Formação (2011-2012)

Messi87

«Concretizei um sonho»
Diogo Ventura estreou-se pelo Benfica

Com apenas 17 anos o jovem jogador foi lançado pelo técnico Carlos Lisboa durante o encontro dos encarnados com o Barreirense. Diogo Ventura, que soma passagens pelos Centros Nacionais de Treino, conta nesta entrevista como foi estrear-se na Liga, como deixou o ténis para se dedicar ao basquetebol e explica os sonhos que tem para o futuro. Leia tudo, nos detalhes desta notícia.

Como começou a jogar basquetebol? Há quantos anos pratica e em que clubes jogou?

Apesar de o meu pai ter sido jogador, nunca me pressionou para eu jogar basquetebol. Apenas ia ver alguns jogos com ele, pois nessa altura o desporto que praticava era o ténis. Um dia, ao sair da escola, disse ao meu pai que queria jogar e ele levou-me a treinar. Nessa altura tinha 6 anos portanto jogo há 11. O meu primeiro clube foi o C.R.Feijó, no qual joguei até ao último ano de iniciados. No meu primeiro ano de cadete recebi um convite para jogar no S.L.Benfica, clube onde jogo até hoje. Também neste mesmo ano, recebi um convite para integrar-me nos trabalhos do CNT Paredes, aceitei e lá permaneci por dois anos, os meus dois anos de sub-16. No primeiro ano de sub-18 tive no CAR Jamor como jogador interno e no presente ano integro os trabalhos do CAR, mas como jogador externo.

Acha que essas passagens pelo CNT Paredes e pelo CAR Jamor foram importantes na sua evolução como jogador e como pessoa?

Claro que sim! Com esta experiência aprendi a ser autónomo, pois saí de casa aos 14 anos. Tive de ser tolerante com os meus colegas e isso enriqueceu o meu espírito de grupo, o que é muito importante no basquetebol. O rigor, a exigência, a humildade, entre outros, eram e são aspetos que nos tocam todos os dias e isso ajudou-me a crescer muito como pessoa. Como jogador, acho que é mais do que evidente que as passagens pelos centros de treino ajudaram-me a evoluir, pois tive a possibilidade de treinar com os melhores jogadores do país. Outro aspeto muito importante é o facto de jogarmos sempre em escalões acima dos nossos, o que nos ajuda bastante a evoluir pois encontramos dificuldades e isso leva-nos a ter vontade de treinar mais no dia seguinte para no próximo jogo estarmos melhores. Podia referir ainda muitos mais tópicos que me ajudaram a evoluir, tanto como jogador, como pessoa, nos centros de treino.

Recentemente estreou-se na Liga Portuguesa de Basquetebol, com ainda 17 anos, pela equipa sénior do SL Benfica. Como se sentiu?

É uma sensação espetacular, claro que com algum normal nervosismo à mistura!
Para mim foi a concretização de um sonho, até porque o Benfica é o meu clube de coração! Mas quando acabou o jogo deu-me vontade de trabalhar mais para voltar a ter aquela sensação e espero ainda este ano voltar a repetir esta experiência mais vezes.

Quais são os seus objectivos enquanto jogador?

Em primeiro lugar é amanhã estar sempre melhor que hoje. Tenho também o objetivo de ser profissional, o sonho de chegar à Seleção Nacional Sénior e de jogar numa boa Liga no estrangeiro. Mas também sei que tenho muito trabalho pela frente para atingir estes objetivos.

http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=2372453700&p=fpb.201020&t=fpb.200058&k_id_noticia=37132

Messi87

Dom 29 Jan

14:30 Jogos de Modalidades
Direto
Jogo de Basquetebol SLB x Tramagal | CNB1

http://aovivo.slbenfica.pt/pt-pt/benficatv/grelhadeprogramacao.aspx

Messi87

XVI Campeonato Distrital de Sub 18 Masculinos - Fase Final (Pav. Escola Salesiana de Manique):

1ª Jornada (27/01/2012):

Benfica - Física, 20:15
NB Queluz - Estoril Basket, 22:15

2ª Jornada (28/01/2012):

Vencedor do 1º Jogo - Vencido do 2º Jogo, 18:30
Vencedor do 2º Jogo - Vencido do 1º Jogo, 20:30

3ª Jornada (29/01/2012):

Vencido do 1º Jogo - Vencido do 2º Jogo, 15:00
Vencedor do 1º Jogo - Vencedor do 2º Jogo, 17:00

zerocool

Resultados bastante positivos neste FDS.

Messi87

Bi-Campeões

O campeão nacional revalidou o titulo distrital com 3 vitorias em tantos jogos, demonstrando o talento do grupo de trabalho, mesmo sob forte oposição.

Resultados da FF Sub-18:

Sexta-feira 27/1/2012 

Benfica 68-50  Física

Sábado 28/01/2012

Benfica 68-50 Estoril Basket

Domingo 29/01/2012

Benfica 64-60  Queluz

Para o 5 Ideal foram votados:

Ricardo Conceição
André Miguéns
Guilherme Maia.

MVP -  André Miguéns.

Classificação:
1º Benfica
2º Queluz
3º Fisica
4º Estoril Basket

http://sub18-slbenfica.blogspot.com/

zerocool

Messi87

16.ª edição do campeonato
Sub-18 sagram-se bicampeões distritais
A equipa masculina de Sub-18 do Benfica sagrou-se campeã distrital no domingo, dia 29 de Janeiro, após vencer o NB Queluz por 66-62.

Depois de ter vencido a Física TV e o Estoril Basket nos dois primeiros jogos, o Benfica e o NB Queluz lutavam pela vitória final na 16.ª edição do campeonato distrital.

Os "encarnados" até estiveram a perder por 16 pontos a cinco minutos do final, mas nunca baixaram os braços e alcançaram uma brilhante vitória em Manique, Estoril, onde decorreu esta "Final Four".

Os Sub-18 do Benfica repetiram, assim, o triunfo da temporada passada.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/20947/

Messi87

Qua 1 Fev

21:26 Jogos de Modalidades
Direto
Jogo de Basquetebol SLB x Algés | Sub-20

Coach_Gouveia

Boas sou treinador principal e adjunto aqui numa equipa em Évora e que por sinal tanto em Sub18 como em Sub16 iremos participar na Taça Nacional, infelizmente/felizmente não defrontamos o MAIOR pois eles cumpriram e bem aquilo que esperamos deles: ganhar a distrital de Lisboa e ir ao Campeonato. Nós queremos fazer uma boa participação nas 2 Taças e portanto ando em fase de scouting... Quem pode-se dar uma ajuda agradecia imenso...

Já agora tambem terei disponibilidade em dar algumas informções à cerca das equipas alentejanas sempre que necessário...

Abraço e desde já um muito obrigado  :)

Messi87

CNB1/Sub-20 - 15ª Jornada:

A.C.Moscavide 62-68 Benfica

Sub-16 - 2ª Fase/14ª-10ª Jornada:

Benfica "A" 67-41 NB Queluz
Marista Carcavelos 26-56 Benfica "B"
Basket Queluz 55-38 Benfica "C"

Sub-14 - 5ª Jornada/3ªFase-4ª Jornada:

Benfica "A" 57-53 Barreirense
Benfica "B" 58-69 Maria Pia
Benfica "C" 38-66 Academia 1º de Junho

Messi87

XXXIV Campeonato Distrital de Sub 16 Masculinos - Fase Final (Pav. Império Bonança):

1ª Jornada (10/02/2012):

Benfica - Odisseia Basket, 19:45
Estoril Basket - NB Queluz, 21:45

2ª Jornada (11/02/2012):

Vencedor do 1º Jogo - Vencido 2º Jogo, 12:30
Vencedor 2.º Jogo - Vencido 1.º Jogo, 14:30

3ª Jornada (12/02/2012):

Vencido 1.º Jogo - Vencido 2º Jogo, 9:30
Vencedor do 1º Jogo - Vencedor 2.º Jogo, 11:30

faneca_slb4ever

zerocool

Globalmente foi um FDS positivo.

faneca_slb4ever

08:30Jogos de Modalidades
Gravado
Jogo de Basquetebol SLB x Odisseia | Sub-16

18:30Jogos de Modalidades
Direto
Jogo de Basquetebol SLB x Imortal | CNB1

faneca_slb4ever

Distrital de Sub-16
Luz recebe Fase Final

O Pavilhão Império Bonança vai acolher a partir desta sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, a 34.ª edição da Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-16 masculinos. Além da equipa benfiquista, a prova vai contar com a presença das formações do Estoril Basket, NB Queluz e Odisseia Basket.

No primeiro jogo, agendado para as 19h45 desta sexta-feira, o conjunto da Luz vai receber o Odisseia Basket, aguardando depois pelo resultado do Estoril Basket e o NB Queluz para saber qual é o seu adversário no dia de sábado.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/21155/language/pt-PT/Luz-recebe-Fase-Final.aspx