Basquetebol Internacional

Safe


Freire

Nos 12 de Espanha, 6 tão na NBA.

Aredeh

José Costa e Luka Rupnik. Dois bases. Um português, o outro esloveno. Além das questões geográficas, estes atletas estão ainda separados pela sua idade, já que o base do FC Porto Ferpinta tem, praticamente, 20 anos a mais do que uma das novas coqueluches do basquetebol na Eslovénia.

O base de Portugal é o jogador mais velho em competição no Eurobasket '11, tendo nascido 4 dias antes do outro veterano deste Campeonato: o britânico Nate Reinking. Ambos os jogadores nasceram em 1973. Quanto a Luka Rupnik, está fácil de perceber que se trata do atleta mais jovem em prova, ele que acabou de completar 18 anos no passado mês de Maio. O base da Eslovénia é apenas 4 meses mais novo do que o outro benjamim deste campeonato - Devon van Oostrum da Grã-Bretanha.

De entre o lote dos jovens atletas que vão ao Europeu a disputar na Lituânia, destaque para alguns atletas que este ano marcaram presença nas competições internacionais de selecções jovens. Assim, Rupnik defendeu as cores da Eslovénia no Europeu de Sub18 (Div A), Shengelia brilhou no Europeu de Sub20 (Div B), no qual também participou Devon van Oostrum. Ainda em Sub20, mas na Divisão A, jogaram Mejeris e Meiers da Letónia, e o extremo da Ucrânia, Lypovyy. Por fim, Jonas Valanciunas brilhou no Mundial de Sub19 que a sua Lituânia venceu. Ainda em idade para participarem nas provas de jovens organizadas pela FIBA Europe, ficaram de fora dessas competições o turco Enes Kanter, o letão Davis Bertans e o finlandês Sasu Salin.

http://www.basketpt.com/idds-eurobasket-2011-n1935

Aredeh

Citação de: Safe em 30 de Agosto de 2011, 22:52
será uma enorme surpresa se fugir à Espanha isto.
teoricamente, são os principais favoritos uma vez que não têm praticamente baixas de peso.
Ainda assim, há que ter em conta a França que embora tenha a baixa do Turiaf é sempre uma equipa interessante e conta com grande parte dos melhores jogadores.
A Sérvia, porque é sempre um excelente equipa e com um excelente treinador.
A Rússia, que apesar de ter alguns jogadores jovens, continua com os jogadores determinantes (excepto Holden) e com o treinador campeão em 2007.
A Grécia parece-me estar completamente fora da corrida, com uma selecção muito jovem, sem as habituais figuras e sem o seleccionador carismático.
Selecções que poderão ser uma agradavél surpresa:
Geórgia, Macedónia e Itália

Aredeh

Quando no último jogo da Fase Adicional de Qualificação se percebeu que os portugueses não conseguiriam bater a Finlândia por mais de 12 pontos, logo se começou a falar do Grupo em que Portugal ficaria no Campeonato da Europa. Espanha, Lituânia e Turquia são nomes de respeito, e serão os mais temíveis adversários nacionais na Fase de Grupos do Eurobasket '11 - as 3 nações integram o Top5 Europ.

O que valem os adversários da Nossa Selecção? Num Grupo em que passam apenas os 3 primeiros, teremos alguma hipótese de aspirar a classificar para a fase das 12 melhores nações do basquetebol europeu?

Lituânia - organizam a festa e são um dos grandes candidatos
A nação que respira basquetebol vestiu-se de gala para receber o Eurobasket '11. Depois do Mundial de grande qualidade que realizaram na Turquia, os lituanos estão prontos para atacar em força o Eurobasket '11, mesmo que não possam contar com o poderoso extremo Linas Kleiza. No entanto, não faltam estrelas no seleccionado lituano: voltam os veteranos Songaila e Jasikevicius, estreia-se o jovem Valanciunas. Mas há ainda Pocius, Lavrinovic, Jasaitis, Kaukenas e Kalnietis. Um lote de jogadores que, apoiado pelo fiel e incansável público, deverá conduzir a Lituânia aos lugares mais altos do pódio neste Campeonato da Europa.

Espanha - os Campeões em título
Depois de um mau desempenho no Mundial realizado na Turquia, em Setembro passado, os espanhóis voltam à carga, e chegam à Lituânia com a artilharia pesada: regressam Calderon e Pau Gasol e estreia-se Ibaka. Este trio junta-se ao lote composto por Rudy Fernandez, Navarro, Marc Gasol, Rubio, Sada, Llull, Claver e Reyes. Haverá alguma equipa com melhores soluções individuais neste Europeu? Talvez não. Mas conseguirá um grupo de 12 atletas superar toda uma nação lituana? A primeira prova deverá tirar-se na Fase de Grupos, quando as equipas se defrontarem. Repetir o ouro europeu é o objectivo.

Turquia - vice-campeões do Mundo que tremem longe de casa
No Mundial '10, a Turquia fez justiça à vantagem que lhe era atribuída por jogar em casa. Passou com distinção os seus adversários até chegar à Final onde caiu às mãos dos EUA. Para este Europeu repetem a grande maioria do seu lote de atletas: falta o poderoso Erden, mas no seu lugar está Enes Kanter. No entanto, o que vale esta formação a jogar fora de casa? Ninguém consegue saber, e o primeiro jogo será crucial para tentar perceber um pouco melhor esta Selecção turca. Talvez por isso Portugal possa ter algumas, ainda que pequenas, aspirações a tentar surpreender uma equipa cheia de talento individual.

Grã-Bretanha - cartão de visita para Londres 2012
O Campeonato da Europa deste ano será um teste de fogo para que os britânicos percebam em que estado se encontram para enfrentarem as Olimpíadas que terão no seu império no Verão do próximo ano. Falta Ben Gordon, mas desta vez não falta Luol Deng. O extremo nascido no Sudão deverá ser a grande figura de uma equipa que conta ainda com vários jogadores que competem na ACB, como são os interiores Freeland, Archibald e Dan Clark. Para este Europeu, os britânicos também decidiram trazer um dos jovens da moda: van Oostrum. As fragilidades nas posições de base são compensadas com um tremendo jogo interior.

Polónia - sem Lampe e Gortat, fica mais difícil
Esta será a terceira vez no espaço de 1 ano e pouco que os polacos defrontam Portugal. Depois de terem saído de Coimbra com uma derrota, a Polónia volta a cruzar-se no nosso caminho. Contudo, desta feita não poderão apresentar a sua temível dupla de jogadores interiores formada por Lampe e Gortat, dois dos jogadores mais credenciados desta Selecção. Contudo ainda sobra o naturalizado Kelati e o base Koszarek. No entanto, esta parece ser a formação mais ao alcance dos portugueses, que poderão repetir a vitória conseguida na temporada passada.

http://www.basketpt.com/adv-pt-eurobasket-2011-n1934

Freire

E a Lituania, nao?

Aredeh

Citação de: Freire em 31 de Agosto de 2011, 09:50
E a Lituania, nao?
Sim a Lituânia também! Mas isso é algo implícito já, com a excelente equipa e a jogarem em casa é inequestionável o seu favoritismo

faneca_slb4ever

A Turquia também é uma selecção bastante forte.

Já agora jogos que irão dar na SPORT TV:

SPORT.TV1 - ESPANHA X POLÓNIA
SPORT.TV1 - TURQUIA X PORTUGAL
SPORT.TV1 - RUSSIA X UCRÂNIA
SPORT.TV1 - PORTUGAL X ESPANHA
SPORT.TV1 - FINLÂNDIA X GRÉCIA
SPORT.TV1 - POLÓNIA X LITUÂNIA
SPORT.TV2 - ESPANHA X GRÃ-BRETANHA
SPORT.TV2 - PORTUGAL X POLÓNIA
SPORT.TV2 - ESLOVÉNIA X GEÓRGIA
SPORT.TV2 - CROÁCIA X MONTENEGRO
SPORT.TV4 - GRÃ-BRETANHA X PORTUGAL
SPORT.TV4 - ITÁLIA X FRANÇA
SPORT.TV4 - LITUÂNIA X ESPANHA
SPORT.TV2 - ESPANHA X TURQUIA
SPORT.TV2 - PORTUGAL X LITUÂNIA

http://www.sporttv.pt/Modalidades/Basquetebol.asp


fred_cardozo7


Elvis the Pelvis

Força Portugal!

PS: Uma pergunta, quantos jogadores do Benfica foram convocados pelo Mário Palma?


faneca_slb4ever

Citação de: Elvis the Pelvis em 31 de Agosto de 2011, 12:03
Força Portugal!

PS: Uma pergunta, quantos jogadores do Benfica foram convocados pelo Mário Palma?
Miguel Minhava e Elvis Évora.

faneca_slb4ever

Desculpem insistir mas no cabeçalho deste tópico (onde normalmente decorrem votações) têm um link para aceder a todos os resultados e calendário da competição:

Europeu 2011: http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=44003.msg1071399357#msg1071399357

Elvis the Pelvis

Obrigado Faneca!  :amigo:

Até já estou a ver o Elvis Évora a defender o Pau Gasol. Mítico ehehe!  :metal: