Estádio da Luz

Fipsy1904

Citação de: Di Nes em 05 de Abril de 2023, 18:15
Citação de: Di Nes em 05 de Abril de 2023, 18:10https://www.metrolisboa.pt/informar/jogo-benfica-porto-servico-especial/

Serviço especial "vai e vem"
Jogo Benfica – Porto
No dia 7 de abril (6ª feira), aos clientes que se deslocarão de e para o jogo, disponibilizamos um serviço especial em modo autocarro.

Através das linhas Amarela e Verde, saindo na estação Campo Grande, terão disponíveis autocarros devidamente identificados que farão os seguintes trajetos:

– Campo Grande (junto ao edifício da NOS) – Estrada da Luz (junto ao viaduto da 2ª Circular)

– Estrada da Luz (junto ao viaduto da 2ª Circular) – Campo Grande (junto ao edifício da NOS)

Horário de funcionamento: das 15h às 23h.

Poderão utilizar os títulos válidos na rede Metro.

Obrigada pela partilha! Parece uma boa ideia, o horário alargado está muito fixe

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: xtream em 05 de Abril de 2023, 19:01
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 05 de Abril de 2023, 16:51
Citação de: Aka em 05 de Abril de 2023, 12:16Ainda com essa de meter mais um anel? Além de ficar horrível um anel precisa de suportes. Aqueles que seguram o actual anel superior não chegam, por isso ou teriam de reconstruir tudo ou meterem esses suportes pelo exterior sabe-se lá como. E sim, seria necessário uma cobertura nova ou prolongar esta, porque quanto mais alto estiver menor é a área que cobre nos anéis inferiores.

Meter o anel por cima do actual sem passar dos limites deste implica algo ainda pior, que seria meter os suportes dessa bancada mesmo em cima dos lugares! Porque se não for assim como é que esta aguenta? E mesmo assim não sei. Desenhar rabiscos não é engenharia civil.

A única alternativa seria prolongar as bancadas por baixo. Todas. E mesmo isso tem de ter em conta ângulos de visão e a cobertura.

Quem falou de meter mais um anel não fui eu, foi o arquiteto do estádio. Sabe lá ele o que diz, quem percebe somos nós aqui. Se não sair para lá dos limites atuais não precisa de cobertura nova nenhuma, já que a cobertura tem as exatas dimensões da bancada, de dentro a fora. Como está, quando chove, já chove no piso 0, não vai mudar nada, a não ser chover em mais degraus do que já chove.

Meter o 4o anel em cima do 3o implicaria claro suportar o 4o no 3o de alguma maneira. A não ser que fosse construído segundo engenharia do bruxedo e creio que não iremos aderir a essa. Todas as ideias começam com imaginação primeiro e rabiscos de uma ideia geral depois. Só depois vêm projetos técnicos de engenharia. De qualquer modo mesmo que se metesse um projeto de engenharia com isso inventávamos outra qualquer para saber mais que os engenheiros, como já se fez com o arquiteto, who cares.

Prolongar as bancadas por baixo ficaria patético, além de ser quase impossível fazê-lo sem obstrução de visibilidade, pelo menos de uma grande parte do estádio, mesmo que até se visse o relvado. Ainda dizias tu que um 4o anel ficaria horrível. Prolongar bancadas para baixo ficaria 300 vezes mais horrível esteticamente, além de muito questionável em termos estruturais.

para a questão da chuva podiam fazer como o Bilbau fez com o prolongamento da cobertura num material leve, eu vi na TV eles a explicar a construção pois inicialmente a cobertura não tapava bem as bancadas.
dificilmente qq criação de um novo anel ficará em menos de 100M.

Até se saber exatamente o que estaria previsto e quais a possibilidades ninguém sabe valores de nada. De qualquer modo é para isso que servem os financiamentos e por isso é que deve ser pensado antecipadamente, como todos os projetos de longo prazo.

DMSG

Citação de: DMSG em 01 de Abril de 2023, 15:50Os bengaleiros no estádio costumam funcionar bem no fim do jogo? Ou é muita confusão?

Provavelmente vou levar mochila no jogo contra o Porto.

Alguém consegue responder?

Aka

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 05 de Abril de 2023, 16:51Quem falou de meter mais um anel não fui eu, foi o arquiteto do estádio. Sabe lá ele o que diz, quem percebe somos nós aqui.

Não sei se disse. Tudo o que temos é uma entrevista que ele deu em inglês e só nos chegou traduzida. Será que foi isso mesmo que ele disse?

Até vou mais longe: vocês estão todos a interpretar mal as palavras dele.

Vou citar:

CitaçãoDesde logo o aumento de capacidade: os cerca de 65 mil lugares eram suficientes, na altura, mas o projeto previu ampliar essa capacidade, com betão suficiente para a colocação "um quarto nível", na estrutura, a toda a volta do estádio.

O nosso anel superior já é o quarto nível! Temos quatro anéis, não três.

Citação"Quando construímos a Luz em 2003 garantimos a capacidade de haver mais espaço na parte de cima. Pensámos no futuro. Na altura, não fizemos isso porque não tínhamos tempo nem dinheiro, mas o Mário Dias [responsável que conquistou o título de 'pai da nova Luz'] disse logo: 'Havemos de o ter'", resume.

Ele diz que o estádio foi feito já a pensar no futuro, que deixaram espaço na parte de cima (as aberturas em onda) para que fosse possível aumentar.

Ele nunca diz que vão fazer um novo anel para cima, até porque NÃO DEIXARAM ESPAÇO EM CIMA.

O que, na minha opinião, ele quis dizer é que deixaram no anel superior espaço para que fosse possível acrescentar no futuro. Ou seja, eles fizeram as bancadas em onda para que fosse possível fechar as ondas e criar um anel superior recto. Se fosse para meter um anel novo por cima como raio se explica as palavras deles em que diz que deixaram espaço para aumentar?

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 05 de Abril de 2023, 16:51Se não sair para lá dos limites atuais não precisa de cobertura nova nenhuma, já que a cobertura tem as exatas dimensões da bancada, de dentro a fora. Como está, quando chove, já chove no piso 0, não vai mudar nada, a não ser chover em mais degraus do que já chove.

É isto que queres para o Estádio da Luz?

A mim não me agrade de todo.

E mais, nunca seria um anel do tamanho do actual, seria uma merdice minúscula por cima de um anel gigantesco. É a pior coisa que pode haver num estádio.

Aqui não parece tão mau porque os sectores têm dimensões semelhantes, mas imagina um piço destes por cima de uma grande bancada em onda.

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 05 de Abril de 2023, 16:51Prolongar as bancadas por baixo ficaria patético, além de ser quase impossível fazê-lo sem obstrução de visibilidade, pelo menos de uma grande parte do estádio, mesmo que até se visse o relvado. Ainda dizias tu que um 4o anel ficaria horrível. Prolongar bancadas para baixo ficaria 300 vezes mais horrível esteticamente, além de muito questionável em termos estruturais.

Patético? Foi exactamente isso que fez o Arsenal, por exemplo.

É isso que vão fazer nos topos em Frankfurt.

Faz mais sentido o que meter uma bancada por cima de outra. Aliás, pensa bem, se colocares uma bancada por cima de outra da forma que dizes como é que se entra nela? Onde ficam os corredores de circulação? As escadas que sobem até lá vão dar onde? O corredor que fica por baixo do anel superior teria de ter um gémeo exactamente por cima deste mesmo anel, por cima das bancadas, com bares, mijatórios e tudo! E por sinal, teria de ser um corredor ondulado uma vez que teria de seguir a ondulação que existe agora. Nem as pensam.

Obstrução de visibilidade é o que criaria esse novo anel! Se tu do topo do actual anel superior já ficas no limite da visibilidade como é que achas que uma bancada por cima conseguiria ter visão total lá de cima?

Aka

E antes que respondas, eu faço um desenho. Literalmente.

Este é o formato do nosso estádio. A vermelho as bancadas, a cinzento os corredores de circulação, a azul as escadas que dão acesso aos pisos (eu sei que cada anel tem as suas).

Se vais colocar um novo anel por cima do anel superior, anel esse que vai até aos limites do anel superior, isso significa que ele precisa também de um corredor de circulação, corredor esse que irá igualmente até aos limites. Vamos supor que esse anel novo, na melhor das hipóteses, só tem metade do tamanho do actual anel superior.

Como podes ver, o corredor desse anel teria de ficar exactamente por cima do actual anel superior. Não só terias o ridículo de ficar com um tecto em grande parte do anel, algo que não acontece em mais lado nenhum do estádio e diria mesmo em estádio nenhum, como não fazes a mais pequena ideia de que modo tudo isso seria sustentando sem desabar! Com pilares no meio da bancada? Bonito. Corredor esse que seria demasiado pequeno para a capacidade dessa bancada.

E há outra. Como é que tens acesso ao corredor do novo anel? A não ser que metas um novo lance de escadas/elevadores que ultrapassem o perímetro do estádio, quaisquer escadas ou elevadores teria de furar o actual anel superior!!!

E esteticamente seria isto.

SamuelMC

Excelente trabalho, Aka

karlussantus

Citação de: Aka em 05 de Abril de 2023, 21:48E antes que respondas, eu faço um desenho. Literalmente.

Este é o formato do nosso estádio. A vermelho as bancadas, a cinzento os corredores de circulação, a azul as escadas que dão acesso aos pisos (eu sei que cada anel tem as suas).

Se vais colocar um novo anel por cima do anel superior, anel esse que vai até aos limites do anel superior, isso significa que ele precisa também de um corredor de circulação, corredor esse que irá igualmente até aos limites. Vamos supor que esse anel novo, na melhor das hipóteses, só tem metade do tamanho do actual anel superior.

Como podes ver, o corredor desse anel teria de ficar exactamente por cima do actual anel superior. Não só terias o ridículo de ficar com um tecto em grande parte do anel, algo que não acontece em mais lado nenhum do estádio e diria mesmo em estádio nenhum, como não fazes a mais pequena ideia de que modo tudo isso seria sustentando sem desabar! Com pilares no meio da bancada? Bonito. Corredor esse que seria demasiado pequeno para a capacidade dessa bancada.

E há outra. Como é que tens acesso ao corredor do novo anel? A não ser que metas um novo lance de escadas/elevadores que ultrapassem o perímetro do estádio, quaisquer escadas ou elevadores teria de furar o actual anel superior!!!

E mexer também nesses dois aneis minúsculos que temos a meio? Parece haver espaço e visibilidade para bem mais.

Das coisas que mais me marcou foi a demolição de um dos estádios maiores do mundo, para passarmos a ter um estadio de apenas 65.000... está mais do que na altura de aumentar o estádio, 90.000 a 100.000, era bem mais imponente e de referência na Europa.

joaoaria

Eu não consigo pensar em obras estruturais para aumento do número de adeptos no estádio quando temos uma fachada exterior feia mesmo a pedir para ser melhorada em termos estéticos, cadeiras comidas na cor e acessos às zonas exteriores medíocres em termos de segurança.
Enquanto isto não estiver resolvido, esta conversa de meter mais 2 k, 5k ou 10k no estádio é estéril.

tiagomachado18

Citação de: karlussantus em 05 de Abril de 2023, 22:05
Citação de: Aka em 05 de Abril de 2023, 21:48E antes que respondas, eu faço um desenho. Literalmente.

E mexer também nesses dois aneis minúsculos que temos a meio? Parece haver espaço e visibilidade para bem mais.

Das coisas que mais me marcou foi a demolição de um dos estádios maiores do mundo, para passarmos a ter um estadio de apenas 65.000... está mais do que na altura de aumentar o estádio, 90.000 a 100.000, era bem mais imponente e de referência na Europa.

O estádio da luz com cadeiras tinha 78k. Esses números de 100k eram sempre sem cadeiras, hoje isso não é possível por isso á que comparar a nova luz com a antiga com cadeiras. Uma diferença de 13k lugares

tiagomachado18

Citação de: Burik em 05 de Abril de 2023, 12:54Isso colocar mais um anel o estádio ía ficar horrível e ía perder a sua identidade,,basta retirar cadeiras atrás das duas balizas e já se ultrapassa os 70 mil lugares, colocar mais 2 ecrãs gigantes e fazer algumas melhorias no exterior do estádio  e ficamos com um estádio ainda melhor e maior, não é necessário gastar muitos milhões.

Partilho da mesma opinião.

futeboldelite

Citação de: tiagomachado18 em 05 de Abril de 2023, 22:13

O estádio da luz com cadeiras tinha 78k. Esses números de 100k eram sempre sem cadeiras, hoje isso não é possível por isso á que comparar a nova luz com a antiga com cadeiras. Uma diferença de 13k lugares

Não era 100mil, era 120 mil mesmo

karlussantus

Citação de: tiagomachado18 em 05 de Abril de 2023, 22:13

Era 82.000 com cadeiras, o fosso retirou capacidade para 78.000, e a zona dos jornalistas por cima da recta do terceiro anel também retirou capacidade. Devia levar uns 85.000 com cadeiras. Sempre imaginei aumentarem o estádio para colocarem os topos e a recta igual à recta mais alta. Fizeram tudo ao contrário e acabaram a demolir o estádio e a fazerem um com capacidade banal no panorama Europeu e Mundial...
Ainda hoje é das coisas que mais desgosto me causa.

tiagomachado18

Citação de: Eduardo Gomes em 05 de Abril de 2023, 16:46

Já merecia uma limpeza essa cobertura
E tirar a bonecada e o mais vantagens.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Aka em 05 de Abril de 2023, 20:24
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 05 de Abril de 2023, 16:51Quem falou de meter mais um anel não fui eu, foi o arquiteto do estádio. Sabe lá ele o que diz, quem percebe somos nós aqui.

Spoiler
Não sei se disse. Tudo o que temos é uma entrevista que ele deu em inglês e só nos chegou traduzida. Será que foi isso mesmo que ele disse?

Até vou mais longe: vocês estão todos a interpretar mal as palavras dele.

Vou citar:

CitaçãoDesde logo o aumento de capacidade: os cerca de 65 mil lugares eram suficientes, na altura, mas o projeto previu ampliar essa capacidade, com betão suficiente para a colocação "um quarto nível", na estrutura, a toda a volta do estádio.

O nosso anel superior já é o quarto nível! Temos quatro anéis, não três.

Citação"Quando construímos a Luz em 2003 garantimos a capacidade de haver mais espaço na parte de cima. Pensámos no futuro. Na altura, não fizemos isso porque não tínhamos tempo nem dinheiro, mas o Mário Dias [responsável que conquistou o título de 'pai da nova Luz'] disse logo: 'Havemos de o ter'", resume.

Ele diz que o estádio foi feito já a pensar no futuro, que deixaram espaço na parte de cima (as aberturas em onda) para que fosse possível aumentar.

Ele nunca diz que vão fazer um novo anel para cima, até porque NÃO DEIXARAM ESPAÇO EM CIMA.

O que, na minha opinião, ele quis dizer é que deixaram no anel superior espaço para que fosse possível acrescentar no futuro. Ou seja, eles fizeram as bancadas em onda para que fosse possível fechar as ondas e criar um anel superior recto. Se fosse para meter um anel novo por cima como raio se explica as palavras deles em que diz que deixaram espaço para aumentar?

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 05 de Abril de 2023, 16:51Se não sair para lá dos limites atuais não precisa de cobertura nova nenhuma, já que a cobertura tem as exatas dimensões da bancada, de dentro a fora. Como está, quando chove, já chove no piso 0, não vai mudar nada, a não ser chover em mais degraus do que já chove.

É isto que queres para o Estádio da Luz?

A mim não me agrade de todo.

E mais, nunca seria um anel do tamanho do actual, seria uma merdice minúscula por cima de um anel gigantesco. É a pior coisa que pode haver num estádio.

Aqui não parece tão mau porque os sectores têm dimensões semelhantes, mas imagina um piço destes por cima de uma grande bancada em onda.

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 05 de Abril de 2023, 16:51Prolongar as bancadas por baixo ficaria patético, além de ser quase impossível fazê-lo sem obstrução de visibilidade, pelo menos de uma grande parte do estádio, mesmo que até se visse o relvado. Ainda dizias tu que um 4o anel ficaria horrível. Prolongar bancadas para baixo ficaria 300 vezes mais horrível esteticamente, além de muito questionável em termos estruturais.

Patético? Foi exactamente isso que fez o Arsenal, por exemplo.

É isso que vão fazer nos topos em Frankfurt.

Faz mais sentido o que meter uma bancada por cima de outra. Aliás, pensa bem, se colocares uma bancada por cima de outra da forma que dizes como é que se entra nela? Onde ficam os corredores de circulação? As escadas que sobem até lá vão dar onde? O corredor que fica por baixo do anel superior teria de ter um gémeo exactamente por cima deste mesmo anel, por cima das bancadas, com bares, mijatórios e tudo! E por sinal, teria de ser um corredor ondulado uma vez que teria de seguir a ondulação que existe agora. Nem as pensam.

Obstrução de visibilidade é o que criaria esse novo anel! Se tu do topo do actual anel superior já ficas no limite da visibilidade como é que achas que uma bancada por cima conseguiria ter visão total lá de cima?
[fechar]

Essa passagem desse site não está tão clara como nas palavras exatas que ele disse ao ojogo. Não encontro o print, mas encontrei aqui na mesma:

O que ele diz é bem claro. Mais um nível no topo, a toda a volta. "Mais um" e "a toda a volta".

Não é tapar buracos. Não é 4 bancadazinhas pequeninas em cada canto separadas umas das outras, é um novo nível a toda a volta. Não creio que o problema de interpretação esteja deste lado.

Estás a misturar tudo. Eu não fiz um desenho com o que queria ou deixava de querer, fiz um desenho que é uma interpretação possível das palavras dele. O que eu quero vale 0, que eu não sou nem dirigente nem arquiteto nem engenheiro. Como a Luz ficaria com esse anel nada tem a ver com esse estádio, que é direito em todas as bancadas. No caso da Luz o 3o anel continuaria curvado e o 4o anel também seria curvado, mas de forma invertida.

Claro que nunca seria do tamanho do atual. A ideia seria expandir para 80k, não para 100 ou 110, que era o resultado com um bancada igual ao 3o piso, logo seria sempre um anel pequeno. Seria ridículo?

Pah...Esse anel superior é ridículo?

Em si é. No todo não é, porque ajuda a tornar o estádio ainda mais grandioso e as diversas bancadas não existem apenas individualmente. As bancadas da Luz do piso 1 e 2 também são ridículas por serem tão minúsculas? Claro que não, porque não existem individualmente apenas, existem num contexto global do estádio e contribuem para a grandeza do mesmo. Em que medida é que o piso 2 não é ridículo e um 4o piso seria? Em que medida é que esse último piso do Bernabéu não é ridículo e o 4o piso seria? Em medida nenhuma literalmente.

Como é que se entra nela? Não sei, os engenheiros é que sabem. Nem que seja por um acesso exterior, não faço ideia. Uma coisa é certa, algo estará previsto como solução.

Estás enganado em relação à obstrução de visibilidade. Da forma que meti não tapa a visibilidade a ninguém. Taparia um pouco da bancada oposta, tal como o piso 1 já tapa um pouco do piso 0 e creio que o piso 3 também tapa um pouco do piso 2. A bancada seria muito pequena. As pessoas que estivessem nos últimos degraus do piso 3 não conseguiriam ver todo o estádio de baixo a cima, apesar de verem perfeitamente o relvado e uma boa parte das bancadas à sua frente.

Não estou mesmo a ver como possam aumentar baixando os anéis no caso da Luz, não me parece possível.

Não tens como já.