FASE DE GRUPOS DA CHAMPIONS CONCLUÍDA COM TRIUNFO
Com um bom desempenho, o Benfica venceu o NINERS Chemnitz (79-68), na 6.ª jornada do Grupo G da Champions League. A vantagem foi insuficiente para rumar aos play-ins da prova, pois as águias necessitavam de triunfar por margem mais expressiva: 29 pontos. Na despedida desta edição, fica a boa imagem deixada no Pavilhão Fidelidade, nesta noite de terça-feira, 17 de dezembro.
Acutilantes, diante de uma equipa muito possante fisicamente, as águias conseguiram defender muito bem, o que permitiu, com o acerto nos lançamentos, ganhar vantagem desde o início.
Com um triplo, Trey Drechsel colocou o Benfica a vencer por 13-4. Com o ritmo de jogo elevado, os alemães conseguiram atenuar diferenças, mas os comandados de Norberto Alves foram sempre superiores, terminando o 1.º parcial na frente (20-14).
A abrir o 2.º quarto, José Barbosa, recorrendo a uma das suas armas, o tiro exterior, converteu dois triplos consecutivos (26-16), empolgando os adeptos presentes no Pavilhão Fidelidade.
Com algumas limitações em termos de rotação, as águias foram gerindo a partida, mas o NINERS Chemnitz acabou por aproximar-se (29-26).
Apesar das condicionantes, o Benfica prosseguiu com muita garra. Com ressaltos defensivos ganhos, e turnovers dos germânicos, as águias voltaram a distanciar-se, tendo Trey Drechsel em evidência (33-26).
A perder por sete pontos, os visitantes solicitaram timeout. As correções pretendidas pelo treinador dos alemães não se refletiram e Ahmaad Rorie recolocou a diferença na dezena de pontos (36-26).
Betinho Gomes, no lance seguinte, voltou a converter três pontos (39-27). A rubricar uma grande exibição, numa transição rápida, Trey Drechsel ganhou um ressalto ofensivo e deixou as águias na frente por 41-27.
Ao intervalo, os encarnados venciam por 45-31, após mais um triplo de Trey Drechsel! Impressionante! Ao invés, os alemães não lograram converter um único lançamento exterior em oito tentativas.
Seguiu-se a apresentação das equipas masculinas do basquetebol de formação das águias no Pavilhão Fidelidade.
No recomeço, Ahmaad Rorie ampliou a vantagem (47-31) perante um adversário que reentrou com quatro lances livres falhados. Imperial no tiro exterior, o Benfica ampliou para 17 pontos de avanço, graças ao acerto de Ahmaad Rorie (51-34). O técnico dos rivais solicitou de pronto mais um timeout.
A perder algum discernimento, e com a fadiga a notar-se, o Benfica teve algumas decisões menos acertadas, e o NINERS Chemnitz reduziu para 57-49.
A fechar o 3.º período, as águias estavam na frente por cinco pontos (59-54).
Um triplo de Aher Uguak deixou os alemães mais perto no arranque do 4.º parcial (59-57).
Sublime, Trey Drechsel deu um novo fôlego às águias (63-57). Dois triplos consecutivos dos encarnados deixaram a vitória mais próxima à entrada para os últimos seis minutos (69-59).
Com alguns lances vistosos, entre os quais o afundanço de Drechsel, assistido por Makram Ben Romdhane (72-59), o Benfica avançou para o triunfo, o 1.º nesta fase de grupos (79-68).
Com 34 pontos, 11 ressaltos e uma assistência, Trey Dechsel foi o MVP da partida.
Os adeptos aplaudiram o esforço dos jogadores, que agora se voltam para a Liga Betclic. No domingo, 22 de dezembro, os tricampeões nacionais enfrentam o CD Póvoa, no Pavilhão do Clube Desportivo Póvoa. A partida é referente à 9.ª ronda da 1.ª fase da competição.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Tenho de dar um agradecimento muito especial a quem veio apoiar a equipa, porque sabíamos todos que ganhar por 29 pontos era uma tarefa muito difícil. Sabíamos nós, os jogadores e sabia certamente quem esteve aqui, mas apoiou sempre a equipa, e quando nos começaram a faltar algumas energias, era a bancada que nos ajudava. Estou muito orgulhoso dos jogadores, eles têm muito compromisso uns com os outros. Só uma equipa com grande caráter pode jogar com uma equipa deste nível e derrotá-la. Foi uma vitória justa, mas claro que é frustrante, porque sentimos que, se durante toda a época, até agora, tivéssemos todos os jogadores, teríamos avançado. Não tenho dúvidas sobre isso. Podíamos ter ganho em Itália, e aqui com o Manresa também. Foi no último período que essas equipas nos ganharam e tem muito que ver com questões físicas, menos rotação, mais dificuldade a rodar os jogadores interiores, hoje com a lesão do Nico [Carvacho] e do Tyler Stone, mas os rapazes que jogaram tiveram uma atitude fantástica e é continuar assim para podermos vencer as outras provas."
Trey Drechsel (extremo do Benfica): "Esta Champions League é muito frustrante para nós. É um sentimento estranho. Tínhamos muito mais para dar, tínhamos outros planos, houve lesões e hoje coloquei um pouco de fúria no jogo, como os colegas de equipa. Este tipo de exibição vai levar-nos a melhores jogos no futuro. O que é mais importante destacar é a nossa mentalidade. Toda a gente no balneário acredita que tínhamos capacidade para mais."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Thomas Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Betinho
Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Silva (J), José Barbosa (J), João Panzo (NJ), Diogo Gameiro (NJ), Daniel Relvão (J) e Jhonathan Andrade (NJ)
Pontuadores do Benfica: Makram Ben Romdhane (10), Thomas Drechsel (34), Aaron Broussard (7), Betinho (7), Ahmaad Rorie (10), Daniel Relvão (2), Eduardo Francisco (3) e José Barbosa (6)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/12/17/basquetebol-jogo-benfica-niners-chemnitz-6-jornada-grupo-g-liga-dos-campeoes
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 17 Dezembro 2024
- Universo Benfica a Segunda, 16 Dezembro 2024
- Universo Benfica a Domingo, 29 Setembro 2024