CN J1: FC Porto 66 - 89 SL Benfica, 05Jun. Qua. 19h00 *RTP 2*

Competição
Fase
Playoff - Final
Ronda
Jogo 1
Data
Qua, 5 Junho, 2024, 19:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
RTP 2

 

GLORIOSA ENTRADA NA EPOPEIA DOS CLÁSSICOS

 

O Benfica superiorizou-se ao FC Porto, por 66-89, no jogo 1 da final do play-off da Liga Betclic. Em vantagem na série, as águias voltam a encontrar os azuis e brancos no Dragão Arena, às 19h00 desta sexta-feira, 7 de junho.

 

Numa exibição sólida e de domínio, o Benfica bateu o FC Porto, por 66-89, nesta quarta-feira, 5 de junho, no arranque da final do play-off da Liga Betclic. As equipas voltam a encontrar-se no Dragão Arena na sexta-feira, dia 7, às 19h00, no jogo 2.

 

Ultrapassada a Oliveirense nas meias-finais do play-off (3-0), o Benfica carimbou o acesso à final, na qual, à melhor de cinco jogos, defende o título nacional frente ao FC Porto – que beneficia do fator casa –, adversário que deixou pelo caminho a Ovarense (3-1).

 

Na antevisão, Norberto Alves referiu que o conjunto encarnado chegaria ao clássico no "melhor momento", com o foco no objetivo: a conquista do Tricampeonato. O capitão Makram Ben Romdhane sublinhou a importância da "concentração" perante uma "grande equipa".

 

Para o arranque do jogo, o técnico das águias escalou um cinco inicial composto por Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida.

 

Reunidos todos os ingredientes para uma grande partida de basquetebol no Dragão Arena, com os adeptos a proporcionarem um grande ambiente, deu-se início à série da decisão!

 

O Benfica beneficiou da primeira posse de bola e, pela mão de Terrell Carter, colocou-se em vantagem por 0-4. Boa entrada das águias no jogo, confiantes, a mostrarem bons indicadores na defesa e junto do cesto.

 

Atrás do prejuízo, o FC Porto igualou a 6-6, resultado que se verificava no minuto 4. Sabendo da importância do momento, os comandados por Norberto Alves foram incisivos e voltaram ao comando do marcador (6-10). A superioridade foi, então, dilatada para 6-13, por Toney Douglas, autor do primeiro triplo do encontro.

 

A maior distância pontual espelhou-se aos 8-16 e, a partir daqui, o FC Porto adotou uma postura mais pressionante, encostando as contas em 14-18. Mesmo com esta aproximação, o Benfica manteve-se na frente, e saiu do 1.º quarto a vencer por 16-22, com 10 pontos convertidos por Terrell Carter.

 

No arranque do período seguinte, dois triplos de Anthony Barber estabeleceram a igualdade a 22-22. Perante este revés, Norberto Alves viu-se obrigado a parar o encontro.

 

Impulsionados pela boa entrada no 2.º quarto, os azuis e brancos alcançaram o comando do marcador pela primeira vez no encontro (24-22). Na linha de lance livre, Terrell Carter, eficaz, impôs o 24-24.

 

Numa toada de maior equilíbrio, o Benfica mostrou serviço nos ressaltos e voltou à frente do score (26-28; 29-31). Com dois minutos para se jogar (8'), um ponto separava os dois emblemas (30-31). Seguiu-se o empate e, na resposta, Aaron Broussard, com um triplo, fez o 31-34.

 

Estava eletrizante o jogo, com nota mais das águias ao intervalo. Num parcial em que os números espelham o equilíbrio na quadra (19-19), o Benfica deu luta ao ascendente do FC Porto e saiu para o descanso a vencer por 35-41!

 

No regresso à quadra, os encarnados realizaram um parcial de 0-10, com pontos de Terrell Carter (6), Toney Douglas (2) e Ivan Almeida (2) a colocarem o resultado em 35-51!

 

Aos cestos convertidos pelo FC Porto, o Benfica respondia de pronto e, a três minutos do final do 3.º quarto (7'), o score apontava 41-57. Grande fase das águias, a dominarem e a imporem o seu ritmo, com 23 pontos marcados face aos 10 dos azuis e brancos.

 

Daniel Relvão fechou este tempo com uma jogada individual de grande espetacularidade. Com o resultado em 45-61, o poste encarnado roubou a bola a Anthony Barber, driblou e, com tempo e espaço para fazer um cesto seguro, de dois pontos, arriscou o triplo. Espantoso! O período ficou fechado em 45-64, e com muitos festejos no banco vermelho e branco!

 

O conforto dos encarnados, em termos pontuais, fez-se sentir no 4.º quarto. Mantendo uma distância considerável (48-68; 50-70; 58-79), o Benfica esteve à altura do momento, continuou a carregar e não permitiu veleidades ao FC Porto.

 

Olhando já para o que se segue, Norberto Alves geriu o plantel e deu minutos a todos os atletas presentes na ficha de jogo.

 

Sem surpresas face ao produzido ao longo do encontro, o Benfica bateu o FC Porto, por 66-89, e está em vantagem na final do play-off da Liga Betclic! O jogo 2 está agendado para as 19h00 desta sexta-feira, 7 de junho, no Dragão Arena.

 

DECLARAÇÕES

 

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Defendemos muito bem. Quando se defende bem, também no ataque as coisas são mais tranquilas. Isto é o play-off, não há histórias iguais. Ganhar por um, por 20, ou por 10 é igual. Temos de estar focados para sexta-feira [dia 7] encararmos isto como um 0-0 e ganharmos o segundo jogo. É fundamental ganhar cá, queremos ganhar o próximo jogo."

 

José Barbosa (base do Benfica): "Temos vindo a demonstrar este nível, principalmente a nível defensivo, há algum tempo. Como disse o nosso treinador na antevisão, chegamos a este momento na melhor forma. A vantagem foi-se conquistando, mas o basquetebol é feito de parciais. Sabíamos que, ganhando uma margem, nos íamos sentir mais confortáveis para impor o nosso ritmo."

 

FICHA DE JOGO

 

Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Betinho, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida

 

Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Barbosa (J), Thomas Drechsel (J), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (J), Sérgio Silva (J) e Daniel Relvão (J)

 

Pontuadores do Benfica: Terrell Carter (18), Betinho (6), Ivan Almeida (8), Toney Douglas (5), Aaron Broussard (15), Thomas Drechsel (18), Makram Ben Romdhane (4), Daniel Relvão (6), José Barbosa (6) e Eduardo Francisco (3)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/06/05/basquetebol-jogo-fc-porto-benfica-jogo-1-final-play-off-liga-betclic

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Quinta, 13 Junho 2024



Sunaike

acho que conseguimos roubar já este jogo apesar que as casas dão o Porto favorito normal também.



Dandy







   A nova direcção do Porto rescindiu o protocolo, com os "Super", na passada Sexta-Feira (31 de Maio).

   Quer isto dizer que este será o primeiro jogo do Porto, em "casa", após a denúncia do vínculo.
   Qualquer que seja a modalidade em consideração, alías, uma vez que hóquei em patins e andebol disputaram os seus jogos (respectivamente) em Alvalade e em Viseu.

   Na prática, isto significa que (neste momento) ainda não sabemos qual será o comportamento que os energúmenos irão protagonizar. Poderão, inclusivamente, não marcar presença no jogo ... ou, logicamente, acudir ao encontro e agir como se nada fosse.

   Curioso para saber.






ElToto

È uma pena não existirem adeptos do adversário neste tipo de jogos...falamos duma final que obviamente teria outro colorido com eles... fora isso fazer de tudo para ganhar se possível já este jogo

Carrega Benfica 

Savicevic

Que hora de merda. Depois querem que a modalidade se desenvolva. Ganhar!

ze_21

Citação de: ElToto em 05 de Junho de 2024, 09:15È uma pena não existirem adeptos do adversário neste tipo de jogos...falamos duma final que obviamente teria outro colorido com eles... fora isso fazer de tudo para ganhar se possível já este jogo

Carrega Benfica 
O Sporting tem tido lá sempre adeptos, mas vermelho naquele antro, deus me livre.
Os unicos que la metem os pés é a familia do betinho e de mais um ou outro jogador e pouco se manifestam, é possivel ver porque no final destes jogos ele vai para a bancada ter com eles.

jjlope00


El Tacuara




paulomaia1972