As Finanças do Benfica

Mansiz

Dá-me vontade de rir este tópico. Peço desculpa mas dá. A sério que dá.
Ainda para mais quando é sabido, do dominio público, que os lagartos tem um passivo claramente superior ao Benfica, ainda há pouco tempo, na altura das eleições deles, foi tornado público isso mesmo e pela boca do ex-presidente deles, Dias da Cunha. E quando do porto quase nada se sabe em concreto, mas quando se vê alguns sócios e fanáticos ferrenhos desse clube, tais como miguel sousa tavares, fernando gomes e outros, a dizerem que gostavam de ver uma auditoria isenta ao porto, acho que nem é preciso dizer mais nada. Um clube que teve as ajudas que teve, como é o caso do porto, até lhes deram um centro de estágio, ganhou duas competições da UEFA dois anos consecutivos, tem estado nestes últimos 10 anos, praticamente sempre presente na Champions e só se sabe que eles tem de vender jogadores todos os anos e continuam com dividas ainda relacionadas com o estádio, com o fisco, com a segurança social, etc.. alguma coisa vai muito obscura para aqueles lados a norte. Talvez se venha a ter uma enorme surpresa quando o presidente do porto sair de lá. Talvez se venha a saber que ele teve de ir viver para um paraiso fiscal qualquer ou para um pais qualquer da américa latina...
Portanto, este tópico não só é absurdo como diz o Jone, e muito bem, este tópico é tendencioso, incorrecto, ficcionista e muito pouco claro de ideias e de objectividade.

1em14M

Parabens pelo topico.
E talvez importante saber resumir a evolucao do Clube em termos financeiros e talvez em como nos comparamos com os nossos rivais. Temos de atender que para podermos fazer comparacoes, temos de utilizar resultados comparaveis, dai certos users (incluindo o zeppelin) terem referido contas consolidadas de Grupo e Passivo total exigivel (se bem que neste ultimo importa saber o que compoe o nao-exigivel).
Assim, pelo que percebi o nosso passivo total consolidado e nas ultimas contas apresentadas de Euro 302M, melhoria substancial do ano anterior (Euro 375M).
Nas ultimas contas apresentadas e pelo que percebi, nao estao incluidas as vendas do Miguel e Alex (correcto?) nem algumas receitas de bilheteira (Porto, Barca, Liverpool) nem receitas do Champrions League.
Isto quer dizer que os resultados operacionais irao ser ainda mais positivos e com isso reducao incremental do passivo nas proximas contas a apresentar.
Nao se iludam: AINDA HA MUITO CAMINHO A PERCORRER.  E verdade que e bastante provavel estarmos em melhor situacao financeiro que os nossos rivais locais, mas sendo um grande Clube MUNDIAL como somos, os nossos rivais sao tambem o Liverpool, Real Madrid, etc.
Para vencermos neste mundo (com receitas televisivas mais baixas que o West Ham por exemplo) temos de ser muitos (mais socios), mais inteligentes (comprar Karagounis e Tiago baratos) e apostar na formacao.

Jon

Muito bom tópico, parabens ao seu autor..

O pessoal quer é comprar estrelas, o dificil, o que não se vê nem aparece diariamente nos jornais fica para os outros..  ::)


Concordo em absoluto na continuação de contratações a custo zero ou quase zero.. o Benfica felizmente tem muito nome e basta ter cabecinha para não se fazer as asneiras do passado que nos deixaram com estas dívidas absurdas.. precisámos de Léo´s, etc etc.. e isso dou os meus Parabens à direcção que sem aumentar o passivo nos ultimos anos conseguimos ter e criar um plantel com cada vez mais Qualidade, com quase tudo internacionais, a valer Milhões, a ser muito bem geridas as vendas, a ganharmos títulos e a chegarmos aos Quartos-Final da Maior prova de clubes da Europa e tlv do Mundo.. com os jogadores a custo zero ou baixo custo.. muito Bom.

Há que continuar a contratar com cabecinha, ir baixando o passivo, e continuar com planteis competitivos para ganharmos títulos..

Este tópico também é Bom para algum pessoal ganhar consciência.. e que não sejam ridiculos a exigir craques imossíveis.. muito já nós conseguimos com o que temos.. felizmente com esta direcção.

Saudações Benfiquistas

Hocuspocus

Citação de: EAGLEBOY em 14 de Junho de 2006, 03:41
pena q hajam tao poucos participantes num topico sobre este assunto tao importante para nós...

a malta gosta é de cenouras estragadas...  :crazy2:

Estão entretidos com o D´Alessandro e com o Katsouranis... há pessoal que fala de euros como quem fala de batatas, para muitos, 5 milhões de euros é como 5tostões...vivem no mundo da fantasia. Mas vá-se lá conseguir explicar que o Benfica não nada em dinheiro...

Polaco

A quem não gosta do tópico, só proponho que façam o mesmo que eu faço aos tópicos das contratações "falhadas", NEM LEIO !!!!!

Acho igualmente engraçado as pessoas dizerem que não querem saber das finanças dos outros clubes, já que isso nos afecta directamente, pois são essas mesmas finanças que lhes permitem depois comprar jogadores para competir connnosco.

Se quizessem saber mais, talvez compreendessem a "questão" Quaresma,Baía e agora Ricardo Costa (andam hoje o dia todo a sugerir para tirar o Meira).
Assim talvez não se deixassem alinhar pelos ataques ao Scolari, e ao verificarem que isto é tudo uma orquestração graças ao controle que o porto tem da Com Social, deixassem de comprar jornais desportivos e afins.

Mas não, saber se vem o Francisquinho ou não é que interessa. E se não vem é logo a preocupação de que "vai para o porto".Se procurassem saber um pouco mais das ditas finanças, talvez percebessem porque dificilmente eles contratarão jogadores esta época, e rezem para que sejam eliminados das Champs, e vamos ter em Dezembro uma "festa de arromba".

Jone

so pelo que aqui escreveste, Polaco, merecias ganhar logo á noite!!
bem dito.

Polaco

Citação de: Jone em 14 de Junho de 2006, 12:51
so pelo que aqui escreveste, Polaco, merecias ganhar logo á noite!!
bem dito.


Nada de dúvidas, eu nasci na Maternidade Alfredo da Costa.

flsb

E é meu vizinho em Carcavelos

lonstrup

Para mim o mais importante é o benfica. Volto a dizer, o mais importante.

Mas se falamos de Porto e Sporting, não deveriamos falar também do Braga por exemplo? Que não tem de pagar nada por instalações físicas, e ainda tem o Jorge Mendes por trás a financiar tudo? Pois assim também eu tinha uma equipa competitiva.

O que interessa é que o Benfica dá dinheiro, gera receitas. Por enquanto estas receitas vão maioritariamente para pagar as dívidas e as nossas responsabilidades. Mas num futuro já não muito distante (+/- 2012) as receitas que agora pagam o estádio, reverterão para o clube. Será possível negociar nessa altura melhores condições nas vendas de direitos tv. Teremos o nosso próprio canal de comunicação, o Canal Benfica.

Isto para dizer o seguinte: o que disse atrás é o futuro e aí poderemos todos os verões contratar um gajo de 5 milhões sem problemas. Mas para chegar lá, as decisões que tomamos hoje não podem pôr em risco esse futuro.

Nós vamos chegar lá, não tenham dúvidas. Agora, também nada nos impede de fazer a onda vermelha e  de ajudar a nossa equipa a ganhar uns títulos no entretantos  ;)

Para além de que o excelente trabalho na formação, no futuro, vai permitir menos gastos em contratações de jogadores. O que quer dizer que sobra mais para os grandes craques.

Mas por enquanto, é tempo de apertar o cinto e seguir o plano.

Starblade

O problema é que o Benfica está ainda muito dependente de receitas extraordinárias para conseguir segurar os melhores jogadores. Se por acaso não fizerem um boa prestação na LCE esta época, lá terão que vender um jogador nuclear (Simão, Petit, Luisão) por menos dinheiro do que pedem agora. E sem bons jogadores também não se fazem boas prestações na Europa, que é onde o dinheiro a sério existe. O Campeonato Nacional são trocos, comparado com o dinheiro da LCE.

Basta olhar no que se passa com os rivais num ano em que ficaram apeados da Europa: uns vão vender o Alvaláxia ao desbarato e alienar mais 27% das acções da SAD (ficando sujeitos a que qualquer tubarão as compre e passe a ter voz activa); os outros andam em pulgas para vender os jogadores e realizar as mais-valias.  É no campeonato das finanças que se ganham ou perdem os campeonatos da bola e se constroi o domínio da equipa a médio/longo prazo.

Não foi por acaso que os maus resultados desportivos do Benfica coincidiram com a quebra da finanças do clube e agora que as finanças melhoraram também os resultados melhoraram. Mas o pessoal anda distraido a saber se o Simão voltou ou não as costas ao Mantorras, ou se o Katsouranis, o Papabolos e o tipo da Argentina vem ou não e sistematicamente esquecem-se do resto.

flsb

É fundamental diminuirmos o passivo para podermos respirar melhor e agirmos na gestao do clube sem as "amarras" da banca.Haverá meios para reduzirmos esse passivo mais rápidamente , ou nao há milagres e estamos condenados a esta situaçao para os próximos anos ?

Starblade

#56
O "milagre" seria uma boa prestação na LCE outra vez ou a venda de jogadores pelo preço que o Benfica pede. Só com receitas extraordinárias é que se consegue abater o passivo em grandes valores.

Mesmo tendo em atenção que o Benfica leva mais gente ao estádio num jogo com o Nacional do que o SPorting com o Porto, a verdade é que o dinheiro que se ganha no campeonato português é uma miséria comparado com os valores do campeonato espanhol, italiano, inglês. Por isso é que o Barçelona tem um orçamento de mais de 200ME para o futebol e o Benfica cerca de 1/10 desse valor. Um salário como o do Rui Costa no Milão levaria qql clube de Portugal á falência numa só época.

Outra alternativa era aparecer um meçenas que injectasse dinheiro, mas isso foi chão que já deu uvas. Só se viesse um árabe maluco cheio de dinheiro ou o Belmiro de Azevedo desenvolvesse uma paixão repentina pelo clube.

Há ainda outra possibilidade, é o Benfica colocar as acções da SAD no mercado, mas para isso precisa de apresentar resultados positivos durante 3 anos seguidos.

Messe

Citação de: flsb em 16 de Junho de 2006, 12:20
É fundamental diminuirmos o passivo para podermos respirar melhor e agirmos na gestao do clube sem as "amarras" da banca.Haverá meios para reduzirmos esse passivo mais rápidamente , ou nao há milagres e estamos condenados a esta situaçao para os próximos anos ?

No ano em q fomos campeões reduzimos o passivo de 375 milhões para 315 milhões (menos 60 milhões). Isto para provar q é possível pq temos pessoas extretamente competentes à frente do nosso clube. Mas tudo seria mais fácil se tivessemos 300 mil sócios ou ter uma média de assistência a rondar os 45/50 mil espectadores.
E este ano com a presença na L.C. devemos reduzir o passivo em mais uns milhões de euros. :)

flsb

Citação de: flsb em 14 de Junho de 2006, 09:57
Grande tópico ,e obrigado aos participantes pelos esclarecimentos que aqui tem deixado .

Gostava que me ajudassem a perceber a envolvencia da divida do estádio no passivo do Benfica.Segundo sei ainda se deve á banca cerca de 60 milhoes inerentes á construçao do estádio ,pagamento esse que será efectuado durante os próximos anos com as receitas dos alugueres dos espaços comerciais e dos namings das bancadas.
Pergunto se esses 60 milhoes sao parte do nosso Passivo Exigivel e se plos pressupostos anteriormente referidos podemos considerar que esse passivo será a breve prazo abatido uma vez que já estao garantidos meios de pagamento para tal





Se alguem me puder responder a esta questao fico agradecido

Polaco