As Finanças do Benfica

Messe

Tive a ver o relatório de contas do Benfica, e vi realmente q o passivo do Benfica é superior a 300 milhões de euros. :-\ Mas confio nesta Direcção, já q 2004 o passivo era de 375 milhões e 1 anos depois passou para 315 milhões (menos 60 milhões em passivo  :o :o :o ).

FGomes

Já vi aqui algumas pessoas a referir números(correctos) que são os que estão no ficheiro pdf que mostra a comparação do balanço 31-07-05 com o balanço de 31-01-06. Também compara as demonstrações de resultados da época 04/05 com o primeiro semestre da época 05/06. O que mostra essencialmente um grande aumento de receita o que é sem dúvida devido aos novos sócios, ao aumento da média de espectadores no estádio e à prestação da equipa na liga dos campeões. E só está contabilisado o primeiro semestre. Quanto às contas das osgas não faço a mínima ideia como estão. Não vejo as entrevistas com os dirigentes dos outros clubes. Mas gostei de saber o que escreveu o zeppelin. Mas segundo o que ouvi no telejornal o problema das osgas é de tesouraria. Para isso só têm três hipóteses: novo empréstimo(que não é nada aconselhável), aumento de capital(não parece viável neste momento) ou vender activo(jogadores ou imobiliário). Julgava que além disso o passivo deles era ligeiramente inferior ao nosso. Mesmo que fosse esse o caso o problema deles é bem mais grave que o nosso. Geram muito menos receitas. Terão que resolver esse problema copiando medidas nossas de geração de receitas ou outras quaisquer.  Mas terão sempre o problema da marca deles não ter o mesmo valor que a nossa. Quanto a quem acusou só o Vale e Azevedo pelo passivo que temos deve ser muito novo. Em relação ao vender jogadores é preciso ter cuidado. Não podemos vender muitos jogadores(dos melhores que temos) porque senão vai menos gente ao estádio, menos pessoas a se fazerem de sócias, menos sócios com as quotas em dia, menos vendas de produtos do clube, piores negócios com os patrocinadores e por fim sem receitas extraordinárias da liga dos campeões. Era tapar um buraco para destapar outro. Só devemos vender jogadores(os principais) se necessitarmos desse dinheiro para manter o clube sustentável. Não cometer loucuras na compra de jogadores e os que forem comprados que sejam bons investimentos quer em termos competitivos como também na perpectiva de um bom negócio futuro.
Acho que em geral por o que me é dado a conhecer esta direcção vai no caminho certo.

FGomes

Peço desculpa. Onde está escrito imobiliário como é óbvio é Imobilizado.

EAGLEBOY

pena q hajam tao poucos participantes num topico sobre este assunto tao importante para nós...

a malta gosta é de cenouras estragadas...  :crazy2:

|-3m1n3m-|

zeppelin: só tenho a dizer MUITO OBRIGADO pelo teu post. Economia comigo sempre foi pouco mais do que ajudar aqui em casa a fazer contas à vida. Posso-me considerar um idiota nesta área... e o teu "guide" elucidou-me e esclareceu todas as minhas dúvidas àcerca deste tema. E ainda saí a ganhar porque aprendi conceitos da gíria que eu não conhecia... :)

Já agora, alguém pode colocar disponível o .pdf com o último Relatório e Contas disponível do Grupo Benfica?

nightcrowler

Existe um pormenor gigante que estamos, penso, a esquecer.
Creio que a divida total do estádio ronda os 150 milhões euros, sendo que está negociado directamente com as entidades devedoras que os pagamentos de aluguer da media markt e afins se destinam exclusivamente para isso, ou seja, não contribuem positivamente para o cash flow do clube porque estão alocadas à amortização da divida do estádio, pelo menos é esta a ideia q tenho, que todos os   ganhos proporcionados pelo estádio são alocados ao pagam,ento do mesmo, libertando assim as contas correntes do benfica dessa despesa gigantesca, e o mais positivo de tudo, no momento em que esses pagamentos liquidarem por completo a divida, passam a entrar nos cofres da Luz, gerando uma mais valia enorme(imaginem que de repente entram cerca de 3/4 milhões de euros para o grupo Benfica sem qualquer contrapartida.
É por isso que seria importante conseguir o naming da Luz, de modo não a contratar jogadores mas a antecipar o pagamento do estádio, e assim mais cedo libertamos estas receitas q  passariam a fazer parte da conta corrente.
Em relação ao passivo existe muito por pegar, até porque é racional para uma empresa ter divida, na medida em q fica mais barato implementar um investimento atraves de capital alheio do q proprio, pelo facto de existir poupança fiscal com os encargos financeiros de financiamento (vulgo juros).
é pois importante saber distinguir bem as coisas, como fez o zepellin: uma coisa são as contas do grupo outras são as da SAD. Não deixa de ser curioso q no mesmo momento em q o sporting acaba com modalidades e veem se jogadores a sair das modalidades do sporting vê-se o SLB a investir no basket, ciclismo, etc.
Portanto, para quem não sabe muito da poda, não queiram algo do tipo :"acabar com todas as dividas", são necessárias e recomendam-se até um certo limite, são mais valias para o clube; em relação a gastar muito $$ em jogadores, tÊm q ter consciência q se faltar um pagamento de  10 a nossa divida não continua a ser de  10, passa a 30 pelas multas (q entram no passivo pelas provisões(uma % da divida potencial), para além de as taxas de juro nesse caso aumentarem muito, pondo em causa o futuro do nosso benfica por um jogador qualquer.
Saudações e desculpem por me alongar, um abraço da cidade do Porto  e claro... Viva o BEnfica!!!

Polaco

Citação de: |-3m1n3m-| em 14 de Junho de 2006, 03:48
zeppelin: só tenho a dizer MUITO OBRIGADO pelo teu post. Economia comigo sempre foi pouco mais do que ajudar aqui em casa a fazer contas à vida. Posso-me considerar um idiota nesta área... e o teu "guide" elucidou-me e esclareceu todas as minhas dúvidas àcerca deste tema. E ainda saí a ganhar porque aprendi conceitos da gíria que eu não conhecia... :)

Já agora, alguém pode colocar disponível o .pdf com o último Relatório e Contas disponível do Grupo Benfica?

Eu penso que a administração deste site devia criar um lugar próprio onde colocassem os diversos relatórios financeiros, demosntrações de resultados, planos de investimento etc, de forma a que se pudesse consultar á vontade, mesmo os antigos para comparar.

flsb

Grande tópico ,e obrigado aos participantes pelos esclarecimentos que aqui tem deixado .

Gostava que me ajudassem a perceber a envolvencia da divida do estádio no passivo do Benfica.Segundo sei ainda se deve á banca cerca de 60 milhoes inerentes á construçao do estádio ,pagamento esse que será efectuado durante os próximos anos com as receitas dos alugueres dos espaços comerciais e dos namings das bancadas.
Pergunto se esses 60 milhoes sao parte do nosso Passivo Exigivel e se plos pressupostos anteriormente referidos podemos considerar que esse passivo será a breve prazo abatido uma vez que já estao garantidos meios de pagamento para tal

Jone

CitaçãoCitação de: Jone em Junho 13, 2006, 16:30:26
tas a querer dizer que o passivo do sproten é inferior ao do Benfica....

ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha ha.........

pronto...ja me passou!!


Sim, miúdo. 277 é menor que 302. 


acho que deves ler melhor o post do Zeppelin, com especial atenção os 2 primeiros paragrafos.
quanto a tratares-me por miudo, so o posso entender como um elogio. obrigado. (quem me dera!!)

nota: das-me pena!!!

Bastian Schweinsteiger

Excelente zeppelin, muito bem mesmo. Estou a ver que contabilidade financeira é contigo.  :coolsmiley:

Claro que tens razão Jone. O mesmo já se tinha apurado depois do Franco Scotch Jameson ter dito em plena campanha eleitoral que o esportem tinha menos passivo que o Benfica. Só quem andou distraído é que não se lembra. Mas como o zeppelin resumiu e bem é assim:

Citação de: zeppelin em 13 de Junho de 2006, 23:52
O Grupo Benfica (total, portanto) tem, agora, um PASSIVO de € 302 milhões. O Sportem tem, admitido pela lagartagem (e, portanto, sem sabermos 'the big picture') um passivo total de € 400 milhões. Não se sabe quanto passivo ainda falta aqui colocar, dado que não há contas consolidadas.

O Grupo Benfica (total, portanto) tem uma dívida bancária de € 115 milhões. O Sportem tem, confirmado pelos responsáveis, dívida bancária de €277 milhões.

O resto, está tudo bem explicadinho no texto do zeppelin.

Citação de: zeppelin em 13 de Junho de 2006, 23:52
Explicando devagarinho, para répteis, tripursos e jornalistas mentecaptos (passe a redundância) - 'The Complete Idiot's Guide to Benfica's Accounts'

:2funny: :2funny:
E não só.
Também serve para explicar devagarinho áqueles que já estão em campanha para Outubro que andam muito preocupados em saber para onde foi o dinheiro das vendas e de x e y. Como não foi usado para comprar um iate "Lucky Me" (e que nome eh! eh!) ou para engordar a própria conta bancária à conta da transferência de um guarda-redes qualquer, é natural que fiquem confusos. Felizmente esses tempos de vigarice e incompetência já lá vão.  8)

Saudações Encarnadas

Jone

Bastian,
neste assunto não se trata de ter ou não razão. é tudo uma questao de ter 2 dedos de testa(sem nada na mesma que atrapalhe a medição) e pintar o cabelo em tons de castanho nos casos mais dificeis!
o "retrato" aqui pintado pelo colega starblade fez-me confundir com que por vezes leio no correio da manha quando acaba o papel higienico la em casa.
aos sprotengueiros que por aqui vêm recalcar as magoas so posso desejar sorte pois o futuro daquele clube que tanto nos faz rir é no minimo sombrio.(vamos ver o que sobra daqui a 3 ou 4 anos)
e quando á 8 ou 9 meses ouço dizer que o pasivo lagarto era de quase 500M de € e ontem leio que o passivo deles era inferior ao do Glorioso que é de 300M de € ..... ia-me engasgando com essa cretinice!

flsb

Este tópico merece ser apoiado pois de certeza que terá participaçoes muito positivas para os adeptos do Benfica . Peço que nao o estraguem com desavenças mesquinhas, por favor . Um abraço para todos

Jone

flsb,
o topico em si é cretino pois parte de um pressuposto errado, tendencioso e absurdo.
não é o topico que tem que ser apoiado, o que tem que ser feito é desmistificar as tangas que surgem nos "merdia", e por vistos aqui também, sobre os resultados sprotengueiros comparando-os com os do Benfica. Isso é o que deve ser feito!
mas é dessas comparações lagarto-Gloriosas que é o dia a dia deles (será do complexo de inferioridade deles?). é disso que eles vivem á falta de resultados desportivos e financeiros.
e depois ha a velha historia de um mentira repetida varias vezes........


flsb

Jone:
O nome do tópico é :"Finanças do Benfica / Passivo " e é sobre isso que alguns de nós queremos falar . Estou-me borrifando para o que se passa na casa dos vizinhos .Ve isso nesta perspectiva . Um abraço

Starblade

Citação de: Jone em 14 de Junho de 2006, 11:07
o "retrato" aqui pintado pelo colega starblade fez-me confundir com que por vezes leio no correio da manha quando acaba o papel higienico la em casa.

O colega Starblade apresentou os números que sistematicamente aparecem nos jornais e nunca os ví serem objecto de sérias contestações. A única vez que ouvi falar nos 400ME de passivo do Sporting foi por um tipo que se queria candidatar nas eleições, como tal parecem "boatos" mais próprios de uma campanha eleitoral. Se tinhas alguma informação que faltava, então podias ter escrito e de preferência apontar a sua origem para futura referência. É assim que se debatem as coisas (e o meu muito obrigado aos restantes participantes neste tópico pelas explicações sérias) e não com comentários jocosos.

Eu quando abrí este tópico foi para que pudessemos aquilatar do que realmente se passa no interior do SLB e até que ponto a dívida é ou não preocupante quando comparada com os mais directos rivais, e não para se andar a discutir como se fosse os mil tópicos sobre as "cenouras".

Bem hajam.