Triatlo do Sport Lisboa e Benfica

Messi87

Três entradas e muitas subidas na Lista de Pontos ITU

A participação de portuguesa em competições internacionais no passado fim de semana foi extremamente positiva: três atletas conseguiram a entrada na Lista de Pontos da Federação Internacional de Triatlo (ITU) e outros subiram vários lugares no importante ranking, a partir da qual depende o acesso a provas internacionais de maior nível e consequentes qualificações para as competições de topo.

Para o cálculo dos pontos contabilizam os seis melhores resultados das últimas 52 semanas, que se designa como período atual, mais 1/3 dos seis melhores resultados do período anterior, que compreende os dias entre a 53ª e a 104ª semana anteriores à data de atualização da Lista de Pontos.

Miguel Arraiolos escalou 24 lugares ao terminar a etapa de Chicago do Campeonato do Mundo WTS em 12º. É agora 53º classificado da Lista de Pontos da ITU. E Pedro Mendes subiu 19, na sequência da medalha de bronze conquistada no Campeonato de Europa de Sub-23, em Penza na Rússia.

João Pereira, cuja prata em Chicago, permitiu-lhe tornar-se, a nível provisório, o 5º melhor triatleta do mundo, de acordo com o ranking WTS, também é o atleta português melhor classificado na Lista de Pontos ITU, na 10ª posição, mais três do que na publicação anterior.

O período de qualificação olímpica começou a 15 de maio último e vai prolongar-se por 24 meses. Ou seja, ainda há muitas provas pela frente quer para os atletas amealharem pontos que lhes permitam aceder a provas mais valiosas, quer para os países garantirem o seu número de vagas nos Rio 2016.

O máximo são três atletas masculinos e três atletas femininos por país. Sendo que apenas 8 países, em cada um dos géneros, poderão assegurar este número de vagas. Portugal, após as prestações dos atletas nacionais em Chicago, é o terceiro país a incluir 3 homens na lista de qualificação olímpica, logo atrás de países como a Grã-Bretanha e a Espanha.​

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2248&Itemid=1

faneca_slb4ever

Os nossos rapazes estão em grande na Elite Mundial.

Continuar nesse ritmo é o caminho...

Universo Benfica

Grupo de idade 20-24 anos

Bruno Pereira e Tiago Maia no pódio do Nacional de Triatlo Longo

Disputou-se, este domingo, o Campeonato Nacional individual de Triatlo Longo, por grupos de idade. O evento, disputado na distância conhecida como "Half-ironman" (1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida) teve lugar em Caminha, com natação no Rio Minho, ciclismo na Serra de Arga e corrida ao longo da costa, entre Caminha e Vila Praia de Âncora, num percurso duro, destacando-se os 3000 metros de subida acumulada, corrida em terrenos adversos com zonas de areia e rocha e muito vento.

O Sport Lisboa e Benfica fez-se representar pelos jovens Bruno Pereira e Tiago Maia, que disputavam o titulo no grupo de idade dos 20-24 anos, tendo ambos sido protagonistas na exigente prova.

Bruno Pereira, com uma prova de grande nível, revalidou o titulo de Campeão Nacional de Triatlo Longo, conquistado em 2013, alcançando mais uma vitória no seu grupo de idade (20-24) e o 2.º lugar em termos absolutos.

Tiago Maia, com uma excelente prova, seria vítima da sua inexperiência na distância, dado que se estreou na distância longa. Depois de liderar confortavelmente a prova nos segmentos de natação e ciclismo, viria a ser alcançado já no km 13 de corrida, "caindo" para o 4.º lugar absoluto, sagrando-se, no entanto, vice-campeão Nacional, no seu grupo de idade, atrás de Bruno Pereira.

Se Bruno Pereira é já uma confirmação, em termos nacionais, nas distâncias longas, Tiago Maia, demonstrou ter qualidade suficiente para apostar nas distâncias longas, fruto da sua excelente natação e ciclismo.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/37206/language/pt-PT/.aspx

Cyb3rNeo


faneca_slb4ever


Messi87

Silva, Pereira e Arraiolos em Hamburgo   

João Silva, João Pereira e Miguel Arraiolos foram convocados para a sexta etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo WTS, que vai realizar-se em Hamburgo, na Alemanha, no próximo sábado dia 12 de julho.

O mesmo trio de atletas do Benfica marcou presença na etapa anterior, em Chicago, EUA, no passado dia 29 de junho, onde João Pereira subiu ao segundo lugar do pódio e Miguel Arraiolos conseguiu um precioso 12º lugar, que lhe garantiu a entrada no projeto olímpico do Comité Olímpico de Portugal (COP).

A etapa de Hamburgo é, como a de Londres, na distância Sprint e vai levar à cidade alemã os melhores do mundo da atualidade, inclusive os irmãos Brownlee, que não marcaram presença em Chicago.

A comitiva nacional viaja dia 10, com o enquadramento técnico de Rudi Bernardo. Segue a convocatória com todas as informações da viagem.

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2253&Itemid=1

faneca_slb4ever

Boa sorte para os três.

Força Rapazes!!!

6ª etapa WTS Hamburgo
Próximo sábado às 15,18h (em Lisboa).
66 atletas à partida num prova sprint.

https://www.facebook.com/miguelarraiolos.triatleta/photos/a.120840294762080.20548.119895824856527/289111181268323/?type=1&theater

Cyb3rNeo

Boa sorte para os nossos atletas!!!!
Força!!

Messi87

Campeâo e vice-campeão
Bruno Pereira e Tiago Maia analisam prestação no Triatlo Longo

Os atletas do Sport Lisboa e Benfica, Bruno Pereira e Tiago Maia, Campeão e vice-campeão de Triatlo Longo, respectivamente, estiveram nos estúdios da BTV a falar sobre o Campeonato Nacional da modalidade disputado no domingo.

Bruno Pereira terminou a prova na liderança, mas admitiu a agressividade das condições em que competiu. "Esta prova foi em alta montanha. Demorou mais de quatro horas e sempre no limite. O objectivo era tentar revalidar o título, foi com muito esforço mas cumpri o objectivo", realçou.

Já Tiago Maia destacou o facto de ambos serem jovens e estarem fisicamente dispostos para este tipo de provas. "Somos atletas relativamente novos e considerados aptos para as distâncias olímpicas e 'sprints', dado à nossa idade. Esta prova acaba por ser complicada pela extensão. É preciso conhecer o nosso corpo e é importante ter destas provas no currículo", apontou.

O evento, disputado na distância conhecida como "Half-ironman" (1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida) teve lugar em Caminha, no Minho.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/37249/language/pt-PT/Bruno-Pereira-e-Tiago-Maia-analisam-prestacao-no-Triatlo-Longo.aspx

Messi87

Convocados para estágio em altitude

João Silva, João Pereira, Miguel Arraiolos (Elite Masculinos), Pedro Mendes (Sub-23 Masculinos), Melanie Santos (Juniores Femininos), Luís Ferreira (Juniores Masculinos) e Bruno Pais (Triatlo Longo) foram convocados esta quinta-feira para o estágio de altitude que se irá realizar de 21 de julho a 17 de agosto em Font-Romeu, nos Pirinéus franceses.

O estágio servirá, no caso dos seis primeiros atletas, de preparação para o Campeonato do Mundo de Triatlo e Finalíssima WTS, que se realizará em Edmonton, no Canadá, de 28 de agosto a 1 de setembro; e no caso apenas de Bruno Pais, de preparação para o Campeonato do Mundo de Triatlo de Longa Distância, que se realizará em Weihai, na China, a 21 de setembro.

Este centro de estágios, a 1850 metros de altitude, oferece as condições ideais para a preparação de atletas de alta competição. Desde 1968, quando se realizaram os Jogos Olímpicos do México, que esta localidade alberga o centro francês de treinos em altitude. Atualmente é destino para milhares de atletas de todo o mundo, de várias modalidades, entre as quais o triatlo.

De referir que Pedro Mendes cumprirá o estágio em altitude entre 1 e 21 de agosto por estar envolvido na seleção nacional que vai à Taça do Mundo de Jiayuguan, na China, a 26 de julho.

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2257&Itemid=1

Messi87

Irmãos Brownlee de regresso em Hamburgo

Este sábado em Hamburgo, João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos vão competir lado a lado com Jonathan e Alistair Brownlee que estão de regresso após um estágio em altitude. Por seu turno, para o trio português será a derradeira prova antes subirem às montanhas.

Tudo a postos em Hamburgo para a sexta etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo WTS, que se realiza amanhã (sábado). Jonathan e Alistair Brownlee não marcaram presença em Chicago por estarem em estágio de preparação em altitude. Os irmãos ingleses já desceram das alturas, mais concretamente de St. Moritz, na Suíça, e estão, naturalmente, entre os favoritos aos lugares do pódio, numa etapa que voltará a ser disputada na distância sprint.

Só para se ter uma ideia do domínio dos Brownlee nos últimos anos no triatlo mundial, Alistar subiu ao pódio 16 das 22 etapas WTS em que participou; e Jonathan, mais novo dois anos que o irmão, em 17 das 24 etapas cumpridas desde 2009.

Por seu turno, para João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos, esta será a última prova desta primeira fase da temporada. Os três atletas portugueses – e mais ainda Pedro Mendes, Melanie Santos, Luís Ferreira e Bruno Pais – vão também, dentro em breve, para estágio de altitude.

Entre 21 de julho a 17 de agosto vão estar em Font-Romeu, nos Pirinéus franceses a prepararem afincadamente a etapa de Estocolmo e, acima de tudo, a grande finalíssima WTS e Campeonato do Mundo de Triatlo, que se realiza de 26 de agosto a 1 de setembro em Edmonton, no Canadá.

Pereira, Silva e Arraiolos estão desde ontem (quinta-feira) na cidade alemã, tendo encontrado boas condições meteorológicas e já feito o reconhecimento do percurso. O ano passado, João Pereira foi 14º nesta etapa, João Silva não compete em Hamburgo desde 2011, ano em que foi 5º classificado, e para Miguel Arraiolos será uma estreia nesta etapa alemã.

Com uma start list onde não falta nenhuma das grandes figuras da atualidade – estão Javier Gomez Noya, Mario Mola e também Richard Murray – prevê-se grande competitividade, acompanhada de emoções fortes, num dos percursos mais rápidos do circuito.

Na etapa de Londres, também na distância sprint (0,5km/22km/5km), João Pereira, atual 5º classificado do ranking mundial WTS, terminou na 3ª posição atrás de Mario Mola e Richard Murray, tendo depois ido a Chicago, já na distância olímpica, conquistar uma medalha de prata, apenas atrás do atual líder mundial, o espanhol Javier Gomez Noya.

A prova será disputada amanhã (sábado) às 18h15 locais (menos uma hora em Portugal continental) e será transmitida em direto na Sport TV 3.

http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2261&Itemid=1

faneca_slb4ever

Disputa-se a 12 de Julho
Triatletas do SL Benfica confiantes para a etapa WTS de Hamburgo


João Pereira e Miguel Arraiolos obtiveram excelentes resultados na última etapa do circuito mundial de Triatlo, 2.º e 12.º, respectivamente.

Portugal é actualmente a terceira potência mundial no ranking masculino da modalidade e a ambição é grande. João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos ambicionam ocupar as três vagas para os Jogos Olímpicos de 2016. A próxima etapa será em Hamburgo, já este sábado, 12 de Julho, e os atletas querem manter-se no topo.

João Pereira, que vem de dois pódios nas últimas duas etapas da WTS, bronze em Londres e prata em Chicago, acredita que vai voltar a fazer história na Alemanha, numa competição um pouco diferente. "A prova de Hamburgo vai ser uma etapa bastante interessante, disputada na distância de sprint. É uma distância que eu prefiro, dá mais visibilidade e espectáculo, uma vez que andamos todos mais perto. Os ritmos vão ser alucinantes e espero conseguir dar o meu máximo", afirmou à BTV.

Os bons resultados de João Pereira permitiram-lhe subir ao 5.º lugar no ranking mundial, por isso a fasquia está elevada, mas o atleta do Benfica quer manter o nível: "Reconheço que vai ser complicado, vão estar presentes os grandes nomes do Triatlo internacional. O meu maior objectivo é agora manter-me no top 10 e manter-me regular."

Por seu lado, Miguel Arraiolos que conseguiu entrar no projecto olímpico, tem como meta manter o seu lugar no ranking: "Com o último resultado (Chicago) subi bastante no ranking. Vamos a Hamburgo que é uma prova, no meu caso, que olho mais para os rankings, para manter o meu lugar. É uma competição diferente, muito rápida, mas trabalhámos bem para este ciclo e tenho a certeza que vamos estar bem."

Após o 12.º lugar em Chicago e o 26.º em Londres, Miguel Arraiolos tem como meta manter-se no top 20 da geral e assegurar um lugar no Rio de Janeiro em 2016.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/37264/language/pt-PT/Triatletas-do-SL-Benfica-confiantes-para-a-etapa-WTS-de-Hamburgo.aspx

Messi87

#852
Campeonato do Mundo de Triatlo - Hamburgo - 6ª Etapa

BIKE START

1   Henri Schoeman   RSA   00:09:13
2   Dmitry Polyanskiy   RUS   00:07
3   Javier Gomez Noya   ESP   00:07
...
16   Joao Pereira   POR   00:24
19   Joao Silva   POR   00:26
54   Miguel Arraiolos   POR   00:52

BIKE LAP 1

1   Henri Schoeman   RSA   00:14:04
2   Alessandro Fabian   ITA   00:01
3   Jonathan Brownlee   GBR   00:01
...
15   Joao Pereira   POR   00:03
16   Joao Silva   POR   00:04
53   Miguel Arraiolos   POR   00:43

BIKE LAP 2

1   Javier Gomez Noya   ESP   00:18:41
2   Steffen Justus   GER   00:00
3   Jonathan Brownlee   GBR   00:01
...
11   Joao Silva   POR   00:02
16   Joao Pereira   POR   00:03
52   Miguel Arraiolos   POR   01:15

BIKE LAP 3

1   Alistair Brownlee   GBR   00:23:14
2   Benjamin Shaw   IRL   00:00
3   Aaron Royle   AUS   00:00
...
10   Joao Pereira   POR   00:02
14   Joao Silva   POR   00:02
56   Miguel Arraiolos   POR   01:55

BIKE LAP 4

1   Henri Schoeman   RSA   00:27:48
2   Jonathan Brownlee   GBR   00:00
3   Joao Silva   POR   00:00
...
7   Joao Pereira   POR   00:01
53   Miguel Arraiolos   POR   02:16

BIKE LAP 5

1   Alistair Brownlee   GBR   00:32:26
2   Javier Gomez Noya   ESP   00:00
3   Benjamin Shaw   IRL   00:00
...
8   Joao Pereira   POR   00:01
13   Joao Silva   POR   00:01
56   Miguel Arraiolos   POR   02:35

RUN START

1   Vincent Luis   FRA   00:37:33
2   Maximilian Schwetz   GER   00:00
3   Dorian Coninx   FRA   00:00
...
10   Joao Pereira   POR   00:02
16   Joao Silva   POR   00:04
57   Miguel Arraiolos   POR   02:52

RUN LAP 1

1   Jonathan Brownlee   GBR   00:44:30
2   Alistair Brownlee   GBR   00:00
3   Vincent Luis   FRA   00:00
...
7   Joao Pereira   POR   00:13
27   Joao Silva   POR   00:57
56   Miguel Arraiolos   POR   04:23

Messi87

#853
Campeonato do Mundo de Triatlo - Hamburgo - 6ª Etapa

FINISH

1   Alistair Brownlee   GBR   00:51:43
2   Vincent Luis   FRA   00:02
3   Jonathan Brownlee   GBR   00:05
...
6   Joao Pereira   POR   00:30
60   Joao Silva   POR   04:43
62   Miguel Arraiolos   POR   06:19

JPSilva

Mais um belíssimo resultado do João Pereira.