As Finanças do Benfica

EAGLEBOY

o problema é que tens de ir investindo sempre no plantel. o Benfica vive do futebol e se começas a depalidar o plantel chegas daqui a uns anos a lutar por meio da tabela.

por ex 15 milhoes, 10 para o banco e 5 para um jogador que daqui a 2/3 anos valha 15 milhoes. so assim se consegue uma recuperação sustentável.


EAGLEBOY

A ideia do Vieira era chegar aos 300 mil sócios, o que permitia pagar ao banco e ainda sobrava algum para investir no plantel. O problema é que ainda vamos em 150 mil e tenho muitas duvidas que subiremos muito mais.

Assim a solução é vender as joias da coroa. Tiago, Miguel já foram. Simão será o próximo. Para o ano deve ser o Luisão e daqui a 2 o Manel.

Podemos agradecer grande parte desta situação ao Vale. Agora estamos a pagar a factura!

Polaco

Citação de: Starblade em 13 de Junho de 2006, 15:45
E que tal se em vez de andarmos a discutir sobre boatos e especulações de jogadores que saem ou ficam desse-mos mais atenção a factos concretos, nomeadamente à situação financeira?
Aqui está o que eu sei:

O total do passivo é de 302m Euros, sendo 115m dívidas á banca e 60m do estádio. Então a que dívidas correspondem o resto? Neste montante já está incluido o complexo do Seixal?
O sportém tem um passivo de 277m dos quais 230m são á banca. Tem que acrescentar mais 16m de deficit de tesouraria, somando 293m.
O porto SAD tem um passivo de 115m; mas não sei o total do clube.

Agora o que era necessário saber: As lojas dentro do estádio (MediaMarket, etc) são mesmo do Benfica ou foram vendidas? O edifício do Regedor ainda pertence ao clube ou foi alienado? Quanto é que rendeu os Campeões este ano? Quanto da UEFA, quanto de bilheteira?
As modalidades tem as contas equilibradas ou nem por isso?

PS- Hoje estava a almoçar na Tv. da Glória (junto Av. Liberdade) num restaurante pequeno qaundo apareceu um tipo de bigode para almoçar.. Era o Veloso. Apesar de mais velho, o bigode era inconfundível.


Assim de repente penso que juros não são passívo.Só o capital emprestado. Não tenho a certeza, repito.
Mas o mais importante é que nós estamos a gerar resultados operacionais positivos, ao contrário do Sporting e do porto. o passivo desde que seja de longo prazo, e eu penso que o nosso é desta categoria, é menos preocupante.
Agora eu chamo á atenção para o comportamento dos nossos directos adversários neste "Campeonato das Finanças" :

O Sporting teve de alienar património PARA NÃO FALIR, e além de ter de extinguir as Modalidades a curto prazo, o dinheiro que vão realizar com a venda do património ( segundo se diz 50 milhões ficam livres ), é comparável ao que o porto ganhou no total com a época em que ganharam a Champions. Como no Sporting não roubam 50% como no caso do porto, vai-lhes chegar para alguns anos a investir razoavelmente no futebol, penso que serão a curto prazo os nossos adversários principais. Perdem para nós porque têm muito menos receitas ordinárias.

Quanto ao porto, ninguém sabe quais são as contas consolidadas, mas no que respeita á SAD, comunicaram que nas contas após o terceiro trimestre fiscal do ano passado, que termina em Março deste ano, estavam com um prejuízo de 17.5 milhões, e penso que se terá agravado no último trimestre, apesar de se terem sagrado campeões.
Estes vão estar brevemente numa situação muitissimo complicada em termos financeiros, só acho graça que não tenham havido reacções ás miseráveis contas que foram comunicadas há duas semanas atrás. Se fosse o Benfica a ter um resultado assim, ainda agora estavam a falar do assunto.
Por aí se vê o desespero para promover o Quaresma através da Selecção, e ainda queriam despachar o Baía para a Ásia pois diz-se que é o jogador mais bem pago de todo o plantel o que o torna um dos G Redes suplentes mais caros do Mundo. Se por hipótese têm uma época na Europa como o ano passado, talvez tenham de vender meia equipa em Dezembro.Ah e pelo que vejo o Lucho é suplente o qu enão o deve valorizar muito.

Eu sempre disse, o Campeonato das Contas é o mais importante para vencer, e pelo que estou a ver, estamos a dar um bigode, o que é extraordinário, em tão pouco tempo.

|-3m1n3m-|

O Sporting, se desperdiçar o dinheiro que faz agora com a venda do Património não desportivo, vai estar na mesma daqui a 2 anos, mas aí já não haverá património para vender. E é esse o rumo que parece estão a tomar...

E quando falo em desperdiçar, falo em meter-se em aventuras no futebol (contratações dispendiosas, salários de rei, etc) e não sanear o passivo que têm.

Para o Benfica é mais fácil sanear 302 milhões de euros, do que para o Sporting sanear 277. Porquê? Porque o Benfica gera muito mais receitas de índule ordinária (quotizações, bilheteira, etc), logo, tem MUITO mais garantias junto da banca, fundos de investimento, etc. Benfica = Receitas, esta é uma verdade universal.



PS - MUITO bom tópico.

MANOCAS37

o Benfica tem neste momento porque recuperou deste do tempo do Sr. Vilarinho e principalmente agora com o Sr. LFV , que foi a confiança dos instituições financeiras, porque eles sabem o quanto é grande a marca e o prestigio do Benfica, se neste momento o Benfica precisa-se de um emprestimo para um projecto bem apresentado o banca não tinha problemas em emprestar o dinherio..

enquanto o scp tem mais dificuldades pois a banca faz mais pressao para eles pagarem que a nos

Starblade

Citação de: Jone em 13 de Junho de 2006, 16:30
tas a querer dizer que o passivo do sproten é inferior ao do Benfica....

ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha.........

pronto...ja me passou!!

Sim, miúdo. 277 é menor que 302. 

o_bEnFiQuIsTa

Jogo limpo, não vamos estragar um tópico interessante desta forma.

Ft.johИИ


Starblade

Citação de: nightcrowler em 13 de Junho de 2006, 19:51
No resultado final de um ano, ao considerar o passivo, devem entrar uma série de pormenores, um dos quais enorme: as provisões.
Como o Benfica tem uma divida enorme, no caso de falhar alguns pressupostos, ou falhar alguns pagamentos, o benfica é obrigado a pagar um valor enorme como "multa" pela falha de pagamento, e este enorme é mesmo gigantesco. Esse valor faz parte do passivo, ou seja, só será exigivel em caso de falhar pagamento.

Boa explicação. Há só uma coisa que não chego a perceber bem; estás a dizer que essa _eventual_ multa é considerada passivo? Que na realidade o passivo acaba por ser menor que os 302 e só atinge esse valor porque foi incorporada uma eventual falha futura?

Eu sei que no caso do Sporting, o project finance ditado pela banca previa receitas em valores que eles não alcançaram, daí terem que vender o Alvaláxia, apesar de este aparentemente dar lucro (acho que 1M por ano e eles tinham previsto entre 3 e 5M).

Polaco

O Alvaláxia não dava lucro, dava prejuizo operacional.Isto ouvi eu o S Franco dizer.

Ou seja, é como se eu pedisse dinheiro ao banco para construír um hotel, e ter um plano de pagamentos definido ao longo dos anos, ( o que era normal) mas ao fim de 2-3 anos, estava ainda a não conseguir sequer gerar receitas para pagar as despesas correntes !!!! isso é que faz um negócio ser ruinoso.
Mas toda a gente ficou admirada quando se soube disto, porque o Sporting era suposto ser uma maravilha no aspecto da Gestão, só crãneos......nós por cá com "Orelha" e Companhia a dizer "hádem" e "um ? um ?" e só com a 4ª Classe, tenho a certeza que ganhamos bastante dinheiro com a área comercial, e o Clube é muito mais bem gerido.

Não podemos esquecer outra coisa, além do serviço da dívida, existe outra circunstância importante no caso do Benfica, que é irmos entrar na Bolsa, o que obriga a que a SAD tenha contas positivas durante 3 anos consecutivos.O lado positivo é que quando fizermos a OPV iremos concerteza encaixar uma quantia muito significativa, e não os trocos que o porto e o Sporting receberam, e entretanto já gastaram, entre outras coisas a construír Alvaláxias, a pagar rebuçadinhos, a contratar camiões de jogadores, etc

zeppelin

Explicando devagarinho, para répteis, tripursos e jornalistas mentecaptos (passe a redundância) - 'The Complete Idiot's Guide to Benfica's Accounts'
Para complementar a informação e de modo a ajudar antibenfiquistas (por norma, com QIs abaixo de pudins flan), o NdA faz, aqui e ali, comentários que podem esclarecer de forma mais simples quem acha que, por exemplo, o Passivo é um dos intervenientes num acto homossexual.
(a seguinte informação é retirada do site oficial do Benfica e do relatório semestral do Grupo Benfica)

'O Grupo Benfica (nota do NdA: Grupo, percebem? Portanto, inclui tudo. Não há cá sociedades carregadas de dívida que não entram para as contas, nem agregados individuais escolhidos a dedo, para dar jeito ou manipular os números, como é apanágio de outros clubes 'diferentes') encerrou as suas contas semestrais, sendo o aspecto mais saliente o facto de, pela primeira vez, registar Resultados Líquidos Consolidados positivos no montante de 2.584.883 Euros, os quais, não considerando os Interesses Minoritários do exercício, correspondem a 687.253 Euros.

Merece especial destaque o equilíbrio alcançado em termos operacionais, demonstrativo da viabilidade económica do Grupo (nota do NdA: para os mais distraídos, voltamos a referir que se trata do G-R-U-P-O, e não agregados individuais que dão jeito mostrar, de forma a manipular os números), verificando-se um Resultado Operacional positivo de 713.695 Euros, a contrastar com o valor negativo de 14.269.664 Euros alcançado no exercício de 2004/05. Refira-se que estes Resultados Operacionais foram alcançados sem qualquer contributo relacionado com a venda de jogadores (nota do NdA: ao contrário de outros clubes 'diferentes' que dependem disso para lhes pagar as contas da luz e água e comprar papo-secos para o pequeno almoço do pessoal de academias de jogadores).

Esta evolução positiva dos Resultados Operacionais é suportada pelo crescimento verificado nas Receitas Correntes, sendo os grandes catalizadores dessa melhoria a participação na Liga dos Campeões e a quotização, cujo contributo ascende a 7.810.066 Euros (nota do NdA: babem-se).
O Benfica tem, à data de hoje, 148.350 sócios, constituindo este património um dos maiores activos do Clube (NdA: sócios pagantes, o que nos torna actualmente, a este nível, o segundo maior clube mundial, a caminho do primeiro lugar, a muito curto prazo. Outros clubes 'diferentes' têm cerca de 30.000 pagantes - é caso para dizer: fidalgos, mas sem cheta).

De destacar que os Proveitos Operacionais ainda não incluem as receitas de bilheteira do FC Porto, Liverpool e Barcelona, nem os prémios de passagem aos oitavos e quartos de final da Liga dos Campeões (NdA: portanto, imaginem como vão ser os resultados no final do período total de prestação de contas)

Em termos de Cash-flow, os presentes seis meses de actividade permitiram que o Grupo libertasse 13.514.896 Euros, sendo expectável uma melhoria face ao exercício anterior, cujo Cash-flow atingiu o montante de 16.601.050 Euros em 12 meses de actividade (nota do NdA: queriam, não queriam? Damos esmolas, mas se nos pedirem com muito jeitinho).

Em termos de Passivo, o Grupo Benfica mantém a tendência de decréscimo do mesmo, o qual neste semestre diminuiu cerca de 4,5% para 302.029.381 Euros (nota do NdA: Passivo TOTAL, do Grupo, não o passivo individual de qualquer entidade do grupo. E trata-se do P-A-S-S-I-V-O, que engloba dívida bancária e mais uma panóplia de coisas necessárias ao decorrer da actividade). Esta diminuição foi conseguida em paralelo com o continuado investimento efectuado no Centro de Estágio e no reforço da equipa de futebol.

Passando a uma análise mais detalhada dos itens do Passivo, constata-se que o Passivo Exigível é de 218.019.106 Euros onde o Passivo Bancário (nota do NdA: percebem? Passivo bancário, vulgo dívida aos bancos. Não é a mesma coisa que P-A-S-S-I-V-O. O passivo engloba uma série de coisas, normais na actividade de uma empresa. Quem não percebeu ponha o braço no ar. Menino Franco, só um braço chega) tem um peso de 115.267.539 Euros e o Empréstimo Obrigacionista de 15.000.000 Euros. As Provisões, e os Acréscimos e Diferimentos compõem o restante valor do Passivo, o qual é não exigível.

(...)'

Portanto, resumo da lição: PASSIVO é diferente de DÍVIDA BANCÁRIA. O Passivo inclui a dívida bancária e mais uma série de coisas. É revelador de uma profunda deficiência mental (ou de uma desonestidade muito estudada, para tentar comprar o voto dos pobres de espírito) comparar o passivo de uma entidade com a dívida bancária de outra (como fez o menino Franco - e, por isso, já está ali no canto da aula com as orelhas de burro), dado que não são coisas minimamente comparáveis. Isto funciona também para elucidar jornalistas com o QI de pedras da calçada de jornais que só servem (como um jornal que começa por 'C', acaba num 'Ã' e tem 'ORREIO DA MANH' no meio, e que, por sinal, é do mesmo grupo do jornal do Sportem versão camuflada - vulgo RECORD) para limpar o produto intestinal.

Vamos ver se lá vão com isto sistematizado.
O Grupo Benfica (total, portanto) tem, agora, um PASSIVO de € 302 milhões. O Sportem tem, admitido pela lagartagem (e, portanto, sem sabermos 'the big picture') um passivo total de € 400 milhões. Não se sabe quanto passivo ainda falta aqui colocar, dado que não há contas consolidadas. Para quem tem dificuldade em números , registe-se que € 400 milhões é mais € 98 milhões do que € 302 milhões.
O Grupo Benfica (total, portanto) tem uma dívida bancária de € 115 milhões. O Sportem tem, confirmado pelos responsáveis, dívida bancária de €277 milhões. Mais uma vez, para quem tem dificuldade em números, note-se que € 277 milhões é mais €162 milhões do que € 115 milhões.

Get it? É batota estar a comparar o PASSIVO TOTAL do GRUPO BENFICA (€ 302 milhões), com a DÍVIDA AOS BANCOS do Sportem (€ 277 milhões), que ainda por cima não se sabe se inclui tudo o que deveria, se é apenas do Sportem, se inclui outras sociedades, quais é que faltam, etc. Num exercício engraçado, porque absurdo, e que pode ser comparado com o que afirmaram os responsáveis do Sportem, podemos dizer que o Passivo Total do Grupo Benfica (€ 302 milhões) é maior que a Dívida Bancária do Benfica (€ 115 milhões), o que, aqui sim, seria verdade. Vêem o ridículo?
Não? Então vão para a mesma escola que o Quaresma.

Menino Franco, agora escreva 100 vezes no quadro: 'Tenho um QI de um pudim flan'.

p.s. e repare-se: tudo isto mantendo sempre presente que se, de facto, o Benfica tivesse (que não tem) um Passivo maior que o Sportem, isso seria absolutamente natural, dada as diferenças de dimensão das instituições. Se calhar também o Merdaleja Futebol Clube devia usar como argumento para a saúde financeira o facto de ter um passivo menor que o do Sportem. Agora é que é a última vez que falo nisto.

Polaco

Citação de: miglle em 13 de Junho de 2006, 21:02
20 anos ... djizzzzzz  !!!! .. mas podemos sempre ir amortizando a divida.

Se o Simão for vendido ..acho bem que metam já 15 milhoes em cima desse passivo.

Com essa proposta ariscas-te muito aqui neste site.
Eles ainda sem verem jogar os jogadores já dizem que não são jogadores para o Benfica, e se pudessem vendiam a equipa toda, quanto mais amortizar o passivo !!!
o que se pretende é comprar carradas de jogadores todos os anos para animar as discussões no café, as finanças do Clube que se lixem !!!

Messe

#27
Citação de: Starblade em 13 de Junho de 2006, 15:45
E que tal se em vez de andarmos a discutir sobre boatos e especulações de jogadores que saem ou ficam dessemos mais atenção a factos concretos, nomeadamente à situação financeira?
Aqui está o que eu sei:

O total do passivo é de 302m Euros, sendo 115m dívidas á banca e 60m do estádio. Então a que dívidas correspondem o resto? Neste montante já está incluído o complexo do Seixal?
O Sportém tem um passivo de 277m dos quais 230m são á banca. Tem que acrescentar mais 16m de deficit de tesouraria, somando 293m.
O Porto SAD tem um passivo de 115m; mas não sei o total do clube.

Agora o que era necessário saber: As lojas dentro do estádio (MediaMarket, etc) são mesmo do Benfica ou foram vendidas? O edifício do Regedor ainda pertence ao clube ou foi alienado? Quanto é que rendeu os Campeões este ano? Quanto da UEFA, quanto de bilheteira?
As modalidades tem as contas equilibradas ou nem por isso?

PS- Hoje estava a almoçar na Tv. da Glória (junto Av. Liberdade) num restaurante pequeno quando apareceu um tipo de bigode para almoçar.. Era o Veloso. Apesar de mais velho, o bigode era inconfundível.


1º) O passivo do Benfica nunca foi e não é 300 milhões de euros!
2º) No ano passado diminuimos o passivo em 60 milhões, por isso, menor é o passivo neste momento!

Outro coisa, dívidas TODOS os clubes têm, por isso não comecem já a dizer asneiras.

P.S.: Bom tópico. Aqui ao menos discute-se coisas do Benfica e não cenouras!!

Polaco

Ó Senhor Professor Zeppelin porque não hás-de falar mais vezes nisto ? além do esclarecimento, eras capaz de estar a contribuír para menos assobios no estádio, o que seria excelente.
Já agora, duas coisas em relação ao Sporting : Será que eles têm realmente Provisões, amortizações e etc num valor tão elevado ? e segunda observação pelo menos segundo o que eles dizem os numeros que acima mencinasnsão realmente os números de todo o chamado Universo Sportem. Eu estou tentado a acreditar nisso porque estes números só por si já são demolidores !!!!

Mas e o porto ?  aí é que para um a nuvem muito negra não achas ?

EAGLEBOY

zeppelin  grande explicação! obrigado.

sobre os porkos, qd o PC sair, vaisse descubrir a podridão em que ele deixou o clube. ele já quis saltar do barco há uns anos pk aquilo tava insustentavel, mas dps apareceu o mourinho que deu-lhe um grande balão de oxigénio. daki a 2 ou 3 anos estão na mesma.