Rádio Benfica (discussão de pressupostos, dinamização do tema junto do SLB)

SAL.

A intenção deste tópico é reunir informação, transmitida por users "comuns" ou que tenham conhecimentos técnicos nesta área, que permita a todos perceber se há condições para se dar este passo e quais as motivações/ constrangimentos associados.

Relembro q foi um tema já falado por LFV mas do qual nada se ouviu nos últimos meses.

Se há timings em que se dão estes passos rumo a "projetos sucessivamente adiados", esses timings são tal e qual o que agora vivemos, pleno de entusiamo e orgulho por fazermos parte desta "família", para a qual muito contribuímos e da qual também muitas alegrias recebemos.

O objetivo final do tópico é q, caso se considere q existe efetiva possibilidade de avançar com esta ideia, fazer chegar a quem de direito este tema (através de algum dos users que têm contactados privilegiados junto da Direção).

Obrigado.

SAL.

Numa época em que as atenções das novas gerações se viram para outras plataformas, julgo que ainda assim ninguém poderá desprezar o papel que a Rádio ainda tem no dia-a-dia das pessoas, nomeadamente dos portugueses.

Por outro lado, mesmo que a malta mais nova nem tenha noção, e q a malta não tão nova mas das grandes cidades se esqueça, este país ainda é caracterizado por grandes assimetrias e isso, neste caso, significa que o potencial de ouvintes de uma hipotética Rádio Benfica é enorme, gigantesco.

Se as novas plataformas deixam mtos OUT e a BTV ainda mais, não há meio de comunicação tão democrático como a Rádio, daí ir "repescar" este tema para discussão.

Em termos de conteúdos, recorrendo ao aproveitamento áudio dos diversos programas de debate da BTV, noticiários e programas de entrevistas conseguir-se-ia, por si só, preencher a grelha com conteúdos de interesse.
Mas não sei se tecnicamente isto é viável.

Por outro lado, também não sei como se obtém uma frequência para emitir.

Acredito que haja por aí malta q percebe do assunto, espero que me (nos) ajudem a ficar mais por dentro deste tema.

afsantos

Colocar no AR a rádio Benfica é quase tão importante como foi a Benfica TV, fónix a malta passa horas no carro, porquê não ter esta bela companhia??????

Theroux

Para mim é um total desperdício de dinheiro, tendo em conta o retorno. Por alguma razão num país afogado em futebol não há e que saiba nunca houve uma rádio dedicada ao desporto.

Estando a sociedade a avançar para um ponto onde toda a gente vai estar ligada à net 24/7 o mais interessante é apostar cada vez nas redes sociais, onde e youtube.

pexim

Uma das principais dificuldades é conseguir uma frequência disponível. A ANACOM andou a tirar uma série de frequências privadas que existiam (militares e policiais e assim) para libertar espectro que era necessário para compromissos internacionais, daí que a lista de espera para uma frequência nesta altura deve ser gigante.

pexim

Citação de: Theroux em 18 de Maio de 2016, 17:26
Para mim é um total desperdício de dinheiro, tendo em conta o retorno. Por alguma razão num país afogado em futebol não há e que saiba nunca houve uma rádio dedicada ao desporto.

Estando a sociedade a avançar para um ponto onde toda a gente vai estar ligada à net 24/7 o mais interessante é apostar cada vez nas redes sociais, onde e youtube.
Não me parece que fosse causar prejuízo. Pelo contrário. Vejo a rádio facilmente a pagar-se a ela própria. Conteúdos não faltam e os custos técnicos facilmente seriam suportados pela publicidade.

Neste momento a BTV até já tem um programa radiodifundido na Antena 1...

Theroux

Citação de: pexim em 18 de Maio de 2016, 17:36
Citação de: Theroux em 18 de Maio de 2016, 17:26
Para mim é um total desperdício de dinheiro, tendo em conta o retorno. Por alguma razão num país afogado em futebol não há e que saiba nunca houve uma rádio dedicada ao desporto.

Estando a sociedade a avançar para um ponto onde toda a gente vai estar ligada à net 24/7 o mais interessante é apostar cada vez nas redes sociais, onde e youtube.
Não me parece que fosse causar prejuízo. Pelo contrário. Vejo a rádio facilmente a pagar-se a ela própria. Conteúdos não faltam e os custos técnicos facilmente seriam suportados pela publicidade.

Neste momento a BTV até já tem um programa radiodifundido na Antena 1...

Acho que é mais ao contrário, essa ideia fazia sentido mas era quando apareceu há uns 10 ou 12 anos.

Qual seria a programação de uma quarta-feira da rádio entre as 7:00 e as 22:00?

ZICKLER

É uma das poucas promessas não cumpridas até ao momento neste mandato de lfv.

Já referiu que o projecto se mantém de pé e que irá para a frente.

pexim

Citação de: Theroux em 18 de Maio de 2016, 17:51
Citação de: pexim em 18 de Maio de 2016, 17:36
Citação de: Theroux em 18 de Maio de 2016, 17:26
Para mim é um total desperdício de dinheiro, tendo em conta o retorno. Por alguma razão num país afogado em futebol não há e que saiba nunca houve uma rádio dedicada ao desporto.

Estando a sociedade a avançar para um ponto onde toda a gente vai estar ligada à net 24/7 o mais interessante é apostar cada vez nas redes sociais, onde e youtube.
Não me parece que fosse causar prejuízo. Pelo contrário. Vejo a rádio facilmente a pagar-se a ela própria. Conteúdos não faltam e os custos técnicos facilmente seriam suportados pela publicidade.

Neste momento a BTV até já tem um programa radiodifundido na Antena 1...

Acho que é mais ao contrário, essa ideia fazia sentido mas era quando apareceu há uns 10 ou 12 anos.

Qual seria a programação de uma quarta-feira da rádio entre as 7:00 e as 22:00?
Sendo uma rádio de um clube, facilmente dedicavas um dia a cada modalidade ou algo assim. Com reportagens, informações, entrevistas.
Noticiários genéricos sobre os temas principais do clube e noticiários específicos sobre essa modalidade.

Nos períodos mais mortos (Verão p. e.) até poderias repor relatos de jogos clássicos históricos - finais das taças dos campeões, uma ou outra final mais marcante da TP, alguma eliminatória europeia marcante.
E não só de futebol...

JoaoPedroLopes

João Nuno Martins está a tratar do assunto.

E sim é muito importante e aglutinador do benfiquismo.

Eu sou do tempo em que ouvia as goleadas do hóquei pela radio.

Quantos jogos, das mais variadas modalidades e principalmente em jogos fora da Luz, não podemos assistir por falta de transmissão? Não era porreiro poder ouvir os Relatos desses jogos?

Radio Benfica? Força nisso.

Theroux

Citação de: pexim em 18 de Maio de 2016, 18:02
Citação de: Theroux em 18 de Maio de 2016, 17:51
Citação de: pexim em 18 de Maio de 2016, 17:36
Citação de: Theroux em 18 de Maio de 2016, 17:26
Para mim é um total desperdício de dinheiro, tendo em conta o retorno. Por alguma razão num país afogado em futebol não há e que saiba nunca houve uma rádio dedicada ao desporto.

Estando a sociedade a avançar para um ponto onde toda a gente vai estar ligada à net 24/7 o mais interessante é apostar cada vez nas redes sociais, onde e youtube.
Não me parece que fosse causar prejuízo. Pelo contrário. Vejo a rádio facilmente a pagar-se a ela própria. Conteúdos não faltam e os custos técnicos facilmente seriam suportados pela publicidade.

Neste momento a BTV até já tem um programa radiodifundido na Antena 1...

Acho que é mais ao contrário, essa ideia fazia sentido mas era quando apareceu há uns 10 ou 12 anos.

Qual seria a programação de uma quarta-feira da rádio entre as 7:00 e as 22:00?
Sendo uma rádio de um clube, facilmente dedicavas um dia a cada modalidade ou algo assim. Com reportagens, informações, entrevistas.
Noticiários genéricos sobre os temas principais do clube e noticiários específicos sobre essa modalidade.

Nos períodos mais mortos (Verão p. e.) até poderias repor relatos de jogos clássicos históricos - finais das taças dos campeões, uma ou outra final mais marcante da TP, alguma eliminatória europeia marcante.
E não só de futebol...

Na BTV o Modalidades dura uma hora e cobre 100% do ecletismo do clube (todas as equipas, atletas, etc.). E só uma vez por semana. Não se como se vai passar disso para meia dúzia de horas de reportagens e entrevistas por dia.

O presente e o futuro é a net (além da tv), é onde se pode interagir com os adeptos de todo o mundo, em qualquer lugar e momento.

pexim

Citação de: Theroux em 18 de Maio de 2016, 18:16
Citação de: pexim em 18 de Maio de 2016, 18:02
Citação de: Theroux em 18 de Maio de 2016, 17:51
Citação de: pexim em 18 de Maio de 2016, 17:36
Citação de: Theroux em 18 de Maio de 2016, 17:26
Para mim é um total desperdício de dinheiro, tendo em conta o retorno. Por alguma razão num país afogado em futebol não há e que saiba nunca houve uma rádio dedicada ao desporto.

Estando a sociedade a avançar para um ponto onde toda a gente vai estar ligada à net 24/7 o mais interessante é apostar cada vez nas redes sociais, onde e youtube.
Não me parece que fosse causar prejuízo. Pelo contrário. Vejo a rádio facilmente a pagar-se a ela própria. Conteúdos não faltam e os custos técnicos facilmente seriam suportados pela publicidade.

Neste momento a BTV até já tem um programa radiodifundido na Antena 1...

Acho que é mais ao contrário, essa ideia fazia sentido mas era quando apareceu há uns 10 ou 12 anos.

Qual seria a programação de uma quarta-feira da rádio entre as 7:00 e as 22:00?
Sendo uma rádio de um clube, facilmente dedicavas um dia a cada modalidade ou algo assim. Com reportagens, informações, entrevistas.
Noticiários genéricos sobre os temas principais do clube e noticiários específicos sobre essa modalidade.

Nos períodos mais mortos (Verão p. e.) até poderias repor relatos de jogos clássicos históricos - finais das taças dos campeões, uma ou outra final mais marcante da TP, alguma eliminatória europeia marcante.
E não só de futebol...

Na BTV o Modalidades dura uma hora e cobre 100% do ecletismo do clube (todas as equipas, atletas, etc.). E só uma vez por semana. Não se como se vai passar disso para meia dúzia de horas de reportagens e entrevistas por dia.

O presente e o futuro é a net (além da tv), é onde se pode interagir com os adeptos de todo o mundo, em qualquer lugar e momento.
Ainda tens muito de passado no presente. E continuarás a ter no futuro.    Mais que não seja no carro, ainda toda a gente ouve rádio e vai continuar a ouvir.
E parece que, por ser a rádio do Benfica, não vai poder passar aquilo que compõe 70% da programação da maior parte das rádios: música!!!

cristao69


A Radio Benfica deveria ser uma prioridade no próximo mandato de LFV.

afsantos

Citação de: Theroux em 18 de Maio de 2016, 17:26
Para mim é um total desperdício de dinheiro, tendo em conta o retorno. Por alguma razão num país afogado em futebol não há e que saiba nunca houve uma rádio dedicada ao desporto.

Estando a sociedade a avançar para um ponto onde toda a gente vai estar ligada à net 24/7 o mais interessante é apostar cada vez nas redes sociais, onde e youtube.

Certo, contudo é aquela malta que são muitos milhares que passam um dia agarrado ao volante cuja companhia é  a rádio?

Concordo q não seja fácil organizar uma programação, mas acho q muita da programação da BTV pode passar em simultâneo na rádio :)

Fica a sugestão :)

SAL.

Se a lista de espera por uma frequência for enorme, aí temos logo um entrave à concretização (pelo menos no imediato) do projeto.

Em termos de custos, no que a conteúdos diz respeito, entre o "formato sonoro" de muitos dos conteúdos da BTV e música, não me parece q fosse significativo.
Acho q a sinergia com a BTV permitiria ter uma estrutura de custos bem mais leve, nem locutores permanentes seria necessário ter.

Embora haja naturalmente conteúdos mais adaptáveis q outros, no limite praticamente tudo o q passa na BTV é transmissível numa Rádio, com especial destaque para os noticiários, debates e entrevistas.

Embora seja uma realidade o avanço noutras plataformas, q o nosso clube procura acompanhar, parece-me q continua a existir espaço e muita utilidade para uma Rádio Benfica.