receita extraordinária.

No estado de coisas actual penso que seria útil, havendo essa oportunidade sem, com isso, sacrificar a actividade da SAD, ajustar o montante do endividamento, reduzindo-o e colocando-o muito perto dos 100M€ que o próprio DSO já por diversas vezes afirmou ser um nível de dívida saudável numa empresa como a Benfica SAD.

Não esquecer que o "core" da Benfica SAD é ganhar campeonatos, não é obtenção de lucro nem distribuir dividendos.
Concordo totalmente. E considerando que a única fonte de financiamento da BSAD são os capitais alheios, não há alternativa, e desiludam-se os que pensam que o Benfica pode vir a viver sem ter dívida financeira, porque passivo irá sempre ter por força da actividade em que está inserido (todos compram e vendem a prazos de 2/3 e até mais anos).

Não fazia qualquer sentido a BSAD endividar-se ( e suportar os respectivos custos) só para manter uma almofada de capital, que só seria válida em termos de taxas durante 3 anos.

A BSAD está a 30ME de recuperar os seus capitais próprios (+/- iguais ao capital social) os quais se degradaram por força dos resultados acumulados negativos gerados no inicio e depois na fase de forte investimento de 2008/2013 com a reestruturação financeira de 2009 levada a cabo, e isto por mais que o Grupo Benfica até possa ter em certa medida uma insuficiência de capitais, estando assim sempre condenado a recorrer a capitais alheios se não quiser alterar a relação de domínio do Clube na BSAD.

Lisboa_e_Benfica

Eu ia jurar que já tinha lido (já não sei se há um trimestre ou semestre) que o passivo do Benfica estava nos 385M.

E agora sobe para os 398M? Poderei estar enganado, mas tenho quase a certeza.

De qualquer dos modos, excelentes resultados financeiros. Que se continue neste caminho e se chegue aos desejados 100M de passivo.

PS - E que se pague o estádio de uma vez por todas.

pedrompcosta

Citação de: jonas_pistolas em 20 de Setembro de 2018, 17:17
Mais um rombo de 3M€ graças ao super treinador

não sendo de todo defensor do treinador... mas já tudo serve para o atacar... até o facto de ter perdido contra uma das melhores equipas da Europa e candidato à vitoria final e assim perder 2.7M... fdx

MALU15

Citação de: Lisboa_e_Benfica em 20 de Setembro de 2018, 18:15
Eu ia jurar que já tinha lido (já não sei se há um trimestre ou semestre) que o passivo do Benfica estava nos 385M.

E agora sobe para os 398M? Poderei estar enganado, mas tenho quase a certeza.

De qualquer dos modos, excelentes resultados financeiros. Que se continue neste caminho e se chegue aos desejados 100M de passivo.

PS - E que se pague o estádio de uma vez por todas.


Passivo de 100ME ? Mas porquê ?  O passivo (mais certas rubricas) estão sempre indexadas ao volume de actividade e à dimensão do activo.

Não estarás a confundir com dívida financeira?

Citação de: flsb em 19 de Setembro de 2018, 23:09
Baixámos 40 milhões ao passivo .
Isso é verdade em relação a 30.06.2017, mas em relação a 31.12.2017 até houve um aumento de 13ME, à custa do aumento de dívidas a fornecedores e outros passivos, e que em parte se deve dever às compras feitas no final da época. Em contrapartida tb se verificou um aumento do activo em cerca de 12ME, em comparação com 31.12.2017.

SERNADA_SLB

Não sei se alguém já viu o relatório do Benfica clube, mas se alguém viu, peço ajuda a alguém com a seguinte questão:

Em algum sítio do relatório é possível retirar a informação sobre o passivo consolidado da clube?

Lisboa_e_Benfica

Citação de: MALU15 em 20 de Setembro de 2018, 18:48
Citação de: Lisboa_e_Benfica em 20 de Setembro de 2018, 18:15
Eu ia jurar que já tinha lido (já não sei se há um trimestre ou semestre) que o passivo do Benfica estava nos 385M.

E agora sobe para os 398M? Poderei estar enganado, mas tenho quase a certeza.

De qualquer dos modos, excelentes resultados financeiros. Que se continue neste caminho e se chegue aos desejados 100M de passivo.

PS - E que se pague o estádio de uma vez por todas.


Passivo de 100ME ? Mas porquê ?  O passivo (mais certas rubricas) estão sempre indexadas ao volume de actividade e à dimensão do activo.

Não estarás a confundir com dívida financeira?

Citação de: flsb em 19 de Setembro de 2018, 23:09
Baixámos 40 milhões ao passivo .
Isso é verdade em relação a 30.06.2017, mas em relação a 31.12.2017 até houve um aumento de 13ME, à custa do aumento de dívidas a fornecedores e outros passivos, e que em parte se deve dever às compras feitas no final da época. Em contrapartida tb se verificou um aumento do activo em cerca de 12ME, em comparação com 31.12.2017.

Passivo mesmo. Comparativamente com os restantes clubes europeus, e tendo em conta a nossa capacidade de gerar receitas, existem clubes que geram muito mais receitas e têm passivos substancialmente inferiores ao nosso.

Eu percebo que esta estratégia foi necessária em determinado momento, mas é algo surreal a dimensão do nosso passivo comparativamente com esses clubes.

Esse aumento de passivo de 13M que falas deve explicar o que tinha visto de o passivo ter estado nos 385M.

CitriC

Bom faço uma pequena análise àquilo que penso dos resultados apresentados:

Positivo

- No ano mais deprimente da última década onde perdemos tudo o que tinhamos a perder, onde não fizemos se quer 1 pontinho na LC, já para não falar nas principais modalidades de pavilhão onde não ganhámos um só campeonato fiquei especialmente agradado pelo facto de confirmarmos um valor positivo no que diz respeito aos resultados operacionais (sem transações de atletas).

- É, a meu ver, a confirmação de um trabalho coerente, sustentado, a longo prazo. E embora ainda necessitando de vender jogadores para termos resultados positivos, numa época completamente falhada conseguimos ainda ter um resultado líquido positivo + preparar a época futura  (18/19) sem recorrer a loucuras. Mesmo sem a venda de Mitroglou teriamos um resultado positivo. Há uns anos atrás um mau desempenho desportivo significava automaticamente um mau desempenho financeiro.

- Atingimos pela 3 vez consecutiva rendimentos superiores a 200M, o que me parece que é uma milestone obrigatória para a direcção.

- A situação é bastante mais desafogada que há 5 anos e que exigiu um enorme esforço sobretudo em 2011/2012 e 2012/2013 e parece-me que os EOs são suficientes para ir gerindo os investimentos, compromissos, etc da SAD. A meu ver é interessante continuar com os EOs a curto prazo para nunca colocar em causa a aposta desportiva na equipa e porque as taxas de juro mais cedo ou mais tarde irão aumentar (nunca antes do verão de 2019)

- Receitas com a quotização continuam a aumentar. Desde 2013/14 o que é um bom sinal. Aumentamos também o número de sócios num número superior à media das últimas 8 épocas!

- O Clube não tem qualquer dívida financeira a qualquer instituição financeira.

- Talvez em 30 de Junho de 2019 já tenhamos fundos patrimoniais positivos tanto ao nível do Clube como ao nível do Grupo.

Negativo:

- Tivemos uma pequena quebra no merchandising. Estava confiante que conseguissemos quebrar a barreira dos 10M, mas o final do campeonato decepcionante deve ter tido impactado. De qualquer maneira bom resultado e aqui creio que o bom resultado advêm do bom trabalho das Casas do Benfica espalhadas pelo mundo inteiro.

- O Benfica ainda não não iniciou a actividade da Benfica FM. É verdade que já foi constituída, mas ainda estamos à espera que se dê início às emissões. Por enquanto apenas dá prejuízo. Será interessante de ver que parcercias/patrocínios/publicidades poderemos receber do rádio.

- Continuo a achar que o negócio da NOS a 10 anos (longo prazo) mesmo com o plano de abatimento do passivo foi negativo. A entrada extremamente agressiva no mercado português da Eleven Sports vem confirmar isso. Não vamos ter capacidade de renegociar o contrato nos próximos anos e uma grande parte está alocada para o pagamento de dívida, que a outros foi perdoada...

Andrea Radrizzani tem muito dinheiro para investir, proveniente da venda da MP & Silva a chineses por mil milhões de doláres ($1 Billion). A Liga Portuguesa para eles será um elemento chave para ainda ganhar mais clientes à Sport TV. Como não há centralização de direitos em PT o SL Benfica poderia ser o parceria ideal para eles começaram a atacar esse mercado fazendo ofertas acima dos outros concorrentes no mercado.


Conclusão:

- Há muito trabalho pela frente, mas ainda gostaria de saber qual a estratégia que LFV já definiu e que, segundo ele, irá requerer a contribuição dos sócios do SL Benfica.

Para este ano quero pelo menos chegar aos oitavos da LC e o título de campeão nacional!

CitriC

Citação de: jmovalente em 20 de Setembro de 2018, 19:25
Não sei se alguém já viu o relatório do Benfica clube, mas se alguém viu, peço ajuda a alguém com a seguinte questão:

Em algum sítio do relatório é possível retirar a informação sobre o passivo consolidado da clube?

total 91.3M, sendo que há uma grande parte que não é exigível.

O Clube não tem passivo financeiro.

SERNADA_SLB

Citação de: CitriC em 20 de Setembro de 2018, 19:40
Citação de: jmovalente em 20 de Setembro de 2018, 19:25
Não sei se alguém já viu o relatório do Benfica clube, mas se alguém viu, peço ajuda a alguém com a seguinte questão:

Em algum sítio do relatório é possível retirar a informação sobre o passivo consolidado da clube?

total 91.3M, sendo que há uma grande parte que não é exigível.

O Clube não tem passivo financeiro.

Acho que a forma como fiz a pergunta te induziu em erro.

O que eu queria perguntar era o passivo do grupo Benfica.

Ou seja, o passivo do Benfica clube é de 91 M€ e da SAD é 398 M€.

Se eu quiser saber o passivo consolidado é correto somar estes dois valores?

CitriC

Citação de: jmovalente em 20 de Setembro de 2018, 19:49
Citação de: CitriC em 20 de Setembro de 2018, 19:40
Citação de: jmovalente em 20 de Setembro de 2018, 19:25
Não sei se alguém já viu o relatório do Benfica clube, mas se alguém viu, peço ajuda a alguém com a seguinte questão:

Em algum sítio do relatório é possível retirar a informação sobre o passivo consolidado da clube?

total 91.3M, sendo que há uma grande parte que não é exigível.

O Clube não tem passivo financeiro.

Acho que a forma como fiz a pergunta te induziu em erro.

O que eu queria perguntar era o passivo do grupo Benfica.

Ou seja, o passivo do Benfica clube é de 91 M€ e da SAD é 398 M€.

Se eu quiser saber o passivo consolidado é correto somar estes dois valores?

Não. Não é assim tão simples.

Gostaria de ter acesso ao relatório e contas completo da SAD de modo a perceber melhor a rúbrica "Outros Passivos".

O único facto que te posso garantir sem sombra de dúvidas é que a 30 JUN 2017 o Passivo Consolidado do Grupo era de 477.6M. Portanto a tendência é a de continuar a descer e para 30 JUN de 2018 a redução terá que ser na ordem das dezenas de milhões de euros em consonância com a significativa redução que houve sobretudo na rúbrica "Fornecedores".

J Pinto

Eu gostava é de saber o passivo consolidado do grupo Sporting e porko.

CitriC

Citação de: J Pinto em 20 de Setembro de 2018, 21:40
Eu gostava é de saber o passivo consolidado do grupo Sporting e porko.

O passivo consolidado do Porto era de 395M em 30 JUN 2017.

O Sporting épa não vale apena....

manjob

Citação de: CitriC em 20 de Setembro de 2018, 19:37
Bom faço uma pequena análise àquilo que penso dos resultados apresentados:

Positivo

- No ano mais deprimente da última década onde perdemos tudo o que tinhamos a perder, onde não fizemos se quer 1 pontinho na LC, já para não falar nas principais modalidades de pavilhão onde não ganhámos um só campeonato fiquei especialmente agradado pelo facto de confirmarmos um valor positivo no que diz respeito aos resultados operacionais (sem transações de atletas).

- É, a meu ver, a confirmação de um trabalho coerente, sustentado, a longo prazo. E embora ainda necessitando de vender jogadores para termos resultados positivos, numa época completamente falhada conseguimos ainda ter um resultado líquido positivo + preparar a época futura  (18/19) sem recorrer a loucuras. Mesmo sem a venda de Mitroglou teriamos um resultado positivo. Há uns anos atrás um mau desempenho desportivo significava automaticamente um mau desempenho financeiro.

- Atingimos pela 3 vez consecutiva rendimentos superiores a 200M, o que me parece que é uma milestone obrigatória para a direcção.

- A situação é bastante mais desafogada que há 5 anos e que exigiu um enorme esforço sobretudo em 2011/2012 e 2012/2013 e parece-me que os EOs são suficientes para ir gerindo os investimentos, compromissos, etc da SAD. A meu ver é interessante continuar com os EOs a curto prazo para nunca colocar em causa a aposta desportiva na equipa e porque as taxas de juro mais cedo ou mais tarde irão aumentar (nunca antes do verão de 2019)

- Receitas com a quotização continuam a aumentar. Desde 2013/14 o que é um bom sinal. Aumentamos também o número de sócios num número superior à media das últimas 8 épocas!

- O Clube não tem qualquer dívida financeira a qualquer instituição financeira.

- Talvez em 30 de Junho de 2019 já tenhamos fundos patrimoniais positivos tanto ao nível do Clube como ao nível do Grupo.

Negativo:

- Tivemos uma pequena quebra no merchandising. Estava confiante que conseguissemos quebrar a barreira dos 10M, mas o final do campeonato decepcionante deve ter tido impactado. De qualquer maneira bom resultado e aqui creio que o bom resultado advêm do bom trabalho das Casas do Benfica espalhadas pelo mundo inteiro.

- O Benfica ainda não não iniciou a actividade da Benfica FM. É verdade que já foi constituída, mas ainda estamos à espera que se dê início às emissões. Por enquanto apenas dá prejuízo. Será interessante de ver que parcercias/patrocínios/publicidades poderemos receber do rádio.

- Continuo a achar que o negócio da NOS a 10 anos (longo prazo) mesmo com o plano de abatimento do passivo foi negativo. A entrada extremamente agressiva no mercado português da Eleven Sports vem confirmar isso. Não vamos ter capacidade de renegociar o contrato nos próximos anos e uma grande parte está alocada para o pagamento de dívida, que a outros foi perdoada...

Andrea Radrizzani tem muito dinheiro para investir, proveniente da venda da MP & Silva a chineses por mil milhões de doláres ($1 Billion). A Liga Portuguesa para eles será um elemento chave para ainda ganhar mais clientes à Sport TV. Como não há centralização de direitos em PT o SL Benfica poderia ser o parceria ideal para eles começaram a atacar esse mercado fazendo ofertas acima dos outros concorrentes no mercado.


Conclusão:

- Há muito trabalho pela frente, mas ainda gostaria de saber qual a estratégia que LFV já definiu e que, segundo ele, irá requerer a contribuição dos sócios do SL Benfica.

Para este ano quero pelo menos chegar aos oitavos da LC e o título de campeão nacional!

Atualmente o LFV voltou a referir isso 'rá requerer a contribuição dos sócios do SL Benfica.'?

JoaoPedroLopes

Citação de: CitriC em 20 de Setembro de 2018, 21:56
Citação de: J Pinto em 20 de Setembro de 2018, 21:40
Eu gostava é de saber o passivo consolidado do grupo Sporting e porko.

O passivo consolidado do Porto era de 395M em 30 JUN 2017.

O Sporting épa não vale apena....

O passivo do Sporting é o que eles quiserem, infelizmente.

Nem a propria UEFA poderá actuar ao nivel de Fair Play financeiro, já que qd lhes apetece fazem VMOCs