Estádio da Luz

thor






«O Ninho da Águia»: uma visita guiada e a cores ao novo Estádio da Luz
[ 2005/10/27 | 16:21 ] Luis Mateus
   

«O Ninho da Águia» é uma das últimas apostas da Prime Books em livros sobre o futebol. Escrito por um adepto apaixonado pelas realidades antiga e nova do seu clube, Rui Pedro Brás, e com a visão fotográfica de Pedro Monteiro, a obra, que tem como pós-título «Aqui Renasceu a Mística do Benfica», pretende ser um guia ao novo Estádio da Luz, erguido há dois anos das «cinzas» da antiga «catedral» do Benfica. Consciente de que a tábua rasa de estórias e momentos com que nasceu a nova infra-estrutura já colheu alguns momentos significativos do passado recente dos encarnados - a conquista do título da última época, por exemplo - Rui Pedro Brás entra nas profundezas do estádio ávido de conhecer tudo e todos os que lá «moram». E conta-nos tudo.

O livro não tem a tentação de ser mais do que é. Não é escrito com alma de escritor, apenas com a missão descritiva imposta pelo autor a si mesmo. «Por ter vivido momentos tão intensos na antiga Luz, decidi escrever este livro. Por acreditar que para o novo estádio estão reservados momentos que vão marcar para sempre as nossas vidas, não me demovi da minha ideia. Por sentir já, em tão pouco tempo, o mesmo arrepio ao entrar na Nova Catedral que sentia no velhinho Inferno Vermelho, não descansei enquanto não a vi concretizada», revela na introdução. As imagens, sempre a cores, contam-nos quase tanto com as palavras. Talvez até mais. E dão-nos a sensação preciosa de sermos nós por detrás da objectiva.

«Aqui, no topo do Estádio da Luz, estamos mais perto do céu», atira apaixonado Rui Pedro Brás a certa altura. Ele, que corre, devora e escreve tudo. Vai aos pavilhões, pisa o relvado, descreve as redes, a luz que bate nas cadeiras, visita os restaurantes, olha embevecido para as estátuas, grita em surdina «E Pluribus Unum», depois surge nos ginásios, na piscina, na bancada presidencial e mergulha nos números de um estádio que já conhece como a palma das mãos. O dedo de Pedro Monteiro não pára de «tirar chapas» e complementa tudo o resto. Como à saída dos balneários: «Como se uma mentalização se tratasse, um aviso de que estamos prestes a entrar em solo sagrado, somos confrontados com José Águas, Coluna, Simões, Eusébio, Nené, Humberto Coelho, Chalana, entre tantos outros que escreveram a ouro algumas das mais belas páginas da história deste clube. O efeito galvanizador que estas imagens certamente terão para os jogadores da casa contrasta com o respeito que as mesmas impõem a quem aqui se desloca para defrontar o Benfica.»

O livro não termina sem a previsível entrevista ao mentor do projecto, o vice-presidente Mário Dias, e uma conversa com Jitesse Arquissandas, o chefe da equipa que teve a missão de construir o estádio. O último revela alguns dos pormenores da infra-estrutura do Benfica. Uma obra-prima, como diz Rui Pedro Brás, em vários momentos do seu texto.

«O Ninho da Águia» é um livro para verdadeiros adeptos. Bem estruturado, com linguagem simples e imagens cativantes deverá fazer das prateleiras daqueles que coleccionam tudo sobre o seu clube. Tudo menos estórias, porque ainda é cedo para que se escreva um livro assim sobre este Estádio da Luz.

Título: «O Ninho da Águia - Aqui Renasceu a Mística do Benfica»
Autores: Rui Pedro Brás (textos) e Pedro Monteiro (fotos)
Editora: Prime Books
Formato: 22x22 cm
Páginas: 144 (totalmente a cores)
Preço com IVA: 19,80 euros

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=602512&div_id=1477

Nesi

Já tenho esse livro!
O que eu posso dizer é que tem fotografias espectaculares, vale mm a pena comprar  ;)

Polaco

Já existe esse livro na loja do Clube ?

Nesi

Sim já existe na loja, bem como em várias livrarias.
Já tenho o meu há bastante tempo  ;)

SirRik


zkz

Alguem sabe onde há ameketes ou imagens onde possa saver onde são as portas?

Nomeadamente onde é a porta 17;)
lol


agradeço resposta

homemsumol

No site oficial é capaz de haver qq coisa...mas senão ao chegar ao estádio é bastante fácil...basta seguir as placas :)...não tem engano possível. Não lhe quero dar certezas pq posso estar enganado mas penso que essa porta 17 é bastante perto da loja da Adidas.

E PLURIBUS UNUM

Spooner®

a porta 17 e das que fica em frente ao mediamarket ou a adidas, ou seja, tens de entrar pelo lado do alto dos moinhos.
e quase ao lado da porta onde tem o busto do feher.


RUTE SLB

A porta 17 e´mesmo onde o amigo Spooner22 está a dizer.

MrFire

http://skyscrapercity.com/showthread.php?t=235992&page=8&pp=20

andem neste site para tras e para a frente e vejam as comparacoes que fazem com o nosso Inferno

"basically the estadio da luz is much better. it's almost identical but it holds 5,000 more fans and doesn't suffer from the same design faults as the emirates"  :) :) :)

LeoG

nunca vi esse tal estádio mas o nosso é melhor.  :knuppel2:

[C]Gomes

Não entrei no estádio mas por fora o Emirates é muito mais bonito...é todo envidraçado,há bares à volta de todo o estádio e as pessoas estão dentro do estádio nos comes e bebes e a olhar cá pra fora.Foi uma coisa a que achei piada.

Mas por dentro a acústica da Luz é assombrosa.Incomparável a qualquer estádio :)

aguia imperial

pelas fotos que vi do estadio novo do arseal , sao quase gemeos , mas aparentemente o nosso é maior , e melhor acabado .

diabinho_in_love

O nosso estadio...SÓ PELOS ADEPTOS QUE O COMPÕE...é bastante melhor  :smitten: :smitten: :smitten: :smitten: :smitten: